segunda-feira, 18 de junho de 2012

Giro de Notícias_03_04_05_12


07 05 12
Dissidente chinês cego espera permissão para deixar país
Diplomatas negociam como ele deve deixar a China para estudar nos EUA.
Chen Guangcheng está internado em hospital para tratar uma fratura no pé.

Guarda vigia portão do Hospital Chaoyang, onde o dissidente cego Chen Guangcheng está internado (Foto: Jason Lee/Reuters)
O dissidente cego Chen Guangcheng permanece sem contato em um hospital de Pequim neste domingo (6), enquanto diplomatas conversam com autoridades sobre como ele deve deixar a China e viajar para estudar nos Estados Unidos.

Chen chegou ao Hospital Chaoyang na semana passada, após deixar a embaixada norte-americana, onde obteve abrigo depois da fuga de prisão domiciliar numa aldeia da província de Shandong, no mês passado.

Após seis dias de impasse, autoridades dos EUA e China negociaram um acordo que supostamente lhe dava garantias de segurança para continuar na China e fazer um curso universitário, como era sua intenção. Mas Chen mudou de ideia logo depois de sair da embaixada e ser internado em um hospital para tratar de uma fratura no pé, alegando haver riscos para si e sua família. Veja mais
07 05 12
Sem usinas nucleares, Japão corre risco 
de falta de energia
Hokkaido Electric Power desligou última usina no sábado.
Reatores forneciam quase 30% da energia necessária.
Hokkaido Electric Power desligou última usina no sábado. (Foto: AFP)
O desligamento da última usina nuclear japonesa e o fracasso do governo em convencer a população sobre retomar a produção de energia em dezenas de reatores deixam a terceira maior economia do mundo com o risco de ter mais um verão de falta de energia.


A Hokkaido Electric Power desligou a usina nuclear no sábado, o último dos 50 reatores do Japão a ser inutilizado. É a primeira vez desde 1970 que o Japão se vê livre da energia nuclear.

A economia japonesa dependeu grandemente da energia nuclear por décadas, com seus reatores fornecendo quase 30% da carga necessária, mas o terremoto e a crise nuclear do ano passado colocaram a população contra a energia atômica.

Ministros não conseguiram convencer os japoneses a permitirem o religamento das usinas, desligadas uma a uma para manutenção.

O jornal Asahi afirmou que a opinião pública está oscilante entre o medo da energia nuclear e as dúvidas sobre a vida no Japão sem ela.

"A população não deve só criticar (o governo), mas tomar a decisão sobre a política energética, que envolve ônus e responsabilidades, como cooperar na economia de energia", afirmou o diário em editorial, neste domingo.

O governo espera ter uma estimativa da situação energética até meados de maio, para produzir um plano de economia.

No entanto, estabelecer uma política de longo prazo ou um cronograma para religar as usinas vai tomar tempo, uma vez que há uma grande oposição popular e um Parlamento dividido, que travou as votações, dizem analistas. G1
06 05 12
Japão desliga neste sábado seu último reator nuclear em atividade
Após 42 anos, país depende apenas de suas centrais térmicas.
Usina de Tomari interromperá funcionamento às 11h de Brasília.

Imagem aérea da usina nuclear de Tomari. Seu último reator será desligado para manutenção que pode durar mais de 70 dias. (Foto: Arquivo / Kyodo News / AP Photo)

A paralisação do último reator nuclear ativo no Japão após a crise em Fukushima deixará neste sábado (5) a terceira maior economia do mundo, pela primeira vez em 42 anos, sem centrais atômicas e diante do desafio de enfrentar o verão com outras fontes de energia.

Desde que a pioneira central de Tokai, ao noroeste de Tóquio, iniciou sua atividade comercial, em 25 de julho de 1966, só uma vez o país se encontrou na situação de não contar com nenhum reator ativo, de 30 de abril a 4 de maio de 1970, quando os dois únicos reatores existentes foram paralisados para uma revisão de rotina que durou cinco dias.

A operadora da central de Tomari (norte), a Hokkaido Electric Power, interromperá as atividades do último reator ativo no Japão às 23h locais (11h de Brasília), em processo que pode ser concluído em cerca de três horas.

A revisão da unidade de Tomari deverá levar 71 dias, e depois disso precisará ser submetida aos testes de resistência exigidos pelo governo perante catástrofes similares às de 11 de março de 2011, quando um tsunami arrasou o nordeste do país.
RIO - O comandante do patrulhamento da Rocinha, major Edson Santos, disse que vai ouvir o policial militar que lançou spray de pimenta nos olhos de um cão em uma rua da comunidade na manhã deste domingo. Ele disse que quer saber se o cachorro estava a ponto de mordê-lo. Segundo o major, o policial pode ter lançado o spray, que é uma arma não letal, para não machucar o animal. O patrulhamento na comunidade foi intensificado, após o confronto entre policiais militares e traficantes, ocorrido na madrugada deste domingo, que resultou em um suspeito baleado.
A equipe do GLOBO flagrou o policial militar borrifando spray de pimenta no cão nas proximidades da Via Ápia. A fotografia, publicada no site, foi postada também na página do GLOBO no Facebook, onde, até as 19h, foi compartilhada mais de 12 mil vezes e teve mais de 3.700 mil comentários. No Twitter, centenas de internautas compartilharam a foto.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/comandante-diz-que-vai-ouvir-pm-que-borrifou-spray-de-pimenta-nos-olhos-de-cao-4823197#ixzz1uBuqWOeI
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 
  
06 05 12
Canadá: protestos em Quebec deixam 
106 detidos e 9 feridos
Entre eles está um estudante que sofreu tramatismo craniano.
Alunos protestam contra aumento de 75% das taxas das universidades.
170.000 estudantes protestam contra o aumento de 75% em cinco anos das taxas das universidades (Foto: AFP / Rogério Barbosa)

A polícia da província de Quebec, no leste do Canadá, reportou neste sábado 106 detenções e 9 feridos durante manifestações que acabaram na sexta-feira em confrontos em frente à sede do partido no poder, em Victoriaville.

A polícia deteve inicialmente quatro pessoas durante a manifestação em frente ao Centro de Congressos da cidade, 170 km ao leste de Montreal, sede do conselho nacional do Partido Liberal (PLQ), do premier quebequense Jean Charest.

Em seguida, após confrontos com estudantes que atiravam pedras, as forças de ordem interceptaram três veículos que voltavam a Montreal, informou a Segurança de Quebec (SQ), em entrevista coletiva. Saiba mais
05 05 12
Militares impõem toque de recolher no Egito após confrontos de rua
Manifestantes pedem saída imediata da junta militar interinamente no poder.
Turbulência cresce no país a três semanas das eleições presidenciais.

Manifestante foge de bomba de gás jogada pelas forças de segurança durante protesto nesta sexta-feira (4) no Cairo (Foto: Reuters)

A junta militar que governa o Egitointerinamente impôs um toque de recolher nesta sexta-feira (4) nas ruas perto do prédio do Ministério da Defesa, no Cairo, após mais um dia de confrontos entre militares e manifestantes que pediam o fim do regime militar.

O toque de recolher deve durar entre 23h e 7h de sábado locais, segundo comunicado lido na TV estatal.

Manifestantes atiraram pedras em soldados que protegiam o prédio, enquanto milhares de pessoas marcharam no Cairo para denunciar a violência contra manifestantes e a exclusão de candidatos da eleição presidencial do país.

A multidão gritou insultos contra os soldados enviados para defender o ministério depois que pelo menos 9 pessoas foram mortas em confrontos no local na quarta-feira.

O governo falou em 170 presos. Fontes hospitalares disseram que duas pessoas morreram nos enfrentamentos.

Os manifestantes pediam a derrubada do chefe do Conselho Militar no poder, o marechal Hussein Tantawi.

"Tantawi, bom dia, este é seu último dia", gritava a multidão, junto com "Saia marechal, o povo é perigoso".
Manifestantes rumam para o prédio do Ministério do Interior, no Cairo, nesta sexta-feira (4) (Foto: AP)
05 05 12
Repressão a protestos mata pelo menos 
26 civis na Síria
Mortes ocorreram em várias regiões do país em conflito.
EUA e França questionaram vontade do regime Assad de respeitar trégua.
Manifestantes em Al-Habeet, na província síria de Idlib, protestam nesta sexta-feira (4) contra o governo Assad e contra a suposta inoperância da ONU na região. O cartaz diz: 'a ONU está nos matando' (Foto: AP)

Milhares de pessoas protestaram nesta sexta-feira (4) em diversas cidades da Síria contra o regime do presidente Bashar al Assad, que reprimiu os protestos violentamente, deixando pelo menos 26 mortos, segundo a oposição.

A persistência da violência levou Estados Unidos e França a manifestarem novamente suas dúvidas relacionadas à vontade de Assad de respeitar o cassar-fogo, em conformidade com o plano Annan.

As forças governamentais mataram 26 civis, incluindo duas crianças, nas províncias de Aleppo (norte), Homs e Hama (centro), Idleb (noroeste), Deir Ezzor (leste), Lattaquié (oeste) e Damasco, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), apesar da presença de observadores da ONU encarregados de supervisionar a aplicação de um cessar-fogo ignorado desde 12 de abril.

Como em todas as sextas-feiras desde março de 2011, milhares de manifestantes protestaram em diversas cidades atendendo a uma convocação de militantes pró-democracia, para reafirmar seu apoio a revolta popular com o lema: "Nossa lealdade (à revolta) é nossa salvação". Saiba mais
05 05 12
Acidente de ônibus mata 6 na Itália

Veículo colidiu contra barreira e caiu em canal.
Ônibus levava 23 pessoas para encontro de carabineiros

Acidente ocorreu na estrada A13, no trecho da localidade italiana de Legnario. (Foto: Michele Agostinis/Lapresse/AP)

Pelo menos seis pessoas morreram em um acidente de trânsito ocorrido neste sábado na estrada A13, no trecho da localidade italiana de Legnario (Pádua), quando um ônibus com 23 viajantes a bordo, muitos deles carabineiros aposentados caiu em um canal, informou a Polícia Rodoviária. Saiba mais

22 04 12
Atirador que matou 77 na Noruega diz no tribunal que é 'muito simpático'
Anders Behring Breivik afirmou que 'reprimiu suas emoções' para atacar.
Ultradireitista disse ao júri que não é racista nem é um 'caso psiquiátrico'.
O atirador Anders Behring Breivik chega ao tribunal nesta sexta-feira (20) em Oslo (Foto: AP)

O ultradireitista Anders Behring Breivik, julgado pelo massacre de 77 pessoas ano passado na Noruega, afirmou nesta sexta-feira (20) que é uma pessoa "muito simpática", mas que teve que reprimir suas emoções a partir de 2006 para poder executar os ataques.

"Sou alguém muito simpático em uma época normal", declarou Breivik no quinto dia do processo, antes de afirmar que a partir de 2006 teve que reprimir suas emoções, especialmente com a prática da meditação, e cortar as relações sociais com o objetivo de preparar-se para cometer os dois atentados executados em 22 de julho de 2011. Saiba mais
22 04 12
Avião com pelo menos 126 cai no Paquistão e não há sobreviventes
Aeronave da empresa local Bhoja vinha de Karachi.
Destroços caíram em área residencial próximo ao aeroporto da capital.
Equipes de resgate e moradores no local da queda do avião nesta sexta-feira (20) no Paquistão (Foto: AFP)

Um avião comercial de passageiros com pelo menos 126 pessoas a bordo caiu perto do aeroporto internacional Benazir Bhutto, em Rawalpindi, próximo a Islamabad, capital do Paquistão, nesta sexta-feira (20), segundo a polícia e as autoridades da aviação civil.

De acordo com a polícia, ninguém sobreviveu à queda, ocorrida quando o avião se preparava para pousar no principal aeroporto da capital.

A aeronave, um Boeing 737, era da empresa local Bhoja Air.
20 04 12
Funai alerta para risco de genocídio de índios isolados no Acre
Avanço da exploração econômica na fronteira entre o Brasil e o Peru ameaça confrontos entre índios isolados da região, apontam especialistas ouvidos pela BBC Brasil.


O avanço da exploração econômica na fronteira entre o Brasil e o Peru ameaça causar um genocídio entre índios que vivem isolados na região, segundo organizações indígenas e indigenistas ouvidas pela BBC Brasil.

Estimados em algumas centenas pelo escritório da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Rio Branco (AC), esses índios - em sua maioria falantes das línguas pano e aruak - vivem nas cabeceiras de rios na fronteira, atravessando-a livremente.

No entanto, segundo indigenistas, a exploração de madeira e o tráfico de drogas estão deslocando esses povos, que, em contato com outras populações (indígenas ou não), poderão ser dizimados por doenças ou confrontos armados.

"Notamos que há mudanças nas rotas dos isolados, que têm avançado além dos espaços que costumavam frequentar, por conta da pressão que sofrem do lado peruano", diz a coordenadora da Funai em Rio Branco, Maria Evanízia dos Santos.

"Índios contatados estão preocupados, e muitas aldeias se mudaram por conta da proximidade, para evitar confrontos".

O quadro, diz Santos, se agravará caso obras planejadas por governantes locais saiam do papel. Há planos de construir uma estrada entre as cidades peruanas de Puerto Esperanza e Iñapari, margeando a fronteira com o Brasil, e de fazer uma rodovia ou uma ferrovia entre Cruzeiro do Sul (AC) e Pucallpa, no Peru. Ambas as obras cruzariam territórios de índios isolados.
Avanço da exploração entre o Brasil e o Peru  pode levar a genocídio entre índios da região (Foto: Funai/BBC) "Se eles forem espremidos, vão para cima dos manchineri da TI (Terra Indígena) Mamoadate, que vão se defender. Como há histórico de conflitos, não é leviano falar em risco de genocídio", diz o coordenador-substituto da Funai em Rio Branco, Juan Scalia.

O termo também é citado por indígenas peruanos: "Se a estrada de Puerto Esperanza a Iñapari sair, haverá um genocídio", afirma Jaime Corisepa, presidente da Federação Nativa do Rio Madre de Dios e Afluentes (Fenamad), principal movimento indígena do Departamento (Estado) de Madre de Dios. Saiba mais
20 04 12
Objetivo dos ataques era matar 'todo mundo', diz atirador da Noruega
Anders Behring Breivik afirmou que treinou a ofensiva em videogames.
Ultradireitista é julgado por morte de 77 em ataques na região de Oslo.
O ultradireitista norueguês Anders Behring Breivik no tribunal nesta quinta-feira (19) (Foto: AFP)
20 04 12
Rebeldes da Síria pedem intervenção armada de 'países amigos' sem ONU
Oposição denuncia mais de 130 mortes desde o início do cessar-fogo.
Chefe da ONU quer liberdade para monitores e ação humanitária no país.
Manifestantes protestam contra o governo sírio em Deraa nesta quinta-feira (19), em imagem divulgada pela oposicionista Shaam News (Foto: AFP)

Pelo menos 130 civis morreram em oito dias desde a entrada em vigor na Síria de um cessar-fogo violado diariamente, enquanto a oposição armada anti-Assad exigia uma intervenção militar de "países amigos", mesmo que sem o aval da ONU.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu que o governo do presidente Bashar al Assado estabeleça com os observadores da ONU no local uma "total liberdade de movimento" e facilite uma "operação humanitária de grande amplitude" para socorrer a população.

Lembrando sua recomendação de mobilizar 300 observadores para supervisionar o frágil cessar-fogo na Síria, tema que deve ser objeto de uma nova resolução do Conselho de Segurança, Ban considerou que esta decisão não está livre de riscos e pediu "a plena cooperação do governo sírio"Saiba mais
19 04 12
Câmara de Cabedelo vai debater a insegurança do mercado e da Praça Venâncio Neiva em Sessão Especial nesta Quinta (19)
foto


Por iniciativa dos vereadores Wellington Brito (PSB) e Fábio de Oliveira (Fabinho) – PSB, a Câmara Municipal de Cabedelo realizará, nessa quinta-feira (19), às 20h30, uma Sessão Especial com o objetivo de discutir soluções para acabar com a violência recorrente no entorno do Mercado Público Municipal e na Praça Venâncio Neiva.

“No Mercado Público, estão ocorrendo assaltos todos os dias e, por conta disso, os comerciantes estão começando fechar as portas às 16h. Precisamos de providências urgentes, pois a população está sofrendo e as consequências da insegurança vão acabar atingindo a economia da nossa cidade”, afirmou Wellington Brito.

Os autores do requerimento solicitaram que sejam convidados para a Sessão o Comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, Major Carlos Roberto Silva Sena; o Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil, Cel. Francisco Vieira de Freitas; o Secretário Municipal de Comunicação Institucional, Eutímio Pinto Ramalho, e o Delegado da 7ª DD, Adenir Fernandes de Oliveira. Wellington Brito e Fabinho também enfatizaram a importância da presença da população diretamente interessada no assunto.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Cabedelo
19 04 12
Museu italiano coloca fogo em 
obras de arte em protesto

“Nossas 1.000 obras de arte estão a caminho da destruição mesmo por causa da indiferença do governo”, disse Antonio Manfredi, do Casoria Contemporary Art Museum de Nápoles, enquanto via a obra do artista francês Severine Bourguignon arder em chamas. Esse foi o primeiro dos protestos que ele batizou de Art War (Arte da Guerra) e três obras terão o mesmo destino por semana, caso o governo italiano não mude sua direção em relação a cortes na área cultural. Os artistas, ao contrário do que se pensa, estão apoiando a atitude de Manfredi e da queimação geral. 


O escultor John Brown, que teve peças exibidas no museu em Nápoles, até queimou uma de suas obras, Manifesto, em apoio. “Nós trabalhamos de uma maneira muito contemporânea no processo de fazer arte e a interação com as pessoas é mais importante do que mater as obras como objetos preciosos”, alegouSaiba mais
18 04 12
Três viúvas de Bin Laden vão ser deportadas 
para a Arábia Saudita
Elas e nove filhos do terrorista, morto há um ano, estão detidos no Paquistão

 Casa onde família de Bin Laden está detida em Islamabad Foto: Faisal Mahmood/Reuters

ISLAMABAD — Três viúvas de Osama Bin Laden vão ser deportados na noite desta terça-feira para a Arábia Saudita. As mulheres estão detidas no Paquistão — especula-se que para evitar que elas dêem detalhes que ajudem a explicar como o terrorista mais procurado do mundo conseguiu viver nove anos e ter quatro filhos no país sem ser descoberto pelas autoridades.

Bin Laden foi morto em 2 de maio em Abbottabad, em um ataque realizado pelas forças americanas. O imóvel onde ele morava ficava a cerca de 1 km de uma das principais academias militares paquistanesas, mas Islamabad e Washington afirmam que o governo do país não tinham conhecimento sobre o paradeiro do terrorista. As três viúvas e os nove filhos do terrorista foram detidos logo depois.

No início de abril, as três mulheres foram condenadas a 45 dias de prisão por entrarem e viverem ilegalmente no Paquistão. Elas estavam detidas uma casa na capital do país, onde também permaneciam as crianças. Imagens divulgadas pela TV Al Arabiya mostraram recentemente o cotidiano dentro do imóvel, guardado por forças policiais.

O período de detenção termina nesta terça-feira pois elas já haviam cumprido um mês de detenção. As autoridades paquistanesas, que disseram muito pouco sobre as mulheres, cogitaram mantê-las presas por mais tempo, como forma de evitar eventuais declarações comprometedoras sobre a estadia de Bin Laden no país. Detalhes que vazaram do interrogatório de uma delas — a iemenita Amal Ahmed Abdel-Fatah al-Sada — deram conta de que o chefe da al-Qaeda viveu em cinco casas e que dois dos quatro filhos que ele teve no Paquistão nasceram em hospitais governamentais.

Destino difícil
Outra razão para a manutenção das mulheres no Paquistão pode ser a dificuldade definir para onde as mandar. A Arábia Saudita, onde duas das viúvas nasceram, caçou a cidadania de Bin Laden em 1994 em razão das críticas dele à família real. O país se negou a comentar acerca da deportação anunciada nesta terça-feira. O advogado da família Bin Laden, Mohammed Amir Khalil, não explicou por que a terceira, Amal al-Sada, não será mandada para o Iêmen, que já havia dado sinal verde para a receber.

A saída das viúvas e das crianças ajuda o Paquistão a encerrar um dos capítulos mais dolorosos da história do país. Ao mesmo tempo em que recebe críticas por não ter descoberto Bin Laden, o governo é acusado de não ter impedido o ataque americano, que ocorreu sem prévio consentimento. Saiba mais
18 04 12
Fundador do WikiLeaks entrevista líder do Hezbollah na TV da Rússia
Julian Assange estreou programa e prometeu mais polêmicas.
Hassan Nasrallah reafirmou apoio ao regime sírio de Bashar al Assad.

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, entrevista, no vídeo, o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah (Foto: AP)


O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, e a emissora de televisão estatal russa RT transmitiram nesta terça-feira (17) uma entrevista com o líder do Hezbollah e prometeram novas entrevistas polêmicas.

A RT, emissora multilingue lançada em 2005, em inglês, árabe e espanhol, anunciou sua colaboração com Assange, um desafeto dos Estados Unidos que publicou no WikiLeaks milhares de e-mails diplomáticos americanos em nome da liberdade de informação.

A chefe de redação da RT, Margarita Simonian, já havia advertido que a primeira das doze personalidades entrevistadas pelo programa criaria muita polêmica.

"Muitos ficarão extremamente descontentes", disse, no Twitter, antes do início do programa gravado na Inglaterra, onde o carismático australiano é mantido em prisão domiciliar à espera de uma decisão sobre sua extradição à Suécia, país que o requer para interrogá-lo por quatro supostos crimes sexuais. Saiba mais
18 04 12
Eremita vive nu há duas décadas em ilha remota no Japão
O japonês Masafumi Nagasaki em sua ilha (Foto: Reuters)
Masafumi Nagasaki transformou Sotobanari em 'refúgio' para velhice.
'Achar um lugar para morrer é importante', diz ele.
O japonês Masafumi Nagasaki em sua ilha em 14 de abril (Foto: Reuters)

O japonês Masafumi Nagasaki, de 76 anos, vive como eremita na ilha Sotobanari, na costa oeste da ilha japonesa de Iriomoto, na província de Okinawa. Veja o vídeo de uma reportagem em inglês do site do 'International Business Times' sobre Nagasaki.

A ilha é remota, e os pescadores da região raramente chegam nela, que é protegida por correntes marítimas perigosas.

Nagasaki transformou a ilha em seu "refúgio" para a aposentadoria, e estabeleceu um código de vestimenta bem claro: a nudez total.

Ali, ele enfrenta sozinho tufões, naturais na região tropical, e os mosquitos que infestam a ilha.
O japonês Masafumi Nagasaki em sua ilha (Foto: Reuters) "Eu não faço o que a sociedade me diz, mas sigo as regras do mundo natural. Você não pode vencer a natureza, então você tem de obedecê-la completamente", disse.

"É o que eu aprendi quando cheguei aqui, e é por isso que estou tão bem." Saiba mais
11 04 12
Conselho de Segurança pede que Síria respeite prazo de cessar-fogo
Enviado Kofi Annan afirmou que regime Assad não cumpre compromissos.
Confrontos mataram ao menos 50 pessoas nesta terça-feira (10).
Imagens divulgadas pela oposição síria nesta terça-feira (10) mostram fumaça que seria de bombardeio das forças de segurança à cidade de Homs (Foto: AP)


O Conselho de Segurança da ONU pediu nesta terça-feira (10) ue o presidente da Síria, Bashar al Assad, cumpra o prazo até quinta-feira para fazer com que o cessar-fogo total na Síria seja respeitado totalmente.

Em um comunicado lido pela embaixadora americana Susan Rice, o conselho manifestou o seu apoio ao enviado da ONU e da Liga Árabe à Síria, Kofi Annan, que pediu que Damasco "realize uma mudança fundamental de curso" em sua conduta para por fim às hostilidades antes das 6h locais de quinta-feira na capital síria.

O mediador enviou uma carta de três páginas ao onselho lamentando nesta terça-feira que o regime sírio não tenha cumprido todos os seus compromissos de retirada militar na data de 10 de abril e pedindo ao conselho que solicite urgentemente que poder e oposição "respeitem a data limite de 12 de abril" para por fim às hostilidades.
11 04 12
Rússia pressiona para que o governo Assad tire tropas das ruas
Walid al-Moualem e Sergey Lavrov durante entrevista coletiva nesta terça

A resistência do governo da Síria na aplicação do plano de paz proposto por Kofi Annan, enviado especial da Liga Árabe e da ONU ao país, começou a irritar até mesmo a Rússia, principal aliada do regime de Bashar al-Assad. Nesta terça-feira (10), após encontro com o ministro das Relações Exteriores da Síria, Walid al-Moualem, o chanceler da Rússia, Sergey Lavrov, deixou transparecer que a paciência de seu governo está acabando, como conta a Reuters:
“Dissemos aos nossos colegas sírios… achamos que suas ações podem ser mais ativas, mais decisivas a respeito dos cumprimentos dos pontos do plano”, disse Lavrov aos repórteres (…). “Falamos muito francamente sobre isso”, disse Lavrov. “Estamos insistentemente demandando de nossos colegas sírios o estrito cumprimento de seus compromissos”, disse.

A principal demanda ao governo de Bashar al-Assad presente no plano de paz é a retirada de suas tropas das ruas das principais cidades sírias. Essas tropas foram responsáveis pelos intensos bombardeios contra bairros residenciais que abrigavam opositores de Assad e que, segundo a oposição e as Nações Unidas, deixaram milhares de civis mortos. O prazo para que a retirada fosse realizada se esgotou na manhã desta terça sem que as exigências fossem cumpridas. De acordo com o jornal britânico The Guardian, moradores de Hama e Homs continuam relatando bombardeios. E o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, baseado em Londres, disse que não há sinal de retiradas de tropas. Saiba mais
01 04 12
Explosões matam nove e ferem mais de cem no sul da Tailândia
Há 112 feridos e dez em estado grave.
Três bombas explodiram na área financeira da região muçulmana.

Destroços da explosão em Yala, no sul da Tailândia (Foto: AP Photo/Sumeth Panpetch)

Nove pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas em uma série de atentados ocorridos neste sábado (31) no sul da Tailândia, região muçulmana. A onda de violência é atribuída a separatistas da região que fica na fronteira com a Malásia, segundo policiais e oficiais de saúde citados pelas agências internacionais.

"Já há nove mortos e 112 feridos", indicou uma enfermeira do serviço de emergências do hospital provincial de Yala. Dez dos feridos encontram-se em estado crítico, informou o ministério tailandês de Saúde Pública.

Três bombas explodiram na área finanaceira da cidade de Yala por volta da hora do almoço, provavelmente colocadas em carros e motos. "Explodiram três bombas. A primeira era um carro-bomba e as outras duas estavam escondidas em motos", indicou o porta-voz militar. Vários edifícios estavam em chamas, acrescentou a fonte. Veja mais
01 03 12
Bolívia, Brasil e EUA começam controle de coca por satélite
Brasil e EUA entregaram GPS à Bolívia para controlar a redução do plantio.
Equipamento permite saber se agricultores não voltaram a plantar.
Oficial corta plantas de coca na região de Chimore, na sexta-feira (17) (Foto: AFP)

Os governos de Bolívia, Brasil e Estados Unidos começaram na sexta-feira (30) a utilizar um sistema de satélite para controlar a redução das áreas plantadas com folha de coca na na região boliviana do Chapare.

"O narcotráfico precisa ser derrotado de maneira conjunta, compartilhando os esforços entre os Estados. Esta é a grande contribuição deste sistema, deste plano trilateral entre Bolívia, Estados Unidos e Brasil", afirmou o ministro de Governo boliviano, Carlos Romero.

O embaixador do Brasil em La Paz, Marcel Biato, e o encarregado de Negócios dos Estados Unidos, John Creamer, entregaram no povoado de Chimoré, no Chapare, equipamentos GPS (Sistemas de Posicionamento Global, em inglês), no âmbito de um convênio antidrogas assinado em janeiro.

O convênio trinacional, que durará um ano, tem por objetivo promover a coordenação técnica e científica entre os países signatários, para buscar um melhor controle e maior precisão nas áreas de cultivo de coca excedente para sua erradicação, com um orçamento de US$ 350 mil.

Os equipamentos GPS permitem verificar in situ a quantidade de coca erradicada e depois fazer um acompanhamento para voltar a monitorar se os agricultores semearam novamente a planta, um problema não resolvido na Bolívia.

A Bolívia conta com 31 mil hectares de coca, segundo dados das Nações Unidas, dos quais apenas 12 mil são legais para uso tradicional, como a mastigação, a infusão e em rituais religiosos andinos.

O país vem erradicando desde o fim da década de 80 do século passado, manualmente e com a participação de policiais e militares, entre 5 e 10 mil hectares anuais, mas, enquanto os governos destroem plantios, os agricultores voltam a semear mais coca.

A planta milenar também é matéria-prima para a fabricação de cocaína, uma atividade na qual a Bolívia ocupa o terceiro lugar mundial, depois de Peru e Colômbia, segundo a ONU. G1
 
 
31 03 12
Apesar de promessa e novos apelos por paz, combates seguem na Síria
Presidente havia se comprometido com cessar-fogo após visita da ONU.
EUA anunciaram nesta sexta sanções a ministro da Defesa e militares sírios.
25 03 12
Papa reza no México diante de imagem da Virgem de Guadalupe
Pontífice ficará três dias no país antes de seguir para Cuba.
Virgem de Guadalupe teria aparecido no século XVI perto da capital mexicana.

Bento XVI celebrou missa no Colégio de Miraflores, no México (Foto: AFP Photo / L'Osservatore Romano)
Papa Bento XVI rezou na manhã deste sábado diante de uma imagem da Virgem deGuadalupe, padroeira da América Latina, no início do segundo dia de sua visita ao México, informou o serviço de imprensa do Vaticano.

O pontífice iniciou sua jornada celebrando uma missa na capela do Colégio de Miraflores, em León, 400 km a noroeste daCidade do México, onde ficará alojado nos três dias que permanecerá no país, antes de seguir para Cuba.

O Papa conheceu o prédio do Colégio de Miraflores e durante o percurso se deteve por alguns minutos para rezar diante de uma imagem da Virgem de Guadalupe, que teria aparecido no século XVI em uma colina de Tepeyac, próxima à capital mexicana, onde atualmente está o santuário mariano mais visitado do mundo.

Por razões de saúde, Bento XVI não incluiu a Cidade do México e a Basílica da Virgem de Guadalupe em seu programa no México.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse à imprensa que o Papa "dormiu bem" e que trabalha "tranquilamente em seus discursos com colaboradores".

O programa oficial de Bento XVI neste sábado começará no final da tarde, com uma visita à histórica cidade de Guanajuato, capital do estado do mesmo nome, para se reunir com o presidente Felipe Calderón e receber um grupo de crianças.

Papa celebra missa no Colégio de Miraflores neste sábado (24) (Foto: Reuters / L'Osservatore Romano)
25 03 12
Carrinhos de golfe substituem carros em bairro rico no Paraguai
Empregadas domésticas e donas de casa usam os carrinhos pelo bairro.
Veículos são usados para fazer compras e buscar filhos na escola.
Fila de carrinhos de golfe em bairro de Ciudad del Leste (Foto: Gabriela Gasparin/G1)
Em um bairro rico de Ciudad Del Este, no Paraguai, cidade que faz fronteira com Foz do Iguaçu, no Paraná, a população paraguaia adotou os carrinhos de golfe como um tradicional meio de transporte.


Apesar de seu uso ser proibido nas grandes vias do país, nas proximidades do rico condomínio Parana Country Club, onde há um campo de golfe, os carrinhos são usados até por empregadas domésticas para fazer compras no supermercado e por mães para ir buscar os filhos na escola.
À venda, carrinho de golfe custa mais que o Santana (Foto: Gabriela Gasparin/G1) 
"É mais prático e rápido", diz a doméstica Ramona Venitaz, de 27 anos, que usa o veículo elétrico para ir ao supermercado. "Eu uso mais para fazer compras, mas muitos usam para buscar crianças na escola, para ir à farmácia", afirma, acompanhada da cozinheira Adela Rodriguez, de 21 anos.

Em um posto de gasolina da cidade, um desses carrinhos estava à venda por US$ 6,8 mil, bem mais caro que um automóvel Santana, à venda no mesmo lugar por US$ 3,5 mil. G1
 
05 05 12
China vai dar documentos para dissidente deixar país, dizem EUA
Advogado cego que fugiu de prisão domiciliar quer estudar no país.
Caso roubou a cena em encontro diplomático entre os países em Pequim.
Protesto em Hong Kong, um policial é visto entre cartazes durante manifestação por Chen Guangcheng. (Foto: Vincent Yu / AP Photo)

A China aceitou conceder o quanto antes possível ao dissidente Chen Guangcheng "os documentos de viagem" necessários, anunciou nesta sexta-feira (4) a porta-voz do departamento de Estado americano, referindo-se provavelmente ao passaporte que permitirá que o militante deixe o país.

A porta-voz Victoria Nuland explicou que os Estados Unidos, por sua vez, concederão a Chen e a sua família um visto, já que o dissidente disse que desejava ir para este país para estudar.

O governo da China havia informado mais cedo que deu autorização para que Chen pudesse viajar para estudar fora do país. O advogado, que é deficiente visual e recentemente fugiu de sua prisão domiciliar, afirmou não saber se ficará nos EUA de forma permanente.

“Chen Guangcheng poderá estudar no exterior, de acordo com a lei”, afirmou o porta-voz da Chancelaria chinesa, Liu Weimin, citado pela agência estatal “Xinhua”.

Chen Guangcheng, que depois de se refugiar por alguns dias na embaixada norte-americana em Pequim foi internado em um hospital, passou a fazer apelos para receber asilo, num caso que ameaça agravar as tensões entre a China e os EUA. Saiba mais
22 04 12
Multidão de egípcios faz protesto pela retirada de militares do poder
Dezenas de milhares voltaram a ocupar a Praça Tahrir, no centro do Cairo.
Dois principais candidatos islâmicos foram desclassificados esta semana.

Multidão se une em orações na Praça Tahrir, no Cairo, durante protesto nesta sexta-feira (20) (Foto: Khaled Desouki/AFP)

Dezenas de milhares de egípcios exigiram nesta sexta-feira (20) que seus governantes militares mantenham o compromisso de entregar o poder até o meio do ano, depois de uma disputa sobre quem poderia concorrer na eleição presidencial ter levantado dúvidas sobre o compromisso do Exército com a democracia.

Os dois principais candidatos islâmicos, um deles representando a Irmandade Muçulmana, que era visto como o favorito, estavam entre os desclassificados esta semana da eleição que começa em 23 e 24 de maio, o que provocou críticas dos partidários e dos candidatos.

Khairat al-Shater, ex-candidato da Irmandade, disse que sua desqualificação mostrou que os generais que governam desde que Hosni Mubarak foi deposto no ano passado não tinham intenção séria de desistir. O movimento está agora preparando um candidato substituto. Saiba mais
22 04 12
Chinês de 5 anos ganha cirurgia para reconstruir o rosto queimado
Wang e a mãe, Zhengwei Xiu

Wang Xiaopeng finalmente terá um novo rosto. O chinês de 5 anos ficou sem expressões faciais, depois de se queimar em um incêndio há dois anos. O menino já está se preparando para a primeira de diversas cirurgias que ele vai precisar para sorrir novamente.

A cirurgia de Wang é resultado de reportagens publicadas em jornais de diversas partes do mundo. Pessoas de diferentes nacionalidades resolveram contribuir para a operação do chinesinho. A organização Jornalismo Sem Fronteiras lançou o apelo e ficou responsável por garantir que o dinheiro arrecadado chegue nas mãos da família.
Wang antes e depois do acidente 
Após o acidente, Wang ficou sem lábios, sobrancelhas e cabelos. Perdeu até os dedos, no incêndio. Na época, a família gastou todas as economias e vendeu a casa na província de Ningxia, para pagar as contas do hospital que salvou a vida da criança.
20 04 12
'Somos treinados para sair disso', diz paraquedista que se enroscou
Atleta bauruense teve que usar uma faca para se soltar do paraquedas.
Eles participavam de uma tentativa de quebra de recorde brasileiro.
Guilherme conta que paraquedistas são preparados para situações assim. (Foto: reprodução/TV Tem)

Um dos dois paraquedistas que ficaram enroscados durante um salto a cerca de dois mil metros de altura acredita que o treinamento foi fundamental para que o incidente fosse superado sem maiores problemas. “A gente está preparado para esses problemas, em formação em conjunto sempre existe o risco de enroscar e nós somos treinados para essa situação", disse Guilherme Assis, atleta com dez anos de experiência. O outro envolvido era Fábio Campanha.

O salto foi no último domingo (15), em Piracicaba (SP). Nove atletas participavam de uma tentativa de quebra do próprio recorde brasileiro de formação com paraquedas abertos. No dia anterior, eles já tinham feito a formação e quebrado o recorde . Veja o vídeo
 20 04 12
Ataques simultâneos matam pelo menos 
36 no Iraque
Mais de 100 pessoas ficaram feridas em Bagdá e outras cidades.
Em Kirkuk, dois carros-bomba mataram oito pessoas.
Série de ataques simultâneos deixou dezenas de mortos no Iraque. (Foto: Ako Rasheed / Reuters)

Pelo menos 36 pessoas foram mortas e mais de 100 ficaram feridas na explosão de dez carros-bomba e vários artefatos explosivos deixados em estradas por todo o Iraque nesta quinta-feira (19), disseram fontes da polícia e de hospitais.

O maior ataque ocorreu em Kirkuk, cidade petrolífera do norte, onde a explosão de dois carros-bomba que tinham como alvo patrulhas policiais matou oito pessoas e feriu 26, segundo as fontes.

Em Bagdá, três carros-bomba, duas bombas deixadas em vias públicas e um atentado suicida explodiram em áreas de maioria xiita, no que parecem ter sido ataques coordenados, que mataram 15 pessoas e feriram 61. Saiba mais
20 04 12
Índia testa com sucesso seu 1º míssil nuclear de longo alcance
Projétil tem raio de ação superior a 5.000 km, o que inclui a China.
Só China, Rússia, França, EUA e Reino Unido têm mísseis semelhantes.
Míssil pode alcançar alvos a mais de 5 mil km de distância. (Foto: Ministério de Defesa da Índia / AP Photo)

Índia realizou nesta quinta-feira (19) o primeiro lançamento de teste de um novo míssil de longo alcance com capacidade nuclear que pode impactar o território chinês e países não asiáticos, e coloca o país no seleto grupo de países detentores de mísseis balísticos intercontinentais.

O míssil Agni V, de um alcance de 5.000 km (classe IRBM dos mísseis intermediários de menos de 6.400 km) foi lançado às 08H05 local (00H35 de Brasília) de uma base situada no mar junto ao Estado de Odisha.

O míssil de 50 toneladas e 17 metros de altura pode alcançar alvos em todo o território chinês, assim como no resto da Ásia e inclusive em certos países da Europa, segundo especialistas.

Apenas China, Rússia, França, Estados Unidos e Reino Unido possuem mísseis balísticos intercontinentais (ICBM), com um alcance de mais de 5.500 km. Saiba mais
 
19 04 12
Menino arrecada US$ 10 mil para pai com câncer com barraca de limonada
Drew Cox, de 6 anos, teve apoio da comunidade para ajudar Randy.
Campanha para pagar tratamento vai continuar na internet.
Drew Cox, no centro, com os irmãos, em foto de divulgação da campanha (Foto: Reprodução)


O garoto americano Drew Cox, de 6 anos, usou sua barraquinha de limonada para ajudar a arrecadar dinheiro para o tratamento de seu pai, Randy, que sofre de um raro tipo de câncer.

O caso ocorreu em Gladewater, no estado americano do Texas.

"Ele é tão importante para mim, nós amamos brincar juntos", disse Drew à TV local KLTV.

A barraquinha começou como uma "microempresa".

Mas, depois que o esforço do garoto foi sendo divulgado, muitos colaboradores ficaram comovidos e começaram a ajudá-lo.

No sábado passado, filas de carros se formaram no local, para comprar a limonada.

No fim do dia, ele tinha obtido mais de US$ 10 mil.

O esforço agora vai continuar na internet, no site GiveForward, que tem objetivo de ajudar campanhas beneficentes.
Comunidade ajudou a arrecadar os US$ 10 mil (Foto: Reprodução de vídeo)
 
18 04 12
No tribunal, atirador da Noruega cita existência de 'duas outras células'
Extremista Anders Behring Breivik é julgado por assassinato de 77 pessoas.
No 2º dia de júri, ele disse que cometeria o crime de novo e pediu liberdade.

Anders Behring Breivik (Foto: Heiko Junge/Scanpix Norway/AP)

O ultradireitista norueguês Anders Behring Breivik afirmou nesta terça-feira (17), no segundo dia de julgamento pelos atentados na Noruega em 22 de julho de 2011, que havia "outras duas células" terroristas autônomas e constituídas, cada uma, por um único indivíduo.

Breivik já havia mencionado a existência das células. Segundo ele, o título "comendador", que usava para falar de si próprio em documentos apreendidos pelo processo, "se refere a uma pessoa que tem uma autoridade e laços flexíveis com outras duas células".

"Sou uma célula autônoma e independente, e estou em contato com outras duas", disse.

Breivik afirmou ser membro da organização Cavaleiros Templários, mas os promotores do processo duvidaram na segunda-feira da existência do grupo.

Nesta terça, o assassino confesso insistiu que tudo o que disse sobre o grupo é verdade, mas alterou um pouco a descrição, e afirmou que o mesmo é integrado por poucos indivíduos na Europa. Saiba mais
 18 04 12
Equipe da ONU aguarda condições para ir a Homs, diz brasileiro na Síria
Alexandre Feitosa é um dos seis enviados da ONU para o país em conflito.
Segundo ele, evolução nas negociações com autoridades tem sido positiva.
O militar brasileiro Alexandre Feitosa (segundo da esquerda para a direito deixa o hotel Sheraton com os demais observadores da ONU nesta segunda-feira (16) em Damasco, na Síria (Foto: Reuters)

O brasileiro que integra a equipe de seis enviados da Organização das Nações Unidas para avaliar o cumprimento na trégua da Síria, Alexandre Feitosa, disse em entrevista ao G1, do hotel em Damasco, que o grupo aguarda melhores condições para visitar a cidade de Homs, uma das mais afetadas pelo violento conflito que vive o país há pouco mais de um ano, quando protestos antigoverno tomaram as ruas.

Nesta terça-feira (17), o grupo visitou a cidade de Deraa - e, segundo o brasileiro, foi muito bem recebido pelos civis e pelo governo local. Saiba mais
11 04 12
População de Cabedelo volta a denunciar descaso da Prefeitura no Bairro de Intermares

Os moradores de Cabedelo voltaram a denunciar à imprensa, o abandono dos bairros pela Prefeitura da cidade. Os moradores usaram a expressão “Um caos”, apra expressar como está sendo morar na Avenida Oceânico Pacífico, no bairro de Intermares, em Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa, considerado como sendo um dos espaços mais caro da cidade.

Em contato com a reportagem de um importante jornal, o popular Murilo Araújo, afirmou que os buracos são constantes e a situação piora quando chove. A avenida é asfaltada, mas em vários trechos existem crateras prejudicando o tráfego no local.

‘ O problema aumenta durante o inverno. São enormes buracos. Pagamos IPTU caro para morar em uma avenida sem infraestrutura’, desabafou Araújo. Saiba mais
11 04 12
Justiça Federal decide sobre pedidos de tutela em ação do MPF contra programa de TV
A juíza Cristina Maria Costa Garcez, titular da 3ª Vara da Justiça Federal na Paraíba, proferiu decisão, nesta segunda-feira (9), enfrentando os pedidos de tutela antecipada em Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal contra a União, a Empresa de Televisão João Pessoa LTDA (TV Correio) e Samuel de Paiva Henrique (conhecido popularmente como Samuka Duarte).

Com base na Constituição Federal, no Código de Processo Civil e no Estatuto da Criança e do Adolescente, a magistrada analisou individualmente e indeferiu os pedidos de antecipação dos efeitos de tutela. Na decisão, ela afirmou que “quanto às preliminares processuais e de mérito apresentadas pelos promovidos, entendo que o melhor momento para apreciá-las é após a apresentação de réplica pelo autor, em respeito ao princípio do contraditório”.

Na Ação Civil Pública, o MPF pede, em sede de tutela antecipada, a suspensão do Programa Correio Verdade por um período de 15 dias; a aplicação de multa cominatória diária, em valor não inferior a R$ 20.000,00; a exibição, a título de contrapropaganda, de programa de promoção dos direitos de crianças e adolescentes vítimas de violência, e o monitoramento do programa, apresentando relatórios descritivos do conteúdo quinzenalmente, em juízo.

O autor relata que o programa Correio Verdade, dirigido pelo réu Samuel de Paiva Henrique (Samuka Duarte), faz transmissões de conteúdo inapropriado, chegando a exibir as imagens do estupro de uma menor ocorrido na cidade de Bayeux, no dia 30 de setembro de 2011. Diz que as cenas do crime foram anunciadas e repetidas durante todo o horário de exibição (12 às 13 horas), e que não se encontraria no país inteiro exemplo mais cabal de exploração da miséria humana, da sexualidade pervertida, de desrespeito aos valores da sociedade e da família, e de atropelo da dignidade de uma criança por meio de veículo de comunicação.

A juíza Cristina Garcez destaca que “o caso, portanto, envolve interpretação constitucional e a árdua tarefa de solucionar a colisão de direitos: de um lado, a liberdade de imprensa, como uma instituição política necessária à concretização da democracia, e do outro: a salvaguarda “de toda forma de discriminação, violência, exploração, crueldade e opressão” garantida à criança e ao adolescente, pela Constituição Federal”, argumenta a juíza, na decisão.

Em outro trecho, a magistrada enfatiza que “no caso de que se cuida, as chamadas do programa Correio Verdade, dando conta do crime de estupro, seguida da veiculação das imagens do próprio crime em andamento, tendo por vítima uma menor de 13 (treze) anos, não se mostra adequada por submeter a adolescente a uma dupla vitimização, a de que foi vítima pela conduta do agente contra sua dignidade sexual, e a que lhe foi impingida pelo programa de televisão, cuja veiculação não só transbordou dos limites da rua e bairro onde residem a menor e sua família, para abarcar todo o território nacional”.

Ao citar o Estatuto da Criança e do Adolescente, a juíza Cristina Garcez afirma que não tem dúvida de que na colisão de direitos apresentada nesta demanda, deve preponderar a preservação da dignidade da menor, considerando que os réus exerceram, de forma abusiva e danosa, a liberdade de imprensa que lhes foi outorgada pela Constituição Federal.

Análise dos pedidos

PEDIDO Nº 1:

“1. Seja determinada, imediatamente após a notificação do teor da decisão antecipatória, a suspensão do programa Correio Verdade, por um período de 15 (quinze) dias, conforme previsão contida no art. 59, alínea b, da Lei nº 4.117/62, alterada pelo Decreto-lei 236/67, notificando-se a União (Ministério das Comunicações) para as providências necessárias ao cumprimento dessa medida.”

Como visto, pede o MPF a suspensão do Programa Correio Verdade por 15 (quinze) dias, sustentando haver fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação, representado pela continuidade da exibição de cenas degradantes envolvendo crianças e adolescentes.

No que atine a esse pedido, em que pese reconhecer a gravidade da conduta dos réus, EMPRESA DE TELEVISÃO JOÃO PESSOA LTDA (TV CORREIO) e SAMUEL DE PAIVA HENRIQUE (“SAMUKA DUARTE”) ao expor, de forma abusiva, a menor de treze anos, durante a prática do crime de estupro de que era vítima, bem como a gravidade da repercussão social do fato, que alcançou abrangência nacional, daí a plausibilidade do direito invocado, não vislumbro o perigo da demora autorizador da concessão do pedido, cuja natureza, é bom que se diga, é eminentemente cautelar, a despeito de intitulada como antecipação da tutela. Isso por que não pode o Judiciário suspender, validamente, o programa em questão, com base em meras conjecturas. Digo isso, considerando que já decorreram quase 06 (seis) meses da data do fato (30/09/2011), sem que os réus tenham voltado a reincidir na prática abusiva. Saiba mais
11 04 12
Após mais de 50 mortes, enviado da ONU insiste em cessar-fogo na Síria
Prazo para início da retirada das tropas de Assad venceu nesta terça-feira.
Ainda não está claro se governo sírio começou a saída, disse Kofi Annan.
O enviado da ONU, Kofi Annan, é recebido por crianças sírias em campo de refugiados na província turca de Hatay (Foto: AFP)


O enviado da ONU e da Liga Árabe para a crise política da Síria, Kofi Annan, voltou a insistir para que governo e rebeldes cumpram o cessar-fogo no país.

Nesta terça, vencia o prazo para que o regime do contestado presidente Bashar al Assad começasse a retirar as tropas das cidades em confronto, mas ainda não estava claro se isso estava realmente acontecendo.

Segundo relatos da oposição, pelo menos 50 pessoas morreram em confrontos no país nesta terça.

"Todos os esforços devem ser feitos para assegurar que o governo e a oposição da Síria cumpram com o prazo de quinta-feira para encerrar um ano de conflito que matou milhares, disse Annan em carta ao Conselho de Segurança da ONU.

"A liderança da síria deveria agarrar a oportunidade para fazer uma mudança fundamental de curso", disse. Saiba mais
11 04 12
Ataques suicidas matam pelo menos 19 no Afeganistão
Atentados ocorreram em Herat e em Helmand.
Onze policiais afegãos estão entre os mortos.
Ferido em atentado é socorrido nesta terça-feira (10) na cidade afegã de Herat (Foto: Reuters)


Homens-bomba mataram pelo menos 19 pessoas em ataques separados noAfeganistão nesta terça-feira (10), incluindo 11 policiais afegãos.

Dois suicidas, incluindo um que estava vestindo uma burca dos pés a cabeça, detonaram um carro carregado com explosivos na rodovia do aeroporto na periferia da cidade de Herat, no oeste do país, matando oito civis e três policiais, afirmou o porta-voz do governador da província Mohiddin Noori.

Vinte e três pessoas ficaram feridas no ataque, que aconteceu em uma parte normalmente pacífica do país, perto da fronteira com o Irã.

Na instável região da província de Helmand, no sul, três homens-bomba atacaram o escritório do governador do distrito no bairro de Musa Qala, matando oito policiais. Dois dos suicidas foram mortos a tiros, mas um conseguiu detonar os explosivos. Saiba mais
 
07 04 12
Mais de 80 são mortos na Síria a poucos dias do prazo limite da ONU
Segundo ONG, 55 civis morreram, 40 deles em bombardeios em Latamna.
Em Damasco, milhares celebraram o 65º aniversário de partido do governo.

Em Damasco, milhares celebraram o 65º aniversário de partido do governo. (Foto: Louai Beshara/AFP)

Os ataques do Exército sírio, os combates entre soldados e desertores e a repressão do regime de Bashar al-Assad deixaram 83 mortos neste sábado (7), a poucos dias da data limite estabelecida pela ONU para a retirada das forças militares das cidades rebeldes sírias.

"Cinquenta e cinco civis morreram, 40 deles em bombardeios e disparos apenas na cidade de Latamna, na província de Hama", informou em um comunicado o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), segundo o qual 28 combatentes faleceram em diferentes regiões.

Além das vítimas de Latama, o OSDH informou que cinco civis morreram em Tibet al-Imam, na mesma província, e outros quatro nas cidades de Quseir e Rastan, bombardeadas pelas Forças Armadas, na região de Homs (centro). Saiba mais
 
07 04 12
Dois morrem após helicóptero bater em cabos de teleférico na Bélgica
Acidente aconteceu em Huy.
Na queda, aeronave atingiu telhado de prédio.
Aeronave ainda atingiu o telhado de um prédio durante a queda. (Foto: Michel Krakowski/AFP)
Duas pessoas morreram na sexta-feira (6) após um helicóptero bater nos cabos de um teleférico e cair em Huy, na Bélgica. A aeronave ainda atingiu o telhado de um prédio durante a queda. Os dois mortos estavam no helicóptero. Saiba mais

07 04 12
Polícia Federal da PB indicia mais de 350 por crime eleitoral desde 2010
Em toda a Paraíba, foram instaurados 154 inquéritos segundo a PF.
Entre os crimes estão corrupção ativa, compra de votos e a 'boca de urna'.
01 03 12
Babá de luxo, brasileira é disputada por celebridades nos Estados Unidos
Zenaide Muneton é uma das babás mais bem pagas de NY, diz agência.
Ela recebe salários equivalentes a mais de R$ 27 mil por mês.
A babá brasileira Zenaide Muneton, com duas crianças de quem cuidava em Nova York (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)
A paulistana Zenaide Muneton passou a última semana sendo entrevistada por celebridades e famílias milionárias dos Estados Unidos. Durante o processo de seleção para trabalhar como babá dos filhos de algumas das pessoas mais ricas e famosas do país, é ela quem vai definir quem vai contratá-la. Mesmo assim, há uma forte disputa pela chance de pagar a ela um salário equivalente a mais de R$ 27 mil por mês por seus serviços. Saiba mais
01 03 12
Iraquiana morta em possível 'crime de ódio' nos EUA é enterrada no Iraque
Shaima Alawadi, de 32 anos e mãe de cinco filhos, foi velada em Najaf.
Corpo foi encontrado em casa na Califórnia ao lado de bilhete de ameaça.
Caixão de Shaima Alawadi é visto durante cerimônia em mesquita de Najaf neste sábado (31) (Foto: Reuters/Stringer)

Uma mulher de dupla cidadania iraquiana e americana, que foi espancada até a morte em sua casa nos Estados Unidos em um possível caso de crime de ódio, foi enterrada neste sábado (31) no Iraque, onde nasceu.

Parentes choravam quando o caixão de Shaima Alawadi, uma mãe de cinco filhos de trinta e dois anos de idade, foi levado para o cemitério Vale da Paz, na cidade sagrada xiita de Najaf, a 160 km ao sul da capital Bagdá.

Alawadi foi encontrada inconsciente na sala de jantar de sua casa alugada na Califórnia por sua filha de 17 anos. Ela foi levada ao centro de trauma com diversos ferimentos na cabeça e morreu três dias depois, após serem retirados os aparelhos de suporte.

O assassinato está sendo investigado como um possível crime de ódio, por conta de uma nota de ameaça encontrada próxima a ela, segundo a polícia.

"A mártir (Alawadi) constumava amar tudo, ela não fazia distinção entre religiões", disse o pai de Alawadi, Nabil.

"Seu marido me contou que alguém jogou a nota dizendo 'volte para seu próprio país, você é uma terrorista'... Quem é o real terrorista, Shaima, ou eles?", disse ele.

O caixão de Alawadi, envolto na bandeira do Iraque, voou para o Iraque neste sábado. Um comboio policial transportou o caixão para o santuário de Imam Ali, figura central do islamismo xiita, onde orações foram feitas a Alawadi, antes de ser enterrada.

Algumas pessoas de luto carregando bandeiras pediam por uma ação legal.

"Os motivos por trás do crime são raciais... Apelamos às instituições envolvidas do Iraque, como o Ministério de Direitos Humanos, as comissões parlamentares e ao Ministério de Relações Exteriores que acompanhem o crime e encontrem os criminosos", disse o sobrinho de Alawadi, Haider Kadhim.

Ela vivia em El Cajón, subúrbio de San Diego, que, junto a áreas próximas, abriga entre 50 mil e 60 mil imigrantes e refugiados do Oriente Médio e seus descendentes. G1
 
31 03 12
Aviões-robôs dos EUA atacam militantes no Paquistão e Iêmen
Relatos afirmam que ao menos 9 foram mortos, sendo cinco no Paquistão.
Ataques seriam parte de campanha da CIA contra grupo; CIA não comenta.

25 03 12
Visita do Papa desperta esperança de mudança em Cuba
Catorze anos depois da viagem de João Paulo 2º, Bento XVI irá à ilha.
Tarefa será ampliar os ganhos da Igreja nas relações com o governo.
Mulher é vista sentada abaixo de cartaz do Papa Bento 16 em Havana (Foto: Enrique de la Osa/Reuters)


Durante muitos anos os membros do Partido Comunista Cubano se recusaram a entrar na capela católica para cerimônias fúnebres no histórico cemitério Cristóvão Colombo, em Havana. Eles ficavam do lado de fora enquanto outras pessoas homenageavam o morto porque crenças religiosas eram proibidas pelo partido, e ser visto em uma igreja, especialmente em uma católica, poderia trazer problemas mesmo para alguém de luto.

Mas esses dias se foram e a Igreja assumiu um papel maior na sociedade cubana desde a visita do Papa João Paulo 2º, em 1998, comentou Erick Oscio, de 68 anos, que se lembra de ter ficado do lado de fora da capela no cemitério. "As coisas estão mais relaxadas e o tabu acabou. Depois disso, tudo mudou para a religião em Cuba", disse Oscio, coronel reformado do Exército, que agora trabalha como funcionário de um estacionamento. "João Paulo deu início a uma diferente evolução aqui, que abriu as coisas para os crentes." Leia mais
 
25 03 12
Forças sírias mantêm ataque a Homs; enviado da ONU vai a Moscou
Quatro pessoas morreram em Homs - o epicentro da revolta anti-Assad.
Acesso a regiões críticas é bloqueado a jornalistas e agentes humanitários.

Refugiados sírios caminham pelo campo de Reyhanli, na fronteira com a Turquia (Foto: Osman Orsal/Reuters)

Forças sírias investiram neste sábado (24) com tanques e granadas de morteiro contra a cidade de Homs, já bastante afetada por bombardeios anteriores, e tropas atacaram uma cidade rebelada no norte do país, causando no total a morte de dez civis e quatro soldados, segundo ativistas da oposição.

Num momento em que o derramamento de sangue no país já dura um ano e não dá sinais de esmorecer, o enviado da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Kofi Annan, viajou a Moscou em um esforço para garantir o importante apoio russo para sua iniciativa de buscar um cessar-fogo e a abertura do diálogo políticoVeja mais
22 03 12
Assassinato de animais por milionários
RICAÇOS CHINESES PAGAM R$ 229 MIL PARA MATAR UM RINOCERONTE
Caça de animais selvagens por ricaços chineses (Foto: Reprodução Internet)

Para o espanto dos defensores dos animais, a África está emergindo como uma nova zona de caça e entretenimento para a elite da China. Vários ricaços do país asiático têm gasto cerca de R$ 229 mil para caçar espécies inclusive ameaçadas, como os rinocerontes africanos.

Para quem não estiver satisfeito com o “entretenimento” de fim de semana, é possível pagar ainda uma taxa extra para fazer taxidermia e levar o animal de volta para casa já empalhado como troféu e mostrar aos amigos.

Homem posa ao lado de " pequeno troféu" (Foto: Reprodução Internet)

Países como Tunísia, África do Sul e Quênia são conhecidos por terem algumas das variedades mais raras de animais selvagens. Recentemente, eles estão se firmando como verdadeiros playgrounds para caçadores chineses ricos. A novidade, contudo, é que países como o Canadá começam a entrar na lista.

+ Após viver como mendigo, ex-campeão ganha segunda chance 

A nova “indústria” dá sinais de prosperidade. Em torno do negócio, agências de viagens e operadoras de turismo se multiplicam com pacotes especiais para este público emergente, acostumado a caçar javalis e faisões na China.

+ Homem se fantasia de panda para receber prêmio milionário 

Os caçadores buscam expandir suas façanhas e miram o grupo conhecido como os "big five” (cinco maiores) animais: rinocerontes, girafas, leopardos, búfalos e leões.
 
Clientes do 52safari.com: eles gostam de se exibir, mas têm o cuidado de preservarem seus rostos (Foto: Reprodução Internet)


As despesas diferem de animal para animal. No "cardápio" das agências, noticiou o site Born Rich, um rinoceronte custa R$ R$ 229 mil, uma girafa, R$ 5,4 mil, um leopardo, R$ 87,3 mil. No caso de um leão, uma fêmea sai a R$ 27,3 mil e um macho, R$ 91 mil.

O perfil do cliente não poderia ser mais óbvio: homens entre 40 e 50 anos, muito ricos, que gostam de andar em grandes utilitários e afirmam “amar” a caça aos animais selvagens. Oficiais, empresários do ramo imobiliário e veteranos militares também teriam participado dos grupos turísticos.

+ Chinês tenta comprar carro novo com 300 quilos em moedas 

Segundo a "New Weekly", um cidadão americano chamado Lubin (nome em chinês) fundou o clube de caça 52safari para organizar expedições. A primeira turnê guiada de Lubin foi à África do Sul. Desde então, as atividades do grupo têm se expandido, conforme a caça tem se tornado mais popular na China. O clube tornou-se a agência de caças mais procurada entre os clientes chineses e trabalha com muitas agências de viagens. Segundo o empresário, a maioria das pessoas no seu clube de caça é formada por “estreantes”, que matam, em média, de três a oito animais de grande porte em uma viagem. Quase nada.
 
A página oficial do 52safari.com, um dos clubes de caça mais procurados pelos ricaços chineses, oferta pacotes (Foto: Reprodução Internet)
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário