segunda-feira, 7 de maio de 2012

Politica Internacional_03_04


07 04 12

Em missa da Semana Santa, Hugo Chávez pede 

'mais tempo de vida'

Presidente da Venezuela participou de celebração em Barinas.
Candidato à reeleição, ele enfrenta câncer desde o ano passado.
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, durante missa nesta quinta-feira (5) em Barinas (Foto: AFP)
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que enfrenta um câncer desde 2011, pediu nesta quinta-feira (5) "mais tempo" de vida, durante uma missa da Quinta-feira Santa celebrada na cidade de Barinas, o que comoveu seus familiares.
"Digo a Deus que se o que já vivi e enfrentei não foi o suficiente, aceito isto (a doença), mas dê-me vida (...) porque ainda me restam coisas a fazer por este povo e por esta pátria, não me leve ainda", pediu Chávez, que chorou durante a missa.
"Agradeço muito por esta iniciativa (a missa) desta Quinta-feira Santa. Obrigado pelas orações, obrigado por este sagrado presente", disse Chávez durante a cerimônia, transmitida pelo canal estatal VTV.
Chávez, que voltou de Cuba na quarta-feira após um segundo ciclo de radioterapia contra o câncer, estava acompanhado de vários familiares, incluindo o pai e a mãe, suas filhas e o irmão Adán, governador de Barinas, estado natal do presidente. Saiba mais

06 04 12

Líder da oposicionista Liga Norte renuncia após escândalo na Itália

Gastos pessoais da família de Bossi teriam sido pagos com verba pública.
Partido é um dos principais opositores do plano de austeridade de Monti.
Umberto Bossi deixa a sede da Liga Norte após reunião nesta quinta-feira (5) em Milão (Foto: AP)
O líder oposicionista italiano Umberto Bossi renunciou nesta quinta-feira (5) à liderança do seu partido, a Liga Norte, após denúncias de que dinheiro público foi usado para reformar sua mansão e pagar férias para seus filhos.

Em nota, o partido disse que ele deixaria o cargo para "melhor defender e proteger a imagem do movimento e da sua família nesta situação delicada".
A decisão foi anunciada ao final de uma reunião do conselho partidário federal em Milão.
O caso deve desestabilizar o partido populista anti-imigração, enfraquecendo uma das principais forças parlamentares contrárias ao programa de austeridade do primeiro-ministroMario Monti.
Nesta semana, o tesoureiro da Liga Norte, Francesco Belsito, e dois outros dirigentes haviam sido colocados sob investigação por promotores por suspeita de fraude e financiamento partidário ilegal.
Belsito, que deixou o cargo na terça-feira, teria usado verbas partidárias para gastos pessoais dos filhos de Bossi, incluindo viagens, jantares, hospedagens em hotéis e carros caros, além de melhorias na casa do líder.
Bossi, de 70 anos, não está sob investigação e negou ter usado dinheiro do partido para benefício próprio ou da sua família.
Conhecido por sua retórica ortodoxa e vociferante, Bossi liderava a Liga Norte desde sua fundação, no final da década de 1980, para servir como uma contrapeso nortista à corrupção no governo central. G1

11 04 12
Diplomacia fracassou na Síria, dizem senadores oposicionistas nos EUA
John McCain e Joe Lieberman visitaram campo de refugiados na Turquia.
Eles acusaram Rússia e Irã de ajudarem o regime de Bashar al Assad.

Os esforços diplomáticos para que o regime da Síria coloque fim à sangrenta repressão contra a oposição falharam, afirmou nesta terça-feira (10) o senador dos Estados Unidos John McCain, em visita ao campo de refugiados sírios na Turquia, na fronteira entre os dois países.

"Não me interpretem mal: a situação na Síria é um conflito armado. É uma guerra. A diplomacia com (o presidente sírio Bashar) Assad falhou e continuará a falhar enquanto Assad acreditar que pode vencer a oposição na Síria militarmente", declarou o senador republicano e seu colega independente Joe Lieberman, em um comunicado conjunto divulgado por Washington. Saiba mais
 
07 04 12
Ex-vice de Mubarak lança candidatura à presidência do Egito
Omar Suleiman surpreendeu, lançando-se dois dias antes do fim do prazo.
País governado por junta militar faz transição para a democracia.
O vice-presidente do Egito, Omar Suleiman, fala na TV estatal na noite desta segunda-feira (31) (Foto: AP)

O ex-chefe de Inteligência e vice-presidente egípcio no período Mubarak, Omar Suleiman, será candidato às eleições previstas para maio, embora recentemente tenha assegurado que não se apresentaria, para responder segundo ele um "apelo" popular.

Este anúncio surpreendente ocorre dois dias antes do encerramento, no domingo, da apresentação de candidaturas.

Durante o dia, egípcios protestaram em um bairro do Cairo para pedir a Suleiman que se apresentasse. Saiba mais
 
06 04 12
ROMNEY RADICALIZA ATAQUES A OBAMA E ACUSA RIVAL DE ESCONDER INFORMAÇÕES

As primárias republicanas estão longe do fim, mas, para o favorito Mitt Romney, a corrida pela Casa Branca já começou. Após a vitória nos estados de Wisconsin, Maryland e no Distrito de Columbia, na terça-feira, o ex-governador partiu com força para o ataque ao presidente Barack Obama, do Partido Democrata. Romney acusou o rival de estar escondendo “coisas importantes” dos eleitores, em referência a uma conversa do presidente com o colega russo, Dmitri Medvedev, vazada pelos microfones de uma conferência. Fortalecido, o virtual candidato republicano também ignorou os concorrentes na disputa interna, embora tenha garantido até agora pouco mais da metade dos 1.144 delegados necessários para a indicação.


Em um encontro com jornalistas da agência Associated Press, o ex-governador de Massachusetts lembrou o diálogo que Obama teve com Medvedev durante a 2ª Cúpula de Segurança Nuclear, na Coreia do Sul, na semana passada. Na ocasião, o presidente americano pediu ao colega que intercedesse com o futuro presidente russo, Vladimir Putin, para que ele aguarde a disputa pela Casa Branca, em novembro, antes de discutir a instalação de um polêmico escudo antimísseis dos EUA na Europa. O diálogo, que era para ser sigiloso, vazou pelas caixas de som do evento. “Esse incidente chama a atenção para a fraqueza (de Obama) em uma questão séria”, alfinetou Romney. “O presidente e eu temos visões muito diferentes dos Estados Unidos”, assinalou.

FONTE: CORREIO BRAZILIENSE
 
05 04 12
Hugo Chávez voltará à Venezuela após radioterapia, diz vice-presidente
Presidente está em tratamento em Cuba.
Volta ao país deve ocorrer na quarta ou na quinta.
Hugo Chávez (dir.) é recebido pelo presidente cubano, Raúl Castro, no aeroporto de Havana (Foto: Reuters/Palácio Miraflores)
O presidente Hugo Chávez vai retor à Venezuela nas "próximas horas" após ter concluído com sucesso o segundo ciclo de radioterapia em Havana para tratar do câncer diagnosticado no ano passado, informou nesta quarta-feira (4) o vice-presidente Elías Jaua.
"Nas próximas horas, o comandante presidente Hugo Chávez, como ele anunciou no momento de sua saída (a Cuba), estará na Venezuela", disse Jaua, lembrando que o presidente disse no sábado, antes de partir a Havana, que retornaria a seu país nesta quarta ou quinta-feira.
O vice-presidente comentou que nos últimos dias o governante foi submetido a um "processo de radioterapia diário" e que este segundo ciclo de tratamento, que Chávez prevê completar ao longo de cinco semanas, "foi um sucesso".
Durante sua estadia na ilha, o presidente, que não deixou de assumir suas funções à frente do Estado desde que teve o câncer diagnosticado, permaneceu em contato com seu gabinete, trabalhou em projetos governamentais e acompanhou as notícias do país, segundo Jaua. Saiba mais



Nenhum comentário:

Postar um comentário