terça-feira, 6 de março de 2012

Curiosidade_02_12


30 01 12
Índia quebra recorde reunindo quase 500 crianças vestidas como Gandhi
ONGs realizaram evento com a participação de 485 crianças carentes.
Marcha marcou data da morte do líder; recorde anterior era de 255 'gandhis'.

Já vestidas de Gandhi, crianças indianas chegam de ônibus ao local do evento (Foto: Bikas Das/AP)

Quase 500 crianças se fantasiaram imitando o líder pacifista indiano Mahatma Gandhi neste domingo (29), na tentativa de quebrar um recorde em Kolkata, na Índia.

Organizações não governamentais realizaram o evento com a participação de 485 crianças carentes, em uma marcha pacifista marcando os 64 anos da morte de Gandhi, em 30 de janeiro de 1948.

Recorde reuniu 485 crianças carentes de idade entre 10 e 16 anos (Foto: Bikas Das/AP) 
O último recorde de pessoas reunidas vestidas de Gandhi foi alcançado em junho de 2010, com 255 estudantes de Coimbatore, também na Índia, informou ao jornal "The Times of India" um representante do livro dos recordes Guinness presente no local.
 
 
30 01 12
Brasil só perde para EUA e México em número de mórmons
País já tem 1,167 milhão de fiéis da igreja que proíbe de café a sexo antes do casamento
 O Presidente dos missionários, Marcus Martins, e esposa Mirian, em frente a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias Foto: O Globo / Michel Filho

SÃO PAULO - Há cerca de três meses, Carolina de Aquino Cidano, de 20 anos, descobriu que estava grávida. Com o marido, Diogo de Oliveira Silva, de 23, desempregado e ela mesma há apenas sete meses trabalhando como vendedora numa loja, não lhe parecia uma boa hora para ter um filho. Pensou em aborto. Desistiu. Estava confusa e angustiada. A sogra, a governanta Maria de Lourdes Oliveira, de 55, pensou que a nora precisava de ajuda espiritual e a convidou a ouvir os missionários da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (SUD), mais conhecida como Igreja dos Mórmons, à qual se converteu há 12 anos.

Foi num modesto prédio no Morumbi, São Paulo, que Carolina encontrou, há dois meses, os missionários Tyler Ostlund, um americano de 20 anos, e Diego Amorim, de 21, baiano. Com gravatas, camisas brancas e plaquetinhas pretas com os nomes gravados sobre o bolso da camisa, os missionários são a face mais visível da igreja onde quer que se vá.

— O que podemos fazer para ajudar você? — pergunta o Elder (como são chamados os membros experientes da igreja e os missionários) Ostlund, em português perfeito.

Carolina fala do bebê, do trabalho cansativo, do marido desempregado. Diz que gosta de Deus, de crianças, de animais e de cantar. É pouco mais que uma menina confusa. O encontro dura uma hora. Os missionários rezam, dizem que "O Livro de Mórmon" é uma escritura tão sagrada quanto a Bíblia, cantam hinos.

— Prometemos que, se você guardar os mandamentos de Deus, terá felicidade sem fim, espiritualmente e materialmente — diz Diego. Leia mais
 
29 01 12
Eu sou... Falcoeiro
Aves de rapina são treinadas para caçar pássaros que se chocam com os aviões
Editora Globo

NOME: Gustavo Diniz Mendes de Carvalho 
O QUE FAZ: é gerente de controle de fauna no Aeroporto da Pampulha 
IDADE: 37 anos 
TEMPO NA FUNÇÃO: trabalha com aves de rapina e falcoaria desde os 15 anos 
FORMAÇÃO: formado em administração e pós-graduado em engenharia ambiental
27 01 12
Apenas Mais do que uma recordação a comemoração em Auschwitz
Pesquisa: Verônica Silva - Direto da Alemanha
A comemoração da libertação dos Judeus de Auschwitz pelo Exército Vermelho há 67 anos foi comemorada no Palácio do Governo Alemão e devem ser lembrado no Parlamento, para todas as pessoas na Alemanha. A luta contra o Anti-Semitismo e de Direito está na Constituição.
A inscrição "Arbeit macht frei" trava acima da entrada do campo principal do antigo campo de concentração em Auschwitz.
27 01 12
A Toca do Lobo para ser atracção turística
Pesquisa: Verônica Silva - Direto da Alemanha
As autoridades polacas pretendem expandir o Ex-Bunker de Adolf Hitler de Wolf para atrair mais turístas. As crianças devem ser tão interessadas na história e serão mais rigorosas, disse Arthur Kurek da floresta oficial Polonêsa a agência de notícias AFP.
Jahrelang die Kommandozentrale der Nazi-Führung: Die Bunkeranlage Wolfsschanze in Ostpreußen. (Bild: imago)

Jahrelang die Kommandozentrale der Nazi-Führung: Die Bunkeranlage Wolfsschanze in Ostpreußen. (Bild: imago)
Jahrelang die Kommandozentrale der Nazi-Führung: Die Bunkeranlage Wolfsschanze in Ostpreußen. (Bild: imago)

27 01 12
Seguir por uma vida no crime pode estar no seu DNA
Editora Globo
Seus genes podem ser os grandes responsáveis pelos caminhos que você escolhe tomar ao longo da vida, sejam eles bons ou maus. De acordo com um estudo da Universidade do Texas, a delinquência pode ser mais fortemente influenciada por uma combinação de genes, do que por motivos externos.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores olharam para os fatores que levam algumas pessoas a levarem uma vida inteira de crimes e compararam com pessoas que só tem atitudes negativas durante a adolescência.

O estudo foi conduzido com alguns pares de gêmeos, idênticos e não idênticos, e procurou avaliar o comportamento, o histórico criminal e a composição genética de cada voluntário. Assim, foi possível identificar que atitudes criminais eram muito mais recorrentes em gêmeos idênticos.

Apesar dos fatores ambientais e educacionais influenciarem no mau comportamento, a avaliação mostrou também que os genes podem tornar uma pessoa predisposta a ter atitudes consideradas incorretas.

Os pesquisadores ainda não conseguiram especificar os genes envolvidos, porém, a descoberta vai complementar uma série de estudos que ligam genética à fatores comportamentais e poderá, futuramente, ser importante para ajudar na diminuição e solução de crimes policiais. GALILEU
 
27 01 12
Entenda por que os seres humanos jamais abandonam suas crenças
Alguns valores ficam armazenados em uma região distinta do cérebro
Editora Globo

Se você é daqueles que não abre mão de suas crenças por nada, fique sabendo que é mais culpa do seu cérebro do que da educação que você recebeu. Um novo estudo descobriu que algumas informações não abandonam nossa cabeça, nem por dinheiro.

Por mais que as pessoas estejam preparadas para adaptar seus pensamentos aos de outras pessoas, existe um conjunto de valores que elas não abandonam jamais. Isso acontece porque aquilo que chamamos de crença - informações geralmente ligadas à religião e identidade - fica armazenado em uma parte separada do cérebro, usada para distinguir o certo e o errado.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores acompanharam imagens do cérebro de voluntários, enquanto estes eram persuadidos a mudarem crenças previamente declaradas.

Assim, puderam notar que quando as pessoas aceitavam, por dinheiro, mudar declarações do tipo “Eu bebo chá”, o mesmo não acontecia quando o assunto era relacionado a ideias políticas e ideológicas, do tipo“sou a favor do casamento gay”.
As imagens cerebrais mostraram que crenças mais mundanas ficam associadas com sistemas de recompensa, enquanto valores considerados sagrados provocam a ativação de sistemas neurais associados com erros e acertos.

Os valores sagrados variaram de pessoa para pessoa, de acordo com as preferências e experiências passadas e registradas pelo cérebro, a pesquisa mostrou que os temas mais comuns de crenças estavam relacionados à religião, esporte e identidade. GALILEU

 
23 01 12
'Rato monstro' deixa moradores apavorados no Zimbábue
Roedor pesaria cerca de dez quilos, sendo maior do que um gato.
'Na minha vida nunca vi um rato tão enorme', disse Augustine Ugalo.

Rato pesaria cerca de 10 quilos. (Foto: Reprodução)
Um rato capturado no ano passado em uma casa em Harare, no Zimbábue, deixou os moradores apavorados com seu tamanho. O roedor pesaria cerca de dez quilos, sendo maior do que um gato, segundo o site de notícias local "Bulawayo 24". Mais G1

23 01 12
Pesquisador diz que cachorros podem ter dom da 'telepatia'
Biólogo causa polêmica com a teoria de que cachorros e seus donos estão conectados telepaticamente.

Teoria polêmica foi defendida por cientista britânico. (Foto: BBC)
Um cientista britânico desenvolveu a teoria polêmica de que a telepatia pode explicar a suposta conexão entre cachorros e seus donos. Assista ao vídeo.

O pesquisador Rupert Sheldrake, da Universidade de Cambridge, acredita que os cachorros têm uma conexão telepática com seus donos, embora a existência de telepatia seja descartada pela maioria dos cientistas.

Em uma de suas experiências, uma mulher é monitorada enquanto está fazendo compras, assim como seu cachorro, que permaneceu em casa.

Em um momento aleatório, o cientista pede à mulher que volte para casa. Onze segundos depois, em sua sala de estar, o cachorro se levanta e vai para a porta. Ele fica lá até a chegada de sua dona.

Sheldrake acredita que cachorros e seus donos estão conectados à distância, pelo que ele chama de campo amórfico, uma espécie de elástico invisível.

A maioria dos cientistas rejeitou as teorias do pesquisador, dizendo que o comportamento animal pode ser explicado por hábitos ou ansiedade. G1
21 01 12
Humanidade canina
CACHORRO SALVA 6 FILHOTES DE GATO DO LIXO DA MESMA PRAÇA QUE FOI ABANDONADO E LEVA PARA A CASA A QUAL O SALVOU DO ABANDONO! 
Banzé, um cachorro vira lata, salvou a vida de 6 filhotinhos de gato, que estavam presos em uma caixa de papelão, no lixo de uma praça no bairro do Jardim Aeroporto. Ao ouvir os miados dos gatinhos, Banzé rasgou a caixa e levou um por um para sua casa. Por já ter vivenciado o abandono e a difícil vida nas ruas, Banzé tirou-os dali com a certeza de que seriam salvos da mesma forma a qual ele foi um dia!

 
Precisamos de ajuda para a castração, vermifugação e vacina dos filhotes.

Os gatinhos estão para adoção, quem tiver interesse por favor entrar em contato em jb.camila@gmail.com
20 01 12
Totalmente por Fora!
Internauta fotografa skatista andando em monumento de São Paulo
Imagem foi feita na tarde desta quinta-feira (19) na capital paulista.
'Trabalho perto e é a terceira vez que vejo', conta o leitor.
Skatistas em monumento de SP (Foto: Paulo Victor do Santos/VC no G1)
20 01 12
Empresa iraniana cria brinquedo em miniatura de avião capturado dos EUA
Aeronave não-tripulada foi apreendida no Irã em dezembro de 2011.
Brinquedo traz citação do Aiatolá Khomeini: 'Nós vamos pisar nos EUA'.
Aviões de brinquedo do Irã (Foto: Atta Kenare/AFP)
18 01 12
Top 10: os tumblrs com as listas de 501 coisas mais bizarras
Detalhes.
Desde que as jornalistas Débora Lopes e Paula Vidal criaram o site 501 caras que você deve pegar antes de morrer, a "tumblresfera" brasileira nunca mais foi a mesma. Com o sucesso da página, diversas outras surgiram listando 501 coisas para se fazer antes de morrer. Nós doTechTudo selecionamos as listas mais curiosas publicadas neste formato.
18 01 12
Primeiro submarino nuclear brasileiro será usado em 2023
Entenda a importância disso para a segurança e a ciência nacionais

Editora Globo

O Brasil possui duas amazônias. A primeira todo mundo conhece: 3,2 milhões de km² de floresta e biodiversidade. A outra, apesar de ocupar toda a porção leste do país, ainda é quase secreta. É a Amazônia Azul, como a Marinha convencionou chamar o território submerso na costa brasileira. A área tem 4,4 milhões de km² de água salgada, e importância econômica incrível — dali é retirado 90% de nosso petróleo e por ali passa 95% de nosso comércio exterior. Escondidos sob as ondas, somente 5 submarinos patrulham essa imensidão — é como patrulhar as fronteiras da floresta amazônica e deixar o miolo desprotegido. Com a descoberta do pré-sal, cuidar dessa área se fez mais urgente ainda.

Para isso, a Marinha traçou um plano de longuíssimo prazo: até 2047, o país terá 26 submarinos patrulhando sua costa. O primeiro passo foi no final de 2008, quando o governo brasileiro firmou um convênio com a França para a transferência da tecnologia do submarino Scorpène. O segundo foi em julho de 2011, com o início da fabricação das novas embarcações no estaleiro de Itaguaí, no Rio de Janeiro. A próxima geração de submarinos brasileiros deve chegar aos mares em 2017. Mais importante que isso, no entanto, são as mudanças que os engenheiros brasileiros planejam fazer no projeto francês. A ideia é realizar um transplante: sai o motor a diesel, entra um reator nuclear. Começando agora, a Marinha espera concluir a construção do primeiro submarino movido a propulsão nuclear em 2023.

Com isso, o Brasil entraria para o seleto clube dos países que dominam a tecnologia — China, Estados Unidos, França, Inglaterra e Rússia. Para se ter uma noção da importância estratégica desse veículo, esses 5 são justamente os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU. Mais
 
15 01 12
Quando a respiração congela em gelo - os lugares mais frios do mundo
Pesquisa: Verônica Silva - Direto da Alemanha
Ranger de dentes, 24 horas por dia: Em alguns lugares, a terra está tão frio que mesmo a água quente congela em segundos. Difícil imaginar que as pessoas realmente vivem aqui ...
Image: Imago (Imagem: Imago)

North Ice, Groenlândia (Foto: Imago)
Também na Groenlândia pode ser extremamente frio: foi no Ice Forschungsstion Norte Central no norte da Groenlândia em 9 de Janeiro 1954 medido frosty menos 65,9 graus Celsius. A estação não é habitada permanentemente. Foi originalmente construído pela expedição britânica Groenlândia Norte que o inverno aqui a partir de 1952 a 1954. North Ice é na folha de gelo da Groenlândia, uma geleira 1,7 milhões quilômetros quadrados enorme. Saiba e veja mais
 
14 01 12
Mulher com duas vaginas faz ensaio e ganha 'perfil' no Facebook
Hazel Jones, a britânica de 27 anos que revelou, em programa de TV no Reino Unido, ter duas vaginas é assunto mundo afora. No Facebook, surgiu um perfil atribuído à loura. Ela teria feito um ensaio picante destacando a sua situação incomum...



 
12 01 12
Massa misteriosa no espaço, pesquisadores mapeiam a matéria escura
Pesquisa: Verônica Silva - Direto da Alemanha
Um anel de matéria escura: A sua distribuição foi calculado no computador e exibida em azul.  Na verdade, ele é invisível.

O que é o universo? Da energia escura, da matéria comum que é invisível e sua composição é ainda desconhecida. No entanto, os pesquisadores acreditam que podem e têm agora medida. Veja mais
 
11 01 12
LIVRO À PROVA-D’ÁGUA CELEBRA O POLO SUL

Dezembro de 2011 marcou o 100º aniversário da conquista do Polo Sul. Para rememorar a história, a editora francesa Assouline lançou o livro South Pole, com textos de Christine Dell’Amore, editora do National Geographic News, e belas fotografias em preto e branco da região. Curiosamente, a obra é focada não na primeira, mas na segunda expedição a chegar ao território.

Conta a história que, ao atingir o ponto mais austral do planeta, por volta do dia 17 de janeiro de 1912, o inglês Robert F.Scott e sua equipe de mais quatro integrantes se depararam com a imagem que mais temiam: uma bandeira da Noruega, do explorador norueguês Roald Amundsen e seu time – fincada apenas um mês antes. Desapontados e quase congelados, eles voltaram ao barco apenas para morrer a 11 milhas da chegada à base.
Para o professor de história da Pepperdine University, Edward J. Larson, entretanto, o mais importante não é quem chegou ao Polo Sul em primeiro lugar, mas o realizador do melhor trabalho de pesquisa durante a expedição. E, por esse critério, Scott foi o vencedor. “Se a corrida para o Polo Sul consumiu Scott, nunca foi às custas da ciência”, comenta Larson

South Pole, que ainda contém o diário de Scott, possui três edições. A de luxo tem tamanho extra grande e páginas à prova d’água – o primeiro do gênero, segundo a Assouline. Os lucros serão doados ao Antartic Heritage Trust, instituição que preserva artefatos de expedições sobreviventes para as futuras gerações. (JENNIFER GONZALES)
South PoleChristine Dell’Amore
Editora Assouline
136 páginas
Dezembro/2011
US$ 1.050 (versão luxo, à prova d’água)


10 01 12
Iate do futuro transporta até carro
strand_01

O iate que você vai ver nesta matéria é um conceito criado pelo designer Eduard Gray, que deixa claro para todos que, além de bom gosto, ele gosta de surpreender seus amigos. O veículo chama a atenção pela tecnologia empregada para sua concepção, pelo luxo elevado e até pela “pequena surpresa” que ele é capaz de abrigar.
strand_03
  
06 01 12
Porta-aviões vira hotel na China
Com um investimento de US$ 15 milhões (em torno de R$ 27,6 milhões), a China comprou um porta-aviões da antiga União Soviética e o transformou em um hotel de luxo. Chamado Kiev, a unidade está ancorada no porto de Tianjin e deve abrir as reservas até o fim deste mês.

Editora Globo

O hotel flutuante foi totalmente reformado para receber hóspedes. Com decoração moderna, há quatro suítes presidenciais disponíveis e também quartos VIPs. O valor da diária ainda não foi divulgada.

"A China não teve porta-aviões. As pessoas acham essas plataformas misteriosas e tem curiosidade em conhecê-las. Acredito que as pessoas vão vir até aqui para matar sua curiosidade", explica o gerente de marjetin do grupo Liu Chang.
 
Editora Globo
22 01 12
Assentado colhe abacaxi em formato de coração em Sidrolândia, MS
Após a colheita, homem disse ter presenteado o irmão com a fruta. 
Distúrbio morfogenético explicaria formato, diz engenheiro agrônomo.
Assentado colhe abacaxi em forma de coração em MS (Foto: Felipe Bastos/G1 MS)

O assentado Agrimaldo Barcelos Rodrigues, 50 anos, surpreendeu-se com um abacaxi em formato de coração que colheu na última terça-feira (17), na plantação que cultiva em um assentamento em Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande. Ele conta que levou a fruta de presente para o irmão, Domingos Rodrigues Veiga, 44 anos, que mora na capital. Mais G1
 
19 01 12
As falsas lembranças nos tribunais
O especialista em psicologia forense Saul Kassin, professor do Williams College, nos Estados Unidos, fala da importância de preparar o poder judiciário para falhas nas memórias dos interrogados
Editora Globo

Nos últimos anos, foram descobertas, pelo mundo, dezenas de pessoas que acreditaram terem atuado ou sofrido crimes que não aconteceram – ou que não participaram. O mais famoso deles, o “assassinato de Teresa de Simone”, de 1979, teve seu desfecho correto somente no ano retrasado, na Inglaterra. Após 27 anos preso por ter confessado, com detalhes, o estupro e o homicídio da jovem, o inglês Sean Hogston foi inocentado por meio de análises de DNA, que provaram que o sêmen encontrado na vítima não pertencia a ele.

Segundo a perícia britânica, Hogston tinha distúrbios psicológicos que resultavam na “síndrome de falsas memórias”: uma baixa capacidade de separar o real do imaginário. A princípio, todos os seres humanos seriam suscetíveis a produzir falsas lembranças. Porém, como foi possível notar no caso de Hogston, há um grupo mais vulnerável. Em geral, segundo estudos conduzidos por Elizabeth Loftus, psicóloga da Universidade da Califórnia e uma especialista na área, são “pessoas com mais lapsos de atenção, que possuem algum distúrbio mental e que pontuam baixo em testes padrões de inteligência”.
Editora Globo

Nos tribunais, a ciência das falsas memórias começou a se popularizar em 2003, ano em que o professor islandês de psicologia forense do King’s College, na Inglaterra, Gisli Gudjonsson, descreveu que a maioria das falsas confissões envolvia pessoas com problemas psicológicos, como falta de controle e percepções e memórias distorcidas. Mais tarde, em estudo complementar feito em 2007, a psicóloga americana Allison Redlich, da Universidade de Albany, constatou que 22% dos criminosos com problemas mentais seriam capazes de produzir falsos testemunhos e, muitas vezes, com detalhes impressionantes, como se tivessem participado do ato. Outros presos, sem nenhuma doença mental, teriam um risco de 12%. Os números sugeriam dois grandes problemas da justiça atual: a falta de diagnóstico psicológico em acusados e interrogatórios facilmente manipuláveis.

O psicólogo forense americano Saul Kassin, professor do Williams College, nos Estados Unidos, concedeu uma entrevista a Galileu para comentar esses “problemas científicos” do sistema judiciário. Confira:

Pesquisadores afirmam que as falsas memórias fazem parte da natureza humana. Todo mundo pode confundir alguns detalhes de eventos passados. Mas é possível traçar perfil da pessoa que é mais suscetível a ter essas memórias errôneas?

Sim. Algumas pessoas são naturalmente mais maleáveis a sugestões que outros, logo, podem formar falsas memórias com mais facilidade. Crianças e adolescentes são mais suscetíveis que adultos, particularmente quando a fonte de “má informação” é um adulto. Estudos mostraram também que pessoas com capacidade intelectual baixa são mais suscetíveis que outros com maiores capacidades.

Pesquisas mostram que pessoas com retardamento mental quase sempre respondem “sim” para questões principais – mesmo quando “sim” é obviamente incorreta, inapropriada ou até mesmo absurda. Conheça mais
 
14 01 12
Turmalina azul Paraíba pode superar o valor dos diamantes
 
Turmalina Paraíba 

Uma das descobertas mais impressionantes do mundo das gemas ocorreu recentemente no estado da Paraíba, aqui no Brasil. Sob a supervisão do Sr. Heitor Barbosa, a exploração persistente ao longo de sete anos da Mina da Batalha, localizada na proximidade da pequena cidade de São José da Batalha, finalmente resultou em 1988 no achado dos primeiros cristais de uma turmalina de coloração excepcional, cunhada como “Turmalina Paraíba”.

ORIGEM DA COR

As turmalinas são gemas que podem ser encontradas em quase todas as cores do arco-íris (do branco ao negro, inclusive existindo gemas incolores), mas os cristais de turmalina paraíba possuem tonalidades inigualáveis de azul e verde entre as turmalinas, assemelhando-se a cores vistas apenas nas asas de algumas borboletas, em conchas marinhas e nas penas de pavão (algumas apatitas podem ter coloração parecida). É freqüente que se usem termos como “azul pavão”, “azul turquesa” ou “azul e verde neon” para descrever essas cores tão chamativas. A turmalina paraíba também pode ser encontrada em lindas cores púrpuras e vermelhas, além de em azul profundo (como o de safiras de boa qualidade) e verde mais escuro (como o de esmeraldas de boa qualidade).

Diferindo de outras turmalinas, detecta-se elevado teor de ouro em sua composição (aproximadamente 1200 vezes o encontrado na crosta terrestre) e, enquanto a coloração das turmalinas tradicionais resulta da presença de átomos de ferro, cromo, vanádio e manganês em sua estrutura, a turmalina paraíba deve sua coloração verde e azul principalmente à presença de pequena quantidade de átomos de cobre (podendo receber a denominação mineralógica de “elbaíta cúprica”) e as cores vermelho e púrpura a átomos de manganês.

EXTRAÇÃO MINERAL

Sempre houve enorme dificuldade na exploração da turmalina paraíba. Para encontrá-la, inicialmente foram escavados vários túneis de até sessenta metros de profundidade no Morro Alto (o sítio de escavação) e múltiplas galerias que os interligavam. Uma vez encontrados os primeiros cristais, as escavações se intensificaram, mas a produção sempre foi muito limitada, pois a dificuldade residia na raridade do material, que era encontrado em bolsões ou veios muito finos (às vezes de não mais que um centímetro de espessura). Durante o período de maior produção (até aproximadamente 1993), a maioria dos cristais azuis descobertos pesavam até 1,5 gramas e os verdes não mais que 4 gramas, sendo que quase todas as peças eram encontradas fragmentadas. Raros cristais de qualidade excepcional, variando entre 5 e 25 gramas, alguns inclusive não fragmentados, foram também recuperados.

Desde 1993 a mina original está esgotada e a produção caiu dramaticamente. Existem agora três sítios de exploração:

a) os túneis originais, que foram ampliados e vastamente trabalhados, ainda sem sucesso;

b) a exploração aluvial no leito de pequeno riacho que passa junto ao Morro Alto e que “lava” depósitos do Morro Alto;

c) rede adicional de túneis em outro ponto do Morro Alto.

Dos três sítios citados acima, o que tem maior produção no momento (ainda que em sua maioria de cristais de baixa qualidade) é o aluvial. Para que se possa melhor entender a raridade do material, lembremos que a produção de grande parte dos garimpos no Brasil se expressa em quilos ou toneladas de minerais por mês. Na exploração aluvial de turmalina Paraíba, de cada 4000 toneladas de terra que é recolhida se obtêm aproximadamente 30 a 40 gramas de turmalina e, desses, geralmente apenas 25% tem qualidade razoável.

Apesar dos reduzidos resultados obtidos, a demanda pelo material é tão intensa e seu valor tão elevado que a exploração persiste, sempre na esperança de se encontrar um novo filão e reativar o comércio.

Mais recentemente, em 2001, começaram a aparecer no mercado turmalinas de coloração muito semelhante à da turmalina paraíba, porém procedentes da Nigéria, na África. Esse material é levemente mais claro que as turmalinas de origem brasileira, mas também tem em sua composição átomos de cobre e manganês, o que justifica sua similaridade.

VALOR COMERCIAL

Desde quando as primeiras gemas lapidadas de turmalina paraíba chegaram ao mercado, o material ganhou popularidade e, por sua beleza e raridade, atingiu valores nunca antes pensados para as turmalinas. Gemas acima de 1 ct nas cores azul e verde neon, principalmente, atingiram rapidamente preços de até US$5000.00 por quilate e gemas maiores chegaram a alcançar até mesmo patamares de US$20000.00 por quilate. Pode parecer muito, mas a raridade e as incertezas quanto a sua produção futura são marcantes e essas gemas são consideradas verdadeiros tesouros.

Como curiosidade, a maior turmalina paraíba lapidada existente no mundo pesa 45,11 ct. Cia. das gemas
 

14 01 12
Cadelinha de 1,4 quilo ganha prêmio de menor cão trabalhador do mundo
Lucy, de três anos, trabalha como terapeuta canina nos EUA.
Ela bateu cão policial de 3 quilos em competição do Guinness.

A pequena Lucy posa ao lado do prêmio neste sábado (7) em Smithville, no estado americano de Nova Jersey (Foto: AP)

A cadela Lucy ganhou o prêmio do Livro Guinness de Recordes na categoria "menor cão que trabalha".

O prêmio foi entregue em Smithville, no estado americano de Nova Jersey, onde a pequena Lucy trabalha como cão-terapeuta.

A mini Yorkshire Terrier tem três anos, 14,5 cm de altura e cerca de 1,4 quilo. Na competição, ela concorria com um cão policial japonês de 3 quilos. G1
 
12 01 12
Cidades em penhascos: Viver nas Alturas
Pesquisa: Verônica Silva - Direto da Alemanha
Na ponta sul da ilha mediterrânea francesa de Córsega está a cidade portuária de Bonifacio.  No alto de um platô de pedra calcária, os habitantes construíram sua cidade.  (Fotos: Imago)

Na ponta sul da ilha mediterrânea francesa de Córsega está a cidade portuária de Bonifacio.  No alto de um platô de pedra calcária, os habitantes construíram sua cidade.  (Fotos: Imago)

Vernazza liegt im Nordwesten Italiens in der Region Ligurien. Da Vernazza förmlich in die spitzen und steilen Klippen der ligurischen Küste eingegraben ist und kein Autoverkehr herrscht, liegt eine fast unheimliche Stille über dem Ort. Vielleicht ist es aber auch das Gefühl der Vergänglichkeit, das alle Städte auf Klippen unterschwellig ausstrahlen. (Foto: Imago)

Manarola liegt versteckt in einer schmalen Schlucht auf dem berühmten Küstenstreifen Cinque Terre an der italienischen Riviera. Auf einer kleinen Fläche oberhalb der Klippen stapeln sich die bunten Wohnhäuser übereinander wie Termitenhügel. (Foto: Imago)
10 01 12
Homem vai a tribunal com casaco que mostrava manual para preparar crack
Caso ocorreu em Fort Lauderdale, no estado da Flórida.
Tribunal não quis comentar a roupa usada pelo acusado.

A foto do casaco foi tirada pelo advogado Michael Weinstein. "Eu percebi que o suspeito de tráfico de drogas estava na frente do juiz vestindo um casaco que trazia um manual de como preparar a droga. Eu não conseguia acreditar", disse ele.

O tribunal não quis comentar a roupa usada pelo acusado. Veja
 
10 01 12
O homem que vê com os ouvidos
Irlandês considerado um dos primeiros ciborgues do mundo cria fundação para ajudar mais pessoas a desenvolverem sentidos com a máquina.
Editora Globo


Ele não consegue ver cores por conta de uma doença chamada acromatopsia, que faz com que todas as imagens para as quais olha fiquem pretas e brancas. Mas o artista Neil Harbisson deu um jeito de fazer seu mundo não ficar apenas em tons de cinza. Ele criou um equipamento que identifica freqüências de cores e as converte em freqüências de áudio, despejadas por um chip no seu crânio. As reverberações e sons indicam quais são as cores que estão na frente do equipamento. Após anos de treinamento, seu cérebro sabe quais sons significam ao todo 360 tonalidades. Mas ele não parou por aí. Harbinsson criou a Cyborg Foundation, e começa a ajudar outras pessoas a viabilizar ideias simples de conexão entre seres humanos e máquinas para criar novos ciborgues.


Como foi que se tornou um ciborgue?

Eu nasci com um problema de visão chamado acromatopsia, o que faz com que eu só consiga ver em preto e branco, em escalas de cinza. Quando estava estudando composição musical na Inglaterra, fui a uma conferência sobre cibernética e descobri que poderia usar a tecnologia para estender os sentidos, e foi aí que eu fui falar com o cara que estava dando a conferência. Eu expliquei que só podia ver em branco e preto, e perguntei se ele não poderia começar um projeto para que eu pudesse perceber cores de alguma maneira. Foi aí que começamos esse projeto.

Você já era um artista antes do eyeborg?

Sim, eu estudei composição musical e pintava, mas só em escalas de cinza. Não usava cores.

E com o aparelho, você agora pinta usando cores.

Sim. Mas, não é a coisa mais importante que mudou. O mais importante é que agora eu posso perceber cor de alguma forma com meus sentidos. Cor é algo que você usa todos os dias em situações normais. É algo cultural, que as pessoas às vezes não percebem. Está em todos os lugares. Em todos os livros, a cada duas ou três páginas há uma palavra de uma outra cor, ou num mapa, ou numa conversa normal, o nome de uma cor sempre aparece. Antes do dispositivo, isso não significava nada para mim. Agora, eu tenho o meu próprio significado do que são as cores. Galileu
 
07 01 12
Vídeo mostra gato corajoso batendo em jacaré
Felino não recua mesmo com a aproximação do réptil.
Vídeo com o confronto inusitado foi publicado na internet.

Gato chega a bater com a pata na cabeça do predador. (Foto: Reprodução)
05 01 12
Pontes Penduradas 
as pontes mais perigosas do mundo
Pesquisa: Verônica Silva - Direto da Alemanha
Encostas daredevil jogos - as pontes mais perigosas do mundo (Imagem: Imago)
Pontes que podem estar em de alturas vertiginosas, através de estreitos, gargantas, penduradas sobre correntezas, através da copa das árvores ou fendas. O mundo já viu designs emocionantes, mechendo com os nervos de aço. Estas pontes - se você um dia ficar a frente de uma - você vai tremer não só os joelhos. Veja mais
  
06 01 12
Família dos EUA tem 4 gerações de membros nascidos na mesma data
Caso curioso ocorreu na família do patriarca Marshall Stiff, em Ohio.
Todos nasceram em dias 4 de janeiro, em partos naturais.
Julia Gonyer (à esquerda) posa com seu pai, Richard Stiff, e sua filha, Kourtney Gonyer, na casa deles em Sylvania Township, no estado americano de Ohio. Todos eles nasceram no dia 4 de janeiro, assim como Marshall Stiff, o pai de Richard, já morto, e que aparece na foto. A foto foi feita na celebração dos aniversários deles, em 1995. Todos nasceram no mesmo dia em partos naturais, não programados. (Foto:  The Blade, Dave Zapotosky/AP)

Julia Gonyer (à esquerda) posa com seu pai, Richard Stiff, e sua filha, Kourtney Gonyer, na casa deles em Sylvania Township, no estado americano de Ohio. Todos eles nasceram no dia 4 de janeiro, assim como Marshall Stiff, o pai de Richard, já morto, e que aparece na foto. A foto foi feita na celebração dos aniversários deles, em 1995. Todos nasceram no mesmo dia em partos naturais, não programados. (Foto: The Blade, Dave Zapotosky/AP). Veja
05 01 12
Negócio sangrento
Na trilha do tráfico de órgãos em Kosovo
Pesquisa: Verônica Silva - Direto da Alemanha
Olgica Kostic chora por seus irmãos.  Fonte: YouTube

Doze anos após o fim da guerra do Kosovo, uma suspeita terrível foi contactada. No verão de 1999 poderia ser um dos crimes de guerra incrível é ter tido lugar que não tenha sido resolvido.
O Relator Especial do Conselho da Europa, Dick Marty, acusa o Exército de Libertação do Kosovo, o UCK de ter seqüestrado, centenas de civis Sérvios para matá-los e vender os seus órgãos. Saiba mais

 
02 01 12
Os Gigantes das Estradas Vem Ai!
Pesquisa: Verônica Silva - Direto da Alemanha
Juggernaut controverso: O LHVs são!  (Foto: DDP)

Berlim, 2 De Janeiro (AFP)
A partir de segunda-feira nas estradas Alemãs vão ser testados os novos caminhões gigantes nas estradas. Em um experimento de campo de cinco anos é que o comércio na giga liners  seram testados. O governo Federal havia dado aos testes a luz verde em novembro, mas apenas sete estados permitem test drives no seu território. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário