sexta-feira, 18 de outubro de 2013

POLITICA DE CABEDELO

Prefeitura e UFPB firmam convênio para atender população de Cabedelo


A Prefeitura de Cabedelo e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) assinaram, nesta sexta-feira (22), convênio que irá disponibilizar serviços em todos os setores da administração municipal. Os serviços serão realizados em conjunto com os secretários da cidade. Os trabalhos irão atender à população nas áreas de saúde, esporte, educação, cultura, entre outras.

A iniciativa de buscar essa parceria partiu do prefeito José Maria de Lucena Filho. “Agradecemos a oportunidade em nome dos cabedelenses. Acreditamos na qualidade dos serviços que serão oferecidos pela universidade”, destacou ao falar ainda do excelente trabalho da reitora Margareth Diniz.

A reitora da UFPB, Margareth Diniz, parabenizou o prefeito pela ideia em querer levar para a sociedade, de forma mais rápida e efetiva, o trabalho realizado dentro da universidade. “Crescemos em números de alunos e cursos. Precisamos agora buscar expandir qualitativamente”, revelou ao citar que a parceria com Cabedelo irá contribuir ainda mais com esse crescimento.

Para a secretária de Educação do município, Clecy Alves, a garantia da reitora em oferecer condições de ampliação nos serviços públicos, irá possibilitar maior interação entre a UFPB e a cidade. “A busca da qualidade é fundamental”, frisou.

Outro ponto importante durante a assinatura do convênio foi o anúncio feito pelo coordenador de Extensão Cultural (COEX), Antônio Gualberto. Ele adiantou que Cabedelo irá receber o projeto de oficinas de arte e cultura para jovens em risco social.

O prefeito Luceninha recebeu das mãos do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC), Orlando de Cavalcanti Villar Filho, o modelo do certificado “UFPB em seu município” que será colocado em um outdoor na entrada de Cabedelo.

O Procurador Geral do município Lincoln Mendes Lima, a secretária adjunta de Educação Jane Valéria Honório, a coordenadora de Programa e Ação da UFPB Bernardina Silva de Carvalho e o coordenador de Educação Popular da universidade Dailton Lacerda, participaram do ato de assinatura da parceria que aconteceu no gabinete da reitora.

SECOM - Cabedelo

Luceninha participa de encontro Estadual de Prefeitos


O prefeito de Cabedelo, José Maria de Lucena Filho, participou nesta segunda-feira (18) do Encontro Estadual de Prefeitos – Paraíba Cresce Unida, promovido pelo Governo do Estado no Hotel Tambaú, em João Pessoa.

Luceninha falou sobre a importância do evento em reunir prefeitos, vice-prefeitos e secretários de todos os municípios paraibanos. “Ricardo Coutinho mostrou que é governador do estado e não de partidos. Realizou um evento desse porte para orientar todos os gestores. Isso abre espaços”, ressaltou.

“Recentemente estivemos em Brasília com a presidente Dilma Rousseff e com o ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro, tratando de interesses dos prefeitos. Encontros dessa natureza nos ajudam a buscar parcerias”, destacou o prefeito, que nesta quarta-feira (20) tem reunião agendada com o ministro para falar sobre resíduos sólidos.

Os secretários de Comunicação Wellington Costa e da Habitação Hugo Sobreira Braga acompanharam o prefeito no evento realizado pelo governo do estado.

SECOM - Cabedelo

Prefeitura de Cabedelo publica Edital de Convocação de Concursados



Foi publicada no Diário Oficial do Estado, desta terça-feira (29), a lista dos aprovados no concurso público realizado em 2010, no município de Cabedelo.

A Prefeitura de Cabedelo divulgou a lista com quase 700 candidatos, convocados para diversos cargos, entre eles, guarda civil, agente de vigilância ambiental, técnico em enfermagem, técnico em radiologia, assistente social e cirurgiões.

De acordo com o Diário Oficial desta terça-feira (29), os convocados devem comparecer no prazo de dez dias a contar da data de sua publicação, à sede do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (Ipsemc), na rua Juarez Távora, 648, Praia Formosa, no horário comercial.

Segundo a presidente do Ipsemc, Léa Santana, a partir dessa publicação os aprovados devem procurar o Instituto pra assinar documentação necessária. Os passos seguintes serão a entrega da relação dos documentos pessoais e o encaminhamento para avalição médica.

Um dos compromissos de campanha do prefeito Luceninha, era o de priorizar ações de melhoria no funcionalismo público. O que refletirá em bons serviços a comunidade em geral. Logo que assumiu a prefeitura de Cabedelo, Luceninha e seu secretariado, ouviram representantes dos concursados e do sindicato dos servidores municipais. “Sempre estaremos aberto ao diálogo”, enfatizou o prefeito.

SECOM - Cabedelo

Veja a lista - Diário Oficial

Prefeito participa de encontro em Brasília

O prefeito de Cabedelo, José Maria de Lucena Filho, viajou nesta segunda (28) onde participa de encontro com a presidente Dilma Roussef, em Brasília. A cerimônia acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, durante cerimônia de abertura do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Município Forte, Brasil Sustentável.

De acordo com a assessoria da Presidência da República, o evento visa apresentar aos gestores municipais os programas do governo federal que têm reflexo direto nas prefeituras com base em quatro eixos: Desenvolvimento Social; Econômico; Ambiental e Urbano e Participação Social e Cidadania. O evento segue até quarta-feira e inclui palestras com 28 ministros.

O prefeito Luceninha irá discutir as ações do Brasil sem Miséria, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e Política Nacional de Recursos Sólidos e de Saneamento. Na oportunidade, o prefeito irá solicitar liberação de recursos para o Fundo Municipal de Saúde. A verba é destinada ao financiamento das ações estratégicas e serviços no setor.

Luceninha também teve encontro marcado com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. No início do mês, o Ministro das Cidades garantiu investimentos na ordem de R$ 3,5 bilhões para o estado da Paraíba e anunciou um pacote de recursos que será investido no Estado no período de 2013 e 2014 nas áreas de habitação, mobilidade urbana e saneamento básico.

Durante reunião anteriormente realizada com o governador Ricardo Coutinho e prefeitos da região metropolitana de João Pessoa, Aguinaldo Ribeiro informou que serão destinados R$ 7 milhões para obras de pavimentação e drenagem no bairro de Intermares, em Cabedelo.

SECOM - Cabedelo



Luceninha fecha parceria SESI/SENAI que trará bibliotecas e escolas profissionalizantes

Prefeito Luceninha (PMDB)
O prefeito de Cabedelo, José Maria de Lucena Filho, Luceninha, recebeu em seu gabinete o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Buega Gadelha. O saldo dessa reunião foi a celebração da parceria prefeitura/Fiep para realização de vários cursos profissionalizantes no município de Cabedelo, bem como, a instalação de uma biblioteca na praça da Palmeira.

A visita do presidente da Fiepe ao prefeito Luceninha, visa discutir futuras parcerias para o desenvolvimento de Cabedelo, instalar na cidade uma escola do SESI e dotar o município de algumas salas de aulas para formação profissional através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, que passará a capacitar para o mercado da indústria, os jovens cabedelenses.

“Devemos celebrar algumas parcerias nas áreas de formação profissional e pensar alguma forma para a implantação de novas indústrias no município de Cabedelo. Vamos focar em alguns objetivos que nós já elencamos para poder propiciar o desenvolvimento no município de Cabedelo. É aqui a porta de entrada de vários produtos e serviços que chegam à Paraíba. Vamos nos concentrar sobre tudo no potencial do porto e do mar, as oportunidades de negócio de Cabedelo”, afirmou Buega Gadelha.

Ainda de acordo com ele, em no máximo trinta dias, será instalado em praças publicas da cidade, duas unidades móveis da instituição, onde serão iniciados os primeiros cursos. Agradecendo a visita do presidente da Fiep, Luceinha informou que além dos cursos, a instituição vai disponibilizar uma biblioteca itinerante que vai funcionar na Praça da Palmeira. “Cabedelo tem uma deficiência que é a disponibilidade de terrenos para instalação de novos equipamentos, novas indústrias e para que a Fiep possa construir em nosso município, sua escola de formação profissional”. Afirmou o prefeito.
SECOM – Cabedelo

Prefeitura de Cabedelo começa a quitar pagamentos de dezembro dos servidores


A primeira parcela dos salários dos servidores municipais de Cabedelo foi depositada nesta terça-feira (22). O pagamento atrasado desde o mês dezembro pelo ex-prefeito, foi autorizado pela Secretaria de Finanças (Sefin), que também autorizou o pagamento dos descontos consignados.

O parcelamento em três vezes dos salários de dezembro, é fruto de uma solução encontrada em conjunto com o Sindicato dos Servidores (SINDCAB). As outras duas parcelas, serão pagas nos meses de fevereiro e março. Para regularizar a situação a Secretaria de Finanças teve que cumprir alguns trâmites, como abertura de empréstimo bancário. As medidas adotadas irão minimizar o sofrimento dos servidores que começaram o ano com muitos compromissos financeiros a quitar.

Mesmo conseguindo regularizar a situação nesses primeiros dias de janeiro, a prefeitura enfatiza a omissão por parte do governo anterior, caracterizando descumprimento da lei. “Os valores para o pagamento dos funcionários efetivos não foram deixados nos cofres públicos, mesmo com a Lei de Responsabilidade Fiscal dando plena garantia deste direito aos servidores”, desabafou o prefeito Luceninha.

“Já estamos trabalhando no intuito de produzir o calendário de pagamentos dos servidores. Ele será distribuído entre os funcionários, a fim de dá mais comodidade ao servidor público. O salário do funcionalismo é sagrado, e será sempre honrado na nossa gestão”, afirmou o prefeito.

SECOM - Cabedelo

Prefeito de Cabedelo diz que não fará Carnaval e vai parcelar salários atrasados
O prefeito disse que a situação financeira da Prefeitura é preocupante


Foto: Fred William

O prefeito de Cabedelo, Luceninha (PMDB), anunciou hoje durante entrevista coletiva que a Prefeitura daquela cidade não vai patrocinar festas de Carnaval por conta da situação financeira encontrada pela atual gestão. Luceninha disse ainda que vai pagar apenas o salário do mês de janeiro aos servidores da prefeitura e que os salários atrasados de dezembro e 13º será parcelados.
Foto: Fred William
Logo que assumiu, Luceninha decretou situação de emergência em várias secretarias municipais e determinou a realização de um mutirão de limpeza em todas as localidades da cidade.

Quanto ao pagamento dos salários dos servidores, o prefeito disse que a partir deste mês o pagamento da folha está garantido, mas vai ser preciso parcelar a folha de dezembro e o 13º salário, que na foram pagos pela gestão passada. No próximo dia 21 será divulgado o número de parcelas que será preciso para efetuar o pagamento.

O prefeito disse que a situação financeira da Prefeitura é preocupante. WSCom

JORNALISTA DE OPOSIÇÃO GANHA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO


Welington Costa, um dos mais atuantes e combativos jornalistas do município de Cabedelo, com diversos processos (em sua maioria ganhos), movidos pela prefeitura contra sua pessoa por denúcias graves é agora o Secretário de Comunicação do município.

O que isso significa?

Pela atitude de Luceninha, a impressão de uma nova personalidade na transparencia publica.

Uma forma de mostrar a sociedade que é um tempo novo que se aproxima e que pessoas de atitude são bem vindas.

Welington Costa, é uma pessoa humilde, simples e um competente profissional, requisitos fundamentais para ocupar uma pasta que será a cara de Cabedelo.

Quem convida uma pessoa como Welington Costa para uma importante pasta, com é a comunicação de Cabedelo, deve acreditar antes de mais nada que ele é uma pessoa sincera, bem intencionada e honesto com seus ideais e com sua luta diária, em levar informação aos seus leitores. Agora deverá levar a secretaria com os mesmos traços de sua marcante personalidade.

Algumas mudanças já podem ser sentidas no ar, o site da prefeitura está em reforma, esperamos que para melhor e que possa conter os contatos de todos os secretários e secretarias, que se possa ter um canal aberto com o prefeito e com a comunicação municipal, que possamos receber informações corretas sobre as atividades da prefeitura, que possamos ter notícas de Cabedelo para publicar de forma correta, contínua e que possamos ter orgulho dos dias que estão por vir.


CABEDELO DE CARA NOVA:
Luceninha e os 15 vereadores tomam posse.


cerimonia

Propostas
Luceninha deverá dar prioridade em desenvolver em Cabedelo um governo pautado através da participação popular. “Quando estive na Câmara Municipal fui o vereador que mais apresentou requerimentos e emendas naquela casa, e uma das características de nosso mandato foi a participação das pessoas. Sempre ouvi os anseios da população e lutava para transformá-los em projetos estruturantes para a cidade, e assim será em nosso governo”, comentou.

Entre as suas propostas de Governo, Luceninha deverá trabalhar de forma incessante pelo desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda. Tais temas, serão tratados como prioridade. Ele confirmou o compromisso de lutar pelo retorno de 12 empresas da área pesqueira, que deixaram Cabedelo para se instalarem na área litorânea do Rio Grande do Norte.

Soltando o Verbo
Secretaria de Turismo de Cabedelo, firma parceria com SUDEMA
A Secretaria de Turismo do município de Cabedelo, firmou uma parceria com a Superintendência de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Sudema) para executar o plano de ação de limpeza das praias. Trata-se do projeto Praia Nossa, desenvolvido pela Sudema que tem como objetivo garantir a preservação das praias do litoral paraibano e assegurar a qualidade de vida dos visitantes.

Segundo a Secretária de Turismo de Cabedelo, Vera Simões, esta campanha é de grande importância para a população e que além da secretaria de turismo, outras secretarias estarão envolvidas nesta ação, pois como diz o próprio slogan da Campanha “Preservar é uma Tarefa de Todos Nós”.

“Queremos a participação dos moradores, visitantes e funcionários de Cabedelo nesse projeto. Pretendemos engajar o maior número de pessoas na ações”, destacou a secretária.

Durante a reunião que aconteceu na Secretaria de Turismo, na sexta feira (25), a coordenadora de Educação Ambiental da Sudema, Karina Massei informou que as principais linhas de ação do projeto são no sentido de estabelecer parcerias com os municípios litorâneos para capacitar e formar agentes multiplicadores quanto as temáticas sobre o gerenciamento e acomodação dos resíduos sólidos.

Segundo Karina, além destas ações, a Unidade Móvel de Monitoramento das Águas e a equipe de Educação Ambiental estarão executando análises de água ‘in loco’, nos municípios, e conscientizando a população. “Entre as novidades do projeto Nossa Praia, este ano, estão o combate à poluição sonora e a colocação de placas informativas de balneabilidade fixadas em pontos estratégicos nas praias para que os banhistas tenham informações regulares das condições da água. Também os turistas serão abordados pelos técnicos da Sudema, que vão repassar instruções sobre a importância de manter as praias limpas.”

As ações do projeto “Nossa Praia” terão início sábado, dia 02 de fevereiro, na Praia de Miramar, em Cadebelo. Segundo a secretária de Turismo, Vera Simões, funcionários da Prefeitura, representantes da Sudema e os voluntários, participarão da limpeza na orla das 8h às 10h.

SECOM - Cabedelo

Tribunal de Contas investiga contratos entre os anos de 2008 e 2012 de empresa com prefeituras

Foto da internet
Os altos valores pagos por prefeituras da Paraíba a uma empresa de consultoria de Pernambuco chamou a atenção do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) que vai investigar os contratos entre os municípios e a Bernardo Vidal Consultoria Ltda. O TCE já abriu processo especial e determinou a inspeção em contas do município de Curral de Cima, na Zona da Mata. Ao todo, 55 cidades paraibanas possuem contratos com o grupo empresarial num valor total de R$ 10,4 milhões entre os anos de 2008 e 2012.
O levantamento sobre os contratos está disponível no site do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres) do TCE-PB. Nos dados constam contratos prestados por duas empresas do mesmo grupo. Só a Bernardo Vidal Consultoria Ltda., que presta serviços em auditoria tributária, firmou R$ 1.356.398,06 em contratos com 22 cidades, entre elas Curral de Cima, já investigada pelo TCE. Há ainda pagamentos em nome de Bernardo Vidal Advogados, que recebeu a maior parte dos recursos.
Em 2012, o conselheiro Fernando Catão, então presidente do TCE, determinou a abertura de processo especial. “Tendo em vista os altos valores recebidos dos cofres públicos de prefeituras municipais do Estado, o processo já foi devidamente instaurado”, afirmou Catão durante a sessão de 12 de dezembro.
De acordo com o Diário Oficial Eletrônico do TCE, na edição do último dia 22 de janeiro, o Conselheiro André Carlo Torres Pontes ficou encarregado de relatar o Processo 16614/12, referente à inspeção em Curral de Cima. Em 2009, o TCE identificou em Curral de Cima pagamentos por serviços de recuperação tributária junto ao INSS no montante de R$ 80.018,52 que teriam sido efetuados sem a comprovação efetiva dos serviços realizados, ainda segundo o TCE.
O advogado Welbber Brito, diretor de responsabilidade da Bernardo Vidal Consultoria Ltda, informou à reportagem do JORNAL DA PARAÍBA que os valores cobrados pela empresa são compatíveis aos praticados atualmente no mercado.
Segundo ele, são cobrados em média de 18% a 20% dos valores obtidos pelos clientes da consultoria com as ações ou auditorias realizadas pela empresa.
Sobre a apuração do TCE em relação aos contratos com a prefeitura de Curral de Cima, Welbber Brito afirmou que a Bernardo Vidal não foi ainda notificada oficialmente sobre o caso e que só vai se posicionar nos autos para a apresentação da defesa. O diretor da empresa explicou ainda que as duas empresas citadas pertencem ao mesmo grupo.
A Bernardo Vidal presta serviços de auditoria e planejamento tributário, atuando em todos os Estados da Federação. Segundo o site oficial da empresa, o escritório com sede em Recife possui atualmente cerca de 500 clientes públicos em todo o país, entre governos estaduais, prefeituras, câmaras de vereadores e assembleias legislativas.
A ação consiste numa auditoria minuciosa, a fim de analisar, conjuntamente, os tributos pagos e identificar repasses inadequados. Segundo a empresa, ela identifica estas falhas existentes nos pagamentos de tributos efetuados mensalmente pelas administrações públicas e permite o resgate dos créditos previdenciários, prometendo gerar assim economia aos cofres públicos. A empresa oferece os serviços de consultoria tributária desde 2007.
Presidente da AMEM faz visita ao prefeito Luceninha e sai com a garantia de renovação de convenio

A presidente da Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (AMEM), colunista Goretti Zenaide, foi recebida pelo prefeito Luceninha em seu gabinete. Na oportunidade, Zenaide fez várias reivindicações, entre elas, a renovação do convenio existente entre a Prefeitura de Cabedelo e a associação, para o repasse de recursos oriundos do governo federal.

De acordo com a presidente da AMEM, a instituição está instalada na Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, há 41 anos e assiste a 42 idosos carentes, muitos deles, recolhidos das ruas, sem parentes ou família. “Temos uma parceria com a prefeitura onde através de um convênio, a mesma recebe e repassa à nossa instituição, recursos oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Além disso, temos outras parcerias com a prefeitura para o atendimento dos idosos na saúde e na assistência social. Por isso, estamos também, reivindicando melhorias no atendimento, na saúde e nos serviços funerais do município, principalmente, no que tange à melhorias nos cemitérios da cidade” reivindicou Goretti.

Ainda de acordo com a presidente da AMEM, a instituição dispõe de um quadro de 30 servidores não voluntários para assistir aos 42 idosos que lá estão. “Eles são responsáveis pelas seis refeições diárias, a higienização e o acompanhamento permanente dos nossos assistidos. Isso implica em uma folha de pagamento de aproximadamente, R$ 18 mil, que custeamos com os repasses do Fundo Municipal do Desenvolvimento advindos do MDS, bem como dos 75% da aposentadoria daqueles que são aposentados e de outra parceria com o FUNCEP do Governo Estadual”. Explicou.

Sensível para com as questões relacionadas com a AMEM, o prefeito Luceninha se prontificou em estudar as reivindicações e promover as resoluções dos problemas apresentados. “AMEM faz um trabalho excepcional com os idosos e conhecemos de perto o trabalho desta instituição. De nossa parte, determinamos a procuradoria do município analisar a renovação do convênio já que a prefeitura apenas recebe do MDS e repassa a instituição. As outras reivindicações como reforma nos cemitérios, melhoria nos serviços funerais e no atendimento a saúde, serão atendidas e já as encaminhamos para a secretária municipal de ação social, apenas pedimos um prazo para o atendimento”. Afirmou o prefeito.

SECOM - Cabedelo
O presidente do PSC Engenheiro Quintans assumiu a Assessoria de Ação Governamental da prefeitura de Cabedelo.

foto
O Empresário cabedelense e presidente do PSC de Cabedelo, Engenheiro Sebastião Tavares Campos Quintans, que recebeu no inicio do ano passado a cidadania cabedelense, acaba de ser nomeado Assessor de Ação Governamental da Prefeitura de Cabedelo. O cargo em que está investido o engenheiro Quintans tem status de secretaria. O presidente do PSC irá coordenar a ação de governo da gestão Luceninha e promete muito trabalho em prol da cidade.
Quintans é empresário do ramo da construção civil, reside em Intermáres há 28 anos, arrojado, investiu no turismo e montou em 1994 o Intermares Water Park, um empreendimento ousado para a época e que até hoje, ainda consta no Mapa-Google. Recebeu no ano passado da Câmara municipal o diploma de cidadão cabedelense e acaba de ser escolhido pela LCD, o desportista do ano de 2012, por contribuir e patrocinar os esportes amadores de Cabedelo.
Fotos: Richardo Paiva

Prefeito de Cabedelo anuncia pagamento de janeiro e parcelamento da folha de dezembro


O prefeito de Cabedelo, José Maria de Lucena Filho, do PMDB, garantiu o pagamento da folha desse mês de janeiro e anunciou que irá parcelar os salários de dezembro. A confirmação foi durante a coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (14), depois de levantamento nas contas da Prefeitura que estão em três bancos.

De acordo com o prefeito, o valor a ser pago referente a folha de dezembro é no valor de R$ 5.531.755,71. O anuncio de como será o pagamento dos salários de dezembro, só será possível depois de saber do repasse do Fundo de Participação do Município, que acontece no próximo dia 20. “Não podemos informar data neste momento. Precisamos saber como ficarão as contas desse mês. Mas assumimos a responsabilidade de todos os compromissos”, frisou.

Salários de dezembro.

Com relação ao pagamento dos salários atrasados dos servidores, o prefeito Luceninha informou que já agendou uma reunião com o Sindicato da Categoria para juntos, encontrarem uma forma de pagar os salários de dezembro. “O salário de dezembro dos servidores será pago, eles trabalharam e devem receber, agendamos um encontro com o sindicato apenas para juntos encontramos a melhor forma de parcelamento”, tranquilizou o prefeito.

Com déficit de mais de R$ 40 milhões, desses mais de R$ 25 milhões já parcelados, a administração municipal ainda não revelou a data da folha atual, mas disse que já está sendo estudada garante que será dentro do mês. Secom
Ministro das Cidades libera verbas para Cabedelo.



O Ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, garantiu investimentos na ordem de R$ 3,5 bilhões para o estado da Paraíba. A garantia foi dada durante coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (7), em João Pessoa.

O ministro esteve com o governador Ricardo Coutinho e prefeitos da região metropolitana da capital. O prefeito de Cabedelo, Luceninha, participou do evento. Agnaldo anunciou um pacote de recursos que será investido no Estado no período de 2013 e 2014 nas áreas de habitação, mobilidade urbana e saneamento básico.

Prefeito mostra capacidade em buscar recursos.

Apesar do Orçamento da União ser votado só em fevereiro, Agnaldo Ribeiro informou que já será disponibilizado para a Paraíba R$ 117 milhões.

A cidade de Cabedelo foi destaque na coletiva. Intermares irá receber R$ 7 milhões para obras de pavimentação e drenagem no bairro. Segundo o ministro, a verba deverá ser liberada em abril.

A liberação dos recursos e o acompanhamento do uso do poder público serão acompanhados pelo portal da transparência do município. A garantia do prefeito Luceninha é para que todos participem da nova gestão. Secon

Emoção toma conta da posse do prefeito Luceninha e Zé Régis não aparece para repassar prefeitura

lucena prefeito
A emoção tomou conta da solenidade de posse do prefeito de Cabedelo Luceninha, realizada nesta terça-feira (1). Diante de uma multidão que lotou o Cabedelo Clube e sem a presença do seu vice-prefeito Leto Viana, que alegou problemas de saúde, Luceninha, visivelmente emocionado, agradeceu os quase 80% de votos válidos que obteve.
o prefeito chorou
Após agradecer a Deus e ao povo, teve sua fala várias vezes interrompida pelas lágrimas, principalmente ao lembrar do pai, José Maria de Lucena e da mãe, Dona Maria Oneide da Costa de Lucena, que faleceu recentemente e nesta terça-feira, dia da sua posse, faria 91 anos de idade. A eles, Luceninha dedicou sua vitória.

Sem esquecer das suas raaízes, o novo prefeito aproveitou para agradecer a esposa Vandinha e aos filhos, pela compreenção nos moementos de ausência da família e pelas palavras de otimismo que recebeu deles nos momentos dificis da sua trajetória política.
Ao lembrar dos pais, o prefeito Luceninha chora, demonstra sua sensibilidade como ser humano, a importância e a valorização da família na sua vida.
Lucas Santino PHS), é eleito presidente da Câmara Municipal
Após a solenidadede posse, foram emposados os quinze vereadores:
Jaqueline Monteiro de França (PRP),
Fernando Antonio Monteiro de Oliveira Sobrinho (PHS),
Rosildo Pereira de Araújo Júnior (PMDB),
Lucas Santino da Silva (PHS),
Artur Paredes Cunha Lima Filho (PRTB),
José Eudes Santos de Souza (PP),
Reinaldo Barbosa de Lima (PT),
Maria das Graças Carlos Rezende (PMDB),
Josué Pessoa de Góes (PRTB),
Rosivando Neves Viana (PT),
José Franscisco Pereira (PSB),
Tércio de Figueiredo Dornelas Filho (PSL),
Antonio Moacir Dantas Cavalcanti Júnior (PP),
Márcio Bezerra da Costa (PP)
Belmiro Mamede da Silva Neto (PRP).

Em seguida, foram apresentados os vereadores Jaqueline Viana e Lucas Santino que concorreram a presidência da Casa Legislativa, onde foi eleito por nove votos a cinco, o vereador Lucas Santino.

Formação da nova Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2013/2014:

Presidente – Lucas Santino (PHS)
Vice-presidente – Tércio Dornelas Filho – Tercinho (PSL)
1º Secretário – Junior Datele (PMDB)
2º Secretário – Fernando Sobrinho (PHS)

Em seu discurso já como presidente da Casa, Lucas chorou ao agradecer os ensinamentos dos pais e ao lembrar da sua trajetória em seus dois mandatos como parlamentar.

Prefeito José Régis se recusa a entregar prefeitura

Após belíssimas apresentações culturais do Coral Beth Shalon e da Orquestra formada por jovens músicos cabedelenses do Projeto PRIMA, foi aberta solenidade de transmissão do cargo. A surpresa mesmo ficou por conta do ex-prefeito José Régis, que surpreendeu ao não comparecer para repassar o cargo de prefeito de Cabedelo para seu sucessor Luceninha (PMDB), que irá administrar o Executivo Municipal nos próximos quatro anos. A transferência do cargo foi feito pela Secretária de Administração Liene Praxedes.

Em uma cerimônia rodeada de autoridades, Luceninha demosntrou iniciar seu mandato com bastante prestígio na área política. Entre os presentes estavam o deputado Manoel Júnior e o ex-senador José Maranhão, que assim se expressou sobre o novo prefeito: “Luceninha é um homem de muita sensibilidade porque vive em contato direto e permanente com a sociedade e tem plenas condições de avaliar o que é prioridade para o município”.

Secretariado

Os nomes que compõem a maioria das Secretárias do município foram anunciados logo após a entrega da faixa ao prefeito Luceninha.

Presidente do IPSEMC – Léa Santana Praxedes
Secretária Chefe de Gabinete – Rejane Viana do Nascimento
Procurador Geral – Lincoln Mendes Lima
Secretária de Administração – Liene Santana Praxedes Nóbrega
Secretário de Finanças – Nicodemus de Lima Trindade
Secretário de Planejamento do Uso e Ocupação do Solo – Adalberto Otávio Oliveira da Silva
Secretária de Trabalho e Ação Social – Vanda Lígia Silva de Lucena
Secretário de Comunicação Social e Institucional – Wellington Costa
Secretário de Meio Ambiente – Walber Farias Marques
Secretária de Desenvolvimento Urbano – Ana Maria Bezerra da Nóbrega
Secretário de Habitação – Hugo Sobreira Braga
Secretária de Educação – Clecy Alves de Vasconcelos
Secretária de Saúde – Magda Cecília Cardoso Ferreira
Secretária de Turismo – Vera Lúcia de Almeida Simões
Secretário de Esporte, Recreação e Lazer – Cristiano Zenaide Paiva
Secretário de Transportes – Francisco Rogério Santiago Mendonça
Secretário de Segurança e Defesa Civil – Josué Pessoa de Góes
Secretário da Pesca e da Aquicultura – José Arlan Silva Rodrigues
Coordenador Chefe do PROCON Municipal – Luiz Gonzaga Meireles da Silva Filho
Assessoria de Coordenação Política – José Ricardo Félix Alves.

Os demais nomes que farão parte da equipe do prefeito de Cabedelo devem ser anunciados ainda esta semana.

Soltando o Verbo

DIPLOMAÇÃO: Justiça Eleitoral diploma eleitos de Cabedelo em noite de muita emoção

Na noite desta quinta (13) a Justiça Eleitoral da Comarca de Cabedelo (57ª Zona) diplomou os candidatos eleitos e suplentes para o quadriênio 2013-2016. O evento foi realizado no salão do Varanda’s Dancing Bar, localizado no centro da cidade, e foi muito prestigiado pela classe política e pelas autoridades.

Na ocasião foram diplomados 3 vereadores suplentes de cada legenda, os 15 vereadores eleitos que ocuparão as cadeiras na Câmara Municipal, além do vice-prefeito eleito e do prefeito eleito.

Na abertura da solenidade, o Hino Nacional foi executado ao vivo pelo coral pessoense, presente no evento; na sequência o Diretor doCartório Eleitoral de Cabedelo, Robson Cardoso Marinho, e responsável pela solenidade, abriu o evento convocando as autoridades presentes para compor a mesa; Logo em seguida o Juiz da 57º Zona Eleitoral, dr. João Machado de Souza Júnior, fez uso da palavra, e fez questão de frisar o compromisso que cada agente político eleito terá com a população e com a cidade de Cabedelo, ressaltando que o trabalho com a juventude e a retidão com o serviço público devem ser priorizados.

Durante o pronunciamento do prefeito eleito e diplomado, Luceninha, a emoção tomou conta do evento. Ele fez questão de agradecer a Deus, mais uma vez, os votos recebidos pelo povo de Cabedelo; ressaltou a importância do trabalho realizado em equipe e frisou que, em prol do desenvolvimento da cidade, vai continuar buscando parcerias junto aos deputados estaduais e federais, senadores e também junto aos Governos Estadual e Federal; no fim de seu pronunciamento, Luceninha, embargou a voz e lembrou o falecimento de sua mãe, ocorrido 15 dias atrás. Se emocionou. Emocionando também o público presente, com mais de 300 pessoas.

A vereador Jacqueline França representou os vereadores eleitos e também fez uso das palavras também agradecendo aos votos recebidos e se comprometendo com o zelo no serviço público.

Durante a diplomação, o momento mais aguardado da noite, a empresa Orbe Design preparou um show de slides que apresentava, através de um telão, as imagens e todos os dados dos eleitos e suplentes. Os diplomados foram chamados individualmente e recebiam o diploma das mãos das autoridades. Alguns deles exibiram com orgulho o documento para os amigos e familiares presentes. Saiba mais
LUCENINHA SUSPENDE AGENDA EM DECORRÊNCIA DO FALECIMENTO DE SUA MÃE

O prefeito eleito de Cabedelo, Luceninha (PMDB), suspendeu a agenda de compromissos, em Brasília e no Rio de Janeiro, em decorrência do falecimento de sua mãe, Dona Maria Oneide Costa Lucena, de 90 anos.

Familiares e amigos estão presentes, neste momento no velório que ocorre na Central de Velórios São João Batista, no Centro da Capital. O sepultamento está marcado para as 17h, no Cemitério Senhor da Boa Sentença, localizado no bairro do Varadouro.

Luceninha foi eleito prefeito de Cabedelo nas últimas eleições com 21.847 votos. Ele vem cumprindo ampla agenda de compromissos junto a bancada paraibana, em Brasília.

FONTE: ASSESSORIA
Prefeito de Cabedelo tem contas aprovadas

Na manhã desta quarta-feira, dia 21/11/2012, o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, em reunião plenária, APROVOU as contas anuais do Prefeito José Francisco Régis, alusivas ao exercício de 2010.

Com essa decisão, fica pendente, ainda de apreciação, as contas relativas aos exercícios de 2011 e 2012. Durante toda a gestão, ao longo desses últimos 06 (seis) anos apreciados pelo Tribunal, o Prefeito José Régis logrou êxito, ou seja, teve PARECER FAVORÁVEL À APROVAÇÃO, nas contas dos exercícios de 2005 e 2006.

As contas de 2007, 2008 e 2009, por questões que independeram da vontade do gestor, estão sendo discutidas na Justiça. A sustentação oral, no dia da apreciação das contas alusivas a 2010, foi feita pelo Contador Arthur Gadêlha, que soube contra-argumentar o voto do Conselheiro Relator, obtendo o veredicto dos demais Conselheiros, o que resultou na aprovação das Contas.

Fica firmado, desta feita, o entendimento de que a gestão foi coroada de êxito, refletindo tal situação, no comprometimento sério, digno, honrado e honesto de um gestor e de sua equipe, para com os destinos de Cabedelo, para com o seu progresso e na constante busca do seu desenvolvimento.

Fonte: Contadoria Geral - PMC @contadoriapmc
Luceninha volta de Brasília e faz um balanço de sua prospecção na capital federal.
Pauta das reuniões envolveu assuntos importantes como a seca e as emendas ao orçamento da União para 2013. Vários compromissos foram firmados com a bancada paraibana que se comprometeram em apresentarem emendas no orçamento da união, para a cidade portuária paraibana. Na foto ao lado, Luceninha é recebido em audiência pelo senador Cássio Cunha Lima e o deputado federal Romero Rodrigues.

O prefeito eleito de Cabedelo, Luceninha (PMDB), desembarcou em João Pessoa, nesta quinta-feira (08) voltando de mais uma viagem à Brasília onde se reuniu com boa parte da bancada paraibana de parlamentares. A pauta das reuniões foi variada e envolveu assuntos importantes como a seca e as emendas ao orçamento da União para 2013 que envolvem o município portuário.
Reunido com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), Luceninha afirmou que conseguiu o compromisso do parlamentar em destinar recursos para obras de pavimentação em Intermares. O projeto para as obras ainda está em elaboração e será entregue nos primeiros meses de 2013.
Com o senador Cícero Lucena (PSDB), o prefeito eleito de Cabedelo conseguiu recursos para os bairros do Jacaré e Oceania. As emendas que ainda não possuem valores determinados serão destinadas para a drenagem, a pavimentação e para projetos educacionais.
Já com o senador Vitalzinho (PMDB), o prefeito eleito conseguiu R$ 1 milhão para serem empregados no terminal pesqueiro de Cabedelo. “O terminal pesqueiro é a porta de entrada para o sustento dos pescadores de Cabedelo e precisa urgentemente de modernização para que, de fato, funcione de forma eficiente”, afirma Luceninha.
Com o deputado federal, Hugo Mota (PMDB), o valor da emenda chega a R$ 2,5 milhões. O montante será empregado na urbanização da Praia do Jacaré, um dos pontos turísticos mais visitados do município. “O projeto para a urbanização da Praia do Jacaré já está pronto e é um sonho antigo de toda a população cabedelense que realizarei em 2013. Além de alavancar o turismo em Cabedelo já que o pôr do sol da Praia do Jacaré é nacionalmente conhecido”, comemora Luceninha.
Para a infraestrutura de Cabedelo, Luceninha conseguiu atrair emendas dos deputados federais Wilson Filho, Manoel Júnior, Benjamim Maranhão, todos do PMDB. Os parlamentares não fixaram valores, mas se comprometeram em destinar recursos para a área em 2013.
Luceninha também esteve no Ministério da Educação (MEC), onde conversou sobre capacitação dos professores da rede pública municipal. No próximo dia 12 deste mês, membros da equipe do prefeito eleito participarão de um curso, em Brasília, para a elaboração de projetos voltados para a educação. Os Ministérios dos Esportes e do Meio Ambiente também receberam a visita de Luceninha, de ele saiu com ideias e propostas para capacitação de sua equipe de governo.
“Não preciso esperar a posse para começar a lutar pelos interesses de Cabedelo. Minha gestão precisa ser eficiente para honrar cada voto que recebi desta cidade”, termina Luceninha. O prefeito eleito de Santa Rita, Reginaldo Pereira (PRP), também participou de algumas reuniões.
Fonte: Assessoria de Imprensa

Luceninha Propõe parceria com prefeitos da região metropolitana para resoluções dos problemas comuns.
Após reunir em uma coligação 19 partidos em torno de sua candidatura e vencer as eleições com 78,04% dos votos válidos em Cabedelo, Luceninha (PMDB), prefeito eleito da cidade, comentou em entrevista ao programa Rede Verdade da TV Arapuan que vai buscar a união dos municípios da região metropolitana de João Pessoa.
Luceninha sabe que uma “andurinha só não faz verão” e com a habilidade de quem soube reunir 19 forças políticas para ganhar as eleições em Cabedelo (terceira cidade do Estado em arrecadação), pretende unir os prefeitos da Região Metropolitana da grande João Pessoa, para a construção de políticas publicas comuns as cidades.
De acordo com o site paraiba.com.br, Luceninha pretende liderar esse grupo e já estaria mantendo contado com as assessorias dos prefeitos eleitos no último pleito nas cidades da Região metropolitana, para essa finalidade. “Vamos tentar a união das cidades. Quem ganha é o estado da Paraíba”, Afirmou Luceninha.
Com a aliança que fez, onde contou com todos os partidos da base aliada da presidenta Dilma, Luceninha dispõe de transito livre nos ministérios e até já foi recebidos em alguns deles, após as eleições. Mas, com a visão de quem não deseja desperdiçar a chance e o apoio do povo que o elegeu com tamanha maioria, sabe que, se forem unidos nos encaminhamentos dos futuros pleitos, ficam fortalecidos. Principalmente, nas resoluções dos problemas comuns como: infra-estruturar, Saneamento, turismo, habitação e no melhoramento dos serviços de saúde e educação.
Ainda de acordo com o paraíba.com.br, o prefeito eleito de Cabedelo afirmou que esteve na comemoração da vitória do prefeito de Lucena, Marcelo Monteiro - PSB e que também é amigo dos prefeitos de Bayeux, Expedito Pereira – PSB, e Santa Rita, Reginaldo Pereira p PRP. Ele destacou também a cidade do Conde. “Partindo para o litoral sul. Acho importante a união de todas essas cidades”, disse.
A Região Metopolítana de João Pessoa foi criada inicialmente pela Lei Complementar Estadual 59/2003 e era composta pelos seguintes municípios: Bayeux, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Lucena, Mamanguápe, Rio Tinto e Santa Rita. Mas, foi ampliada pela Lei Complementar Estadual 90/2009 que incluiu os municípios de Alhandra, Pitimbu e Caaporã.

Os prefeitos da Região Metropolitana eleitos no último pleito, sua votação e seus partidos.

Alhandra Marcelo Rodrigues – PMDB (7.256 votos - 54,21%) 
Bayeux Expedito Pereira – PSB (23.612 votos - 58,82%)
Cabedelo Luceninha – PMDB (21.847 votos - 78,04%)
Caaporã Dr. João – PMDB (5.908 votos - 44,90%)
Conde Tatiana Correia – PT do B (5.744 votos - 41,70%)
Cruz do Espírito Santo Pedrito – PSD (5.576 votos - 49,03%)
João Pessoa (Segundo Turno)
Lucena Marcelo Monteiro – PSB (3.876 votos - 49,73%)
Mamanguape Eduardo Brito – PR (12.522 votos - 52,99%)
Pitimbu Leonardo Barbalho – PSD (3.268 votos - 38,48%)
Rio Tinto Dudu de Brizola – PMDB (7.218 votos - 53,21%)
Santa Rita Reginaldo Pereira – PRP (33.990 votos - 51,52%)

Aproveitando sua estadia em Brasília Luceninha tenta audiência com ministro do Turismo

Acompanhado do atual presidente da Câmara, vereador Ricardo Felix do PT e do vereador eleito no último Pleito, Júnior Datelle, o prefeito eleito do município de Cabedelo nas últimas eleições, Luceninha (PMDB), ainda não tomou posse, mas está em busca de parcerias para viabilizar obras importantes para o município. O político está em Brasília buscando articulação junto ao ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), para marcar uma audiência com o ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB).
O objetivo de Luceninha é conversar com Gastão Vieira, ainda este ano, e discutir o início de três grandes obras, entre elas o Projeto Orla, que está orçado em R$ 45 milhões e tem como objetivo combinar a geração de emprego e renda com ações de sustentabilidade em municípios costeiros ou com orla fluvial. “Com esse Projeto será possível iniciar um novo ciclo de crescimento para Cabedelo. Quando falo em crescimento, não me refiro apenas à questão econômica, mas também no tocante à qualidade de vida e desenvolvimento social”, explica.
Luceninha quer aproveitar a oportunidade também para conversar com Vieira sobre mais dois projetos prioritários para sua gestão: a drenagem e pavimentação de Intermares (no valor de R$ 30 milhões) e a urbanização da praia de jacaré (R$ 2,5 milhões).
Nesta terça-feira (23), Luceninha se reuniu com Aguinaldo para tratar de duas pautas específicas da pasta do ministro entre elas a devolução de R$ 300 mil que foram devolvidos ao Ministério das Cidades pela atual gestão da prefeitura e da construção da Terceira Via para desafogar o trânsito entre o Porto de Cabedelo e João Pessoa. Participaram da reunião também os prefeitos eleitos do município do Conde, Tatiana Corrêa, de Santa Rita, Reginaldo Pereira e de Bayeux, Expedito Pereira.
Luceninha também esteve nos gabinetes do senador Vitalzinho (PMDB) e dos deputados federais Wilson Filho (PMDB) e Hugo Mota (PMDB).
Aguinaldo Silva com ParlamentoPB e Assessoria

Câmara de Cabedelo volta do recesso e vereadores dispõem de R$ 24.853,60 mensais para reunirem-se duas vezes por semana.

Conforme determina o Regimento Interno da Casa, o recesso parlamentar dos vereadores cabedelenses terminou neste domingo 20/02 e os mesmos deveriam retornar aos trabalhos legislativos nesta terça-feira (22/02). Mas, segundo informações de servidores daquele poder, o recesso foi prorrogado e não haverá sessão nesta terça-feira, para compensar uma convocação extraordinária feita pelo Prefeito na última sexta-feira (18/02). Ainda segundo o RI, a Câmara deve reúne-se em sessão ordinária todas as terças e quintas, as 20h00.
Talvez seja por isso que a produção legislativa dos parlamentares mirins da cidade portuária seja considerada “pífia” na opinião pública e aquém do esperado, já que, cada um deles, desfrutam de um bom salários (R$ 5.953,60) e de uma boa estruturar funcional para o trabalho. Leia mais
TC impõe a dois prefeitos débitos superiores a R$ 3,6 milhões e aprova contas de Zé Régis na gestão 2010

Ultrapassou R$ 3,6 milhões a soma de débitos imputados a dois prefeitos paraibanos pelo Tribunal de Contas do Estado, na sessão plenária desta quarta-feira (21), em razão de despesas não documentalmente comprovadas.

Num desses casos, o TCE emitiu parecer contrário à aprovação das contas de 2010 e 2011 apresentadas pelo prefeito de Alhandra, Renato Mendes Leite, a quem foram imputados débitos conjuntos da ordem de R$ 2.558.301,11, a maior parte (R$ 2.370.334,11) referente ao segundo exercício. Ainda cabe recurso dessa decisão tomada conforme voto do conselheiro Arthur Cunha Lima, relator do processo.

Despesas não comprovadas, em sua maior parte com obras públicas, também levaram o Tribunal a desaprovar as contas de 2010 do prefeito de Bom Jesus, Manoel Dantas Venceslau, com imputação do débito de R$ 1.045.920,37, segundo voto do relator Arnóbio Viana. Esse prefeito, que também respondeu por aplicações em saúde e educação abaixo do limite mínimo constitucional, ainda pode decorrer dessa decisão.

Também foram desaprovadas as contas de 2010 da prefeita de Uiraúna, Glória Geane de Oliveira Fernandes, com a imposição do débito de R$ 195.402,60 decorrente de pagamentos a firma particular por serviços de limpeza urbana de realização não comprovada, conforme entendimento do relator Arnóbio Viana, passível de recurso.

APROVAÇÕES – O TCE aprovou as contas de 2010 dos prefeitos de Cabedelo José Francisco Régis, por maioria), de Igaracy (Jucelino Lima de Farias), de Marcação (os gestores Edfrance dos Santos Silva e Paulo Sérgio da Silva Araújo, que se revezaram no comando do município) e de Pombal (Yasnaia Pollyanna Werton Dutra, em grau de recurso).

Aprovadas, ainda, as contas de 2011 do prefeito de Parari (Solange Aires Caluête Guimarães) e as de 2009 encaminhadas pelos prefeitos de Brejo do Cruz (Francisco Dutra Sobrinho) e Juazeirinho (Bevilacqua Matias Maracajá, em recurso).

Também obtiveram a aprovação do TCE as contas das Câmaras Municipais de Alhandra (exercício de 2011), Uiraúna (2010), São José do Brejo do Cruz (2010), Marizópolis, São José da Lagoa Tapada e Paulista (essas três de 2011). Ainda, as da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (exercício de 2011) e da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (2007, com ressalvas).

Sofreram adiamentos os exames das contas oriundas das Prefeituras de Cacimba de Areia, Itaporanga, Curral de Cima, Campina Grande, Lagoa, Puxinanã, Santa Rita, Condado, Emas, Esperança, Cajazeiras, Nova Olinda, Prata, Sousa e Assunção.

Presidida pelo conselheiro Fernando Catão, a sessão plenária teve as participações dos também conselheiros Fábio Nogueira, Arnóbio Viana, Arthur Cunha Lima, Umberto Porto e André Carlo Torres Pontes. Também, as dos auditores substitutos de conselheiros Marcos Costa e Antonio Cláudio Silva Santos. O Ministério Público esteve representado pela procuradora geral Isabella Barbosa Marinho Falcão.

Redação com TCE PB
Prefeito eleito Luceninha faz raio-x, cita problemas e metas em época de transição para Cabedelo

O prefeito eleito da cidade de Cabedelo, Luceninha (PMDB) revelou nesta segunda-feira (12) que a transição está caminhando de maneira satisfatória e que a equipe foi bem recebida pelo atual gestor, José Régis.

"Tivemos um aval positivo. Montamos uma equipe grande para trazer o mais rápido possível as informações que precisamos para não chegarmos às escuras. Não temos encontrado dificuldades".

Entre os problemas os mais graves são obras paradas que necessitam segundo ele de verba federal. Sobre metas, Luceninha adiantou dados em relação as promessas do governo federal em sanar a obra do Porto, passarela no Renascer, e a construção de uma escola naval. Infraestrutura é outro problema que o prefeito eleito pretende investir em melhorias.

Pediu aos deputados federais para que consigam mais emendas para a cidade e diz acreditar que eles não vão se negar a atender este apelo pelo povo de Cabedelo.

Vanessa de Melo

PB Agora
De Brasília, Luceninha mantém contato com Cabedelo e revela: “já tenho em mãos a nossa revalidação da CRP, demos o primeiro passo para Cabedelo voltar a receber recursos Federais”

O prefeito eleito de Cabedelo, Luceninha (PMDB), encontra-se em Brasília em companhia do ex-secretário Estadual de Esportes Cristiano Zenaide (PCdoB). O objetivo da ida à Capital Federal foi, além de outros compromissos, lutar pela regularização do CRP (Certificado de Regularidade Previdenciária), a qual estava irregular já há algum tempo impedindo o município de receber recursos federais e comprometer até o repasse de verbas do FPM – Fundo de Participação dos Municípios.

Na tarde desta quarta-feira (7), Luceninha manteve contato com seus assessores e, emocionado, revelou: “já tenho em mãos a nossa revalidação do CRP, Cabedelo agora já pode receber recursos Federais e caminhar projetos até então parados”.

Luceninha revelou ainda a redação que, mesmo antes de assumir a prefeitura, já está em busca de parcerias e se esforçando para obter recursos para o município, não deixando para fazê-lo depois. “Eu aprendi uma frase que diz que não devemos deixar pra depois, aquilo que podemos fazer hoje”, disse. “Há coisas que preciso começar ‘ontem’, para que eu não perca tempo na busca de melhorias pra nossa cidade e orgulhar cada eleitor que me depositou confiança”, concluiu Luceninha.

O que é o CRP

O CRP é um Certificado de Regularidade Previdenciária. Este documento certifica que o município está em situação regular em relação a lei 9.717 de 27 de novembro de 1998 que dispõe sobre regras gerais para a organização e o funcionamento dos regimes próprios de previdência social dos servidores públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Com a regularização do CRP, que permitirá o recebimento de recursos federais, o prefeito eleito poderá, inclusive, investir recursos para o Projeto de Urbanização do Jacaré, orçado em cerca de dois milhões de reais.

Veja o CRP já atualizado por Luceninha
PREFEITO ELEITO DEFENDE UNIFICAÇÃO NO PMDB DA PB E DISPARA: “VOU PARA ONDE MARANHÃO FOR”

O prefeito eleito de Cabedelo Luceninha (PMDB) disse durante entrevista ao PolíticaPB que é mais um dos filiados que defende a pacificação e unidade dentro do seu partido. Ele inclusive revelou que deve muito ao ex-governador José Maranhão (PMDB) e que apesar de respeitar a vontade de colegas de partido que querem uma renovação no comando da sigla a nível estadual, defende a unificação em torno do nome de Maranhão para sucessão da presidência do Diretório Estadual do PMDB.

“Eu acredito que até dezembro, quando se encerra o mandato de António de Antonio de Souza , eles devem entrar em um consenso, é José Maranhão é a pessoa indicada para conduzir nosso partido, porque se o PMDB é grande hoje aqui no Estado, isso se deve muito a ele, porque Maranhão sempre procurou unificar e fazer com que o partido crescesse. Então, eu sou uma pessoa bastante ligada a Maranhão e eu acompanho a sua determinação, visto que enquanto ele foi governador ajudou muito a Cabedelo, e por isso estarei sempre a sua disposição e vou para onde Maranhão for”, declarou Luceninha.

Ele disse ainda reconhece que existem outros grandes nomes no partido, mas que teme que possa haver uma desfacelação do partido com a possibilidade de várias chapas .“A gente sabe que o PMDB é hoje partido importante para o crescimento do país e o partido de maior bancada de sustentação ao Governo da nossa presidente Dilma e eu acho que estamos vivendo um problema interno que tem que ser resolvido realmente por aqueles que fazem a estadual hoje, que tem a frente nosso colega Antonio Souza. Mas, diante mão nós estamos aí juntos com o ex-governador José Maranhão. E por isso defendo uma unificação, porque sempre quando existe uma divisão, alguém sempre sai prejudicado. E o PMDB sempre foi um partido unido e não é agora que ele vai se desfacelar com uma briga interna”, acrescentou ele.

PolíticaPB

Luceninha participa de encontro com direção da Caixa objetivando busca de parcerias com Cabedelo



A direção da Caixa Econômica Federal esteve reunida na manhã desta sexta-feira (26), com os prefeitos eleitos das oito cidades da Paraíba que contam com mais de 50 mil habitantes. O objetivo do encontro era convidar os vencedores das últimas eleições municipais para se tornarem parceiros do banco.

Segundo o superintendente do banco, Elan Miranda, apresentar a Caixa formalmente ajuda no cumprimento da missão do banco. “A Caixa Econômica Federal tem como missão contribuir na promoção da cidadania, e através deste chamamento para parcerias e relacionamentos com os municípios que pode viabilizar seus projetos, programas e convênios”, explicou.

Os prefeitos eleitores presentes ao encontro foram os seguintes: Luceninha (Cabedelo), Expedito Pereira ( Bayeux), Reginaldo (Santa Rita), Roberto Feliciano (Sapé), Francisca Mota (Patos), Denise Oliveira (Cajazeiras), André Gadelha (Sousa) e Zenóbio Toscano (Guarabira).

Durante o encontro, a Caixa Econômica parabenizou os prefeitos pelas vitórias conquistadas em suas cidades, além de apresentar as equipes dos municípios e anunciar a inauguração de duas agências, uma em Santa Rita, no Tibiri e uma em Patos, no bairro Jatobá, além da ampliação da agência em Cabedelo, com a provável instalação de uma nova agência em Intermares.

Redação com ParaíbaJá/Foto da internet
Ministro Aguinaldo recebe em Brasília prefeitos eleitos da Região Metropolitana de João Pessoa
O ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) recebeu nesta terça-feira (23) em seu gabinete, em Brasília, quatro prefeitos eleitos da região metropolitana da capital paraibana em audiências distintas. Individualmente, Aguinaldo dialogou com Tatiana Correa (PT do B) do município do Conde, Luceninha (PMDB) de Cabedelo, Reginaldo Pereira (PRP) de Santa Rita e o representante da cidade de Bayeux Expedito Pereira (PSB).

A prefeita eleita do Conde Tatiana Correia (PT do B) foi a primeira a ser recebida pelo ministro Aguinaldo Ribeiro. Em seu primeiro contato com o ministro paraibano, a futura gestora buscou informações para elaboração de projetos que possam contemplar seu município nas ações do Ministério em 2013,Tatiana recebeu de Aguinaldo integral apoio, tendo o ministro colocado sua equipe técnica à disposição da prefeita para orientar nos projetos a serem apresentados. Urbanização, saneamento, habitação, entre outros temas puderam ser tratados pelos dois.


Aguinaldo Ribeiro recebeu em seguida, José Lucena Filho (Luceninha), do PMDB de Cabedelo. Luceninha mostrou-se determinado a resolver problemas históricos de saneamento e pavimentação em bairros como Intermares, Poço e Camboinha. O prefeito de Cabedelo também demonstrou sua preocupação com moradores da Comunidade Salinas Ribamar, pois pretende contemplar os habitantes daquela localidade no projeto‘Minha Casa, Minha Vida’. O ponto alto da audiência foi à autorização do ministro Aguinaldo Ribeiro para atender o principal pedido do prefeito Luceninha para a construção da chamada terceira via. Uma rodovia que ligará Cabedelo as BR’S 230 e 101, para atendimento ao fluxo de carga pesada de caminhões que abastecem o Porto de Cabedelo. Esta obra desafogará sensivelmente o fluxo de veículos no trecho que liga Cabedelo a João Pessoa.

Na pauta de trabalho, Aguinaldo despachou com o prefeito eleito de Santa Rita Reginaldo Pereira que se mostrou preocupado com o baixíssimo índice de áreas saneadas na cidade que, segundo ele, não chegam a 30% da área urbana. Os dois trataram também da perspectiva de construção de novas moradias para população da cidade, distritos e até das aéreas rurais, dentro do programa nacional de Habitação Rural (PNHR). Reginaldo Pereira recebeu também do ministro uma relação de obras de infra-estrutura liberadas pelo Ministério das Cidades, mas que ainda não foram executadas na cidade.

O último prefeito a ser recebido foi Expedito Pereira (PSB) de Bayeux que recebeu do ministro Aguinaldo uma boa notícia: é que sua cidade foi uma das poucas da Paraíba a se inscrever em programa de financiamento lançado pelo Governo Federal, o que pode representar a liberação de R$40 mi, para aplicação em infra-estrutura, saneamento e pavimentação no município. Expedito Pereira tratou também de temas como mobilidade urbana e destino final do lixo da região metropolitana.

Os prefeitos eleitos do Conde, Cabedelo, Santa Rita e Bayeux agendaram para o mês de novembro, uma nova rodada de audiências com o ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro.
Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário