domingo, 30 de dezembro de 2012

CIDADES_11_12_02

Cia Docas da Paraíba discute desenvolvimento do porto de Cabedelo

“Nossa Cabedelo: cidadania e desenvolvimento” foi o nome do encontro realizado nesta sexta-feira (07) pela Companhia Docas da Paraíba com o prefeito e vereadores eleitos da cidade de Cabedelo, líderes empresariais e representantes da sociedade civil. O objetivo foi abrir um diálogo propositivo sobre ações para o desenvolvimento social e econômico daquele município. O evento foi uma parceria do Governo do Estado com o Ministério Público da Paraíba, Controladoria Geral da União (CGU), Fórum Paraibano de Combate à Corrupção e Instituto Soma Brasil, e aconteceu no SESC Cabo Branco, em João Pessoa.

O presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome, disse que o encontro seria a oportunidade para uma conversa sobre o zoneamento do Porto de Cabedelo e como os presentes poderiam compartilhar as expectativas para o desenvolvimento do Porto e de toda a cidade portuária. “Almejamos a interação com a bancada eleita do município e chegar a um objetivo em comum. A ideia é que tenhamos um discurso único rumo ao desenvolvimento e geração de emprego e renda”, disse Jácome.

Entre as temáticas apresentadas estavam: “Os desafios de uma nova gestão” apresentado pela CGU/PB; “Rede Nossa Cabedelo pelo Instituto Soma Brasil; “Cidadania e defesa de direitos”, do Ministério Público; e “PDZ – Plano de Desenvolvimento e Zoneamento”, apresentado pela Companhia Docas da Paraíba.

O presidente da Companhia Docas disse que apresentar o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento era um dos principais objetivos do encontro pela Cia. “Esse planejamento coloca todas as diretrizes e desenvolvimentos do Porto de Cabedelo para os próximos dez anos. Com isso, criamos expectativas junto ao poder público e sociedade civil organizada”, disse Wilbur Jácome.

Ele ainda explicou como se dá a influência do Porto no município: “Cada operação de navio no Porto envolve 100 caminhões, isso influencia na rotina da cidade. Envolvem-se 200 pessoas para cada operação. Se temos 20 navios por mês, em média duas mil pessoas vivenciam o dia-a-dia do Porto mensalmente. Numa cidade com cerca de 55 mil habitantes, é como se 5% da população vivesse diretamente por causa do Porto. Temos a necessidade de convidar autoridades eleitas e sociedade civil para uma conversa franca, um diálogo”, disse o presidente da Docas Paraíba.

O prefeito eleito de Cabedelo, José Maria de Lucena Filho, conhecido como Luceninha, esteve presente ao encontro e relatou que uma das novidades do seu governo será a criação de uma secretaria de portos, que ajudará num maior diálogo e interação para a gestão do Porto de Cabedelo. “Isso é uma novidade para o município. Cabedelo é uma cidade portuária e o poder municipal deve trabalhar unido em prol de um desenvolvimento maior, não só para a cidade, mas para toda a Paraíba. O Porto está na cidade, por isso ela é beneficiada. Mas, por ser portuária, sabemos que é uma porta aberta ao desenvolvimento do Estado da Paraíba. Não só a classe política local, mas governo estadual e federal devem que olhar de uma forma diferenciada para o Porto”, afirmou Lucena. Saiba mais
Prefeitura de João Pessoa confirma Paralamas do Sucesso no réveillon
Grupo do paraibano Hebert Viana se apresenta no dia 31 de dezembro.
Capim Cubano e Orquestra Bomba do Hemetério completam programação.

"Os Paralamas do Sucesso" fazem show em Varginha  (Foto: Divulgação)

O grupo carioca Os Paralamas do Sucesso, liderado pelo paraibano Hebert Viana, fará o show da festa de réveillon de João Pessoa. O anúncio oficial foi feito pela prefeitura da capital nesta sexta-feira (30). O G1 havia informado na última quarta-feira (28), após declaração de Luciano Cartaxo (PT), prefeito eleito de João Pessoa, da possibilidade do Paralamas do Sucesso se apresentar no dia 31 de dezembro na capital paraibana.

Na ocasião, a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), não confirmou a apresentação, embora tenha afirmado um encaminhamento para ocorresse a apresentação.

O anúncio foi feito pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (sem partido), e o diretor da Funjope, Lúcio Vilar, responsável pela organização do show. O secretário Lúcio Vilar acrescentou que, além do Paralamas, o réveillon contará ainda com o grupo paraibano Capim Cubano e a Orquestra Bomba do Hemetério, de Recife, que fará apresentação focada exclusivamente no frevo para incendiar o público na madrugada do primeiro dia do ano. Saiba mais
Empresário Arlan Rodrigues do Grupo Marajó Transportes, será o novo secretário de Portos de Cabedelo

O prefeito eleito de Cabedelo Luceninha, foi o entrevistado desta segunda-feira (12), do programa Polêmica Paraíba, da Rádio Paraíba FM. Durante 40 minutos, o peemedebista apresentou toda a sua força de vontade em começar a administrar Cabedelo e destacou várias emendas já conquistadas, fruto da sua recente viagem à Brasília. Lucena também respondeu às perguntas formuladas pelos apresentadores Gutemberg Cardoso e Rafael San, além de falar sobre seus planos para governar a cidade de Cabedelo.

Luceninha não revelou detalhes sobre quem serão os secretários municipais que lhe auxiliarão em seu mandato, informou apenas o nome do empresário Arlan Rodrigues, que vai assumir a Secretaria Municipal dos Portos.

Segundo o novo prefeito, Arlan Rodrigues foi indicado pela classe portuária e ele não poderia deixar de atender o pedido da categoria, já que seu governo será pelo povo e para o povo.

Arlan Rodrigues é Bacharel em Administração de Empresas Pela UNIP-PB. Sócio-dirigente da Transportes Marajó Ltda, da Marajó Logística e Serviços Ltda, do Grupo Oeste de Comunicação e da São Pedro Administradora de Bens e Participações Ltda.

Fonte: Soltando O Verbo
Sudema classifica 53 praias como próprias ao banho no litoral paraibano
Foto: Edgley Delgado/Secom-PB

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) classificou 53 praias do litoral paraibano como próprias para banho, variando entre excelente, muito boa e satisfatória. Segundo o relatório de balneabilidade semanal, os banhistas devem evitar apenas as praias do Bessa I, de Manaíra e do Sol, todas em João Pessoa.

De acordo com o monitoramento realizado pela Sudema, o trecho impróprio para o banho na praia do Bessa I é de 100 metros à esquerda e à direita da desembocadura do Maceió. Em Manaíra deve ser evitado o trecho de 100 metros à esquerda e à direita da desembocadura de águas pluviais em frente ao Hotel Costa do Atlântico. E, na praia do Sol, o trecho impróprio ao banho vai de 100 metros à esquerda e à direita da desembocadura do riacho Cumurupim. Essa classificação é válida até a emissão do próximo relatório, no dia 16 deste mês.

A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias, por meio de coleta de material para análise nos municípios costeiros do Estado. Em João Pessoa, Lucena e Pitimbu, que são praias localizadas em centros urbanos com grande fluxo de banhistas, o monitoramento é semanal. Nos demais municípios do litoral paraibano, a análise é realizada mensalmente.
Gestão de resíduos sólidos, um desafio para os novos prefeitos
so23 300x199 Gestão de resíduos sólidos, um desafio para os novos prefeitos

Terminada a última etapa das eleições municipais, é chegada a hora de os novos prefeitos interromperem as comemorações e começar a agir para atender as expectativas de seus eleitores. Entre os inúmeros desafios que estarão à frente da administração das cerca de 5.600 cidades brasileiras está a gestão dos resíduos. Como veremos mais à frente são poucos os municípios que encaram esse problema com a urgência e relevância que o assunto faz por merecer.

Ninguém é capaz de negar a importância de termos uma gestão mais correta e eficiente dos resíduos como a estabelecida na proposta da Política Nacional de Resíduos Sólidos- http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm. Também é muito difícil desconsiderar os enormes obstáculos para se conseguir a sua efetiva implementação.

Para começo de conversa com a nova Lei de Resíduos Sólidos, o lixo deixa de ser lixo para virar resíduo. E, esse tal resíduo, deverá ter um destino muito mais nobre que o pobre lixo jogado por aí, sem qualquer serventia. Resíduo é material valioso para ser usado novamente na cadeia produtiva, pronto para ser reaproveitado, reutilizado, reciclado e não mais descartado. Do plebeu lixo para o nobre resíduo. Do imprestável para se transformar em insumo essencial.

Sabe aquele catador de lixo, em sua maioria, subempregado e trabalhando em condições no mínimo pouco favoráveis? Pois esses profissionais irão receber o valor que merecem quando a lei estiver plenamente em vigor. Eles serão reconhecidos pelo serviço essencial que exercem para toda a sociedade e para a manutenção de um meio ambiente mais saudável.

A lei também determina, como uma de suas premissas mais importantes, a responsabilidade compartilhada, ou seja, será preciso a participação de todos para o alcance de seus objetivos. Setores público e privado, sociedade civil, cidadãos e como citado acima, dos catadores de material reciclável (notem que não mais os chamamos de catadores de lixo) necessariamente vão ter de fazer parte da mesma equação. Dependerá dessa união o sucesso ou o fracasso da lei.

Portanto, no bojo da Política de Resíduos Sólidos, estão propostas pequenas e virtuosas revoluções capazes de trazer enormes quebras de paradigma e grandes alterações no comportamento social.

Obviamente, se existem tantas novas situações por assim dizer, não se devem imaginar facilidades na sua efetiva implantação em qualquer área.

Despreparo nos municípios

Hora de falarmos novamente nas Prefeituras e de seus novos ocupantes ou daqueles reeleitos para um novo mandato.

A lei previa para o começo de agosto deste ano a entrega, por todos os municípios do país, de seus planos de gestão de resíduos. Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), por volta de 560 municípios, ou 10% do total das cidades brasileiras, concluíram e entregaram esses planos. Os municípios que perderam o prazo não terão direito a receber recursos federais e renovar novos contratos com a esfera federal para o setor. Essa questão ficou, portanto, para as novas administrações.

A baixa adesão das cidades pode parecer simples descaso, mas conforme pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) com cerca de 400 municípios, o problema se deve muito à falta de pessoal qualificado para atender aos requisitos previstos na lei. Afinal, para quem achava que para cuidar do lixo bastava um terreno grande para o seu envio e descarte, a lei veio para colocar ordem e mudar um cenário cada vez mais criminoso e urgente. O lançamento indiscriminado de materiais perigosos e contaminantes sem cuidado ou tratamento compromete o futuro e a saúde das pessoas, entre os seus principais e nefastos resultados.

O fim dos lixões até 2014 em todas as cidades brasileiras, será uma tarefa com enormes dificuldades em se tornar realidade, se a maioria das cidades permanecerem distantes dessa discussão. No lugar dos lixões, os resíduos só poderão ser enviados para aterros sanitários. Mas a realidade atual, segundo o Ministério do Meio Ambiente, é a de que ainda existem mais de 3 mil lixões no Brasil sendo que nada menos de que 60% dos municípios do país despejam lá seus resíduos.

A união faz a força

Em recente workshop realizado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), no Rio de Janeiro, diversos especialistas apontaram a necessidade de se unirem esforços entre o setor privado e os municípios para que a lei alcance os efeitos desejados. Capacitar gestores, realizar um trabalho integrado de educação e conscientização ambiental, garantir incentivos fiscais e justiça tributária para a cadeia de recicláveis são algumas das tarefas a serem trabalhadas em conjunto. Nesse último item, Mauricio Sellos, coordenador do Programa Jogue Limpo que realiza a logística reversa na cadeia de lubrificantes, apontou durante o workshop carioca, o apoio à indústria de reciclagem como urgente e fundamental. “São necessários incentivos fiscais para a cadeia, para quem faz a logística, para quem recicla e para quem consome o material reciclável, do contrário, poderemos ter um volume grande de material reciclado, mas não ter sua utilização” afirmou Mauricio.

Para as cidades médias e pequenas, os especialistas apontam a formação de consórcios como um bom caminho para a gestão dos resíduos. Assim, as administrações municipais podem unir esforços para a montagem de seus planos, reduzem seus custos, aumentam a escala na coleta de resíduos e garantem melhores contratos com as empresas do setor, entre outros benefícios.

Camilla Passarela Bortoletto, da Abrelpe, apontou que um dos maiores gargalos na gestão de resíduos é o conhecimento técnico sobre o assunto. A ausência de cultura de separação é outro fator complicador na gestão de resíduos.

O Brasil produz 220 mil toneladas de lixo domiciliar, o que representa mais de um quilo por pessoa. Ao menos 90% de todo esse material poderia ser reaproveitado, reutilizado ou reciclado. Apenas 1% acaba sendo aproveitado para ter um destino mais nobre do que o de se degradar e contaminar o nosso ambiente. Mesmo assim, mais de um milhão de pessoas trabalham e sobrevivem da reciclagem desse lixo. Os especialistas calculam que o Brasil deixa de ganhar ao menos R$ 8 bilhões por ano ao não reciclar toda essa grande quantidade de resíduos gerados no país.

E o lixo continua a aumentar

De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a quantidade de resíduos sólidos gerados no Brasil em 2011 totalizou 61,9 milhões de toneladas, 1,8% a mais do que no ano anterior. Do total coletado, 42% do lixo acabaram em local inadequado.

O crescimento na “produção” desses resíduos de 2010 para 2011 foi duas vezes maior do que o aumento da população, que ficou em torno de 0,9% no período.

O estudo revela também que, em 2011, foram coletados 55,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos. Sendo que 42% desses resíduos foram parar em locais inadequados como lixões e aterros controlados. E, ainda pior, cerca de 10% de tudo o que é gerado acaba tendo destino ainda pior em terrenos baldios, córregos, lagos e praças.

Uma política para chamar de nossa

A PNRS talvez seja uma das primeiras iniciativas que finalmente, enxerguem o mundo como ele é, ou seja, redondo e finito! Afinal como podemos viver e consumir imaginando que tudo, matérias-primas renováveis ou não, possam ser utilizadas sem qualquer controle ou parcimônia, e depois “jogadas fora”! Apesar de óbvios, foi preciso surgir situações críticas na capacidade de armazenar lixo; casos gritantes de contaminação de solo e água e a ocorrência de sérios problemas de saúde pública. Isso tudo acompanhado de estudos apontando a redução substancial e mesmo o esgotamento de reservas de matérias-primas estratégicas, para concluirmos que esse estado de coisas não poderia continuar do jeito que estava.

As cidades, as pessoas e o futuro comum

Toda a sociedade, mas às administrações públicas particularmente, caberá também a tarefa de levar as informações sobre a lei de resíduos para todos os seus cidadãos.

Hoje, se os setores público e privado avançam vagarosamente no conhecimento e na aplicação da lei, o mais grave em todo esse processo está no desconhecimento dos brasileiros quanto à discussão dessa nova e revolucionária política. Sem a participação do consumidor essa equação não fecha! O cidadão é parte integrante e determinante para a viabilização de todo o projeto.

É, portanto, fundamental que as novas prefeituras façam todos os esforços a seu alcance para levar às pessoas, informações sobre os objetivos da nova política e os deveres e direitos nela embutidos.

O poder público pode e deve contribuir, por meio da autoridade que lhe foi investida pela população, para promover parcerias com todos os setores da sociedade na implantação de projetos de educação ambiental em escolas e empresas, acompanhadas de campanhas de esclarecimento, com o apoio e o engajamento vital da mídia local. Tais ações vão contribuir substancialmente para reduzir o abismo informativo entre a lei e a população brasileira.

* Reinaldo Canto é jornalista, consultor e palestrante. Foi diretor de Comunicação do Greenpeace e coordenador de Comunicação do Instituto Akatu. É colunista da revista Carta Capital, colaborador da Envolverde e professor de Gestão Ambiental na Fappes.

** Publicado originalmente no site Carta Capital.
Governador inaugura estrada que liga Paraíba ao Rio Grande do Norte


O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nesta terça-feira (23), as obras de pavimentação asfáltica da rodovia PB- 293, que liga Belém do Brejo do Cruz ao município de Patu, na divisa com o Rio Grande do Norte. A solenidade aconteceu no Ginásio da Escola Estadual Nossa Senhora Conceição e contou com as presenças da ex-prefeita Suzana Forte, secretários estaduais e da população.

A estrada Belém do Brejo do Cruz/Divisa Paraíba com Rio Grande do Norte tem uma extensão de 5 km e recebeu pista de rolamento com tratamento superficial duplo – TSD, acostamentos e sinalização. A obra, que custou R$ 2.072.983,00 foi iniciada em junho de 2011, já está sendo utilizada pelos motoristas tanto da Paraíba quanto do Rio Grande do Norte, que agora têm mais conforto e segurança durante a viagem.

O governador Ricardo Coutinho lembrou que em 2010 o município vivia isolado e não se chegava de forma segura pelo acesso a Brejo do Cruz, cuja estrada estava em péssimo estado, e nem pelo acesso do Rio Grande do Norte. Ele destacou que em pouco tempo a estrada de acesso a Brejo do Cruz, que foi totalmente recuperada, e agora a ligação com o Rio Grande do Norte trarão desenvolvimento econômico para a região.

Ricardo reafirmou o compromisso de até 2014 levar asfalto novo a todos os municípios que ainda estão isolados. “Esse é o momento da Paraíba e vamos continuar os investimentos do programa Caminhos da Paraíba que em quatro anos chegará a R$ 950 milhões”, projetou o governador. Saiba mais
Funjope retifica edital de seleção do Salão Municipal de Artes Plásticas


A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Fundação Cultural (Funjope), torna pública a retificação ao edital de seleção do XIV Salão Municipal de Artes Plásticas de João Pessoa (Samap), referente a novas datas e ajustes nos requisitos solicitados. Todas as alterações foram publicadas no último dia 18 de outubro, no Semanário Oficial do Município de João Pessoa. As informações também serão divulgadas na internet, no endereço eletrônico da PMJP (www.joaopessoa.pb.gov.br).

De acordo com a retificação ao edital, cada artista ou coletivo interessado em participar do Samap 2012 deve apresentar obras produzidas nos últimos dois anos. Além disso, as fotos das obras devem estar em formato mínimo de 15×20 cm a 20×30 cm.

O e-mail destinado às inscrições também mudou e agora os artistas devem se inscrever através do endereço sapam2012jp@gmail.com. Mudanças também ocorreram no cronograma de inscrições e avaliações.

Requisitos – Para garantir a contemporaneidade das obras apresentadas no Samap, cada artista ou coletivo poderá realizar inscrição por meio do envio de um portfólio digital ou impresso, contendo currículo biográfico resumido de, no máximo, 10 linhas, currículo profissional e imagens de obras produzidas nos últimos dois anos e preencher ficha de inscrição disponível em anexo.

No caso de instalações e montagens especiais, o projeto deve vir acompanhado de texto descritivo, croqui ou lay-out explicativo. No caso do portfólio digital, o artista deve enviar o arquivo em formato PDF e/ou Word e as fotos no formato JPEG. O artista poderá inscrever até três trabalhos para seleção.

A ficha de inscrição deve ser preenchida e assinada pelo artista acompanhada de um portfólio. Deverão ser anexadas à ficha de inscrição, instruções para montagem das obras, fotos das obras em formato mínimo de 15×20 cm a 20×30 cm, constando no verso às dimensões da obra, título, material utilizado, ano de execução e o nome do artista. Não serão aceitos slides. Não serão aceitas obras no ato da inscrição, exceto trabalhos de vídeo e novas mídias.

O material especificado deve estar contido em envelope lacrado (ou embalagem apropriada lacrada) com o nome do artista, devendo ser dirigido a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Confira o novo cronograma específico das atividades e organização do Samap:

• Publicação do Edital – 20 de agosto a 03 de outubro

• Início das inscrições – 04 de outubro a 09 de novembro

• Análise dos documentos – 12 a 13 de novembro

• Publicação do resultado parcial – 14 de novembro

• Prazo para recursos – 14 a 21 de novembro

• Publicação do resultado do recurso – 22 de novembro

• Seleção dos portfólios – 26 a 28 de novembro

• Publicação do resultado final – 29 de novembro

• Data de recebimento das obras – 29 de novembro a 10 de dezembro

• Fotografar as obras – 11 a 13 de dezembro

• Montagem da exposição – 11 a 13 de dezembro

• Abertura da exposição – 14 de dezembro
Prefeitura de Cabedelo pela terceira vez consecutiva tem reconhecimento da CIPIS

A Câmara Internacional de Pesquisas e Integração Social (CIPIS) enviou convite reiterado para o XLVI PANEL LATINOAMERICANO DE INTEGRACION – 46º. Painel Latino Americano de Integração que visa apontar, incentivar e fortalecer as iniciativas da administração pública na América Latina. “Sobre os avanços profícuos em seu Município, seu nome foi aprovado por UNANIMIDADE para recebimento dos Troféu e Diploma representativos da edição 2012 do Painel”, sintetiza o convite formulado.

Tendo o nome aprovado novamente como um dos destaques do Painel na América Latina, o prefeito de Cabedelo terá 10 minutos para proferir discurso que destaque as principais ações da administração, além dos que já são apontados pela própria Comissão Organizadora do evento que sintetizam dentre outras ações; as voltadas para liderança, projetos e aplicação correta de recursos públicos. O documento indica que Cabedelo contribuiu, segundo pesquisas, e mensurações de resultados para o crescimento regional, da Federação Brasileira e Países do Mercosul.

Representantes do Brasil (Eduardo Diogo – Presidente do Consag – Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração – Deputado Sebastião Ferreira da Rocha – Presidente da Comissão de Trabalho de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados) – Bolívia – Edwin Castellanos – Presidente da Federação de Associações Municipais – Presidente da Federação Argentina de Municípios (Argentina) – Raúl Torrealba - Associação chinela de Municípios – Colômbia – Elkin Altahora – Ecuador Jorge Vásquez – Paraguay – Ricardo Gimênez – Perú – Cesar Peralta e Dr. Omar Lafluf Presidente do congresso de Intendentes do Uruguay, dentre outras autoridades serão os protagonistas das palestras e dissertações do Painel.

O evento ocorrerá nos dias 16 e 17 de novembro de 2012 no Salão Domenico Di Masi do Hotel Crowne Plaza em Curitiba – PR a partir das 14h.

Fontes: Assessoria GAPRE Cabedelo
@secomcabedelo
Cerimonial do XLVI PANEL LATINOAMERICANO DE INTEGRACION
Encontro de naturismo reúne representantes regionais em Tambaba

Representantes de 12 associações naturistas brasileiras estão reunidos na praia de Tambaba, no município do Conde, para o 1º Encontro Norte/Nordeste de Naturismo. O evento está sendo promovido com o apoio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) com o objetivo de discutir os rumos da filosofia naturista e fortalecer o caráter reflexivo do movimento.


A programação teve início na sexta-feira (12), com uma discussão sobre a temática “Naturismo: um estilo de vida transformador” e se encerram às 13h deste domingo. Na manhã da sexta atividades tiveram a participação de 25 dirigentes inscritos e cerca de 200 visitantes que passaram pela praia. À tarde houve caminhadas econaturistas, esportes, montagem de acampamento e lual.

Na manhã do sábado (13), os representantes discutiram as realidades de cada região e traçaram as metas de atuação para o desenvolvimento das ações naturistas, durante a conferência administrativa direcionada para a elaboração do Planejamento Estratégico Decenal.

“Naturismo não envolve apenas a prática nudista como pensam 95% das pessoas. Nós precisamos esclarecer que temos uma preocupação ampla em relação a temáticas como a sustentabilidade, moradia de maneira consciente, alimentação saudável, relação com a natureza e principalmente não descartar o lixo de qualquer maneira”, explicou Julindio Macaxi, diretor de esportes da Federação Brasileira de Naturismo (FBRN).

O grupo também participou de práticas esportivas como vôlei, surf, jacaré e frescobol, além de um aulão de ioga. Às 14h os dirigentes e ativistas regionais seguiram para João Pessoa, onde visitaram o museu Oca do Piá Aborígine, no Centro da capital.

De acordo com o presidente da FBRN, João Olavo, esse é o primeiro encontro regional de naturismo do Brasil, pois todas as outras oportunidades haviam sido realizadas em caráter nacional. A Paraíba mais uma vez larga na frente por conta da localização privilegiada, além de dispor da estrutura e do suporte ideal para esse tipo de atividade.

“Tambaba é uma referência nacional, pois aqui nesse espaço além do respeito pela filosofia naturista os idealizadores conseguiram firmar articulações com os governos municipal, estadual e federal. Estamos aproveitando a oportunidade para normatizar algumas regras e encontrar as melhores maneiras para divulgar o estilo de vida, sempre na busca por novos adeptos”, destacou João Olavo.

A programação será concluída neste domingo (14), após as homenagens especiais pelos 21 anos de Naturismo em Tambaba, com uma solenidade de encerramento prevista para as 13h.
Desertificação avança na Paraíba e já atinge 93,27% dos municípios
O processo de desertificação se alastra em áreas como a do Compartimento da Borborema. Segundo a Associação de Proteção ao Meio Ambiente, 80% da área territorial de Campina Grande estão totalmente desertificadas

Seca no interior da Paraíba
Dos 223 municípios da Paraíba, 203 já estão sob ameaça de desertificação - 93,27% do total. Em 2009, eram 198 nessa situação (87,78%). O avanço desse processo é agravado com a estiagem prolongada, considerada como uma das piores dos últimos 30 anos. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a situação da maioria dos solos no Estado foi classificada, quanto aos riscos de desertificação, como grave (14,76%) ou muito grave (57,06%).

Mais de 72% dos solos agricultáveis na Paraíba foram atingidos pelo estado de desertificação. O Estado é um dos mais atingidos por esse processo, segundo relatório da organização internacional Greenpeace. Mais de 1,7 milhão de pessoas - metade da população paraibana - sofre com os efeitos desse processo.

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário do Estado, Marenilson Batista, confirma o avanço da desertificação. Ele disse que mesmo em áreas verdes é possível observar a degradação da vegetação nativa e o aparecimento de areais.

O processo de desertificação se alastra em áreas como a do Compartimento da Borborema. Segundo dados da Associação de Proteção ao Meio Ambiente, 80% da área territorial de Campina Grande estão totalmente desertificadas.

Estudioso do semiárido, o deputado estadual e professor da UFPB, Francisco de Assis Quintans, alerta que muito se fala sobre seca, que cíclica, mas a desertificação precisa de ações permanentes. "Nada está sendo feito, seja pelos governos do Estado, Federal ou pelos municípios", queixa-se.

Municípios como o de Santa Luzia (a 178 quilômetros de João Pessoa, no Sertão paraibano) enfrentam exôdo sem precedentes. Apenas 8% dos moradores ainda resistem deixar a zona rural. O município tem uma população de 13.489 habitantes, sendo que apenas 1.240 não residem na cidade. Há mais de três dias a cidade não tem água nas torneiras.

Patos (a 294 quilômetros da Capital, no Sertão) enfrenta a seca, temperaturas acima dos 30 graus centígrados ao dia e umidade relativa do ar entre 11% e 16%, comparada as registradas no deserto do Saara, na África.

Na região do Cariri, a falta de chuvas provoca colapso no abastecimento de água. Na cidade de Cabaceiras (localizado na microrregião do Cariri Oriental,a 180 km de João Pessoa) falta água há mais de meses. O município, que ficou famoso no país por servir de cenário para o filme o 'Auto da Compadecida', fica a cerca de 300 metros acima do nível do mar, na área mais baixa do Planalto da Borborema. Tem um população estimada em 5.035 habitantes, segundo censo do IBGE em 2010. Deste total, 2.217 habitantes estão na zona urbana e 2.818 na zona rural.

Um relatório do Greenpeace, em 2009, já destacava que, na Paraíba, a bacia hidrográfica do rio Taperoá (Cariri paraibano) apresentava um processo significativo de desertificação e o município de Cabaceiras apresentava áreas comprometidas. “Há uma perda da biodiversidade. Em função da severidade climática e do desmatamento para uso agropecuário, vem aumentando a área de caatinga baixa e rala na região”, alertava o relatório.

Para o secretário Maerinlson Batista, o trabalho de recuperação dessas áreas é lento e precisa ser trabalhado a partir de agora, com plantação de vegetação resistente ao clima quente e seco. Segundo ele, o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Cariri e Seridó (Procase), que vai permitir o financiamento dos projetos de famílias de agricultores e cooperativas, ajudará nesse trabalho. Em convênio com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), o Procase prevê investimentos de R$ 100 milhões.

O Procase irá convergir com outros programas desenvolvidos pelo Estado para convivência com a estiagem, como distribuição de ração, raquetes de palma, cisternas, poços, além dos investimentos de R$ 220 milhões em adutoras no Estado.

O ambientalista Roberto Almeida observou que a caatinga (bioma do semiárido) paraibana vem sendo agredida nos últimos 50 anos, devido ao tráfico de lenha. O diretor do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Ignacio Hernan Salcedo, alerta que o desmatamento está associado ao consumo de lenha (70% de consumo doméstico e 30% de consumo industrial) no semiárido Paraibano.

Apenas terras indígenas e unidades de conservação federal e estaduais, que ocupam 82,9 mil hectares, são protegidas por lei contra o desmatamento. A área corresponde a 1,42% do território paraibano.

A seca e a desertificação impõe o sacrifício do rebanho bovino. "Uma parte do rebanho foi vendida e outra parte está morrendo por conta da seca", diz o presidente da Federação da Agricultura do Estado da Paraíba (Faepa), Mário Borba. A Paraíba tinha, segundo o IBGE, 1 milhão e 354 mil cabeças de gado em 2011. Pelos cálculos da Faepa, no final de 2012 esse número cairá para 950 mil. Saiba mais
Ricardo entrega motos aquáticas na abertura da Operação Verão

O governador Ricardo Coutinho abriu, na manhã desta quinta-feira (6), em solenidade no Busto de Tamandaré, a Operação Verão do Corpo de Bombeiros. Na ocasião, ele realizou a entrega de seis motos aquáticas (jet ski) que vão auxiliar o trabalho de fiscalização e salvamento no litoral do Estado. Esta é a primeira vez que a corporação vai utilizar jet skis para reforçar o patrulhamento aquático na operação intitulada “Curta o Verão com Segurança”, que segue até o mês de março.

Durante a solenidade, o governador, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, e demais autoridades entregaram medalhas aos quatro militares bombeiros que venceram o XII Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático e IX Sul Americano de Salvamento Aquático, em Santa Catarina. A Operação Verão vai contar com o trabalho diário de 190 homens do Corpo de Bombeiros que vão fiscalizar todo o litoral paraibano e pontos de convergência de veículos marítimos. Saiba mais
Governo divulga relação de candidatos aptos ao programa
A edição do Diário Oficial desta sexta-feira (19) publicou a lista dos candidatos aptos a serem beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida para municípios abaixo de 50.000 habitantes. No Estado serão construídas 1.325 unidades habitacionais, num investimento na ordem de mais de R$30 milhões. As casas terão 36m² de área construída, sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço

Na Paraíba, foram 37 municípios contemplados: Aguiar, Alagoa Grande, Alcantil, Assunção, Barra de Santana, Bernardino Batista, Brejo dos Santos, Cacimbas, Caturité, Igaracy, Itabaiana, Jacaraú, Juazeirinho, Juripiranga, Juru, Marcação, Marizópolis, Mataraca, Monteiro, Mulungu, Olho D’água, Piancó, Pocinhos, Poço Dantas, São José de Princesa, São José do Sabugi, São João do Rio do Peixe, São José dos Ramos, Santa Inês, Santa Terezinha, Santarém, Santo André, São Bentinho, Serra da Raiz, Serraria, Sertãozinho e Uiraúna.

A lista publicada nesta sexta-feira é fruto de um trabalho elaborado pela Cehap junto aos municípios proponentes e ao Ministério das Cidades. De acordo com a presidente da Cehap, Emilia Correia Lima, esta é apenas a primeira etapa de um projeto muito representativo já que, depois de 10 anos, a Companhia de Habitação Popular volta a atuar como agente financeiro na execução de obras.

“Ao invés da Caixa Econômica Federal repassar o dinheiro para nós construirmos com os municípios, é a Cehap quem vai receber esses recursos diretamente do Tesouro Nacional e do Ministério das Cidades. Trinta e sete municípios representam a primeira etapa de um trabalho que imaginamos ir bem mais além. Nossa meta também é reestruturar e reconstruir a Cehap”, afirmou.

A Cehap começa, a partir de agora, a preparar os contratos de todos os municípios que, em contrapartida, irão realizar o projeto social da obra enviando, entre os nomes aptos, os que serão selecionados para receber as moradias. Concluído esse trabalho, as obras devem começar em até 90 dias.

Confira a lista dos candidatos aptos ao programa Minha Casa, Minha Vida:

Diário Oficial 19.10.2012
Levantamento do estado registra mais de mil assassinatos em 2012 na PB
Só na Grande João Pessoa, foram quase 600 assassinatos.
Nas últimas 24 horas G1 registrou cinco casos.


No dia 19 de junho de 2011, Edneuza Sousa teve sua vida mudada quando seu filho foi assassinado. Na ocasião, quatro homens chegaram em motos para assassinar outro rapaz e também atiraram no filho dela, que estava de muletas e não conseguiu fugir.

A Secretaria de Segurança Pública da Paraíba (SSP-PB) informou que de janeiro a setembro de 2012, foram 1.146 homicídios no estado. Só na Grande João Pessoa, foram quase 600 assassinatos.

De acordo com o levantamento divulgado pela secretaria, nos 9 primeiros meses deste ano foram 398 homicídios em João Pessoa, 112 em Santa Rita, 51 em Cabedelo e 38 emBayeux.

Nas últimas 24 horas
Apenas neste último dia, dois jovens de 23 anos foram assassinados em Campina Grande. Ambos foram vítimas de disparos com arma de fogo. Já em João Pessoa, um homem de 24 anos foi alvo de tiros na Praia do Seixas, quando estava na frente de uma barraca na praia.

Em Sapé, na região da Mata paraibana, uma jovem de 18 anos e uma adolescente de 17 foram encontradas mortas em um canavial, apresentando marcas de tiros, segundo a Polícia Militar.

Em Patos
Estatística do 3º Batalhão da Polícia Militar de Patos afirma que 54 homicídios já foram registrados este ano na cidade, localizada no Sertão Paraibano. Em todo o ano passado, foram 60 mortes. Em menos de 24h, três assassinatos aconteceram no município. O último foi na manhã desta terça-feira (16), quando um auxiliar de serviços gerais, de 27 anos, foi morto a tiros no bairro Dona Milindra. G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário