domingo, 30 de dezembro de 2012

CIENCIA E TECNOLOGIA_11_12_02

Designer cria 'câmera-robô' que voa para filmar e fazer fotos aéreas
Sky View ainda é conceito e foi desenvolvida por Junho Yoon.
Aparelho voa e tira fotos automaticamente.
Imagem publicada pelo site 'Mashable' mostra detalhes da câmera voadora (Foto: Reprodução)

Um designer nos Estados Unidos apresentou um projeto de uma "câmera-robô" que tira fotos e faz vídeos no ar. Chamada de Sky View, o aparelho, ainda em estágio conceitual, faz imagens aéreas e dispensa que uma pessoa esteja no controle - tudo é feito automaticamente, inclusive controle do foco, da iluminação e do enquadramento.

Criada pelo designer Junho Yoon, da Yanko Design, o aparelho apresenta um visual diferenciado, além de ter um programa que permite a captura de imagens automaticamente, de acordo com reportagem do site "Mashable".

Como o produto ainda é um conceito, não há previsão de o Sky View ser comercializado.
Sky View é projeto de câmera-robô voadora (Foto: Divulgação)
Rocha marciana tem composição similar a tipo terrestre, diz Nasa
Robô Curiosity analisou pedra com forma de pirâmide em solo marciano.
Objeto se parece com formação rara encontrada em lugares como o Havaí.
Pedra tem formato piramidal (Foto: Nasa/Divulgação)

O robô Curiosity encontrou em Marte uma pedra que se parece mais com algumas rochas vulcânicas terrestres que com outras amostras achadas no planeta até o momento. Segundo a agência espacial americana Nasa informou em seu site, a pedra, uma das primeiras rochas marcianas estudadas em profundidade pelo Curiosity, é um exemplar insólito e surpreendeu os especialistas.

A pedra, do tamanho de uma bola de futebol, mas em forma piramidal, que recebeu o nome de 'Jake Matjevic', tem características em comum com pedras vulcânicas de regiões da Terra como o Havaí, formadas debaixo da crosta terrestre com grande pressão e com a presença de água.

"Esta pedra corresponde bem em sua composição química com um tipo raro, mas bem conhecido de rocha ígnea achada em muitas regiões vulcânicas da Terra", disse o pesquisador Edward Stolper, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (CalTech) em Pasadena.

"Ao contar com apenas uma pedra marciana deste tipo é difícil saber se ela se formou mediante os mesmos procedimentos, mas é um ponto razoável para iniciar uma reflexão sobre sua origem", disse Stolper. Desde que encontrou esta pedra, há duas semanas, o Curiosity a tocou com seu braço e disparou vários raios laser de partículas alfa e raios X contra ela, o que permitiu aos cientistas deduzir que contém menos magnésio e ferro que outras pedras marcianas, e mais sódio e potássio.

Outro cientista, o encarregado da análise das medições do espectômetro de raios X com partículas alfa, Ralf Gellert, comentou que "Jake é uma pedra marciana curiosa". "Conta com um conteúdo elevado de elementos que coincidem com o mineral feldspato e pouco magnésio e ferro", explicou Gellert, pesquisador na Universidade de Guelph, no Canadá. O Curiosity recolhe dados e transmite imagens que podem ser vistas na página da Nasa na internet. G1
Empresa cria dispositivo que permite enviar aromas pelo iPhone, diz site
Dispositivo com perfume é conectado à entrada do iPhone.
Ao baixar aplicativo, usuários consegue sentir cheiro, diz site.
Dispositivo carrega perfume é conectado à entrada do iPhone (Foto: Divulgação)

Novo planeta no sistema alfa centauros foi descoberto
Pesquisadora: Verônica Silva. Direto da Alemanha
Concepção artística do planeta Alpha Centauri é um sistema estelar binário com a estrela mais brilhante Alpha Centauri A e Alpha Centauri B. outro (Foto: ESO)
Concepção artística do planeta Alpha Centauri é um sistema estelar binário com a estrela mais brilhante Alpha Centauri A e Alpha Centauri B. outro

Os astrônomos têm reivindicações para o próximo planeta descoberto fora do nosso sistema solar. O corpo celeste do tamanho da Terra orbitando uma estrela no vizinho sistema Alpha Centauri, que está a 4,3 anos-luz de distância (cerca de 40 trilhões de quilômetros). O planeta é o menor a ser visto em uma estrela semelhante ao Sol, como o Observatório Europeu do Sul em Garching, perto de Munique enfatizou.
Fóssil de animal de 520 milhões de anos tem cérebro bem preservado
Artrópode fossilizado tem estrutura neural similar a insetos, dizem cientistas.
Estudo publicado na 'Nature' indica que cérebro evoluiu antes do imaginado.

Fóssil de artrópode encontrado por cientistas; detalhe mostra estruturas do cérebro fossilizado (Foto: Divulgação/Xiaoya Ma/Nicholas Strausfeld)

Uma pesquisa da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, em conjunto com o Museu de História Natural de Londres, na Inglaterra, analisou o fóssil de um artrópode pré-histórico com estruturas do cérebro bem preservadas. O estudo do fóssil descoberto, segundo os cientistas, indica que cérebros anatomicamente complicados evoluíram antes do que o imaginado na história da vida na Terra.

A pesquisa foi publicada no site da revista "Nature", nesta quarta-feira (10). Encontrado em pedras depositadas na China há cerca de 520 milhões de anos, o fóssil é um dos mais antigos já identificados a ter estruturais neurais, dizem os cientistas. "Nós reconhecemos como sendo um cérebro devido ao seu tamanho e posição, comparáveis ao cérebro de um crustáceo, como um tipo de camarão pequeno", disse o paleontólogo Gregory Edgecombe, do Museu de História Natural de Londres, ao site da "Nature".

Para Edgecombe, existe uma semelhança impressionante na anatomia neurológica do artrópode com os insetos modernos e alguns tipos de crustáceo. Essa semelhança indica que o cérebro do artrópode evoluiu para permitir que ele tivesse uma boa estrutura de visão. G1
Camundongos podem aprender a cantar, 
aponta estudo
Pesquisadores dizem que animais têm mecanismos cerebrais e comportamentais semelhantes a humanos.
Camundongo teria mecanismo cerebral e comportamental semelhante a humanos e pássaros (Foto: BBC)


Camundongos são capazes de aprender canções com base nos sons que escutam, afirmam pesquisadores americanos.

Segundo novos estudos publicados no periódico "PLoS ONE", quando camundongos compartilham o mesmo espaço, eles aprendem a modular seus tons de voz entre si. E têm mecanismos cerebrais e comportamentais semelhantes a humanos e pássaros no que diz respeito à aprendizagem vocal.

Mas alguns acadêmicos se dizem céticos quanto à pesquisa, alegando que as provas são insuficientes para tais conclusões. Pesquisas prévias nesse campo haviam mostrado que camundongos machos seriam capazes de cantar canções complexas quando diante de fêmeas, e essas canções seriam uma parte importante do "namoro".

Essas "serenatas" são ultrassônicas - entre 50 e 100 Khz, muito além dos tons que podem ser captados pelos humanos. Quando esses sons são processados para se tornarem audíveis ao ouvido humano, eles soam como uma série de assobios de lamento.
Habilidade rara


Há tempos já se presume que camundongos seriam incapazes de mudar a sequência de seus tons de voz. Essa habilidade, chamada de aprendizado vocal, é rara na natureza - é restrita a alguns pássaros, como papagaios, a baleias, golfinhos, leões-marinhos, morcegos e elefantes.

Mas, nos experimentos recém-divulgados, pesquisadores da Universidade de Duke (EUA) afirmam ter descoberto que os camundongos têm tanto os circuitos cerebrais como os atributos comportamentais para o aprendizado vocal. O cientista Erich Jarvis, que supervisionou o estudo, disse à BBC que as descobertas mudaram seu entendimento a respeito de como os camundongos produzem sons.

"Descobrimos que, nos camundongos, os caminhos que estão ao menos modulando essas vocalizações estão no prosencéfalo, como em humanos", afirmou.

Jarvis fez a ressalva de que o estudo não apresenta provas claras de que os camundongos têm exatamente a mesma habilidade vocal que pássaros e humanos. Mas avalia que há um espectro de diferentes graus de habilidades para diferentes espécies. "Acreditamos que os camundongos estejam em um estágio intermediário de habilidade, entre uma galinha e um pássaro, ou mesmo entre um primata não-humano e um humano", afirmou o cientista. G1
Prótese mais moderna do mundo parece saída de um filme de ficção científica
Bebionic3 chama atenção pela quantidade e precisão dos movimentos. Sem a luva, prótese é a própria mão do Exterminador do Futuro

Editora Globo

Ter um membro amputado é uma experiência traumática por definição. Mas, se muito do avanço tecnológico que a Humanidade vem produzindo nos últimos anos vem para amenizar esse sofrimento, estamos diante do que parece ser o ápice. A prótese bebionic3 é o que de mais moderno já foi produzido nessa área - e os recursos, de fato, impressionam. 

A prótese é uma mão artificial que aproveita os sinais elétricos da musculatura remanescente do braço. São 14 tipos de movimento e “padrões de aderência”, conjunto de interações entre dedos e mãos que permitem à pessoa manipular coisas nas mais variadas situações. Nesse link dá pra ver todos as ações possíveis. Dá pra abri e fechar a mão, fazer a mão girar em seu próprio eixo, utilizar o polegar opositor. Aparentemente, é essa parte da inovação (a variedade e naturalidade dos movimentos) que faz a bebionic3 a melhor prótese já feita: você pode digitar em um teclado de computador, tirar dinheiro do caixa eletrônico, quebrar ovos e até escrever com uma caneta. Coisas banais para quem sempre teve as mãos, completamente alucinantes pra quem depende de prótese.

No vídeo abaixo (todo em inglês), você confere Nigel Ackland usando a prótese em várias situações. Nigel trabalhava com fundição de metais preciosos e, durante um acidente de trabalho, perdeu o braço direito. Por 4 anos ele viveu com apenas uma mão. GALILEU
Cientistas criam nova técnica que faz 'negativo' de impressões digitais
Método criado pela Universidade de Jerusalém torna digitais mais visíveis.
Técnica não depende do suor da pessoa investigada, diz estudo.
Imagem mostra impressão digital 'em negativo' obtida por nova técnica (Foto: Universidade Hebraica de Jerusalém)

Cientistas da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, descobriram um novo método para identificar impressões digitais deixadas em superfícies de papel. A técnica cria um "negativo" das imagens, de maneira que elas ficam mais visíveis e facilmente identificáveis.

O estudo foi publicado nesta segunda-feira (5) na versão em inglês do periódico "Angewandte Chemie", mantido pela Sociedade Alemã de Química. A técnica usa um processo químico inovador, dizem os cientistas, que não depende da composição do suor deixado pela pessoa para ser usada, ao contrário do método convencional. 
Maior complexo astronômico no Atacama revela imagens do projeto
Telescópio Alma está em construção no Chile e deve ficar pronto em março.
Antenas de rádio compõem a obra, que observará corpos celestes frios.

Telescópio Alma Chile (Foto: Jorge Saenz/AP)

O maior projeto de astronomia terrestre via rádio do mundo, em construção pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) e parceiros internacionais – como o Brasil – no deserto do Atacama, no norte do Chile, teve novas imagens divulgadas nesta sexta-feira (26). A obra deve ser concluída em março de 2013.

Telescópio Alma Chile (Foto: Jorge Saenz/AP)

Várias antenas de rádio foram instaladas nessa região árida do Planalto de Chajnator para compor o telescópio de última geração Alma (sigla de Atacama Large Millimeter/Submillimeter Array), que deve estudar a radiação produzida por alguns dos objetos mais frios do Universo. Saiba mais
Pela primeira vez a nossa via láctea em fotos
Pesquisadora: Verônica Silva. Direto da Alemanha
Maior catálogo de estrelas da Via Láctea.Pesquisadores da imagem gigante

É a maior foto da Via Láctea que já foi feita a partir da Terra: os astrônomos europeus vão apresentar uma imagem gigante com mais de 80 milhões de estrelas. No geral, a Via Láctea, mas vai incluir cerca de 200 bilhões de estrelas.

Sea Star no Very Large Telescope (VLT), em Cerro Paranal, no Chile, durante o eclipse lunar total de 21  Dezembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário