segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

ACONTECEU_JAN_12


Dona Mocinha, irmã de Lampião, morre em SP aos 102 anos
Maria Ferreira Queiroz foi internada com problemas respiratórios, nesta sexta.
Ela tem dois documentos com datas de nascimento diferentes, diz historiador.
Dona Mocinha com chapéu de cangaceiro no reencontro com parentes do Recife em São Paulo, em 2009 (Foto: Glauco Araújo/G1)

Maria Ferreira Queiroz, conhecida como dona Mocinha, morreu na tarde desta sexta-feira (10), em São Paulo, aos 102 anos. Ela era a única irmã viva de Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião. Segundo a família, ela foi internada horas antes de falecer com problemas pulmonares, mas não resistiu. O corpo será levado ao Velório Salete, em Santana, na Zona Norte de São Paulo, e o sepultamento será feito no Cemitério Chora Menino, às 12h deste sábado (11). Leia mais
22 01 12
O que a falta de estrutura em um município 
nos proporciona!
Estrutura do Fest Verão ficou no inver(fer)no!
Um sistema simples de drenagem resolveria todos os problemas de nosso município.
Imagem logo pela manhã


Agora talvez se tenha uma dimensão do que  nos ocorre ano após ano e fica por isso mesmo. Acontece com os grandes investimentos e no VERÃO, será que isso serve de alerta para que tomemos providencias urgentes para o inveno que promete levar o pouco que nos resta, ou seja: nossos imóveis e o que temos dentro deles?
22 01 12
Afegão dispara em quatro Franceses e a Franca define todas as batalhas
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Um soldado Afegão abriu fogo contra as tropas Francesas. 4 deles morreram, mais 17 estão feridos. Logo após o incidente, o Presidente Sarkozy declarou, todas as operações no Afeganistão seria suspensa.Mesmo uma retirada das tropas não seria excluída. 
Soldados franceses e afegãs em patrulha no Afeganistão.
Após a morte de quatro soldados Franceses no Afeganistão,agora o governo parou todas as operações de apoio ao combate para o exército Afegão . Também a ajuda com o treinamento foi suspensa, disse ao presidente Nicolas Sarkozy. "Não posso aceitar que soldados Afegãos atirem em soldados Franceses", disse ele. O incidente levantou a questão de um retorno precoce do Exército Francês, acrescentou Sakozy. O ministro da Defesa Francesa, Gérard Longuet viajou "sem demora" para o Afeganistão.
Os quatro Franceses que foram baleados recentemente por um soldado afegão. 17 pessoas ficaram feridas, segundo um porta-voz da Força de Assistência à Segurança Internacional. O incidente ocorreu na província oriental Afegã de Kapisa distrito de Tagab. O atirador foi preso, disse o porta-voz da ISAF.
Foram mortos no Afeganistão desde 2001 um total de 82 soldados franceses. Somente no final do mês passado, foi baleado e morto um soldado afegão dois camaradas franceses. França já começou com a saída de cerca de 3.600 soldados ainda estacionados no Hindu Kush.
 
Solitário e mais perigoso
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Mesmo se o terrorista da rede Al Qaeda tem sido enfraquecido, não há razão para respirar. De acordo com especialistas, a ameaça de um terrorista islâmico cresce por criminosos individuais. Isso seria radicalizada por vídeos de propaganda jihadista e definitivas "canções populares".

Um vídeo com o ódio pregador Anwar al-Awlaki a partir do ano de 2010.

 Com a radicalização do islamismo solitário jogar vídeos de propaganda e música, na opinião de um terrorista especialistas desempenham um papel extremamente importante. "Sua importância dificilmente pode exagerar", disse Guido Steinberg Stiftung Wissenschaft do und Politik. Este incitou alguns dos bombistas islâmicos mostram do aeroporto de Frankfurt, que é para ser condenado nesta quinta-feira por causa de duas acusações de assassinato e tentativa de homicídio três vezes. Após o enfraquecimento da rede de terror crescente ameaça da Al-Qaeda de tais "ações de liderança."

"Para os jihadistas do réu é particularmente interessante porque ele foi tão bem sucedido, eles devem investir nada: sem dinheiro, sem viagens, sem formação", disse Steinberg. "Um ataque a bomba principal geralmente requer formação profissional. Você não pode obter através da Internet." Saiba Mais
19 01 12
Ex-combatente britânico da guerra das Malvinas reencontra piloto argentino que pensou ter matado
Britânico identificou argentino por causa de entrevista em programa de TV.

Velasco e Wilkinson (Foto: BBC)

Quase 30 anos após o fim da guerra entre Argentina e Reino Unido pelas ilhas Malvinas (Falklands para os britânicos), dois veteranos que lutaram em lados opostos viveram um encontro emocionante.

O ex-piloto de caça-bombardeiro da Força Aérea Argentina, Mariano Velasco, de 62 anos, recebeu em sua casa na província de Córdoba o britânico Neil Wilkinson.

Na guerra, Wilkinson atirou e derrubou o avião pilotado por Velasco, no Estreito de São Carlos, no arquipélago no Atlântico Sul. O piloto argentino, que na época da guerra tinha 32 anos, sobreviveu ao pular de páraquedas poucos minutos após o bombardeio.

'Wilkinson sempre achou que eu tivesse morrido depois de alvejar o avião que eu pilotava', disse Velasco à BBC Brasil. G1

14 01 12
Acidente com navio cruzeiro em Itália provoca três mortos

Havia 46 brasileiros em navio que 
naufragou na Itália, diz empresa
Grupo de brasileiros estava indo de ônibus para Savona, no litoral italiano


A Costa Cruzeiros, empresa operadora do navio que encalhou na Itália no início deste sábado (14), afirmou que havia 46 brasileiros a bordo da embarcação no momento do acidente. Anteriormente, o Itamaraty confirmou que havia brasileiros a bordo, pois alguns dos brasileiros resgatados entraram em contato com o consulado do país em Milão.

Veja fotos do acidente

Brasileiro relata 'pânico' na hora de entrar em bote

Itamaraty não tem relato de brasileiros entre as vítimas

A assessoria de imprensa da Costa Cruzeiros confirmou que havia 46 brasileiros a bordo, mas não sabia informar se todos eles estavam em segurança. O cruzeiro de luxo levava 4.200 pessoas a bordo, sendo 3.200 passageiros e mil tripulantes, e encalhou perto da Toscana. A imprensa italiana afirmou inicialmente que havia 70 pessoas desaparecidas.

Um grupo de 26 brasileiros que estava no navio já foi retirado da ilha de Giglio e estava indo de ônibus para Savona, cidade do litoral italiano a cerca de 50 km de Gênova. Depois disso, o grupo será levado a Milão, de onde as pessoas que quiserem poderão retornar direto para o Brasil.

Não há até o momento, porém, nenhuma informação sobre brasileiros feridos ou desaparecidos no acidente. Segundo o Itamaraty, caso um brasileiro fosse vítima, o procedimento normal seria que autoridades italianas contatassem o governo brasileiro para informar sobre o caso, o que não ocorreu.

A seção consular da embaixada em Roma mantém um plantão para atender os brasileiros que precisarem de ajuda, especialmente para repor documentos perdidos. Até agora, duas pessoas já procuraram a embaixada.

O Itamaraty informa, no entanto, que não há previsão de necessidade de ajuda com transporte e alojamento, já que a empresa Costa Cruzeiros, dona do navio naufragado, é a responsável pelos passageiros e está providenciando a ajuda necessária até agora.

O plantão consular pode ser contatado pelo telefone 39 333 1184 682. O telefone é para emergências.

Acidente

Há três mortes confirmadas e 14 feridos no acidente, segundo o governo italiano. O cruzeiro de luxo levava 4.200 pessoas segundo a Costa Cruzeiros, sendo 3.200 passageiros e mil tripulantes, e encalhou perto da Toscana. Não há ainda informações sobre a causa do acidente.

 

15 01 12
Número de mortos em explosão de petroleiro sobe a 5 na Coreia do Sul
Embarcação carregava 4.200 toneladas de petróleo e onze tripulantes.
Causa da explosão ainda é desconhecida, diz Guarda Litorânea.


12 01 12Cinco mortos e seis desaparecidos é o balanço provisório de uma explosão de um navio cargueiro que transportava petróleo nas águas próximas à cidade portuária sul-coreana de Incheon (noroeste), informou a agência local de notícias "Yonhap".

A embarcação, que transportava 4.191 toneladas de petróleo, explodiu por causas ainda desconhecidas por volta das 8h05 (horário local, 21h05 do sábado, 14, em Brasília), em águas a 4,8 quilômetros ao norte da ilha de Jawol, perto de Incheon, segundo detalhou a Guarda Litorânea sul-coreana.

Na embarcação estavam a bordo 11 tripulantes de nacionalidade sul-coreana e cinco birmaneses, que cobriam a rota com a carga do porto de Incheon até o de Daesan, ao sul da província de Chungcheong (sudoeste do país).

Imagens da televisão mostraram que a explosão partiu o navio quase em dois, deixando-o meio submerso. Não foi reportado vazamento de petróleo.

O navio seguia para o sul para voltar para Daesan, outro porto na costa oeste, depois de entregar gasolina no porte do Incheon.

A causa da explosão ainda não era conhecida, mas a agência de notícias Yonhap citou o capitão da embarcação, que disse que a explosão aconteceu quando a tripulação drenava vapores de gasolina de um tanque de petróleo no deque para remover os resíduos.

Ele disse que eletricidade estática pode ter inflamado o combustível, provocando a explosão. G1
 
Soldados dos EUA dizem 
ter urinado em cadáveres
Após o lançamento de um vídeo com imagens de Soldados dos EUA urinando sobre os corpos de combatentes suspeitos de serem do Taliban no Afeganistão, Foram do  Corpo de Fuzileiros Navais dos U. S.
Um vídeo que mostra soldados dos EUA pode profanar os corpos, o Pentágono emprega.  Imagem: AFP
20 12 11
Despidas pela metade trêz mulheres protestam em Minsk  e foram seqüestradas e abusadas pela KGB
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Três ativistas são seqüestrados pela KGB na Bielorrússia, intimidados, ameaçados  de morte, e expostos nus em uma floresta. Eles protestaram em Minsk contra o regime de Lukashenko e  apelam pela libertação de presos políticos.
19 12 11
Último comboio com tropas dos
EUA deixa o Iraque
Na manhã deste domingo (18), 110 blindados entraram no Kuwait.
Comboio transportou cerca de 500 soldados.
Soldado inspeciona tanque antes de comboio se retirar do território iraquiano. (Foto: Martin Bureau / AFP Photo)


O último comboio com tropas dosEstados Unidos deixou o Iraque na manhã deste domingo (18), quase nove anos depois de invadir o país asiático para depor o ditador Saddam Hussein.

Cerca de 500 soldados e 110 veículos blindados cruzaram a fronteira com o Kuwait – país pelo qual as tropas norte-americanas entraram no Iraque, em 2003 – às 2h30 (horário de Brasília), segundo o comando norte-americano.

Restarão ainda 157 soldados norte-americanos no Iraque, que deverão treinar as forças iraquianas e proteger a Embaixada dos EUA na capital Bagdá. Nos últimos dias, as tropas comandadas pelo general Lloyd Austin entregaram os últimos prisioneiros às autoridades iraquianas.

Na sexta-feira (16), as forças nacionais assumiram o controle da última base militar que permanecia em poder dos EUA.

Atrás de Saddam
Um ano após os atentados às Torres Gêmeas em Nova York, o presidente norte-americano à época, George W. Bush, anunciou a necessidade de defesa dos Estados Unidos e do mundo de nações como o Iraque durante a Assembleia Geral das Nações Unidas. Para justificar as futuras ações militares, Bush afirmou que o país asiático possuía armas de destruição em massa, assim como outros classificados pelo líder norte-americano como o “Eixo do Mal”. Saiba e veja mais...
10 01 12
O inevitável aconteceu
Navio cargueiro Rena se parte ao meio e naufraga 

O inevitável aconteceu: o cargueiro "Rena" naufragou ao largo da costa da Nova Zelândia em duas partes.

04 01 12
Yulia Tymoshenko: a tortura na colônia penal?
Pesquisa: Verônica Silva - Direto da Alemanha
Tymoshenko: a tortura na colônia penal?  (Foto: AP)
Foto: AP
Kiev, 4 De Janeiro (AFP) - O advogado da ex-primeira-ministra Ucraniana Yulia Tymoshenko, nas condições de prisão da colônia penal, onde a líder da oposição tem sido alojada desde final de dezembro,é criticada como tortura. Tymoshenko não consegue dormir mais, porque queima em sua cela o tempo todo, a luz, Sergei Vlasenko disse na quarta-feira. Além disso, ela estava sendo vigiado dia e noite, com câmeras de vídeo. Estas condições carcerárias eram "tortura". 
27 12 11
Veículo do Google Maps esteve mapeando Cabedelo no mês de Novembro
A equipe do Google Mas mapeou recentemente o município de Cabedelo para atualizações em seus arquivos que em breve deverão ser bem mais recentes no que se refere aos dados e aos passeios virtuais pelos recantos de Cabedelo, o que vai ser um grande diferencial para o comercio e empreendimentos publicitários. Exclusivo: Cabedelo Notícia
 

sábado, 18 de fevereiro de 2012

CIENCIA E TEC_DEZ_JAN_11_12


07 01 12
Físico Stephen Hawking responde no que ele mais pensa: 'mulheres'
'Elas são um completo mistério', disse Hawking.
Britânico completa 70 anos no próximo domingo (8).
Hawking foi condecorado com a Ordem do Império Britânico em 1982 e foi honrado com 12 doutorados honoris causa (Foto: divulgação)

O físico britânico Stephen Hawking, conhecido por seu trabalho sobre buracos negros, revelou que passa a maior parte de seu tempo pensando não em complexos conceitos científicos, mas em mulheres. A declaração foi feita à revista de divulgação científica “New Scientist”, ementrevista exclusiva comemorando os 70 anos de Hawking, que ele completa no domingo (8).
Perguntado sobre em que ele mais pensa durante o dia, o físico afirmou: “mulheres. Elas são um completo mistério”. Hawking foi casado duas vezes e se divorciou de ambas as esposas. É pai de três filhos de seu primeiro casamento. Veja G1
07 01 12
China cria bateria do tamanho de um campo de futebol - a maior do mundo!
Com potência de 36 megawatts-hora, bateria foi ligada a um sistema que aumenta eficiência da energia renovável em até 10%
Maior bateria do mundo
A distribuidora estatal de energia elétrica da China se uniu à fabricante de carros elétricos BYD para criar a maior bateria do mundo, que tem capacidade de armazenar 36 megawatts-hora de eletricidade, segundo o Popsci.

Com potência para fornecer energia para 12 mil casas durante uma hora e com investimento de US$ 500 milhões, a bateria é "pouco maior que um campo de futebol", de acordo com a estatal, e tem como objetivo aumentar a eficiência de energia renovável na província de Hebei em 10%.

A bateria foi conectada a um sistema de 140 megawatts de energia solar e eólica e a um sistema de transmissão de energia inteligente. Esses elementos, juntos, permitem que a China consiga gerar energia renovável mesmo em condições adversas, e ainda consegue armazenar o excesso gerado durante o dia dentro da bateria.

Na China, o que se comenta é que essa é apenas a primeira bateria desse nível que entrou em ação. Outras devem ser feitas no futuro, no que os chineses chamam de "modelo do futuro de desenvolvimento de energia renovável". OD
 
05 01 12
Prêmio Futuro Alemão-Luz solar concentrada
Uso eficiente de energia fotovoltaica
Pesquisa:Verônica Silva - Direto da Alemanha
Concentrador de célula solar fotovoltaica.  Fonte: Ansgar PUDENZ

O PV como uma tecnologia para a conversão direta da luz solar em energia elétrica é um componente essencial de uma fonte de energia baseada em fontes renováveis. O concentrador fotovoltaico permite uma redução substancial de custos, de modo que dentro de poucos anos, a energia solar em locais do Cinturão do Sol vai ser totalmente competitivo com a geração de eletricidade convencional.

Da esquerda para a direita: Dr. rer.  nat.  Klaus-Dieter Rasch, Hans Jörg Müller Lerch, Dr. rer.  nat.  Andrew W. cama.  Fonte: Ansgar PUDENZ 
A conversão do nosso aprovisionamento energético dos combustíveis fósseis para as energias renováveis ​​é um aspecto fundamental da humanidade no século 21. 
A fim de garantir a nossa sobrevivência a longo prazo as necessidades para frear o aquecimento global e as nossas necessidades de energia no futuro será sustentada. Conheça mais
 
01 01 12
Eu, computador
Crianças dizem o que esperam da tecnologia: máquinas quase humanas
Editora Globo
O estudo da consultoria americana Latitude entrevistou 200 crianças de 12 anos de várias partes do mundo com uma pergunta: o que gostariam que os computadores e a internet pudessem fazer agora? As respostas vieram em forma de desenhos e vários participantes imaginaram novidades que já começam a surgir nos laboratórios tecnológicos. Uma das sugestões foi um serviço com o mesmo conceito por trás da busca de imagens do Google, em que só é necessário arrastar a figura que se deseja buscar, sem digitação. Outro desenho mostra uma imagem sendo passada da tela de um computador para a tela de um outro. “Elas pensam de uma maneira sofisticada sobre como a tecnologia pode resolver problemas globais", diz Steve Mushkin, presidente da Latitude.

Em meio aos desenhos, um tema principal: computadores mais interativos e humanos, integrados ao mundo físico. Como nunca viveram em um mundo offline, as crianças são menos impressionadas com a tecnologia atual. “Elas pensam sem as restrições do que é prático, popular ou possível”, diz o estudo. Galileu
 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

POLITICA DE CABEDELO_DEZ_JAN_11_12


06 02 12
Prefeito recebe novo Capitão dos Portos do Estado da PB
O novo Capitão dos Portos do Estado da Paraíba, Capitão-de-Fragata, Victor Jeronimo Buarque de Paula, esteve no gabinete do prefeito de Cabedelo recebendo as Boas Vindas habituais que cabem no protocolo das duas entidades. O prefeito José Francisco Régis recebeu o novo comandante da CPPB e deixou claro que a cidade está sempre de portas abertas para as ações da Capitânia e notadamente para parcerias que possam ser firmadas para trazer ao grande contingente de marítimos, cursos e treinamentos voltados à qualificação profissional dos mesmos.

O capitão (foto ao lado do prefeito) chega à Paraíba num momento importante e deve como de praxe, passar um biênio à frente dos trabalhos da Capitânia dos Portos. – É um prazer para a Marinha do Brasil, poder contar com a parceria da prefeitura e juntos podermos atuar em favor de todos os Paraibanos que podem nos procurar acerca de quaisquer assuntos relacionados ao nosso trabalho em nossa sede na Rua Barão do Triunfo, 372 - Varadouro - João Pessoa – PB, ressaltou Victor de Paula.

Conheça um pouco da história da Capitânia: Histórico das Edificações Anteriores - A Capitania dos Portos do Estado da Paraíba, já funcionou desde que foi criada em 1847, em um edifício situado no local denominado Porto do Capim, na cidade de João Pessoa, nas proximidades da Praça 15 de novembro, até aproximadamente o ano de 1931, quando foi transferida para a Rua da Areia.

A Capitania, atualmente não possui fotografias nem desenhos das edificações acima citadas, principalmente porque já foram demolidos os prédios referidos no início deste capítulo.

Consequentemente, nada constando nos arquivos atuais da Capitania, os dados e características principais de tais edificações não poderão ser fornecidos. Histórico do Estabelecimento - A Capitania dos Portos do Estado da Paraíba foi criada pelo Decreto nº 539, de 3 de outubro de 1847, sendo então Presidente da Província, Frederico Carneiro de Campos.

A 16 de março de 1848, no ato de passagem do Governo da Paraíba do Nordeste, feita pelo Tenente-Coronel de Engenheiros, Frederico Carneiro de Campos ao Vice-Presidente João de Albuquerque Maranhão, referiu-se aquele à criação da Capitania de Portos da Província, nos seguintes termos:

"Acaba de ser criada e instalada nesta província uma Capitania do Porto. Este estabelecimento reputo de vantagem na atualidade, e de muito desenvolvimento e benefícios para o futuro. Ricas matas em madeiras de lei e de construção há nos municípios de Mamanguape e cidade, que por essa Repartição podem ser aproveitadas em prol da Marinha de Guerra."

O primeiro regulamento que orientou a Capitania foi o estabelecido pelo Decreto nº 358, de 14 de agosto de 1845, que criou as Capitanias dos Portos, mandando instalar a primeira na Corte. Atualmente a Capitania funciona em prédio de propriedade da União, administrado pela Marinha do Brasil, situado na Cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, à Rua Barão do Triunfo, nº 372, entre as ruas Jacinto Cruz e Padre Lindolfo.

Em 7 de novembro de 1938, o Chefe da Comissão de Inspeção Naval no Brasil, comunicou ao Capitão dos Portos, Capitão-de-Corveta Alfredo Salomé da Silva, a cessão deste terreno da Rua Barão do Triunfo, para a construção do edifício da atual Capitania, comunicação esta que anexou o Aviso Ministerial nº 28, de 20 de outubro de 1938, pelo qual o então Ministro da Fazenda atendendo à solicitação do Ministro da Marinha, Vice-Almirante Henrique Aristides Guilhem, concretizou o referido termo de cessão.

O prefeito confidenciou à nossa reportagem que é uma vontade expressa do governo Municipal que a sede da Capitania venha se estabelecer em Cabedelo em definitivo, visto que diálogos à respeito já vinham sendo mantidos com o Capitão Paulo Santos, antecessor do Comandante Victor De Paula. Será um ganho muito grande para a Paraíba que a sede da nossa Capitania seja aqui, reiterou o prefeito. O fotografo Daniell Mendes registrou o momento e vale o registro aqui no nosso portal.

Matéria: Marcos Matias com @GapreCabedelo e informações da CPPB no endereço:https://www.mar.mil.br/cppb/historico.html - Telefone: (83) 3241-2805
 
04 02 12
Seminário reunirá correligionários dos pré-candidatos Leto e Luceninha, nessa sexta

O Diretório do Partido Republicano Progressista (PRP) em Cabedelo promoverá, nessa sexta-feira (03), um “Seminário de Marketing Político, Direito Eleitoral e Gestão de Campanha”. O evento será realizado às 19h, no Cabedelo Clube, e deverá reunir os Pré-candidatos a vereadores de Cabedelo integrantes da coligação que apóia a pré-candidatura de Leto e Luceninha para a Prefeitura da cidade.

Durante o Seminário, será apresentada a legislação vigente para as eleições desse ano, bem como a organização do processo eleitoral em Cabedelo. Na pauta do evento também consta a abordagem de estratégias de campanha política utilizando o marketing, pesquisas e técnicas de comunicação, como a internet, incluindo as redes sociais, além de ferramentas de gerenciamento que agilizem, integrem e otimizem as atividades.

“O Seminário terá um caráter educativo e informativo, com o objetivo de prestar esclarecimentos aos pré-candidatos, estimulando sempre um pleito tranqüilo, com muitas propostas para melhorar a nossa cidade”, afirmou o presidente municipal do PRP, Adeildo Bezerra. O presidente ressaltou ainda que, durante o Seminário, também serão debatidas sugestões para o plano de governo da chapa majoritária e as alianças partidárias para 2012.

O evento será restrito aos pré-candidatos a vereadores que apoiam a pré-candidatura de Leto e Luceninha para a Prefeitura Municipal, assessores parlamentares, assessores de imprensa, gestores e coordenadores de campanha.
Fonte: Assessoria de Imprensa do PRP
01 01 12
Depois de Luceninha, Trocolli, Brito e Quintans, chega a vez de Leto (PMDB), se encontrar com PCdoB de Cabedelo

Depois de encontros formados com os pré-candidatos Luceninha (PMDB), Trocolli Júnior (PSD), Wellington Brito (PSB) e Sebastião Quintans (PSC), agora foi a vez de ouvir o vereador e também pré-candidato a prefeito de Cabedelo pelo PMDB, Wellington Viana (Leto).

O encontro aconteceu no final da manhã desta terça-feira (31), na sede do PCdoB, localizada centro da cidade e contou com a presença do presidente Estadual do partido, Cristiano Zenaide, dos pré-candidatos a prefeito pelo PCdoB Sebastião Plácido e Ricardo Taboza, além de dirigentes partidários e militantes da legenda, a saber, Críso Leão, Wellington Costa, Júnior Nery, Gilberto Miranda, Milton Callá, dentre outros. O vereador Leto compareceu acompanhado do ex-vereador Fábio Araújo e dos assessores Aderbal Miranda e Fabrício Magno.

“Não sou o candidato de Zé Régis”
Usando uma frase do comunista Carlos Prestes, “os interesses públicos devem estar sempre acima dos interesses partidários”, Leto (foto), iniciou falando sobre a importância do encontro entre as agremiações partidárias, ao possibilitar abrir um debate democrático que busca encontrar propostas para o município.

Leto ainda revelou que não é o candidato do prefeito José Régis e que, apesar de reconhecer a importância do nome do ex-prefeito Sebastião Plácido como uma boa opção, tem compromisso de honra firmado com Luceninha. “Firmamos um compromisso que quem se apresentasse melhor nas pesquisas que dever ao ser feitas nos próximos meses, seria o candidato a prefeito pelo PMDB e quem ficasse em segundo, obviamente, seria o candidato a vice-prefeito e eu não sou de quebrar compromissos”, afirmou.
Já para Cristiano Zenaide, é notório que o crescimento de Cabedelo está relacionado como desenvolvimento do Porto e quem for eleito, terá que ter essa visão de futuro.

Para o presidente do partido em Cabedelo e Ricardo Taboza, o partido tem nomes para disputar a prefeitura mde Cabedelo de igual para igual com qualquer candidato, o que realiza neste primeiro momento, é um debate entre todos os pré-candidatos a prefeito para apresentar a força de mudança que a legenda propõe e ouvir deles suas propostas para o município. “É no debate de idéias e propostas que conhecemos as itenções e capacidade de cada um”, disse Taboza, “Só no debate amplo e democrático, e é o que o PCdoB faz, é que poderemos mostrar para o leitor por que somos diferentes e o que temos a apresentar á população”, concluiu.


De acordo com a direção do partido, está previsto ainda para esta semana, encontros com o ex-vereador Edmir Dantas (Dema), com o jornalista Paulo Nogueira (PMN) e com o auditor Marcos Patrício (PSB), antes de finalizar o primeiro ciclo de debates com os pré-candidatos a prefeito de Cabedelo.

Soltando o Verbo


21 01 12

MP denuncia criminalmente 15 prefeitos paraibanos; saiba porque e quais as outras cidades

Dezesseis prefeitos paraibanos foram denunciados a Justiça Comum, a Comissão de Combate à Improbidade Administrativa do Ministério Público da Paraíba (MPPB), por manterem servidores sem concurso público. Todos foram contratados em caráter temporário.

Os municípios denunciados são Cabedelo, Mari, Nazarezinho, Santa Cruz, Lastro (são dois agentes públicos denunciados), Juru, Poço Dantas, Monte Horebe, Paulista, São José de Princesa, Manaíra, São Francisco, Brejo dos Santos, Princesa Isabel e Tavares.

As denúncias foram baseadas em investigações adotadas pela Comissão em razão do descumprimento da Recomendação nº 01/2010.

O procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, havia concedido um prazo para que os Municípios se adequassem às exigências constitucionais e legais, como a observância da regra do concurso público e dos limites dos prazos legais e respectivas prorrogações para a vigência dos contratos de prestadores de serviços contratados por excepcional interesse público.

No entanto, os gestores decidiram manter as contratações irregulares, o que resultou nas ações do MPPB.

11 01 12

Dezesseis prefeitos paraibanos foram denunciados a Justiça Comum, a Comissão de Combate à Improbidade Administrativa do Ministério Público da Paraíba (MPPB), por manterem servidores sem concurso público. Todos foram contratados em caráter temporário.
Os municípios denunciados são Cabedelo, Mari, Nazarezinho, Santa Cruz, Lastro (são dois agentes públicos denunciados), Juru, Poço Dantas, Monte Horebe, Paulista, São José de Princesa, Manaíra, São Francisco, Brejo dos Santos, Princesa Isabel e Tavares.
As denúncias foram baseadas em investigações adotadas pela Comissão em razão do descumprimento da Recomendação nº 01/2010.
O procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, havia concedido um prazo para que os Municípios se adequassem às exigências constitucionais e legais, como a observância da regra do concurso público e dos limites dos prazos legais e respectivas prorrogações para a vigência dos contratos de prestadores de serviços contratados por excepcional interesse público.
No entanto, os gestores decidiram manter as contratações irregulares, o que resultou nas ações do MPPB.
04 01 12
Deputada mineira, a cabedelense Jô Moraes, vem à cabedelo para se reunir com direção do PCdoB

A direção do PCdoB em Cabedelo, estará se reunindo nesta quarta-feira (04), com a deputada federal pelo Estado de Minas Gerias, a cabedelense Jô Moraes. A deputada, que também é membro da Comissão Política Nacional do partido, estará em Cabedelo para debater, dentre outros assuntos, os novos caminhos a serem traçados pelo PCdoB cabedelense.

De acordo com o presidente da legenda municipal, Ricardo Taboza, a vinda da deputada Jô Moraes à Cabedelo, irá enriquecer o debate sobre os rumos a serem tomados pelo PCdoB no pleito deste ano.

Sobre a deputada Jô Moraes

JÔ MORAES – Maria do Socorro Jô Moraes, Deputada Federal pelo Estado de Minas Gerais, membro da Comissão Política Nacional e Presidente Estadual do Partido Comunista do Brasil.

Iniciou sua militância política no movimento estudantil secundarista no seu Estado natal, na Paraíba. Foi presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de serviço social, diretora da União Estadual dos Estudantes, quando foi cassada pelo Decreto 477/69 que proibia as lideranças de continuarem seus estudos acadêmicos durante alguns anos.

No período da ditadura militar foi presa duas vezes. A primeira, foi no Congresso da União Nacional dos Estudantes-UNE, juntamente com 800 jovens que tentaram realizar o congresso na clandestinidade. A segunda, foi na portaria de uma fábrica têxtil, em 1969, no estado de Pernambuco, quando distribuía panfletos contra o Ato Institucional nº5, de 1968, que cerceava ainda mais a liberdade política no país. Apresentando nome falso ficou detida por uma semana e depois liberada por falta de provas. descoberta posteriormente a sua identidade foi condenada à revelia pela justiça militar tendo ficado, durante dez anos, vivendo na clandestinidade até a anistia.

Enquanto estudante, integrou-se à organização revolucionária Ação Popular, incorporando-se, em 1972, ao Partido Comunista do Brasil.Como militante comunista, atuou nos estados de São Paulo (membro da estrutura de organização e da equipe de propaganda), no Estado do Rio de Janeiro, como contato para a rearticulação do Partido e no Estado de Minas Gerais, como dirigente estadual, até sua eleição à presidência estadual. É membro do Comitê Central desde o ano de 1982.

Após a anistia, passa a atuar no movimento de mulheres. Coordenadora da Comissão Pró-Federação de Mulheres de Minas Gerais (1982), presidente fundadora do Movimento Popular da Mulher de Belo Horizonte (1983), Coordenadora Executiva do Conselho estadual da Mulher-organismo governamental (1984), primeira presidente da União Brasileira de Mulheres (1989). Autora de dois livros sobre a discriminação de gênero: ‘ Pelos Direitos e Pela Emancipação da Mulher’ e ‘Esta Imponderável Mulher’, membro fundador do Conselho editorial da Revista presença da Mulher e autora de artigos para revistas especializadas sobre o assunto. Autora também do livro para adolescentes ‘Uma história para Érica’, que relata fragmentos da luta durante o período da didatura militar.

Eleita para vereadora da cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, por duaz vezes (1996 e 2000), atuou na Comissão de Saúde e na Comissão de Direitos Humanos. Eleita para deputada à Assembléia Estadual de Minas Gerais em 2002, foi vice-líder do Bloco PT/PC do B e integrou a Comissão de Administração Pública, e foi presidente da comissão para assuntos do Mercosul.

O fruto do trabalho de Jô Moraes teve um extrato vitorioso nas eleições de 2006,onde pela primeira vez Jô disputava uma cadeira no congresso nacional, e foi consagrada nas urnas como a deputada federal mais votada de toda a esquerda mineira com 111.330 votos.

Na Camara Federal a deputada continua sua luta em defesa dos trabalhadores e da juventude. Jô integra as comissões de seguridade social e de minas e energia. Mulher de fibra e comprometida com os interesses nacionais, Jô já é uma referencia para a bancada mineira na casa.

Nascida em Cabedelo, cidade portuária no estado da Paraíba, região litorânea do nordeste do Brasil, em 9 de agosto de 1946, Jô é mãe de dois filhos (Ana e Luis).

Da Redação com foto do site da parlamentar
 
19 12 11
RAMALHO PINTO É PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE CABEDELO
O Blogueiro Dema Macedo, com o secretário de comunicação de Cabedelo, Ramalho Pinto. Uma conversa agradável e politica. Ramalho Pinto revela que será pré-candidato a Prefeito de Cabedelo, apoiado pelo Prefeito atual da cidade portuária.



Ramalho Pinto enfatizou que o seu nome deverá ser consenso para atrair o maior número de apoios, uma vez que os nomes dos demais partidos não conseguem aglutinar. “Há uma divisão muito grande em Cabedelo, a oposição ao atual prefeito Zé Regis é muito fragmentada, todo mundo quer sair candidato, isso fortalece apenas o PMDB”.


O radialista e Jornalista, Ramalho Pinto confidenciou que tem um bom relacionamento com o comando do PSB e não descarta uma conversa para atrair apoio do Governador Ricardo Coutinho. Luceninha é o nome do PMDB e o meu nome é indicado pelo prefeito Zé Regis e ainda garanto se Zé Regis, pudesse se candidatar nesse pleito vindouro, bateria novamente a postulação de Luceninha, finaliza Ramalho. Dema Macedo
 
15 12 11
Cabedelo – Terceira maior economia municipal 
A pesquisa constatou crescimento de 6,8% no PIB desse município, que passou de R$ 2,185 bilhões, em 2008, para R$ 2,333 bilhões, em 2009.

Cabedelo – Terceira maior economia municipal, cuja dinâmica assenta-se principalmente no comércio, nas atividades imobiliárias e na indústria de transformação. Ressalte-se a existência de ramos da indústria que estão ligados às importações paraibanas, destinadas ao beneficiamento e à distribuição em seu território e no Nordeste, como as unidades de combustíveis, petróleo e cooke, bem como de trigo. Também são consideradas as atividades de alojamento e alimentação, ligadas à cadeia produtiva do turismo, e as relativas aos serviços de movimentação de cargas do Porto, o maior existente no Estado. A pesquisa constatou crescimento de 6,8% no PIB desse município, que passou de R$ 2,185 bilhões, em 2008, para R$ 2,333 bilhões, em 2009.
27 01 12
Para Luceninha, empenho da classe política pode acelerar conclusão da dragagem do porto


Uma das ações mais positivas da Comissão em prol do Porto de Cabedelo foi realizada na manhã desta quarta-feira (25); uma sessão especial comandada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Ricardo Marcelo. A comissão criada em 2007 integra um movimento suprapartidário em defesa do Porto de Cabedelo, com ênfase na conclusão da dragagem. De acordo com Luceninha, pré-candidato à prefeitura de Cabedelo pelo PMDB e membro da comissão, a sessão foi um forte indicativo de que a obra pode ser concluída ainda este ano por reunir tanto a classe política como a empresarial em torno do assunto.

“Desde o ano de 2007, inclusive já no início de 2012, realizamos diversas ações entre protestos e reuniões com lideranças políticas e comunitárias para discutir a estagnação das obras de dragagem do Porto de Cabedelo e esta, sem dúvida, foi a mais positiva por reunir membros da bancada federal de deputados e senadores, além de um bom número de deputados estaduais da Paraíba”, comemora Luceninha, que também já atuou como vereador de Cabedelo.

Morador do município de Cabedelo há 51 anos, Luceninha afirma que a conclusão da dragagem irá possibilitar o desenvolvimento não apenas da cidade, mas de todo Estado. “Atualmente o Porto opera com 9,14 metros de calado e recebe navios de médio porte. Com a conclusão da dragagem, a projeção é que o calado do Porto aumente para cerca de 11 metros, possibilitando que o Estado receba navios com maior capacidade de carregamento. Com esta evolução haverá uma injeção na economia paraibana, assim como reflexos na geração de empregos e desenvolvimento”, explica.

Como fruto da sessão, Luceninha espera que haja comprometimento das partes. “Ainda em 2012 creio que esta dragagem estará concluída graças ao comprometimento, tanto do presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome, o presidente do Comitê, Márcio Madruga e das lideranças políticas presentes na sessão, ainda este ano. Falta pouco mais de 8% para o término desta etapa de dragagem, sendo necessário o emprego de recursos na ordem de R$ 60 milhões. Com dedicação e comprometimento essa obra tem prazo para terminar”, conclui.

Entre as lideranças presentes na sessão especial estavam: os deputados federais Efraim Filho (DEM), Nilda Gondin (PMDB), Aguinaldo Ribeiro (PP) e Manoel Júnior (PMDB), além do senador Cícero Lucena (PSDB), do ex-senador Roberto Cavalcanti e do primeiro suplente de senador, Deca do Atacadão (PSDB).

Assessoria de Imprensa
 
20 01 12
PCdoB se reúne com Luceninha e Trocolli Júnior e se encontrará com Brito na sexta (20)
O PCdoB de Cabedelo, vem mantendo contato com os principais pré-candidatos a prefeito do município. Através de uma comissão formada por dirigentes da legenda, o PCdoB tenta formar um grupo forte em vistas a disputar uma das mais importantes prefeituras da Paraíba.  A legenda que tem dois pré-candidatos, a saber, o ex-prefeito Sebastião Plácido e o sindicalista portuário Ricardo Taboza, já conversou com o ex-vereador Luceninha e com o deputado Trocolli Júnior. De acordo com o secretário do partido Milton Callá (foto), a comissão se reunirá nesta sexta-feira (20), com o vereador Wellington Brito, outro pré-candidato a pré-candidato a prefeito. “Nossa conversa com Luceninha foi muito proveitosa. Debatemos sobre as possibilidades de uma união entre ele e o PCdoB. Conversamos sobre as nossas propostas e principalmente sobre as propostas dele, os mesmos temas que debatemos com Trocolli Júnior e que iremos debater com Wellington Brito”, disse Milton.

Sobre o vice

Com relação às perspectivas sobre a escolha do vice-prefeito, Milton Callá revelou que Luceninha deixou claro o nome de Leto como possível vice, porém, o deputado Trocolli Júnior não revelou quem poderia ser seu vice, informando que esta escolha se dera normalmente no decorrer do tempo, o que pó deixou a um ponto a frente de um possível acordo com os comunistas. “O PCdoB está forte e um dos partidos mais organizados do município. Temos dos importantes pré-candiatos que são Ricardo Taboza e o ex-prefeito Sebastião Plácido; o que queremos é debater propostas sérias para Cabedelo”, concluiu Milton. SV
 
11 01 12
RC confirma construção da passarela do Renascer; investimento será de R$ 1,1 mi


O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho confirmou ao deputado estadual Trócolli Júnior (PSD), que assinará na manhã desta quarta-feira (11), por volta das 9h, a ordem de serviço para começar a construção da passarela no Km 12 da BR-230, no bairro do Renascer no município de Cabedelo, região Metropolitana de João Pessoa.
O deputado Trócolli enviou um requerimento ao Estado solicitando a passarela. O pedido vem atender o apelo da população que reivindicar há anos a construção. Serão investidos pelo Estado cerca de R$ 1,1 milhões.
“ A construção desta passarela além de eliminar pontos críticos em termos de segurança para os pedestres que utilizam a BR-230 vai dar mais fluidez ao transito neste trecho, por isso lutamos para que isso fosse realizado”, disse Trócolli.
Está passarela é uma reivindicação de 20 anos dos moradores do bairro do Renascer, um dos mais populosos, uma conquista que vai beneficiar a população e evitar acidentes de trânsito”, salientou o deputado.
Assessoria