sexta-feira, 18 de outubro de 2013

SERESTA BENEFICENTE PRÓ ECIFA

Os Prateados - grupo de chorinho
Essa seresta foi pensada para captar recursos financeiros no sentido de poder dar continuidade ao projeto da ECIFA, que trabalha com crianças e adolescentes ministrando cursos de arte e cultura para desenvolver o lado lúdico e criativo tirando desses jovens as armadilhas criadas para levá-los por caminhos sem volta. 


Um árduo trabalho desenvolvido por profissionais, em sua maioria voluntários, que contam com a ajuda da sociedade civil e pessoas influentes para continuar existindo. 

Este ano a ECIFA esta passando por dificuldades financeiras extremas, tendo sido cogitada a possibilidade de encerrar os trabalhos por falta total de recursos, mas persiste o sentimento solidário em perceber a vontade e a demanda crescente de jovens buscando a todo custo uma saída, uma oportunidade de poder exercitar seu potencial criativo e isso vem sensibilizando todos os que trabalham na ONG. 


Lágrimas brotam em cada conversa que temos em que as diretoras falam de suas carências e dos “Leões” que tem que enfrentar a cada instante para poder sustentar a estrutura de forma digna e produtiva. 

Muito já foi realizado, mas não o suficiente para se ter tranqüilidade econômica em um trabalho que exige muito de cada membro da Organização. 

Algumas pessoas colaboram com amor e dedicação e fazem doações financeiras, de materiais necessários e outros itens, mas a demanda exige cada vez mais e mais. As crianças e adolescentes satisfeitas com os resultados e a projeção de futuro, passam uma imagem positiva do trabalho da ECIFA e isso atrai cada vez mais e mais interessados em poder viver momentos de integração sócio cultural, e por alguns momentos se sentirem importantes, como foi sentido na Feira Cultural e na produção do Vídeo que fez o público assistir o trabalho desenvolvido na ONG e praticado pelos alunos que em momentos no palco puderam brilhar como os astros e estrelas famosos que só vêem na TV.


Isso é de uma importância fundamental na formação moral e na consciência artística, poder dizer no futuro que mesmo com todas as dificuldades, alguém, um grupo se importou por eles e mudou o provável destino de drogas, crimes, acidentes e pobreza em que possivelmente estavam inseridos, não por culpa de sua família, mas pelas mínimas condições materiais em que se encontram pelo descaso do sistema político brasileiro e mundial, que ainda capenga em distribuir condições dignas de sobrevivência e manca em oferecer oportunidades de trabalho e de formação para uma imensa maioria de brasileiros. 


A seresta pode reunir alguns pré-candidatos a prefeito e vereadores tais como Paulo Nogueira, Marcos Patrício e Ilma Viana, podemos ver a presença de Geralda (Diretora do Procon de Cabedelo) e seu esposo Barboza – Geralda tem contribuido pontualmente com as produções da ECIFA, no que se refere a conseguir espaços, estrutura, influencia política no sentido de poder prover condições para a realização dos eventos beneficentes tais como a Feira Cultural entre outros.
 

Pessoas e grupos organizados se doaram como ECC – Encontro de Casais com Cristo, que trabalharam nos serviços infra-estrutura e atendimento aos convidados com muita felicidade e alegria no coração, sentimento este que foi visível por todos... 


...Os músicos: 


Áureo dos Teclados que além de tocar brilhantemente levou seu equipamento de som...


...Os Prateados, um magnífico grupo de chorinho que tocou e balançou os presentes todos sem cachê visando contribuir para angariar recursos para levar o trabalho cada vez mais longe e tudo isso estimula novas promoções para prover a sustentabilidade do projeto. 


Até que um dia seja vencida a burocracia que, cega, impede o andamento de projetos tão importes no discurso de muitos parlamentares que são impotentes para resolver formalizar a contribuição que é mais que justa, já que a entidade mostra o que faz, e faz com competência e resultados positivos.


A pré-candidata Ilma Viana, confessou ter ficado sensibilizada com o trabalho e emocionada falou da similaridade de propósitos que as ações lhe mostraram. Ela que vem há muito tempo desenvolvendo um trabalho com o esporte e com as populações carentes, vê no ECIFA uma grande oportunidade para muitas crianças em situação de risco. Segundo ela mesma falou: “Vou fazer o possível, dentro das minhas condições para ver o projeto cada dia mais forte e sólido.


Encontro de Mulheres de Cabedelo
 
Em comemoração ao dia Internacional da Mulher (08 de março) é fundada a 

União Cabedelense das Mulheres

Evento aconteceu nesse domingo dia 11 de março no Cabedelo Clube.
Composição das mesas - da esquerda para a direita:
Marta (Dir. Escola Anibal Moura), Marcos Patrício (PSB), Josélia (Rep.: Quitans), Francys (PC do B), Sebastião Plácido (Vice-Prefeitode Cabedelo), 
Loudinha Santos (PT do B), Tabosa (PC do B), Crissostines (Representantes igrejas Evangélicas)

Imagens do encontro:

Mesa  de Debates

Gregória Bernário ( Lei Maria da Penha) - Lucia Rocha (política para as mulheres), Francis (Anfitriã), Arlete (saúde das mulheres).

Foto Histórica 

Realização UBM
Organização: Francis e Claudia Ruth (PC do B)
Conferência de Transparência em Cabedelo
I Consocial Cabedelo: 
Uma conquista da sociedade civil organizada 



Emanuel Arcela de Arruda - Chefe de Gabinete da Casa Civil

Nos dias 10 e 11 de fevereiro, 45 cidadãos reuniram-se na sede do Instituto Soma Brasil para a realização da I Conferência sobre Transparência e Controle Social de Cabedelo. A conferência foi convocada e realizada pela sociedade civil, tendo à frente o Instituto Soma Brasil, a Associação dos Pastores Evangélicos e a Cooperativa dos Marítimos Portuários e Terrestres.

A abertura da I Consocial Cabedelo contou com a presença do Presidente da Comissão Organizadora da Consocial Estadual e também Chefe de Gabinete da Casa Civil do Governo do Estado, Emmanuel Arruda e dos auditores da Controladoria Geral da União na Paraíba, Rodrigo Paiva e Gabriel Aragão.

“A Consocial é um marco. Pela primeira vez o País realiza uma conferência exclusivamente para discutir e propor formas de combate à corrupção. Considerando essa importância, nos mobilizamos para que Cabedelo fizesse sua conferência. E aqui estamos. É uma conquista da sociedade civil organizada”, ressaltou Karine Oliveira, coordenadora do Soma Brasil, ao abrir oficialmente a conferência.

Em sua fala, Emmanuel Arruda ressaltou que 91 cidades paraibanas convocaram a I Consocial. E que somente em Cabedelo a convocação foi feita pela sociedade civil. “Por esse motivo, já é uma conferência vitoriosa”, enfatizou.

A palestra de contextualização da conferência foi feita por Gabriel Aragão, Coordenador do Núcleo de Ações de Prevenção à Corrupção da CGU/PB e integrante da comissão organizadora da Consocial Nacional, cuja mobilização e realização está a cargo da CGU.

Num diálogo dinâmico e interessante, expôs informações sobre a Consocial, seu histórico, fundamentação, metodologia e desdobramentos. Em sua fala, uma informação alarmante: em 2011 a corrupção no Brasil custou 82 bilhões aos cofres públicos. O dado é da Fiesp e para se ter idéia da gravidade da situação esse valor é maior que a soma de todos os recursos federais investidos em saúde no mesmo ano (o maior orçamento da união), o que só evidencia a necessidade de fortalecer ações de controle social e combate à corrupção.

A I Consocial Cabedelo prosseguiu no dia 11 com a discussão de propostas pelos grupos de trabalho de acordo com os eixos temáticos: 
I - Promoção da transparência e acesso à informação e dados públicos; 
II - Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; 
III - A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; IV - diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

A I Consocial Cabedelo elegeu 04 delegados para a conferência estadual. 
Saiba quem são:

Sociedade civil
Aprígio Ferreira de Lima Neto – delegado
Fabrício Cezar Gomes – delegado
Dulce Edite Soares Loss – primeira suplência
Amarildo do Nascimento Alves – segunda suplência

Poder público
Wellington de Souza Brito – delegado
Severino Ferreira de Lima – primeira suplência

Conselho de políticas públicas
Manoel Paulino – delegado

Na etapa de consolidação as 40 propostas dos grupos de trabalho foram apresentadas à plenária, com adequação ou junção de propostas similares. Logo após, cada participante recebeu 10 adesivos para selecionar as propostas que considerassem mais importantes. Confira abaixo as 20 propostas priorizadas
pela I Consocial Cabedelo:

Propostas da I Conferência sobre Transparência e Controle Social de Cabedelo
para a conferência estadual

PRIORIDADE PROPOSTA VOTOS 

1 - Tornar crime hediondo os casos de corrupção com aplicação de pena
de 30 anos e confisco dos bens.............................................................................................. 21
2 - Liberação de informações em banco de dados padronizado nas fases
de projeto, licitação, execução, conclusão e acompanhamento da garantia contratada. Dando condição ao cidadão de alimentar o
banco de dados.....................................................................................................
13

3 - Adoção da metodologia do Observatório Social do Brasil (fiscalização
 e controle social) como política pública...............................................................
12
4 - Criação de conselhos municipais de controle social.........................................04

5 - Para participar de licitação, toda empresa deve ter no mínimo 4 
(quatro) anos de criação.................................................................................................................16
6 - Toda comissão de licitação deve ser formada por servidor público efetivo, com proibição da participação de servidores em cargo comissionado e proibindo o uso de atas de adesão..................................................................................................13 
                  
7 - Padronização na forma de apresentação dos dados abertos governamentais em todos os níveis e instâncias de poder e governo....................................................12 

8-Extinção da carta-convite.................................................................................12
9 - Inclusão da disciplina de cidadania e controle social na estrutura curricular de educação básica das redes pública e privada........................................................11 

10 - Fim do foro privilegiado...............................................................................09
 

Propostas da I Conferência sobre Transparência e Controle Social de Cabedelo 
para a etapa estadual – cont. 

11 - Alterar a forma da composição dos conselhos dos tribunais de 
contas, passando a ser composto exclusivamente por profissionais do controle externo.................08 
 

12 - Palestras educativas sobre cidadania e controle social abertas à
 população............................................................................................................0
8

13 - Extinguir o sigilo fiscal para casos de corrupção.............................................07

14 - Qualquer processo de alienação de bem público deve ser discutido
antes com a sociedade civil.....................................................................................................0

15 - Criação de legislação que preveja ação de recuperação de recursos públicos desviados, na qual o impetrante receba parte do montante
recuperados........................................................................................................0
6

16 - Temas de cidadania e controle social inseridos obrigatoriamente na
teledramaturgia..................................................................................................0
6

17 - Ter apenas financiamento público de campanha eleitoral. ...........................06

18 - Disponibilizar os editais em tempo real na internet com nome das  empresas participantes incluindo carta- convites com os dados dos participantes. ...........0


19 - As entidades da sociedade civil e indivíduos ficam obrigados a prestar contas dos recursos públicos recebidos e os doadores ficam obrigados a repassar essa informação........................................................................................................04

20 - Obrigatoriedade de realização pelo poder público de orçamento  participativo com ampla divulgação para as reuniões............................................................04
 
Projeto Pixaim,CUFA-MT,recebe certificação de Tecnologia
 
 Social da Fundação Banco do Brasil
 
 
O que é Tecnologia Social?
Compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social.
É um conceito que remete para uma proposta inovadora de desenvolvimento, considerando a participação coletiva no processo de organização, desenvolvimento e implementação. Está baseado na disseminação de soluções para problemas voltados a demandas de alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde, meio ambiente, dentre outras.
Carta da Fundação Banco do Brasil 
 
O  Projeto Pixaim nasceu em 2009 com oficinas de trança afro,leitura e teatro,que foram desenvolvidas no bairro Alvorada,Cuiabá/MT. A força do Projeto  é tão grande que podemos afirmar que ele é vivo,possui força própria,sempre pautando suas ações no campo da geração de emprego e renda,tendo um recorte bem definido,a Mulher.
Desdobramentos
 Diante do grande potencial do Projeto Pixaim ele gerou outras ações,que podemos chamar de desdobramentos Pixaim. Em 2010  ele se tornou um Ponto de Cultura,reforçando ainda mais suas oficinas de trança,leitura e desta vez, a oficina de confecção de boneca de pano negra.
As ações foram e são desenvolvidas no Centro Esportivo e Cultural CUFA (CECC),no bairro São João Del Rei,Cuiabá/MT.
O segundo desdobramento foi a Caravana Pixaim,que circulou mais de 30 cidades no estado de Mato Grosso,desenvolvendo ações de trança afro,leitura, e apresentação da peça teatral “Cabelo Ruim?”,baseada no livro com  o mesmo nome, da escritora e jornalista Neusa Baptista, livro este que foi doado as escolas visitadas,contabilizando 5.000 exemplares. A Caravana Pixaim foi patrocinada pela Lei Rouanet, e contou com recursos do Grupo André Maggi.
Neste mesmo ano o Projeto Pixaim abriu mais dois campos de atuação:Educação e Beleza. Desenvolveu ações com o Pixaim nas Escolas,levando temáticas fundamentadas na lei 10.639/03,entregou para mais de 1000 alunos o Kit Pedagógico Pixaim (Três bonecas de pano negra,camiseta,livro “Cabelo Ruim” e uma bolsa).
No campo da beleza,participou do Probeleza Cuiabá 2010,2011,um dos maiores eventos do segmento do Brasil, e da III Semana da Beleza do Sesc(2011),Cuiabá/MT,tendo como objetivo apresentar outras possibilidade para arrumação do cabelo crespo,mais direcionado para o público feminino,por meio de oficinas elaboradas pela coordenação do Projeto Pixaim.
Foi a proposta diversificada e transversal do Projeto Pixaim ,que fez dele uma Tecnologia Social. Cufa
Projetos da AMA, e seus propósitos. 
 
Direção: Eduardo Paulista e Débora
 
 
Matéria Exclusiva: CN - Fred William - Fotos Arquivo da ONG AMA

Quem AMA ao próximo AMA a Deus. 

Foto: Fred William

Eduardo... o que dizer desse paulista, ex-bombeiro, solidário, altruísta, determinado, focado em seus sonhos e desejos de poder fazer mais e melhor, não sei, mas sinto que essa foi a primeira impressão que tive ao conhece-lo quando resolvemos apoiar sua campanha de arrecadação de brinquedos. Muitas pessoas e empresas estão fazendo o mesmo, mas o grande diferencial da proposta do Eduardo, Presidente da AMA é justamente a forma simples e até original como esses brinquedos vão ser distribuídos e a força de vontade do homem por traz da idéia.
Assim de forma imparcial e justa resolvemos que seria essa campanha que nós da Revista Cabedelo Notícia daríamos o nosso apoio, que também é simples e modesto, mas serve de exemplo a tantos outros sites e blogs de notícia que podem e devem fazer o mesmo em relação a unir forças para multiplicar boas ações.

Cabedelo Notícia-  Conte um pouco sobre a AMA:

Foto: Fred William

Eduardo (AMA):

"Ama existe há um ano. Com vários projetos e a direção luta pela maioria deles, mas apenas alguns estão em andamento e vão acontecendo, mas nós não deixamos nenhum de lado, fica em off esperando sua oportunidade de ser executado quando o momento chegar.

No momento em que a gente faz o embrião nós deixamos ele ali na estufa daí no momento certo a gente resgata e põe para operar.

Nós temos o SOPÃO de todas as sextas feiras onde atendemos aí em mídia 150 a 160 pessoas, na faixa de quarenta e cinco a cinqüenta famílias. 


A AMA fica situada por traz da VITRIUN na rua lateral número 25, inclusive o Supermercado Litoral é nosso parceiro certo, cedendo os legumes e outros produtos para compor o sopão, 


nós coletamos esses produtos entre quinta e sexta feira vou trazendo tudo no meu carrinho com muito orgulho e prazer, temos também algumas pessoas do bairro que possuem comercio e colaboram, tais como o mercado DEMA, que doa os cereais e os temperos, 

 
a Padaria Jacaré do Zequinha e Luciene que nos fornece o pão, por que nós damos o pão e umas frutas, Chicão do verdurão que é um rapaz que passa num carro comercializando, ele nos fornece num precinho bem camarada a banana e outros ingredientes que compõem a sopa. 


Temos as terças feiras o cinema comunitário, na frente da ONG, colocamos um telão com data show que nos foi cedido pelo deputado Trocoli Junior e nossa pretensão é fazer que aconteça de forma itinerante. 



Temos agora dia 11 uma viagem para Marcação onde acontecerá um gostoso banho de rio, para lembrar nosso tempo de crianças, um programa bem gostoso que serve para integrar as pessoas da comunidade. A passagem para essa brincadeira é um quilo de arroz e um quilo de macarrão. 


Estamos trabalhando com muito carinho o evento de natal com a distribuição de brinquedos pelo Papai Noel, percorrendo as casas da Vila Feliz fazendo a distribuição com as crianças, resgatando a fantasia do bom velhinho. 


Estamos fazendo uma peregrinação nas ruas de Intermares, nas casas, nos prédios, nos condomínios e somos recebidos com muito respeito e carinho pelos moradores, pessoas compreensivas, solícitas e simpáticas as ações sociais, enfim, eu acredito hoje que o balanço esta muito positivo e que apesar de sermos recém nascidos, se deixarmos de existir ficará uma lacuna que fará muita falta aos moradores de nossa comunidade que sentem uma certa segurança no atendimento que oferecemos. 

Isso por que além de tudo nós fazemos a manutenção da iluminação pública, trocando as luzes dos postes pelos bairros: 


 Oceania, Parte do Portal do Poço, algumas coisas em Vila Feliz, pretendemos ampliar esse trabalho, por que se a gente poder fazer o bem, vamos fazer o bem sempre, nunca nada para prejudicar alguém de maneira alguma.


Oferecemos também, colocação de metralha, que é uma grande deficiência, temos alguns parceiros com a associação, como a Projecta, outro senhor, Sr. Fernando, que me tem como um filho e também trabalha com metralha . 


Utilizamos esse material para o aterramento dos quintais das residências que foram feitos com o lençol freático baixo e nas ruas onde ficam as lagoas onde tem muita areia, nós temos essa preocupação, nós precisamos ter essa preocupação.

Assim tem sido o trabalho da nossa entidade que apesar de muito recente tem uma grande vontade de existir e poder servir cada vez mais, tendo sempre a colaboração de pessoas de boa fé, para juntos podermos executar serviços a uma grande clientela de pessoas ordeiras e de certa forma carentes de um atendimento diferenciado e mais humano. Se podemos atendê-los vamos fazer isso sempre, não apenas dando o peixe, mas, principalmente ensinando a pescar". Disse com orgulho o presidente da AMA.


Colaborações e informações:
 
 
 
 
8855-0517
 
Veja imagens dos Trabalhos da AMA:
 


Vigilância Comunitária

 
Proposta da CAPP – Cultura, Arte e Promoção Popular

Já há algum tempo venho procurando implantar no bairro do Portal do Poço, um sistema que tenho certeza pode ser passado para todos os lugares que aderirem.

Segurança pública como o próprio nome sugere é algo que tem que se promover para que se possa ter tranqüilidade e resguardar nossa integridade física e material.

Por outro lado, a polícia militar, apesar de tentar ao máximo estar em cima das ocorrências, acontecem as intempéries pelo caminho, que dificultam uma ação mais imediata e precisa e olhe que nossa polícia tem se mostrado bastante atuante, apesar das críticas de algumas pessoas, que se expõem em lugares, horários arriscados e com pertences que atraem os oportunistas marginais, que são predadores do descuido alheio.


Nós, queiram alguns ou não, somos animais (racionais as vezes), mas essencialmente animais, apesar de distantes do meio natural, por força da chamada civilização, estamos expostos a predadores de todos os tipos, que espreitam furtivamente para atacar, sozinhos e muitas vezes em bandos.

Se considerarem tudo o que foi dito como verdadeiro, poderemos partir para o que chamo de Vigilância Comunitária, sim, porque prevenir ainda é a melhor defesa e “o preço da felicidade é a eterna vigilância”, não podemos nos entregar de bandeja às ações de marginais e muito menos achar que a polícia pode e deve resolver tudo, temos a obrigação existencial de fazermos a nossa parte e muito bem feita, já que somos nós as vítimas primeiras.
 
Então o sistema é muito simples, ou seja:

Esse sistema serve não apenas para a segurança mas para outros problemas como acidentes, incêndios, etc.

1- Procurar ter e trocar uma lista dos telefones (fixo e móvel), de todos os moradores de nossa rua, do nosso quarteirão, do nosso bairro. Não precisa ser amigo e/ou conhecido, é um sistema de segurança todos devem colaborar;

2- Comunicar a Polícia Militar que esta aderindo ao sistema de Vigilância Comunitária proposto pela CAPP;

3- Comunicar todo e qualquer movimento suspeito, ou atividades ilícitas de pessoas estranhas (ou não), na casa do visinho, ou mesmo na rua, aos moradores para que se crie um alerta local;

4- Feito o alerta, as pessoas por comunicação via telefone e/ou internet nas redes sociais, podem definir qual a melhor ação a ser adotada para cada caso sem precipitações, mas com agilidade.

5- Ligar para o 190, ou para um telefone fornecido pela polícia, especialmente para esse fim, será o passo definitivo para evitar que uma ação marginal seja concluída e possa dar tempo da polícia chegar e preventivamente evitar o assalto, ou a atividade suspeita;

6- Esse sistema simples de cooperação vai evitar muito que bandidos possam exercer seu poder e vai mostrar o poder de uma sociedade organizada verdadeiramente, para de forma integrada fazer valer o poder social.

Se isso for levado a sério em pouco tempo as ações marginais vão diminuir e vão poder perceber que ali, naquela localidade, é muito difícil praticar suas ações.

Chega de fazer vista grossa para não se comprometer com problemas alheios.

Lembrem que em algum momento o "alheio" pode ser você, egoísmo é algo que pode ser positivo nesse caso, pense que você deve participar para proteger você e aos seus.

Pense que você vai criar uma malha de proteção gratuita, muito mais forte que seus sistemas falhos de segurança como cercas eletrificadas e sensores de presença com alarmes que ninguém mais dá atenção.

Assim com o sistema de vigilância comunitária todos saem ganhando e poderemos até promover uma aproximação dos moradores, a amizade ainda é um bom negócio para todos. Não se precisa de aproximação, mas de respeito e cooperação mútuas.

MAIORES INFORMAÇÕES E CONVITE PARA EXPLANAÇÃO DA IDEIA: CABEDELONOTICIA@GMAIL.COM - OU: 83 81189918
FALAR COM: Fred William de Brito Dutra- Presidente da CAPP
Ou com sua secretária executiva: Márcia Dutra

Campanha Humanitária de In-Formação
 
Projeto ACARÉ  e Sugestão da CAPP e Revista Cabedelo Notícia para otimizar o processo de profissionalização dos que lidam com a coleta de material reciclável.
 
 
Projeto Acaré
 
O CENTRO AMA, organização não governamental sem fins lucrativos, vem desenvolvendo um trabalho de cunho sócio-ambiental junto aos catadores de recicláveis de município de Cabedelo, através do Projeto Natureza Viva, cujos principais objetivos são: contribuir para a preservação da natureza em consonância com a inclusão social dos catadores de lixo.
Nesse sentido, o Centro AMA desenvolveu ações visando prestar assistência à Associação dos Catadores de Reciclagem de Cabedelo-PB – ACARE, bem como, implementou um projeto piloto de coleta seletiva no bairro de Intermares, município de Cabedelo-PB, que é o ponto de partida para a implantação da coleta seletiva em todo o município.
A implantação desse projeto (chamado Projeto Natureza Viva) está sendo feita através da sensibilização e conscientização da população local, realizada por meio de visitas aos condomínios e residências. Este trabalho está sendo divulgado através de: jornais, folder, panfletos.
O meio ambiente está sendo beneficiado com a retirada de aproximadamente 10 (dez) toneladas/ mês de resíduos, conforme registro em Planilhas de Resíduos Recicláveis Coletados da ACARE. Estes resíduos não mais irão para o aterro sanitário, seguindo para a reciclagem e transformando-se assim em matéria prima para a geração de renda.

Coletando, reutilizando e reciclando a natureza sai ganhando!!
 

Comentários da Redação 
 
 
Cabedelo Notícia
Por Fred William - Artista Multimídia, Presidente da CAPP e Editor Geral da Revista Cabedelo Notícia
Louvável iniciativa de apoio aos membros da ACARE pela AMA, que são COLETORES DE MATERIAL RECICLÁVEL, e não "Catadores de Lixo" como dito no texto da campanha, porém para que se possa realmente elevar a auto estima de um determinado segmento social temos que analisar profundamente a terminologia etimológica de como são tratados. 
 
Assim se comportam os "Catadores de Lixo"
 
 

É aí que se propaga inconscientemente o preconceito, ou seja:
 "fulano tem um filho mongoloide" para portadores da síndrome de Down; 
"As coisas estão pretas para o teu lado", "mas que dia negro", referindo-se indiretamente para pessoas de pele escura.
" O homem é responsável pelo destino do planeta." 
Referindo-se ao Gênero Humano quando o correto deve ser: 
 O Ser Humano é responsável pelo destino do planeta - assim estão incluídos homens e mulheres de forma equilibrada e politicamente correta. 

Quando denominamos alguém de "catador de lixo", estamos imprimindo naquela pessoa algo que é naturalmente humilhante, por mais honesta que seja essa atividade.

Quando dizemos que alguém é um COLETOR DE MATERIAL RECICLÁVEL, estamos dando a ela uma qualificação digna e possível para qualquer ser humano sem ter que se achar menor ou inferior a quem quer que seja. 
O termo pode ser usado tanto para o profissional quanto para o equipamento utilizado para coletar o material.

É uma profissão que tem como objetivo prioritário o aproveitamento de tudo o que nós desperdiçamos e isso não é só lixo, ou matéria orgânica deteriorável não, é muito mais, pois dessa atividade inúmeras outras profissões e empresas se beneficiam, inclusive artistas, tornando-os iguais em peso e medida a qualquer profissional que tenha qualificação. 

Em pouco tempo o Coletor de Material Reciclável será matéria curso de qualificação, pois é necessário ter conhecimento para se obter um bom rendimento e administrar essa atividade rentável para poucos e depreciativa para milhares. 

É na forma como tratamos, como falamos que a coisa acontece: 
"No princípio era o Verbo e o Verbo se fez carne", palavras da Bíblia, livro considerado sagrado pelos Cristãos do mundo inteiro, mas que são exatamente eles que mais usam termos pejorativos para diminuir e detratar seus semelhantes. 

A Revista Cabedelo Notícia é parte de uma ONG que lida especificamente com Cultura, Arte e Promoção Popular - CAPP, e vem conclamar a todos os que se importam com os detalhes que formam o todo, para juntos transformarmos essa realidade que nos incomoda. 

O primeiro passo já esta dado, ou seja: Organização e Apoio do segmento.

O segundo passo agora deve ser no sentido de mudar o tratamento e isso não é algo que esta sendo feito por mim, a COCA COLA saiu na frente com uma campanha sobre as garrafas Pet, 
mas o termo dado aos profissionais ainda não é o correto, ou seja Catadores de material reciclável, por que ainda fica um resquício de diminuição pejorativa no termo. 

Quando falamos de Coletores, podemos estar nos referindo também aos Coletores de Impostos, cargo de confiança mundial, assim os Coletores de Material Reciclável estarão nivelados por cima, Chamando-os à responsabilidade de ter que se especializar, conhecer, estudar, ter seu próprio negócio, aprender sobre Arte e comercialização de seus produtos reciclados, ou seja: Evoluir como pessoa, como profissional, como Ser Humano, independente de sua atual condição social, de sua falta de conhecimento, de ser, ou não alfabetizado, tudo isso é condição agora passageira, por que sua profissão é reconhecida e respeitada em todo o planeta.

O terceiro passo e respeitar o lixo alheio, antes de por a mão nos sacos e lixeiras, entender que aquilo é uma propriedade privada e que é crime violar sem o devido cuidado e respeito.
O que ocorre de forma irritantemente corriqueira é que no afã de retirar dos sacos  o que lhe interessa, os ainda "Catadores de Lixo" espalham tudo e deixam a frente das casas cheias de detritos, causando repulsa nos proprietários das residencias, prédios e condomínios, Alimentando o pre-conceito.


Isso é o que acontece quando não se tem orientação sobre técnicas de coleta seletiva e organização dos resíduos não aproveitáveis. 

Assim o que se pede, é que as entidades que se interessam em propagar campanhas de apoio aos "catadores de lixo" , passem a compreender que o tema é bem mais profundo e nos atinge também de forma direta em nosso dia a dia, pois temos que conviver com a falta de conhecimento e orientação dos excluídos pelos poderes políticos, que só os reconhece em períodos eleitorais, pois eles fazem parte da imensa massa de manobra e vendem por nada seu voto. É uma grande maioria que se deixa levar pela conversa fiada de poderes políticos comprometidos em manter na ignorância uma grande parte da população mundial. 
Aqui eu falo em nome de todos nós, pessoas, seres humanos iguais e habitantes da mesma residencia, independente do local em que reside, estamos no Planeta Terra, nossa única e insubstituível casa.
Somos nós que temos o conhecimento e somos formadores de opinião que podemos RECICLAR  essa situação, podemos muito com muito pouco, atitude e força de vontade pode e vai fazer a grande diferença pois é você que sofre, somos nós que pagamos a conta.
É hora das entidades não governamentais se situarem e cada uma juntas, ou de forma isolada, tomarem as rédeas da situação e começarem a educar e orientar aqueles que podem ser e viver melhor, para que amanhã não estejamos reclamando e sofrendo a perca de um ente querido que se perdeu nas drogas, ou morreu vítima de assalto. 
Da Redação - Cabedelo Notícia15 nov 11
A inclusão pelo chocolate
 
Um projeto para jovens com síndrome de Down mostra que uma aula de culinária faz muito mais do que ensinar a cozinhar
Ênio Cesar

Para alguns, podia ser só um ovo. Mas para Pricila Ghiuro aquele ovo representava um desafio e tanto. Ela deveria quebrá-lo, misturá-lo a leite e óleo e amassá-lo junto à farinha e ao queijo ralado. Unhas pintadas e avental alinhado, a moça cumpriu todas as tarefas com uma delicadeza singular. Ela e outros 21 adolescentes com síndrome de Down enfrentaram essa “pequena grande” aventura numa tarde de outubro, um sábado chuvoso e caótico no centro de São Paulo. Estavam em um espaço gourmet localizado no mezanino do Mercado Municipal, participando das aulas de culinária do projeto Chefs Especiais.

Criado há cinco anos, o Chefs Especiais é genuinamente uma ação entre amigos. Foi desenvolvido por Simone e Márcio Berti, um casal que decidiu doar parte de seu tempo, energia e conhecimento para uma causa social. Como a família Berti possui uma fábrica de panelas e tem uma agenda repleta de parceiros ligados a restaurantes e empresas de alimentos, era natural que o novo projeto apontasse para a culinária. “No início nem havíamos pensado em fazer o programa só para pessoas com Down. Mas na primeira aula tivemos várias crianças com a síndrome e decidimos investir nesse campo”, diz Simone. Chefs renomados, como Alessandro Segato, Olivier Anquier, Luiza Zaidan e Henrique Fogaça (pai de Olivia, de 5 anos, que tem uma síndrome rara e ainda não diagnosticada), entre outros, abraçaram a causa dos Berti, juntando-se ao corpo de professores convidados do Chefs Especiais. Para o futuro, o casal estuda a criação de cursos de culinária profissionalizantes para jovens com a síndrome. Conheça mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário