quinta-feira, 1 de novembro de 2012

POLÍTICA NA PARAÍBA_09 DE 2012


CÁSSIO CONVIDA VITAL DO RÊGO FILHO A TRABALHAR JUNTOS POR CAMPINA APOIANDO GOVERNO DE ROMERO

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) convidou nesta segunda-feira (29) o colega senador Vital do Rêgo Filho (PMDB) para juntos trabalharem por Campina Grande apoiando a gestão do prefeito eleito Romero Rodrigues.

Durante entrevista ao Jornal 1050, Cássio demonstrou preocupação com a situação atual da Prefeitura de Campina Grande. O tucano revelou que as notícias que chegam não são alvissareiras quanto às finanças públicas.

Cássio ainda agradeceu a Deus e ao povo de Campina em nome de Romero e Ronaldinho e disse que o momento agora é o de unir a cidade. “Agora é unir Campina e trabalhar pela cidade”, disse.

FONTE: POLÍTICAPB
Vitórias de Cartaxo e Romero mudam Assembleia da PB e Câmara Federal
Na metade dos mandatos eles vão abrir vagas para os seus suplentes.
Assumem Jutahy Menezes (PRB) e Major Fábio (DEM).
As vitórias de Luciano Cartaxo (PT), em João Pessoa, e Romero Rodrigues, em Campina Grande, no segundo turno neste domingo (28) vão gerar mudanças nas bancadas da Assembleia Legislativa da Paraíba e da Câmara dos Deputados. Na metade dos seus mandatos como parlamentares eles vão deixar o Legislativo e abrir vagas para os seus suplentes. Saiba mais
BIRA COMEMORA DECISÃO DO TSE QUE MANTÉM REGISTRO DE SUA CANDIDATURA E SE DIZ CONFIANTE PARA NOVO MANDATO

O vereador reeleito de João Pessoa, Ubiratan Pereira (PSB) - Bira, revelou durante entrevista ao PolíticaPB, que agora se encontra ainda mais tranquilo para programar as ações que pretende desenvolver no seu próximo mandato na Câmara Municipal de João Pessoa. Isso porque, ontem (28) em decisão monocrática, a ministra relatora do processo, Laurita Vaz, negou seguimento do recurso interposto pelo vereador eleito Renato (PSB) e o então candidato Danilson Cruz (PSB), e manteve o registro de candidatura do vereador Bira, que foi eleito para mais um mandato no pleito do último dia 7 de outubro.

“Na verdade essa decisão chega em um momento de coroação e me deixa bastante tranquilo para planejar as ações que pretendo desenvolver na Câmara Municipal de João Pessoa em prol da nossa cidade e do povo pessoense na próxima legislatura”, revelou ele.

Bira também ressaltou que a decisão da juíza só reforça o resultado das decisões anteriores das primeiras e segunda instâncias, onde teve seu registro de candidatura deferido. “Tanto no Fórum quando o fiz de forma individual, quanto pela decisão da corte do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), os juízes entenderam que fui apenas vítima de processo de perseguição partidária. O que demonstra também que cumprimos todas as exigências jurídicas, regimentais e estatutárias para garantir o direito legítimo de me candidatar pelo partido”, reforçou ele lembrando ainda que foram 32% dos votantes no Congresso do PSB que decidiram sua minha candidatura, o que segundo ele fez com que a ministra entendesse que essa vontade é soberana.

O processo que ainda cabe recurso à corte do TSE, se move através da alegação dos socialistas Renato e o então candidato Danilson Cruz , de que Bira cometeu infidelidade partidária, e que por isso, a direção municipal do PSB de João Pessoa poderia excluir a candidatura do vereador.

FONTE: ADAUCÉLIA PALITOT - POLÍTICAPB
Hervázio Bezerra comenta liminar que deve possibilitar a aprovação do empréstimo da Cagepa
O deputado Hervázio Bezerra (PSDB), líder do governo na AL-PB, falou sobre o caso da Cagepa no Programa Rede Verdade, na tarde desta quinta-feira (25). A decisão do TJ-PB, de manter a liminar que suspendeu qualquer avanço do processo de empréstimo da Cagepa, para julgar o quórum adequado para a votação, pode fazer voltar a discussão sobre o empréstimo da Cagepa na AL-PB.

“Esse tema foi assunto de vários debates públicos, midiáticos e políticos. A discussão culminou na mesa diretora da Assembléia entendendo que o quórum qualificado para aprovar aquela matéria era de 22 votos. Eu sustentei na imprensa e na tribuna que, no meu entendimento, seriam necessários 19 votos, que é uma maioria absoluta e que é também uma maioria qualificada. No entanto, mesmo com 19 votos obtidos, o Presidente Ricardo Marcelo (PEN) mandou arquivar a matéria”, relembrou o deputado, que recorreu à justiça, com um mandato de segurança, através da qual foi concedido em primeira instância, de forma monocrática, uma liminar.

“Para nossa felicidade mantida esta liminar, ontem, já com o colegiado, com o parecer favorável do desembargador Fred Coutinho” festejou Hervázio. No parecer do desembargador citado, Coutinho avaliou que a votação envolve não trata de um assuntointerna corporis, mas sim de um aspecto constitucional. A partir de então, o Ministério Público tem 10 dias emita novo parecer e termos então a decisão de mérito.

Uma questão que o líder do governo fez questão de esclarecer é que se o parecer for favorável, a matéria não voltará a ser votada, uma vez que já obteve 19 votos em votação anterior. “Eu renovo minha convicção, a minha fé de que esta matéria vai ser decidia rapidamente pelo TJ. Com isso vai ganhar a CAGEPA, toda a Paraíba, onde essa companhia possa restabelecer a credibilidade dos paraibanos e prestar bons serviços aos nossos irmãos do sertão, que clamam por água”, afirmou o deputado, que destaca que sua ação não tem qualquer conotação de desrespeito com a mesa diretora, ou com o presidente Ricardo Marcelo (PEN). “É uma coisa de entendimento. Quem deve dirimir qualquer dúvida, o fórum legítimo é o da justiça”, finaliza.

Mayra Medeiros
Juiz eleitoral suspende uso da fala de Lula em propaganda do PSDB na PB
Candidato Romero Rodrigues veiculou imagens de Lula no horário eleitoral.
Juiz argumenta que tal ato é proibido pela legislação eleitoral.

A Justiça Eleitoral suspendeu nesta terça-feira (23) a veiculação da imagem e da fala do ex-presidente Lula no horário eleitoral do candidato à Prefeitura de Campina Grande Romero Rodrigues (PSDB).

A decisão foi do coordenador da Propaganda Eleitoral de Mídia e Internet de Campina Grande, o juiz Ruy Jander Teixeira Rocha. Segundo o magistrado, a suspensão é baseada no artigo 54 da Lei Eleitoral, que diz que “no segundo turno das eleições não será permitida, nos programas de que trata este artigo, a participação de filiados a partidos que tenham formalizado o apoio a outros candidatos”. Saiba mais
CONFIRMADO: Lula desembarca na PB nesta 3ª e participa de comício em Mangabeira
CONFIRMADO: Lula desembarca na PB nesta 3ª e participa de comício em Mangabeira

O ex-presidente Lula desembarcará em João Pessoa nesta terça-feira (23) para reforçar a campanha de Luciano Cartaxo. Ele vai participar de um comício no bairro de Mangabeira, a partir das 18h, e reafirmar seu apoio ao candidato. O evento será realizado ao lado do Mercado Público do bairro e será ainda uma festa de gratidão por sua atenção permanente ao Estado da Paraíba e à cidade de João Pessoa enquanto gestor.

No período eleitoral, Lula sempre colocou João Pessoa entre as cidades prioritárias para o PT. Durante toda a campanha, o presidente demonstrou atenção especial e gravou duas participações para o guia de Luciano, além de ter promovido reuniões para avaliar o andamento do processo. Para encerrar a participação, ele fez questão de vir pessoalmente à cidade nesta reta final.

O presidente estadual do PT, Rodrigo Soares, ressaltou a atenção dispensada a João Pessoa e a inclusão da cidade no circuito do presidente, que vai estar presente nas cidades mais estratégicas. “Isso mostra a ligação com o Governo Federal, mostra que Luciano e Dilma possuem projetos afins. Lula vem confirmar que o projeto que mudou o Brasil será aprofundado em João Pessoa com a vitória de Luciano”, afirmou

O coordenador da campanha, deputado Anísio Maia, ainda destacou a presença de grandes nomes da cúpula nacional do PT. “Já contamos com a participação de ministros de grande destaque, como Gilberto Carvalho, da secretaria chefe da Casa Civil, e Miriam Belchior, do Planejamento. É inegável que essa relação amistosa com os ministros e com a presidenta Dilma só poderá trazer beneficiar à nossa cidade”.
Assessoria
MUNICÍPIOS DA PB ESTÃO NA MIRA DA CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO; CONFIRA QUAIS SERÃO FISCALIZADOS
Dois municípios paraibanos estão na mira da Controladoria-Geral da União e devem ser fiscalizados nos próximos dias pelo órgão. Essa será a 37ª edição do Programa de Fiscalização em Pequenos e Médios Municípios a partir de Sorteios Públicos da CGU que apontou, através de sorteio, os 60 Municípios que receberão fiscalização especial do órgão. Os municípios da Paraíba que receberão a ‘visita’ da CGU são Cacimba de Dentro e Caldas Brandão.

Criado em abril de 2003, o Programa usa o mesmo sistema de sorteio das loterias da Caixa Econômica Federal para definir as áreas municipais e estaduais a serem fiscalizadas quanto ao correto uso dos recursos públicos federais. Saiba mais
Consult/Correio: Cartaxo lidera com 58,5%; Cícero tem 25,08%
A pesquisa completa pode ser conferida na edição de hoje do Jornal Correio da Paraíba.
Pesquisa JP 16/10/12

A primeira rodada da pesquisa Consult, realizada em parceria com o Sistema Correio de Comunicação, aponta vitória do deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), candidato pela coligação ‘Unidos por João Pessoa’, com 58,5% das intenções dos votos.

O senador Cícero Lucena (PSDB), que integra a coligação ‘Por amor a João Pessoa, Sempre’, aparece com 25,08% dos votos. Dos leitores entrevistados, 10,5% responderam que ainda não sabem em quem votar no próximo dia 28 deste mês. Já 5,92% disseram que não votarão nem em Cartaxo, nem em Cícero.

No primeiro turno das eleições, Luciano Cartaxo obteve 38,32% (142.158) dos votos válidos contra 20,27% de Cícero Lucena ( 75.170 votos). Dos 480.237 eleitores pessoenses aptos a votar no último dia 7.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba ( TRE-PB) sob o número 00141/2012. A pesquisa completa pode ser conferida na edição de hoje do Jornal Correio da Paraíba. Portal Correio

Candidatos terão participações ‘de peso’ na campanha de João Pessoa
PT aposta na participação da presidenta Dilma Rousseff.
Já os tucanos usarão o senador mineiro Aécio Neves no seu guia eleitoral.
Para a propaganda eleitoral no rádio e na televisão do segundo turno em João Pessoa, tanto Luciano Cartaxo (PT) como Cícero Lucena (PSDB) prometem levar ao ar surpresas. As coordenações das duas campanhas garantem que lideranças de renome nacional participarão dos programas. Saiba mais
RC explica como foram as eleições e diz que vai lutar para que JP continue a crescer
RC explica como foram as eleições e diz que vai lutar para que JP continue a crescer

governador Ricardo Coutinho (PSB) fez uma avaliação do pleito do último domingo e reconheceu que mesmo não indo para o segundo turno, sua candidata foi uma vencedora.

"Essa eleição foi atípica porque lutevámos contra tudo e contra todos. Diziam que a eleição estava ganha pelos nossos adversário, mas o resultado de Estela (PSB) prova que as pesquisas foram manipuladas. Luciano Cartaxo (PT) lidera e Estela em quarto, o resultado das urnas não foram assim".

Ricardo também diz temer pelo que acontecer com a cidade de João Pessoa após o pleito e afirmou que vai lutar para que a cidade continue a crescer.

"Conheço pessoas, processos eleitorais e temo pela cidade. Não é choradeira. Mas saibam que como governador eu farei de tudo para que João Pessoa continue a crescer sem ser prejudicada", explicou.
PB Agora
Cartaxo foi o mais votado entre os eleitos no 2º turno nas capitais
Prefeito eleito conseguiu 68,13% dos votos válidos no domingo(28).
Luciano Cartaxo aumentou sua votação em mais 104 mil votos.

Luciano Cartaxo em João Pessoa (Foto: Jorge Machado/G1)

O prefeito eleito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), foi o mais votado proporcionalmente entre os candidatos que venceram nas capitais no segundo turno deste domingo (28). O petista venceu com 68,13% dos votos válidos. Atrás de Cartaxo aparece Artur Virgílio Neto (PSDB), que venceu em Manaus com 65,95% dos votos válidos.

Disputando a eleição para a prefeitura de João Pessoa pela primeira vez, Luciano Cartaxo conseguiu no segundo turno 246.581 mil votos. A diferença foi de 131.212 votos sobre Cícero Lucena (PSDB), o segundo colocado, que obteve 115.369 (31,87%) (Confira a apuração completa das eleições em João Pessoa). Entre um turno e outro Cartaxo aumentou em 104.423 sua quantidade de votos, já que na primeira fase do pleito ele venceu com 142.158 votos.

Entre todas as cidades que tiveram eleições neste domingo, Cartaxo teve o terceiro maior percentual de votos válidos. Ele ficou atrás de Napoleão Bernardes (PSDB), que foi eleito prefeito de Blumenau (Santa Catarina) com 70,70% dos votos, e para Juninho (PPS) que foi eleito em Cariacica (Espírito Santo) com 85, 43%.

Campanha e ações
Com a vitória de Luciano Cartaxo o PT vai governar pela primeira vez a capital da Paraíba. Na campanha, ele contou com o apoio do prefeito Luciano Agra (sem partido) e com participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve em um comício em João Pessoa.

No início da campanha Cartaxo não aparecia entre os favoritos à vitória. Somente na metade da disputa do primeiro turno ele passou a liderar as pesquisas de intenção de voto e acabou como o mais votado.

Cartaxo garantiu, após a vitória anunciada na noite de domingo, investimentos nas áreas de saúde, geração de emprego e educação como suas primeiras medidas. “Tem muita coisa para ser feita, mas não tem um fato imediato a ser feito no primeiro dia de governo. Lógico que vamos fazer investimentos muito fortes em algumas áreas. Por exemplo, a colocação de médicos nos PSFs de João Pessoa, através de concurso público”, afirmou. G1
PREFEITOS ELEITOS DE CAMPINA E JOÃO PESSOA DEVEM SER CONHECIDOS ATÉ AS 19H, GARANTE SECRETÁRIA

Os eleitores dos municípios de Campina Grande e de João Pessoa devem conhecer seus novos prefeitos eleitos até as 19h, ou seja, duas horas após o final da votação nas duas cidades. Foi o que garantiu a secretária da Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Luciana Norat.

“A gente não pode afirmar o horário exato em que será divulgado o resultado porque no decorrer do dia podem acontecer alguns problemas. Mas tendo como base o primeiro turno a expectativa é de que até as 19 horas o resultado seja divulgado”, garantiu Luciano durante entrevista concedida à emissora de rádio Correio FM, nesta sexta-feira (26).

Luciana disse, ainda, que a rapidez também será possível porque será apenas um candidato para os eleitores escolherem o que torna a votação mais célere. “Agora os eleitores terão que escolher apenas um candidato e isso torna a eleição mais rápida. Provavelmente nenhuma seção ultrapassará o horário previsto que é de 17h e isso torna o pleito mais rápido”, declarou.

FONTE: POLÍTICAPB
SEGURANÇA PÚBLICA DA PARAÍBA LANÇA OPERAÇÃO VOTO SEGURO II NESTA SEXTA-FEIRA EM JOÃO PESSOA

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Cláudio Lima, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, e o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, lançam, nesta sexta-feira (26), a Operação Voto Seguro II. O evento acontece às 9h, no auditório do Centro de Educação da Polícia Militar, em Mangabeira.

Na ocasião será divulgado o efetivo que fará a segurança das urnas e atenderá as ocorrências policiais durante o pleito nas cidades de João Pessoa e Campina Grande.

FONTE: SECOM-PB
AO LADO DO PREFEITO LUCIANO AGRA, LULA CHEGA AO BAIRRO DE MANGABEIRA PARA PARTICIPAR DE COMÍCIO

Acompanhado pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (sem partido), o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, acaba de chegar ao bairro de Mangabeira, onde participará de um comício do candidato a prefeito Luciano Cartaxo (PT). O ex-presidente chegou a Paraíba por volta das 18h20 onde foi recepcionado por uma comitiva que integrou a coligação do petista nas eleições deste ano.

Logo em seguida, Lula parou para fazer um lanche e comeu, segundo a secretária de Comunicação Marly Lúcio, uma tapioca.

Após o lanche, Lula e a comitiva seguiram para o bairro de Mangabeira onde vai ser realizado o comício. Saiba mais
Cartaxo e Cícero comentam a reta final das eleições de João Pessoa
Luciano Cartaxo nega que exista clima de vitória em sua campanha.
Cícero Lucena acredita que vai convencer os eleitores pelo seu projeto.
Luciano Cartaxo e Cícero Lucena vão disputar o segundo turno (Foto: Montagem/G1)

Faltando menos de uma semana para o segundo turno das eleições, os candidatosLuciano Cartaxo (PT) e Cícero Lucena (PSDB), que disputam a Prefeitura de João Pessoa, falaram sobre as expectativas e a estratégia para a reta final. Ambos garantem que vão intensificar as atividades até o último momento da campanha.

Mais votado no primeiro e líder na pesquisa do Ibope divulgada na última sexta-feira (19), Luciano Cartaxo disse que não existe clima de vitória antecipada dentro da sua campanha e que o equilíbrio será mantido até o final. “Não existe clima de já ganhou. Até agora o que o Ibope e os outros institutos de pesquisa apontam é intenção de voto, o que o TRE apura é o voto na urna e o voto na urna só se dá no domingo, então nós vamos continuar trabalhando muito até lá”, afirmou o petista.

Cícero Lucena ressaltou que é natural que a quantidade de compromissos aumente nessa última semana e que a meta é mostrar ao eleitor que seu projeto político é diferente. “O foco vai ser convocar o eleitor para fazer um momento de reflexão sobre a forma como a cidade está sendo administrada, onde não há um projeto de cuidar da cidade”, declarou. Saiba mais

Governador Ricardo Coutinho fala dos desafios da gestão e novos concursos na PB em entrevista na Folha Dirigida
Governador Ricardo Coutinho fala dos desafios da gestão e novos concursos na PB em entrevista na Folha Dirigida

O jornal Folha Dirigida circula nesta semana com uma entrevista exclusiva do governador Ricardo Coutinho sobre os desafios da gestão e a perspectivas de novos concursos para as áreas da segurança e para o Departamento de Estradas e Rodagens (DER). A edição também traz o número de vagas e áreas do concurso da educação, cujas inscrições estão abertas até o dia 8 de novembro.

Durante a entrevista publicada na página 16, o governador falou sobre os novos concursos para contratação de 2 mil professores, 3.180 técnicos administrativos , Detran e Codata. Ricardo defendeu a profissionalização do setor público e que a meta doEstado é no início do próximo chegar a 10 mil novos servidores concursados, incluindo os 4.200 já contratados nestes 21 meses de gestão “Já somos o governo que mais contratou concursados em tão pouco tempo”.

Ricardo reconheceu a necessidade de convocação para outras áreas da administração, mas a situação financeira provocada pela queda do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e os limites da Lei deResponsabilidade Fiscal (LRF) impedem que sejam feitas neste momento. “Espero que a economia reaja, pois os Estados enfrentam uma situação crítica. Trabalhávamos com uma meta de meta de 16% do FPE e o que está se confirmando é 2,7%. Isso representa uma média de 60 milhões por mês”, explicou

A edição número 1.384 com a entrevista com o governador Ricardo Coutinho e o edital do concurso para o magistério está nas bancas e também no site www.folhadirigida.com.br.
COM MAIS DE 50% DE VOTOS ANULADOS, 3 MUNICÍPIOS DA PARAÍBA CORREM O RISCO DE TER NOVAS ELEIÇÕES
Mais da metade dos votos de três municípios paraibanos foram anulados nas eleições deste ano. Parte desses votos nulos aconteceu porque a Justiça Eleitoral não considerou os sufrágios destinados aos candidatos com registro pendente. O problema é que, caso os políticos barrados nestes locais não tenham uma decisão judicial que libere suas candidaturas, essas cidades poderão ter que enfrentar um novo pleito.

De acordo com o Código Eleitoral, uma nova eleição deve ser convocada caso 50% ou mais dos votos sejam anulados. A legislação faz uma distinção importante: para que haja nova eleição, é preciso que os votos sejam anulados pela justiça. Se mais da metade de uma cidade votar nulo, isso não invalida a eleição. Assim, só há nulidade se houver, por parte da Justiça Eleitoral, uma decisão nesse sentido.

Significa que, caso os candidatos barrados consigam reverter às decisões com relação ao deferimento de seus registros, os votos serão finalmente computados e a necessidade de nova eleição será descartada.

Em Pedra Branca - Em Pedra Branca, por exemplo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu essa semana deferir o registro de Allan Feliphe (PR) que estava pendente. Os sufrágios destinados a Allan, até então, estavam sendo considerados anulados. Entretanto, com a decisão da Corte Superior, ele fica liberado e pode ser considerado prefeito eleito.

Contudo, a decisão ainda cabe recurso no Supremo Tribunal Federal e, caso o entendimento dos ministros do STF seja diferente dos do TSE, Allan Feliphe terá seu registro barrado e o município de Pedra Branca poderá ter que realizar novas eleições.

O resultado do pleito este ano em Pedra Branca havia ficado da seguinte forma, com o impedimento de Allan: Anchieta Noia obteve 1.392 votos (100%), 1.530 votos foram anulados (51,95%), sendo que, dos nulos, 1.422 foram destinados para Allan Feliphe, mas não haviam sido contabilizados por conta da pendência. Significa que foram considerados válidos apenas 1.392 votos (47,27%).

Em Barra de Santana - O mesmo risco que corre o município de Pedra Branca, também corre o de Barra de Santana que, onde apenas 2.916 votos (46,34%) foram considerados válidos. Foram anulados 3.282 votos (52,15%). O percentual de votos anulados pode levar o município a ter que enfrentar uma nova eleição.

O que aconteceu em Barra de Santana foi que a candidata Aninha Ludgério (PSB) - que obteve 2.649 votos – foi considerada eleita. No entanto, o candidato Joventino de Tião (PSC) teve seu registro indeferido e ainda não pode ter sua votação contabilizada porque o TSE não decidiu sobre o seu caso. O Social Cristão obteve o maior número de sufrágios nas eleições deste ano (2.953).

Em Coremas - Outro município que vive a dúvida do fim, ou não, da eleição é Coremas. Menos da metade (44,59%) dos votos contabilizados foram considerados válidos, ou seja, 4.329. Os outros 54,09% (5.251 votos) foram anulados.

Em Coremas a candidata Dr. Pâmela (PSD) foi considerada eleita com 4.329 votos, sendo que o seu adversário Antônio Lopes (PSDB) obteve 4.877 sufrágios e aguarda decisão da justiça para ter seu registro liberado. A candidatura do tucano foi deferida, mas foi apresentada impugnação no TSE.

No Brasil – Levantamento do Congresso em Foco, com base em dados divulgados pelo TSE, aponta que pelo menos 87 municípios, espalhados por 23 estados, correm o risco de ter um novo pleito. Isso por causa do alto número de votos anulados na corrida para as prefeituras.

Em boa parte dos casos, existe a espera por uma decisão definitiva do TSE. A presidenta da Corte, Cármen Lúcia, já declarou que os casos que podem influenciar no resultado têm prioridade de julgamento. Na próxima semana, ocorre o segundo turno. Se houver necessidade de uma nova eleição, ela terá de ser marcada entre 20 e 40 dias depois do esgotamento da possibilidade de recursos.

As 87 cidades ameaçadas por novas eleições representam 1,6% dos mais de 5.500 municípios brasileiros. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse ontem ao Congresso em Foco acreditar que será ainda menor o número de cidades onde realmente vai fazer uma nova eleição.

Nenhum voto - Em quatro cidades brasileiras, nenhum voto foi considerado válido pela Justiça. Isso aconteceu em duas cidades de nome Cedro (de Pernambuco e do Ceará), em Bom Jesus de Goiás (GO) e em Monte Alegre (RN).

FONTE: NICE ALMEIDA - POLÍTICAPB COM INFORMAÇÕES DO CONGRESSO EM FOCO

Agra discute política habitacional com movimentos de luta pela moradia

Nesta quinta-feira (18), o prefeito Luciano Agra recebeu representantes dos movimentos organizados de luta pela moradia. A reunião aconteceu no gabinete do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, com a presença do secretário de Habitação Social, José Guilherme. Na pauta, sugestões de novos ajustes na implementação do programa de habitação desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e a implantação do Conselho Municipal de Habitação.

O prefeito disse que vai avaliar, juntamente com sua equipe, todas as sugestões e reivindicações apresentadas pelos movimentos durante a reunião. “Na medida do possível, implementaremos o que for necessário para fortalecer nossa política de habitação social, que já vem sendo reconhecida nacionalmente”, destacou.

Durante o encontro, as lideranças apresentaram um documento com sugestões para o programa de habitação da PMJP e também reivindicaram um aumento na cota de imóveis destinadas a atender famílias que estão inscritas nos movimentos sociais, à espera da casa própria.

O titular da Secretaria Municipal de Habitação Social (Semhab), José Guilherme, explicou que o órgão está requisitando dos movimentos um novo levantamento das demandas de famílias a serem beneficiadas, e que, a partir do programa Minha Casa Vida II, caberá ao município fazer, também, a análise social dos interessados – o que atualmente ainda é feito pela Caixa Econômica Federal (CEF). Com isso, a expectativa é que a prefeitura tenha mais controle sobre os reais beneficiados. Saiba mais
Debate Correio é marcado por acusações e desafios entre os candidatos de João Pessoa
Este é o primeiro debate promovido pelo Sistema Correio de Comunicação neste segundo turno das eleições em João Pessoa.
Debate acontece nos estúdios da TV Correio

O debate do Portal Correio entre os candidatos a prefeitura de João Pessoa Cícero Lucena (PSDB) e Luciano Cartaxo (PT) começou com ataques entre os políticos. Quem começou a perguntar foi o candidato petista Luciano Cartaxo, que questionou Cícero Lucena sobre emprego e renda.

Na resposta, Cícero disse que tem a prática de geração de emprego e renda como prática de vida e não só de propostas de campanha. Ele lembrou da micaroa, da festa das neves, e de outros eventos populares da Capital. Na réplica, Cartaxo disse que a geração de emprego e renda ficou parada nos oito anos e questionou porque João Pessoa não será sede da Copa do Mundo como as cidades vizinhas, como Natal e Recife.

Cartaxo também lembrou que Cícero teve oito anos para criar o banco cidadão para linha de crédito e não criou e prometeu investir fortemente nas pequenas e médias empresas, assim como também focar no turismo como fonte de geração de emprego e renda. Na tréplica, Cícero alfinetou o petista dizendo que as propostas para o Empreender-JP dizendo que são números que ele repete passados pela sua assessoria. O tucano ainda o acusou dizendo que essa meta é enganosa e o desafiou a mostrar a lista com as 20 mil famílias que o petista diz que vai beneficiar com o programa.

Na primeira pergunta formulada por um internauta, o tema foi aplicação das suas principais propostas. Quem respondeu foi o candidato Cícero Lucena, que disse que vai humanizar a saúde de João Pessoa, resgatar o PSF e reabrir a maternidade Santa Maria. “Estamos voltando para consertar e oferecer uma sociedade justa para população de João Pessoa”. Cartaxo replicou afirmando que os PSF´s só atuavam em 70% da cidade, discordando do adversário que afirmou que tinha 100% de atuação.

2º bloco

No segundo bloco, o tucano Cícero Lucena trouxe para o debate o 'Caso Urquiza', que era Secretário de Transparência Pública da Capital e tinha uma filha inscrita no Programa Bolsa Família. Ele também comentou a postagem do prefeito Luciano Agra que, pelo twitter, pediu para que o ex-secretário da Prefeitura entregasse o cargo. Cartaxo respondeu afirmando que o twitter de Agra foi hackeado e que o gestor acionou a Polícia Federal para investigar o caso. Para o petista, o caso já foi resolvido. “Qualquer processo de caso de investigação, eu como gestor, irei estimular sua apuração”, disse Cartaxo assegurando que sua atuação será a favor da transparência. Para Cícero, Cartaxo só agora na campanha defende a gestão de Agra e insistiu no Caso Urquiza, afirmando ser ‘inadmissível’ um secretário da Transparência ter a filha inscrita no Programa Bolsa família.

A pergunta do internauta foi como será a relação com o Governo do Estado já que são candidatos de oposição? A meta de Cícero é buscar parceiros, quer seja do governo do estado, federal, assim como da iniciativa privada. "Em primeiro de janeiro, peço uma audiência com o governador Ricardo Coutinho para discutir como as verbas deverão ser aplicadas", disse. Já Luciano Cartaxo disse que, independente de ser oposição, manterá uma boa relação com o Estado para o bem de João Pessoa.

3º bloco

No terceiro bloco, Cartaxo perguntou a Cícero qual a proposta dele para os servidores públicos. Insistindo na postura de ataque, o candidato do PSDB ironizou dizendo que, quando eleito no segundo turno, ele não estará na Câmara de Vereadores para “aplaudir sua atuação.” Também trouxe as metas atingidas no seu mandato como prefeito, falou que os servidores chegaram a receber até 18 salários, professores eram estimulados com o plano de cargo, carreira e remuneração. Cartaxo criticou Lucena afirmando que ele não apresentou nada de concreto para os servidores e falou também que Cícero apresentou uma realidade que não existiu em oito anos do seu governo. Na tréplica, Cícero afirmou que Cartaxo “falta com a verdade”.

A pergunta do internauta foi sobre os projetos para os bairros de João Pessoa, principalmente os mais carentes. Cartaxo disse que precisa descentralizar os investimentos nos bairros. O candidato focou nas políticas para cultura, a exemplo da promoção do São João de João Pessoa e o carnaval a ser realizado em todos os bairros da cidade e a implementação de museus. Cícero afirmou que vai retomar de forma verdadeira as quadrilhas de São João nos bairros de João Pessoa, irá estimular a cultura desde as escolas e criar um espaço multicultural para realização de vários tipos de eventos.

4º Bloco

No quarto e último bloco, Cícero Lucena perguntou sobre o caso do “gari que ganhou a licitação milionária da Emlur (Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana)”. Demonstrando chateação com o questionamento, Cartaxo retrucou declarando que o candidato trouxe para o debate “temas requentados do primeiro turno”. “Eu tive o dobro da votação da sua”, ironizou afirmando também que tem a ficha limpa. Para ele, Cícero “cria um mundo de fantasia”.

A última pergunta do internauta escolhida pela equipe do Portal Correio foi sobre o que será feito na área do Aeroclube, no Bessa.

Os dois candidatos apresentaram propostas para o local. Cícero disse que pretende tornar a área em um parque, mas ressaltou que antes irá conversar com os proprietários da região. “Tudo será feito na base do diálogo”, declarou. Com projeto parecido Cartaxo disse a melhor opção para o Aeroclube é a saída do Bessa. “Iremos relocar para um local mais adequado, ali será feito o Parque Paraíba”, propôs Cartaxo.

Debate

Este foi o primeiro debate promovido pelo Sistema Correio de Comunicação neste segundo turno das eleições em João Pessoa. Com mediação do jornalista Hermes de Luna, editor do Portal Correio, o debate foi transmitido em tempo real e os internautas tiveram a oportunidade de acompanhar os candidatos debatendo propostas pelo site www.portalcorreio.uol.com.br
Agra diz que Ricardo Coutinho precisa respeitar a vontade do povo
"Ele é um cidadão livre e pode se expressar. Agora ele tem também que respeitar a opinião dos outros”, afirmou.

O prefeito Luciano Agra (sem partido) voltou a criticar o governador Ricardo Coutinho (PSB) por conta de sua postura com relação ao segundo turno das eleições municipais de João Pessoa. Na semana passada, Ricardo disse que as candidaturas de Luciano Cartaxo (PT) e Cícero Lucena (PSDB) representam o retrocesso para capital e ontem voltou a atacar os dois adversários, dizendo que eles “faltam com a verdade”.

Na manhã desta terça-feira (16), Agra disse que Ricardo precisa respeitar e aceitar a vontade do povo. “È a opinião dele. Ele é um cidadão livre e pode se expressar. Agora ele tem também que respeitar a opinião dos outros”, afirmou.

Agra disse também que “não é fácil entender a opinião popular numa cidade como João Pessoa que tem mais de 700 mil habitantes.

“Quando se trata de uma cidade de 700 mil habitantes não é fácil interpretar a vontade do povo, a não ser em momentos como este em que a população se manifestou claramente sobre o que quer”, completou.

As declarações de Agra foram feitas durante a entrega de 250 contratos do EmpreenderJP

Da Redação
WSCOM Online

EM 2014, DISPUTA PARA O GOVERNO DO ESTADO DEVE SER POLARIZADA EM TORNO DO PSB E PMDB

O cientista político e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Jaldes Reis de Meneses, disse que com o resultado da eleição do último domingo as principais lideranças dos partidos que mais elegeram prefeitos são: Ricardo Coutinho (PSB), Veneziano Vital (PMDB), Cássio Cunha Lima (PSDB) e Luciano Cartaxo (PT), caso eleito prefeito de João Pessoa.

Para o estudioso, o resultado do pleito também aponta que a disputa para o governo do Estado, em 2014, começa a se polarizar em torno da reeleição de Ricardo Coutinho (PSB) e a postulação do prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo (PMDB).

Segundo ele, dificilmente, aparecerá uma candidatura competitiva no patamar das do socialista e do peemedebista. “Embora às vezes seja citado o nome do senador Cássio Cunha Lima, afora haver dúvidas jurídicas sobre a legalidade de sua eventual candidatura, os movimentos desta semana em Campina Grande, quando ele recepcionou o governador Ricardo Coutinho no anúncio de várias obras, prenunciam que a sua tendência será mesmo a de composição com o PSB”, acredita o cientista político.

De acordo com Jaldes, mesmo ganhando hipoteticamente as eleições em João Pessoa, a tendência do PT será por uma aliança e não pela candidatura própria, pelo menos nesse momento. “Neste sentido, penso que com a derrota de Daniella Ribeiro em Campina Grande naufragaram as tentativas de formar uma terceira via na Paraíba, nucleada pelo PT e PP”, comentou.

FONTE: POLÍTICAPB COM CORREIO DA PARAÍBA
Após resultado das urnas, Estela sai forte e com potencial para presidir legenda
Após resultado das urnas, Estela sai forte e com potencial para presidir legenda

É inegável que a candidata do PSB a prefeitura de João Pessoa, Estela Bezerra (PSB) teve uma massiva votação no último domingo, fato que por pouco não a colocou no segundo turno das eleições.

Observando essa força, alguns analistas políticos já cogitam que a legenda estaria pensando em colocar Estela num patamar de destaque do partido.

O analista Marcone Ferreira em seu blog acredita que reuniões internas podem sinalizar este posicionamento. Anteriormente se falava também em colocar Estela em alguma secretaria do governo Estadual. Estela Bezerra ficou na terceira posição, obtendo 20% da votação.

Ricardo inclusive destacou essa possibilidade em destacar a força de Estela nas urnas. “Estela é uma grata surpresa da política paraibana”.

Redação com Blog Marcone Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário