sábado, 15 de outubro de 2011

Política - 14/17 out 11



Corrupção
Dados, levantamentos e análises sobre a corrupção no Brasil
Ueslei Marcelino / Reuters

A frequência dos escândalos e o aumento dos casos envolvendo o desvio de recursos públicos levaram 64% dos brasileiros a acreditar que a corrupção aumentou nos últimos três anos, ou seja, de cada 10 pessoas, seis acreditam que a corrupção cresceu. O índice mundial de percepção, no entanto, permaneceu inalterado na comparação com 2009. O Brasil ocupa a 69ª posição no Ranking de Percepção da Corrupção da Transparência Internacional com uma pontuação de 3,7 em uma escala de zero a dez, em que dez indica que os servidores são percebidos pela população como pouco corruptos e zero corresponde à percepção de corrupção disseminada. Em 2009, o Brasil ocupava o 75º lugar entre 180 países no ranking. Já a pesquisa Barômetro Global da Corrupção 2010, da Organização Transparência Brasil, os partidos políticos, o poder Legislativo e os policias(especialmente os estaduais) estão entre os mais corruptos.

Enquanto isso, as denúncias no poder público não param de surgir. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tramitavam nos tribunais federais, em 2010, 2804 ações de crimes de corrupção, improbidade administrativa e lavagem de dinheiro, enquanto nos estaduais, 10104. Segundo a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), no ano passado, a corrupção teria causado a perda de recursos entre aproximadamente R$ 50,8 bilhões e R$ 84,5 bilhões. Considerando só o valor mínimo, seria suficiente a compra de 160 milhões de cestas básicas, ou a construção de 918 mil casas, ou ainda, 57 mil escolas.

Ataque a Blog do Planalto não afetou banco de dados, diz Dataprev
13/10/2011 13h46 - Atualizado em 13/10/2011 13h58


Hackers invadiram site na madrugada desta quinta-feira (13).
Dataprev, que hospeda o blog, diz que ainda investiga origem do ataque.

A Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social) informou nesta quinta-feira (13) que o ataque hacker ao Blog do Planalto durante a madrugada não prejudicou o banco de dados do site. Conforme a empresa, foram preservados fotos, vídeos, áudios e infográficos arquivados no blog.

No ataque, os invasores colocaram frases em que pedem Ficha Limpa e voto aberto no Congresso, além de uma foto de protesto realizado na quarta (12), em que pessoas utilizaram vassouras para pedir uma "faxina" contra a corrupção.

De acordo com a Dataprev, o ataque foi realizado às 2h15 da madrugada e o site ficou "pichado" até por volta de 7h, quando foi retirado do ar. Às 9h, informou a Dataprev, o blog foi reestabelecido. Agora, a empresa pública tenta verificar a origem do ataque. Saiba mais...

Barack Obama se diz 'intimidado' por Lady Gaga
Cantora participou de reunião para arrecadar fundos para reeleição do presidente americano


Lady Gaga não é exatamente uma das pessoas mais normais do mundo e isso pode intimidar alguns. Mas Barack Obama? Sim, o presidente americano, um dos homens mais poderosos do mundo, disse que se sentiu 'intimidado' ao conhecer a popstar numa festa de arrecadação de fundos para sua campanha de reeleição. A declaração foi dada pelo presidente num discurso dentro de uma festa da Human Rights Campaing, em Washington. "Ela estava com um salto de 40 centímetros. Ela estava com 2 metros e meio de altura. Foi um pouco intimidante", disse o presidente sobre o encontro dos dois. O encontro de Gaga com o presidente teve uma pauta bem específica: o bullying nas escolas americanas. Pouco antes da festa da campanha de Obama, a cantora escreveu no twitter que iria se encontrar com o Obama para discutir o assunto, que tinha voltado a mídia depois do suicídio de um garoto de 14 anos em Nova Iorque. 

Economia Brasileira é elogiada por ex-secretária de Estado dos EUA


Em evento com os CEOs das principais empresas do País a ex-secretária de Estado norte-americana Madeleine Albright elogiou a economia brasileira., ela destacou que o Brasil registra taxas de crescimento e de avanços de investimentos surpreendentes em nível mundial. "Alguns até já dizem que o Brasil deixou de ser uma economia emergente pois já emergiu", afirmou.

Segundo Madeleine o Brasil, assim como, outras nações a exemplo da Índia e Turquia, merece um papel político mais relevante em instituições internacionais como a ONU e o Fundo Monetário Internacional (FMI), instituições que, segundo ela, deveriam passar por reformulações, pois, o mundo mudou muito nas últimas décadas, resaltou a medida que levava todos os presentes a mentalização da luta do Brasil por cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU.

Madeleine Albright ainda fez um resumo sobre a economia mundial afirmando – a como interdependente, fatos que ocorrem nos EUA e na Europa afetam outras nações pelo mundo. "O governo brasileiro está fazendo algo que o meu não está, que é acumular reservas internacionais, pois (no caso dos EUA) vão para a China", afirmou. E foi mais além: os países avançados, incluindo os EUA, estão enfrentando uma série de dificuldades como o alto nível da dívida pública, estagnação econômica, negociações políticas que não avançam e nervosismo de investidores.

Ao final do seu pronunciamento a ex-secretária de Estado norte-americana Madeleine Albright, atirou: Europa e EUA, que no passado "davam aulas para América do Sul, Ásia e África" sobre boa gestão fiscal, hoje enfrentem dificuldades para equilibrar seus orçamentos. "Agora o sapato está no outro pé", concluiu ironicamente.

Apesar de Zé Maranhão dizer não, senador ainda tenta conseguir cargo federal para ex-governador

Publicado em: 14/10/2011 às 16h17

EXPECTATIVA

Apesar de Zé Maranhão dizer não, senador ainda tenta conseguir cargo federal para ex-governador

Apesar do ex-governador José Maranhão (PMDB) assegurar que não quer mais saber de cargo federal e que seu destino agora é concorrer a prefeitura de João Pessoa, o senador Vital do Rêgo Filho, do mesmo partido, ainda não perdeu as esperanças de encaixá-lo no governo federal.

Na tarde desta sexta-feira (14), Vitalzinho garantiu que em breve a Paraíba tomará conhecimento dos cargos que serão ocupados por lideranças políticas paraibanas no governo federal. 

O parlamentar que é vice-líder do governo no Senado, e tem trânsito livre no Palácio do Planalto, afirmou que já está mais do que na hora dos cargos federais disponibilizados para o PMDB paraibano serem preenchidos. 

“Já passou da hora e em breve nós teremos novidades. Existe toda uma expectativa da bancada para o anúncio desses cargos”, garantiu. 



Crise no PMDB por fraude em ata é resolvida, mas o partido perde um prefeito e quatro vereadores

Publicado em: 14/10/2011 às 14h03

SOLUÇÃO


Crise no PMDB por fraude em ata é resolvida, mas o partido perde um prefeito e quatro vereadores

A crise no PMDB paraibano causada após denúncia do deputado estadual Gervásio Maia de que uma ata teria sido fraudada foi solucionada. Segundo o parlamentar, a única solução encontrada para os peemedebistas de São Bento foi deixar a legenda para se filiar ao PSD, do vice-governador Rômulo Gouveia.

“Eles não tinham escolha. Depois do fato de terem manipulado a ata em que constava um acordo de que o PMDB de São Bento continuaria com Márcio Roberto, mas que os quatro vereadores e o prefeito mudariam de partido sem que se fosse à justiça para pedir seus mandatos, não teria mais como eles permanecerem na legenda”, frisou o deputado. Leia mais...

Ato de filiação do PT se transforma em lançamento de pré-candidatura a prefeito de João Pessoa

Publicado em: 14/10/2011 às 12h18

ELEIÇÕES 2012


Ato de filiação do PT se transforma em lançamento de pré-candidatura a prefeito de João Pessoa
Mesmo sem a presença de nenhum dos integrantes do diretório municipal, o Partido dos Trabalhadores realizou nesta sexta-feira (14) um ato de filiação que terminou se transformando em uma espécie de prévia do que deve ser a Convenção da legenda com a pré-candidatura do deputado estadual Luciano Cartaxo.

O evento tinha o intuito de saudar os novos filiados, mas com direito até mesmo a música nova cantada por Fuba, que se filiou ao partido, o PT confirmou a pré-candidatura do deputado estadual Luciano Cartaxo a prefeito de João Pessoa. Leia mais...


Giro Estadual...
17 out 11
Receita Federal libera hoje quinto lote de restituição do Imposto de Renda
16 out 11
Leia 'Do bucólico ao caos', artigo de 
Roberto Cavalcanti
Roberto Cavalcanti
Artigo – Do bucólico ao caos
Roberto Cavalcanti
Gados pastando, pássaros cantando, meninada nas ruas e muita mansidão faziam do Altiplano um recanto bucólico a poucos “passos” do centro de João Pessoa.
Esta é a memória que guardo, como morador fundador, dessa região tão especial da cidade.
Três décadas depois, o cenário mudou. Não necessariamente para pior. Leia mais...

15 out 11
Deputado pede helicóptero para Paraíba

NA PARAÍBA - 14/10/2011 ÀS 21:26H

Dilma Rousseff se reúne com presidente da Foxconn
13/10/2011 11h03 - Atualizado em 13/10/2011 11h08

Visita acontece no mesmo dia em que governo oficializou incentivos a tablet. Foxconn condicionou início da produção no Brasil aos benefícios fiscais.


O presidente da Foxconn, Terry Gou, está reunido na manhã desta quinta-feira (13) com a presidente Dilma Rousseff. A visita acontece no mesmo dia em que o governo oficializou a isenção de PIS e Cofins para tablets produzidos no Brasil.

A chinesa Foxconn, que monta o iPad, da Apple, é a maior fabricante de componentes eletrônicos do mundo e condicionava o início da produção no país à concessão de incentivos fiscais que já eram oferecidos para outros produtos de informática. Com a medida de redução de impostos, os preços dos tablets devem cair mais de 30%, de acordo com o Ministério das Comunicações.

Os incentivos fiscais começam a valer a partir desta quinta, de acordo com publicação da medida provisória que estimula a fabricação dos aparelhos no país com isenção de PIS e Cofins no "Diário Oficial da União". A presidente Dilma sancionou a medida na terça, incluindo os tablets no Programa de Inclusão Digital do governo. Saiba mais...

Senador americano defende o uso de redes sociais para diplomacia na América Latina
Verônica VasqueDa redação
As redes sociais agora vão se tornar mecanismos de integração política na América Latina. Segundo novo relatório obtido pela Reuters, os Estados Unidos vão investir intensamente em sites como o Twitter e Facebook para promover sua agenda nos países latinos, a fim de ajudar cidadãos com pouca experiência na web a ter ganhos políticos.
Logos de redes sociais. (Foto: Divulgação)
A ideia partiu do senador Richard Lugar, principal republicano no Comitê de Relações Exteriores do Senado. De acordo com o congressista, países como Cuba, Venezuela e Nicarágua ainda pretendem minimizar as liberdades econômicas e políticas, enquanto que outros países latino-americanos precisavam ajudar a apoiar grupos da sociedade civil.

Segundo Lugar, as redes sociais podem ter papel determinante na influência política na América Latina. Para comprovar sua teoria, lembrou da importância dessas ferramentas na "Primavera Árabe" em todo o Norte de África e no Oriente Médio. Leia mais...

Disputa na Justiça foi 'pior' para grevistas dos Correios, diz ministro
13/10/2011 12h41 - Atualizado em 13/10/2011 12h44


Para Carvalho, recusa à proposta do governo prejudicou desfecho da greve.
Tribunal autorizou na terça desconto de 7 dias e determinou volta ao trabalho.
Gilberto Carvalho (Foto: G1)

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou nesta quinta-feira (13) que a recusa dos funcionários dos Correios em aceitar a proposta feita pelo governo para por fim à greve e levar a disputa à Justiça trabalhista gerou um resultado “pior" para a categoria.

“Agora, a Justiça faz uma determinação que infelizmente para o trabalhador é menos, é muito pior do que havíamos proposto no acordo, mas, já que não houve possibilidade, agora se trata de cumprir a determinação da Justiça”, afirmou Carvalho, após participar da abertura de um fórum sobre o Plano Plurianual. Leia mais...

Dilma critica atuação do FMI na condução da crise internacional
13/10/2011 17h51 - Atualizado em 13/10/2011 19h51

A presidente Dilma Rousseff, durante discurso em Curitiba.  (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)


Para presidente, relação do fundo com o Brasil foi de 'ingerência'.
Segundo ela, não há 'convicção política' de como lidar com a crise lá fora.

A presidente Dilma Rousseff criticou, nesta quinta-feira (13), a atuação do Fundo Monetário Internacional (FMI) na administração da crise internacional, sobretudo na Europa, citando a influência da entidade nas políticas econômicas no Brasil nas duas últimas décadas.
"Nós sabemos o quanto nós perdemos de oportunidades nas duas décadas que estivemos sob a ingerência do FMI nas nossas políticas de investimento e de consumo", disse, durante a cerimônia do PAC Mobilidade Urbana, em Curitiba, onde anunciou investimentos no metrô da capital paranaense. Saiba mais...

Fato x factóide


Publicado em: 11/10/2011 às 15h38



Quando não há muitas novidades em política, inventa-se. Ou, no mínimo, especula-se.

Refiro-me ao suposto encontro de Cássio Cunha Lima com o ex-governador José Maranhão. Que foi negado por Cássio, mas que não tinha nada de mais se tivesse sido real.

Alguns jornalistas chegaram a especular que a tal reunião teria sido “às escondidas”. Se o encontro um dia vier a acontecer, acho que terá mesmo que ser secreto para o grande público, pela óbvia importância do acontecimento, pelo ineditismo do fato e pela natural curiosidade dos jornalistas, que poderiam atrapalhar a tranquilidade do momento para eventuais entendimentos políticos. Depois, caso algum resultado apresentasse, aí sim, os dois deveriam convocar a imprensa e revelar o teor da conversa.

Política é conversa. E acho que os políticos, de forma geral, devem à Paraíba um gesto mais sólido de desprendimento em favor dos interesses maiores do Estado. Conversar não arranca pedaço de ninguém, nem mesmo dos dois maiores adversários políticos paraibanos. Conversar não significa aderir. Significa abster-se do veneno e da mesquinharia em defesa de grandes obras e investimentos para a Paraíba, que apenas é mera espectadora do sucesso, nessa área, de Estados vizinhos, onde os políticos vivem se engalfinhando, mas se unem como arroz mal feito na hora em que é para defender melhorias para o seu povo.

Gilvan Freire colocou hoje em seu twitter: “O encontro de @cassiocl e Maranhão continua secreto. Se não foi agora, será no futuro”.

O que é que tem Maranhão conversar com Cássio? O que é que tem Ricardo conversar com Maranhão? Feio é a traição. Mas se esses encontros tiverem como pano de fundo o desenvolvimento da Paraíba, melhor mesmo se os três tornassem essa prática uma espécie de rotina.

Isso seria o ideal. Mas, cá entre nós, tenho minhas dúvidas sobre essa iniciativa do ex-governador. Maranhão obstaculou como pôde a chegada de recursos federais à Paraíba quando Cássio era o governador. Não deixava que nenhum ministro viesse à Paraíba. A menos que ele tenha se arrependido, ou que sua iniciativa seja somente com a intenção de distanciar Ricardo e Cássio, ver o circo pegar fogo.

Mas o tal encontro não aconteceu e o que poderia ser fato não passa de factóide, alimentado por alguns que querem colocar “caraminholas” na cabeça do governador Ricardo Coutinho. A resposta de Cássio a tudo isso foi rasgar elogios ao governador, no aniversário de Campina Grande, que se comemora hoje, por todas as suas realizações naquele município, ratificando seu total apoio à administração do PSB.

Isso é fato. O resto é factóide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário