sábado, 26 de janeiro de 2013

ECOLOGIA_12_01_13

Gata vira 'guia' de cachorro cego no Reino Unido, diz jornal
Cão Terfel tem catarata e quase não saía de seu cesto.
Gata Pwdidat passou a ajudá-lo a se orientar e caminhar por aí.

O cão Terfel e sua 'gata-guia' (Foto: Reprodução)



O cão Terfel, de 8 anos, diagnosticado com catarata, praticamente não saía de seu cesto por causa da falta de visão, até que sua dona, a britânica aposentada Judy Godfrey-Brown, arranjou uma gata.
Para a surpresa de Judy, a gata Pwdidat se aproximou do cão e o ajudou a chegar ao jardim da casa onde vivem, em Holyhead, no País de Gales, segundo relata o jornal britânico “The Sun”.

Desde então, ela guia o cachorro e o auxilia para se deslocar. “Nunca vi algo como isso – a maioria dos cães e gatos se odeiam. Mas Pwdidat parece ter percebido imediatamente que Tefel é cego”, disse a dona. G1
Ambientalistas protestam em Roma fantasiados de animais
Manifestação aconteceu diante de zoológico da cidade, na Itália.
Ato ocorreu após zoo ter registrado três mortes recentes de animais.

Ativistas fantasiam-se de animais em protesto contra zoológico em Roma, na Itália (Foto: Filippo Monteforte/AFP)

Ativistas do grupo "Animalisti Italiani Onlus" ("Organização Social para os Animais Italianos", em tradução livre para o português) vestiram fantasias em um protesto realizado nesta quarta-feira (31) em frente ao Zoológico de Roma.

A manifestação em defesa dos animais ocorre após o zoo ter registrado as mortes de um antílope, um chimpanzé e um elefante recentemente. Alguns ambientalistas se vestiram como caçadores, enquanto outros usaram maquiagem e fantasias de animais, para simular uma caçada. Saiba mais

Wal-palavra: Beluga imita a voz humana

Pesquisadora: Verônica Silva. Direto da Alemanha
Baleias beluga podem imitar a voz humana. Que só agora provou a pesquisa publicada por biólogos marinhos de San Diego. 
Será que vamos em breve ser capaz de falar com os animais?
Baleias beluga pode falar com a gente?  (© Imagem: Imago)

O fato de que as baleias beluga falam uns com os outros, não é nova para os pesquisadores. Seu show incomum de canto melódico, assobiando quantidades elevadas e baixa fascinam os cientistas há muito tempo. Que as baleias brancas  podem também imitar a voz humana, não era conhecido. Mas a baleia beluga, em San Diego, coletados por nossos padrões de fala com tanta precisão que os biólogos marinhos locais estavam confusos.

Wal-palavra: beluga baleia imita a voz humana (© Imagem: ddpimages)
Pesquisadores da San Diego tinham tido há muito tempo uma presunção de que belugas podem imitar a voz humana. Já cerca de 20 anos atrás, eles ouviram na vizinhança  uma baleia e barulhos incomuns na piscina dos golfinhos. Para os cientistas, parecia que as pessoas estavam falando a distância. Mais tarde descobriu-se que este era uma 
baleia beluga de nove anos de idade chamada Noc. Saiba mais
Tubarão-touro tem a mordida mais forte entre os tubarões, diz estudo
Cientistas americanos e alemães examinaram força de mordida de 13 espécies.

Tubarão-touro (Foto: BBC)

Um estudo de cientistas de uma universidade da Flórida, nos Estados Unidos, concluiu que o tubarão-touro (também conhecido como tubarão-de-cabeça-chata) tem a mordida mais forte entre as espécies de tubarão.

A pesquisa foi realizada por cientistas da Universidade do Sul da Flórida em Tampa e por pesquisadores nos Estados Unidos e na Alemanha.

A conclusão foi que, em relação ao tamanho do corpo, os tubarões-touro (Carcharhinus leucas) têm a mordida mais forte (cerca de 6.000 newtons de força), superando inclusive tubarões maiores.

Esta espécie tem, em média, mais mais de 2 metros de comprimento, mas, em alguns casos, pode ultrapassar os 3 metros.

Maria Habegger, bióloga da Universidade do Sul da Flórida, examinou a força da mordida de 13 espécies de tubarões e de outros peixes parecidos.

'Tubarões-touro mordem com mais força do que um grande tubarão-branco e um tubarão-martelo', afirmou a bióloga.

Os detalhes da pesquisa foram publicados na revista especializada 'Zoology'. 
Censo de animais em reserva do Acre ajuda a combater caça na região
Armadilhas fotográficas registraram centenas de bichos na Amazônia.
Objetivo é demarcar área para proteção efetiva de animais silvestres.
Exemplar de onça-vermelha (Puma concolor) é fotografado por armadilha instalada em reserva na floresta amazônica (Foto: Divulgação/André Botelho)

Armadilhas fotográficas instaladas no interior da reserva extrativista Alto Tarauacá, no Acre, registraram mais de 1.500 animais que vivem na floresta amazônica, sendo que 908 são mamíferos de médio e grande porte de 22 diferentes espécies – algumas ameaçadas de extinção.

As fotos fazem parte do primeiro censo de animais que pesquisadores da Universidade Federal do Acre (UFAC) e do grupo de pesquisa sobre comunidades tradicionais do Instituto Chico Mendes (ICMBio) realizam no local, com o objetivo de avaliar a criação de uma área protegida de ações como desmatamento e caça predatória, que ameaçam a biodiversidade da região.

De acordo com Rosenil Dias de Oliveira, coordenadora do projeto "Caça de subsistência", na reserva é possível encontrar espécies como o veado-vermelho, a onça-vermelha, além da anta, o tamanduá-bandeira e a onça-pintada (os três últimos correm risco de desaparecer da natureza). Saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário