sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

POLITICA INTERNACIONAL_DEZ_JANEIRO_11_12


30 01 12
Boni Yayi, presidente do Benin, é eleito para chefia da União Africana
Político foi escolhido para a presidência da instituição neste domingo (29).
Grupo diplomático realiza cúpula em Adis Abeba, na Etiópia.

Boni Yayi irá substituir o presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema. (Foto: Issouf Sanogo / AFP Photo)
O presidente do Benin, Thomas Boni Yayi, de 54 anos, foi eleito neste domingo (29) como novo presidente da União Africana (UA) por um ano, durante uma cúpula em Adis Abeba centrada no comércio interafricano.

O antecessor de Boni Yayi neste cargo honorífico, o chefe de Estado da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, que dirigia a UA até o momento, anunciou a designação de seu sucessor. "Felicito o novo presidente da União Africana Boni Yayi", disse Obiang.

"O desenvolvimento de nosso continente está em nossas mãos, estimados presidentes", declarou o presidente de Benin.

A 18ª cúpula da UA começou neste domingo em Adis Abeba, em novas instalações financiadas pela China.

Além do tema principal da cúpula, o comércio entre países africanos, também terão espaço no encontro os assuntos institucionais. A UA prevê eleger o novo presidente de sua Comissão, o órgão executivo do organismo.

Os candidatos são o presidente em fim de mandato, o gabonês Jean Ping, e a sul-africana Nkosazana Dlamini-Zuma, ex-ministra das Relações Exteriores e ex-esposa do presidente Jacob Zuma. Veja mais
 

29 01 12
Partido Comunista em Cuba inicia conferência na qual busca se renovar

Havana sedia 1ª conferência nacional desde formação do partido, em 1965.
Polícia bloqueou ruas de acesso ao local; imprensa também foi barrada.

Mais de 800 delegados do Partido Comunista de Cuba (PCC) iniciaram neste sábado (28) uma inédita conferência de dois dias em busca de deixar para trás os "dogmas e critérios obsoletos" que freiam as reformas econômicas do presidente Raúl Castro.

Liderada por Raúl Castro, primeiro secretário do PCC, "deu início esta manhã (de sábado) a Primeira Conferência Nacional da organização", disse o site oficial Cubadebate, que indicou que "as palavras de abertura foram pronunciadas pelo companheiro José Ramón Machado Ventura", segundo secretário do Partido.

Completou que "posteriormente, os delegados começaram a realizar sessões em quatro comissões, nas quais se analisam os temas contidos no projeto de documento base da conferência", que se desenvolve no Palácio das Convenções de Havana, onde também se reúne duas vezes ao ano o Parlamento cubano.

As comissões são de "métodos e estilo de trabalho (...); o trabalho político e ideológico; a política de quadros e, finalmente, as relações da organização partidária com a UJC (União de Jovens Comunistas) e as organizações de massas", disse o Cubadebate.

A polícia bloqueou desde o amanhecer as ruas de acesso ao palácio por conta da conferência, na qual não foi permitida a entrada da imprensa estrangeira.

Nesta primeira conferência ou congresso extraordinário, que será concluída neste domingo (29), os 811 delegados têm a complexa tarefa de renovar o partido único que há meio século governa a ilha. Mais G1
 

28 01 12
Europeus e árabes apresentam nova proposta sobre a Síria na ONU
Plano prevê saída do presidente Bashar al-Assad e convoca Liga Árabe.
Rússia e China vetaram uma proposta anterior europeia em outubro.
27 01 12
Obama diz que não fará campanha até que adversário seja escolhido
Presidente falou em meio a tour de 4 dias por estados-chave para reeleição.
Democrata disse não pensar sobre que candidato republicano vai enfrentar.
Obama durante visita a base militar no estado do Colorado, nesta quinta (26) (Foto: Ed Andrieski / AP)

Em meio a um tour de quatro dias por estados que são chave para sua reeleição, o presidente Barack Obama insistiu que não está em campanha e disse que não estará até que o seu adversário republicano seja escolhido.

“Até que os republicanos tenham um indicado, não teremos campanha”, disse Obama em uma entrevista, nesta quarta-feira (26) à emissora Univision, reproduzida pelo site “Huffington Post” (clique para ver o vídeo, em inglês). G1
 

27 01 12
Presidente do Paraguai viaja ao Brasil para controle médico
Fernando Lugo, de 62 anos, foi diagnosticado com câncer linfático em 2010.
Em dezembro, médicos anunciaram que presidente tinha se curado.
O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, em 24 de maio em Bruxelas, na Bélgica (Foto: Reuters)
O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, viajará na sexta-feira a São Paulo para se submeter a um controle médico no Hospital Sírio Libanês sobre a evolução do tratamento do câncer linfático, informou nesta quinta-feira (26) o escritório de imprensa da presidência paraguaia.

"Os médicos farão um controle geral e também será realizado um estudo denominado pet-scan, através do qual poderão saber como está evoluindo o câncer linfático detectado em agosto de 2010", disse o relatório oficial sem informar quando o presidente retornará.

Segundo os porta-vozes do governo, o chefe de Estado irá a São Paulo "em voo privado, na companhia de uma reduzida comitiva integrada por seu médico pessoal, a diretora do cerimonial, seu secretário privado e seu chefe de segurança".

Em dezembro passado, após seis sessões de quimioterapia - quatro delas no Sírio Libanês - seus médicos disseram que ele tinha se curado.

Lugo, um bispo que deixou a batina para se dedicar à política, foi eleito em 2008 com mandato de cinco anos, até agosto de 2013, depois de 62 anos de governo do Partido Colorado (direita). Vja G1
 

23 01 12
Ministro indiano causa polêmica por ter cadarço amarrado por menino
Ministro estatal Gauri Shankar Bisen diz que nunca mais usará sapatos com cadarço.

Gauri Shankar Bisen (Foto: Departmento de Relações Públicas de Madhya Pradesh)
Um ministro indiano prometeu usar apenas sapatos sem cadarços depois da polêmica causada no país pela imagem de um garoto amarrando os laços de seus calçados em público.

Gauri Shankar Bisen, que é ministro no Estado de Madhya Pradesh, pediu desculpas pelo fato, admitindo ter cometido um erro.

O fato ocorreu quando Bisen participava de um evento na cidade de Chhindwara. Depois que canais de televisão mostraram imagens do menino amarrando seus cadarços, o ministro disse que ele era um dos dois filhos de um amigo que o acompanhavam no evento.

'Eu estava sentado em cima do palanque com os meus cadarços desamarrados. Os meninos notaram isso, e um deles correu até mim e os amarrou', afirmou Bisen.

'O garoto sabia que eu havia passado por uma cirurgia de ponte de safena recentemente, além de uma operação de hérnia. Os médicos me disseram para não inclinar muito o corpo para a frente.'

Bisen admitiu que errou, pediu desculpas e prometeu que, daqui por diante, não usará mais sapatos com cadarços.

'Eu trouxe seis pares de sapatos sem cadarços especialmente (da cidade) de Pune', afirmou.

Casta
Bisen acusou integrantes do Partido do Congresso, que faz parte da oposição em Madhya Pradesh, de jogar sujo e apelar ao polêmico tema das castas indianas, ao dizer que o garoto fazia parte de uma tribo local.

'Ele não é (de outra tribo), ele é (...) da mesma casta que eu, nós temos relações de família', disse o ministro.

O ministro federal indiano Kamal Nath, que faz parte do Partido do Congresso, estava presente ao evento e disse que o episódio envolvendo os sapatos de Bisen foi 'detestável'. G1
 

23 01 12
Parlamento do Egito toma posse e salafistas dão mostra de como será sua atuação

Dois dias antes de o levante contra o ditador Hosni Mubarak completar um ano, o parlamento do Egito se reuniu nesta segunda-feira (23) pela primeira vez após as primeiras eleições livres da história do país. Os 508 parlamentares eleitos tomaram posse em um momento no qual a maior parte dos egípcios parece conformada com o poder provisório do Conselho Supremo das Forças Armadas (SCAF, na sigla em inglês) e com a possibilidade de os militares manterem grande influência na política local após, o que prometem, será uma transição pacífica para o poder civil depois das eleições presidenciais de junho.

O clima de conformismo é dominante, mas não impediu algumas pequenas manifestações fora do parlamento contra o SCAF. Nenhuma delas foi capaz de interromper ou atrapalhar os trabalhos parlamentares, que foram acompanhados com interesse pelos egípcios. Um motivo de preocupação maior que o governo militar é a capacidade de atuação que os parlamentares terão. Se o Poder Legislativo embrionário se provar útil e merecedor de confiança, pode ajudar o país a ter uma transição mais pacífica. Mais Época
 
23 01 12

Islamita Saad al-Katatni é eleito presidente do Parlamento do Egito
Parlamentar da Irmandade Muçulmana foi escolhido por ampla margem.
Nova assembleia, eleita no pós-Mubarak, abriu serviços nesta segunda.
Saad al-Katatni celebra sua vitória nesta segunda-feira (23) no Cairo (Foto: AP)

O deputado islamita Saad al-Katatni, da Irmandade Muçulmana, foi eleito nesta segunda-feira (23) presidente da nova Assembleia do Povo do Egito.

Katatni recebeu 399 votos de um total de 496 na primeira sessão da Câmara, amplamente dominada pelas formações islamitas, anunciou o presidente da sessão.

"Queremos construir um novo Egito, um Egito constitucional, democrático, moderno", declarou Katatni no seu discurso.

"A democracia será a fonte da força de nosso Parlamento", acrescentou sob aplausos.
 

23 01 12
Parlamento egípcio realiza primeira sessão desde levante popular
Sessão começou com minuto de silêncio em memória de mortos no levante.
Uma das primeiras tarefas do Parlamento será a eleição de um presidente.

Militantes da Irmandade Muçulmana celebram nesta segunda-feira (23) a primeira sessão do novo Parlamento do Egito (Foto: Reuters)

O Parlamento do Egito realizou nesta segunda-feira sua primeira sessão desde a eleição que levou os partidos islamistas a ocupar a maioria das cadeiras, depois do levante que levou à derrubada do presidente Hosni Mubarak em fevereiro.

A sessão foi aberta por Mahmoud al-Saqa, 81 anos, membro do partido liberal Wafd, e começou com um minuto de silêncio em memória das pessoas mortas no levante contra o regime de Mubarak.

Como membro mais velho da nova assembleia, Al-Saqa atuou como presidente do Parlamento. Mais G1

 

22 01 12
Gingrich vence a prévia do Partido Republicano da Carolina do Sul
Mitt Romney ficou em segundo em disputa realizada neste sábado.
Prévia no estado foi a terceira etapa para definir o adversário de Obama.

Pré-candidato Newt Gingrich em discurso neste sábado (21) (Foto: Benjamin Myers/Reuters)

Newt Gingrich venceu, neste sábado (21), a primária na Carolina do Sul na disputa interna do Partido Republicano para definir quem vai concorrer com Barack Obama pela Presidência dos Estados Unidos. Segundo o canal Fox News, o ex-presidente da Câmara dos Deputados dos EUA teve 40% dos votos e deixou Mitt Romney em segundo, com 28%, Rick Santorum em terceiro, com 17%, e Ron Paul em quarto, com 13%. Já para a CNN, Gingrich contabilizou 40% - os demais números são os mesmos.
Com isso, pela primeira vez, houve um ganhador diferente em cada um dos 3 estados que abriram a campanha de primárias nos EUA. Na prévia de Iowa, realizada no último dia 3, Rick Santorum foi apontado como o mais votado após recontagem feita na semana passada - até então Romney estava sendo considerado vitorioso. Em New Hampshire, uma semana depois, Romney venceu. A próxima prévia ocorrerá na Flórida, no dia 31 deste mês. Mais G1
 

18 01 12
Sindicatos suspendem greve e protestos na Nigéria após acordo
Presidente reduziu preço da gasolina nas bombas em 30% nesta segunda-feira
 Soldados do Exército nigeriano observam protesto em estrada de Lagos Foto: AP

ABUYA - Após o presidente nigeriano Goodluck Jonathan anunciar uma redução de aproximadamente 30% no preço da gasolina nesta segunda-feira, os sindicatos do país decidiram suspender a greve e os protestos massivos que ameaçaram reduzir a produção nacional de petróleo.

- Nos últimos oito dias através de greves, protestos, desligamentos, debates e manifestações nas ruas, os nigerianos demonstraram claramente que sua soberania pertence a eles. O Congresso Trabalhista da Nigéria e seus aliados anunciam formalmente a suspensão de greves, manifestações e protestos pelo país - disse Abdulwahed Omar, presidente do Congresso Trabalhista da Nigéria, o principal sindicato do país.

O presidente da Nigéria tinha se reunido com dirigentes sindicais na noite de domingo em busca de um acordo que desse fim à greve, mas saiu do encontro dizendo que a conversa “não produziu nenhum resultado tangível”. A greve foi suspensa durante o fim de semana, mas líderes sindicais avisaram que poderiam retomá-la se um acordo não fosse feito. Com o anúncio da redução do preço nas bombas de 150 para 97 nairas, os sindicatos decidiram pela suspensão da greve e dos protestos. Veja mais

15 01 12
Obama envia Alerta Diretamente a Khamenei
Pesquisa: Verônica Silva - Direto da Alemanha
Irã envia alerta diretamente para Khamenei (foto: dpa)
Washington aperta de uma maneira incomum, o tom para Teerã.Como o "New York Times" informou na sexta-feira, o governo dos EUA sobre "canais de comunicação secreta"enviou um aviso direto para a autoridade máxima no Irã, líder religioso aiatolá Ali Khamenei. Veja mais
 

15 01 12
Qatar quer Tropas Árabes na Síria
Pesquisa: Verônica Silva - Direto da Alemanha
Qatar chamou o primeiro país árabe para o uso de forças armadas na Síria.
Qatar quer tropas árabes na Síria

O emir, o xeque Hamad bin Khalifa al-Thani, a emissora CBS News EUA disse que alguns dias antes do final da Missão de Observação da Liga Árabe, os países árabes devem usar tropas para acabar com o derramamento de sangue. A entrevista vai ao ar neste domingo. Qatar lidera a Liga Árabe e Síria responsável pelo comitê de crise.

A missão de observação acontece até a próxima quinta-feira (19 de janeiro) no país. Seu objetivo é acabar com a violência chegou, a liga não é assim. No sábado, segundo ativistas foram mortos na Síria novamente por pelo menos seis pessoas. Veja mais
 

12 01 12
Obama perde seus colaboradores mais próximos
Pesquisa: Verônica Silva - Direto da Alemanha
Obama perde seus colaboradores mais próximos (Foto: Reuters)
11 01 12
Romney lidera republicanos e reduz vantagem de Obama, diz pesquisa
Mitt Romney está a 5 pontos percentuais de presidente, diz Reuters/Ipsos.
Pré-candidato, que venceu prévia em Iowa, é favorito em New Hampshire.

O pré-candidato republicano Mitt Romney faz campanha em Conway, Carolina do Sul, nesta sexta-feira (6) (Foto: AP)

O pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos Mitt Romney abriu vantagem sobre os concorrentes internos do partido, mas ainda está atrás do presidente Barack Obama, do Partido Democrata, revelou uma pesquisa da Reuters/Ipsos nesta terça-feira (10).

O empresário Romney, que venceu a prévia do Partido Republicano de Iowa por apenas oito votos, tem amplo favoritismo para ganhar novamente em New Hampshire, nesta terça, segundo pesquisas de intenção de voto realizadas no Estado. Veja mais
 

11 01 12
Coreia do Norte anuncia anistia de presos para fevereiro

Libertação é para comemorar datas de nascimento de Kim Jong-il e Kim il-Sung
Integrantes das Forças Armadas participam de demonstração de lealdade a Kim Jong-un, na praça do Palácio Memorial Kumsusan Memorial Palace, em foto divulgada nesta terça-feira pela agência KCNA Foto: REUTERS/KCNA


SEUL - A Coreia do Norte anunciou nesta terça-feira que vai conceder perdão especial a condenados, em uma rara ação que parece arquitetada para alavancar a popularidade do novo presidente do país, Kim Jong-un.

A anistia deve acontecer a partir do dia 1 de fevereiro, para comemorar o que seria o 70º aniversário de Jong-il no mesmo mês e o 100º aniversário de nascimento do fundador da Coreia do Norte, Kim il-Sung. A agência de notícias estatal KCNA não informou quais tipos de crime serão perdoados nem quantos presos serão libertados.

Esta será a primeira ação do tipo em mais de seis anos. Em 2005, para marcar o 60º aniversário da libertação coreia do comando japonês, um perdão coletivo também foi concedido.

Um enviado das Nações Unidas na Coreia do Norte disse que, no último ano, o país tinha 200 mil presos políticos, de acordo com estimativas. Saiba mais
 

10 01 12
Venezuela e Irã fortalecem aliança que contraria os EUA
Ahmadinejad e Chávez brincaram sobre terem armas apontadas para EUA.
Proximidade de Caracas com Teerã irrita americanos e seus aliados.
Mahmud Ahmadinejad brinca com Hugo Chávez durante visita do presidente iraniano a Caracas nesta segunda (9) (Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

Os presidentes do Irã e da Venezuela se comprometeram nesta segunda-feira (9) a fortalecer sua relações e falaram, em tom de brincadeira, sobre terem armas apontadas para os Estados Unidos.

O venezuelano Hugo Chávez recebeu em Caracas um descontraído Mahmud Ahmadinejad, no primeiro dia de uma viagem do líder iraniano que incluirá também Nicarágua, Cuba e Equador.

A proximidade de Caracas com Teerã irrita os Estados Unidos e seus aliados, que buscam isolar a República Islâmica por causa da sua recusa em abrir mão de atividades nucleares estratégicas. Veja mais



10 01 12
Presidente do Irã se reunirá com Fidel Castro em Havana
Em viagem à Venezuela, iraniano passará por Cuba, Nicarágua e Equador.
Viagem "busca ampliar os vínculos" com países latinos, disse porta-voz.

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, se reunirá com o líder cubano Fidel Castro, durante a visita que fará esta semana a Havana, informou nesta segunda-feira (9) o embaixador cubano em Teerã, William Caro.

"Está previsto que o presidente iraniano se reúna com (Fidel) Castro durante sua visita a Cuba nos próximos dias", disse Caro, sem informar datas, à agência iraniana Irna, segundo o portal da televisão iraniana em espanhol (www.hispantv.com).

Ahmadinejad, que está na Venezuela esta segunda-feira, é aguardado na quarta em Havana, como parte de um giro latino-americano que também incluirá Nicarágua e Equador. Na ilha, ele também se reunirá com o presidente Raúl Castro, segundo fontes iranianas, embora os meios de comunicação cubanos, todos sob controle estatal, não tenham adiantado a agenda do chefe de Estado iraniano ao país. Saiba mais

10 01 12
Premiê britânico quer referendo separatista da Escócia em 2013
Partido governista escocês quer mais tempo para campanha.
Cameron argumenta que incerteza gera problemas e afeta investimentos.

Primeiro-ministro David Cameron aparece no Andrew Marr Show nos estúdios da BBC em Londres, neste domingo (8) (Foto: Reuters)

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, defendeu que um referendo sobre a independência da Escócia seja realizado em 2013, contrariando a vontade do Partido Nacional Escocês (SNP), que deseja mais tempo para fazer a campanha separatista.

Cameron, que é contra a independência escocesa, disse que a incerteza sobre a tricentenária união da Inglaterra com seu vizinho setentrional está criando problemas para as empresas e afetando os investimentos.

"Se Alex Salmond (líder do SNP) quer um referendo sobre a independência, por que vamos esperar até 2014?", disse Cameron à TV Sky News. "Isso é muito nocivo para a Escócia, porque o tempo todo as empresas se perguntam: 'Será que a Escócia vai ser parte do Reino Unido? Vão permanecer juntos? Devo investir?'."

A Escócia, que mantém um ordenamento jurídico próprio desde o estabelecimento da união, em 1707, tem um governo semiautônomo desde 1999, com poderes sobre saúde, educação e prisões, por exemplo.Veja mais
 

06 01 12
UE chega a acordo inicial sobre embargo ao petróleo do Irã
Imagem mostra o USS John C. Stennis, porta-aviões americano que cruzou o Estreito de Ormuz na semana passada. O Irã ameaçou "tomar medidas" caso o navio retorne ao Golfo Pérsico

Imagem mostra o USS John C. Stennis, porta-aviões americano que cruzou o Estreito de Ormuz na semana passada. O Irã ameaçou "tomar medidas" caso o navio retorne ao Golfo Pérsico

Diplomatas da União Europeia confirmaram na noite de quarta-feira (4) que concordaram em princípio em colocar em prática um embargo às exportações de petróleo do Irã, como forma de punir o país dos aiatolás por manter um programa nuclear considerado bélico pelos Estados Unidos e pela União Europeia. Até aqui, as sanções econômicas impostas pelo Ocidente não conseguiram abalar a economia iraniana e, assim, vem crescendo o consenso para que as exportações de petróleo sejam o próximo alvo.

Segundo a BBC, o principal porta-voz do acordo foi o ministro das Relações Exteriores da França, Alain Juppé, representante de um país que não esconde seu entusiasmo em adotar medidas cada vez mais duras contra o Irã.
“Temos um encontro de ministros do Exterior (da UE) em 30 de janeiro e nesta ocasião esperamos ser capazes de tomar uma decisão sobre o embargo de petróleo e gasolina do Irã”, disse Juppé. “Temos que dar garantias a alguns de nossos parceiros europeus que compram petróleo iraniano. Precisamos dar a eles soluções alternativas”, disse.
 

06 01 12
Obama diz que Estados Unidos "viram a página de uma década de guerras"
Em pronunciamento no Pentágono, o presidente americano diz que a nova estratégia do país é por fortalecer sua presença na região da Ásia e do Pacífico

Barack Obama anuncia estratégias de defesa (Foto: ASSOCIATED PRESSAP)

O presidente americano Barack Obama afirmou nesta quinta-feira (5) que os Estados Unidos "viram a página de uma década de guerras" e devem trabalhar agora para fortalecer a economia com uma estratégia de segurança que inclui forças militares convencionais menores.

Obama participou da entrevista coletiva no Pentágono com o chefe do departamento, Leon Panetta, e o chefe do Estado-Maior Conjunto, o general de Exército (de Terra), Martin Dempsey, na qual apresentou a nova estratégia de defesa dos EUA.

"Tivemos êxito na defesa de nossa nação, levamos a guerra ao inimigo e restabelecemos a liderança global dos Estados Unidos", afirmou o presidente.

Obama assinalou que os Estados Unidos devem "renovar sua força econômica, o que os mantêm como fortaleza no mundo". Segundo ele, a nova estratégia do país passa por fortalecer sua presença na região da Ásia e do Pacífico.

"As reduções de orçamento não serão feitas sobre essas regiões críticas", afirmou. "Continuaremos apoiando nossas alianças, incluindo a Otan, e seguiremos atentos, especialmente com relação ao Oriente Médio". Saiba mais
 

05 01 12
Governos da União Europeia concordam em banir petróleo iraniano
Medida é parte de ações para pressionar Teerã contra programa nuclear.
Alguns países estão preocupados com impacto econômico de um embargo.



Governos da União Europeia chegaram a um acordo preliminar para proibir importações de petróleo iraniano, mas ainda devem decidir quando tal embargo entra em vigor, disseram diplomatas da UE nesta quarta-feira (4).

O acordo, que elevou os preços do petróleo, foi fruto de negociações nos últimos dias de dezembro entre emissários da UE, disseram diplomatas.

Objeções à ideia, particularmente da Grécia, foram retiradas durante as conversações, segundo eles.

"Muito progresso foi feito", disse um diplomata da UE, em condição de anonimato. "O embargo, em princípio, está acordado. Não está mais sendo debatido."

Uma proibição europeia ao petróleo iraniano seria parte das medidas em conjunto do Ocidente para pressionar Teerã a abandonar seu programa nuclear, com o qual muitos governos se preocupam pelo possível desenvolvimento de uma bomba atômica. Teerã diz que seus objetivos são pacíficos.

Os Estados Unidos impuseram novas sanções na véspera do ano novo, para reduzir o número de instituições financeiras que trabalham com o banco central do Irã, fora do sistema financeiro norte-americano, bloqueando assim a principal fonte de pagamentos para o petróleo de Teerã.

A Europa começou a preparar um novo impulso contra os setores financeiro e de energia do Irã em dezembro, com o objetivo de ter um acordo de sanções até o final de janeiro.

Uma proibição das exportações de tecnologia relacionada ao petróleo para o Irã, e outras medidas contra o envio de petróleo também estão em discussão, segundo os diplomatas.

Eles disseram que ainda há um debate entre os governos da Europa sobre executar a proibição imediatamente após ser acordada, ou se deviam esperar alguns meses. Alguns estados membros da UE estão preocupados com o impacto econômico de um embargo em um momento em que a Europa luta contra problemas massivos de dívida.
 

04 01 12
Wikileaks: diplomatas brasileiros sabotaram candidatura brasileira

Toda vez que você pensa que será possível viver sem o Wikileaks, ele surge com uma novidade interessante. Essa notícia que você está lendo o blogue publica em primeira mão.

Acabo de ler um telegrama secreto da diplomacia americana que contém uma revelação constrangedora para o governo brasileiro.

Antigo assessor especial do Ministério da Justiça, o advogado Pedro Abramovay deixou o posto para cumprir uma missão designada pelo governo brasileiro: disputar a direção executiva do escritório da ONU para o Combate às Drogas e ao
Crime Organizado.

Não era uma missão qualquer. Também não era uma ação individual, mas um projeto de governo, coerente com a política de ocupar espaços disponíveis em organismos internacionais.

Sabe-se agora, graças ao Wikileaks, que a candidatura de Abramovay não só foi atacada por países que tinham outros candidatos. Também foi sabotada por dentro, por diplomatas brasileiros. Num telegrama de fevereiro de 2010, classificado como “Confidencial”, menciona-se que um diplomata brasileiro “comentou confidencialmente” que a candidatura de Abramovay tinha apoio do Ministério da Justiça, mas enfrentava oposição dentro do Itamaraty. A mensagem não dá o nome do diplomata, mas informa que ocupava um posto de adjunto na missão brasileira em Viena naquela época.

O documento registra também que havia uma discussão em torno do candidato brasileiro. Cita inclusive a posição do “México e outros países”, para quem o posto em debate talvez fosse “importante demais” para um pretendente tão jovem. Pode ser.

Também pode ser que a intervenção do diplomata brasileiro não tenha sido tão decisiva assim. Mas não é isso que se espera de um diplomata, vamos combinar. Antes de tudo, seu dever é a lealdade com seu próprio país.

E aí está a vantagem de viver num mundo que tem um Wikileaks. Pelo menos fica-se sabendo da história ou de uma parte dela.

Em 1987, quando o governo brasileiro decretou a moratória da Dívida Externa, criou-se um ambiente de pressão e crítica em torno do país. Em parte, isso se devia à própria moratória, ideia que até hoje provoca polêmica e debate entre economistas de todas as correntes. Mas ao menos em parte isso também se deveu a vazamentos internos.

Emissários do próprio governo brasileiro costumavam reunir-se com bancos estrangeiros para informá-los do enfraquecimento da equipe econômica junto aos empresários e à base de apoio do governo Sarney. Informavam que a proposta de moratória recebia críticas e provocava muitas incertezas. Com essa atitude, eles contribuíam para enfraquecer a posição de Brasília quando sentava-se para conversar com credores. “A gente já começava a conversa numa posição de fraqueza”, relata um integrante da equipe. “Se já era difícil obter alguma concessão, essa atitude tornava tudo mais difícil ainda.” Época
 
04 01 12
Aiatolá faz advertência contra pressão internacional sobre o Irã
Khamenei negou impacto das sanções ao petróleo iraniano.
Ele também fez ameaças ao rival Israel.
Membros da Guarda Revolucionária iraniana participam de celebração ligada ao aniversário da Revolução Islâmica, nesta quarta-feira (1º), em Teerã (Foto: AP)

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, declarou nesta sexta-feira (3) que o país não vai ceder à pressão internacional para abandonar seu programa nuclear e ameaçou com retaliações contra as sanções que visam a afetar as exportações de petróleo iraniano.

"Ameaçar o Irã e atacar o Irã somente vai prejudicar a América... Sanções não terão nenhum impacto sobre nossa determinação de seguir nosso caminho... em reposta a ameaças de embargo petrolífero e guerra, nós temos nossas próprias ameaças a impor no momento adequado", declarou Khamenei a fiéis, em pronunciamento transmitido ao vivo pela televisão estatal.

"Não tenho nenhum medo de dizer que vamos apoiar e ajudar qualquer nação ou grupo que queira confrontar e lutar contra o regime sionista (Israel)". Veja mais

 

30 01 12
Cuba ratifica limite de 10 anos de permanência em cargos públicos

Decisão foi do presidente Raúl Castro. 
Não há prazo para a medida entrar em vigor.


Raúl Castro - Reunião Partido Comunista (Foto: Ismael Francisco/ www.cubadebate.cu / AFP)

O presidente de Cuba e primeiro-secretário do Partido Comunista, Raúl Castro, ratificou neste domingo (29) a decisão de limitar a 10 anos consecutivos o mandato dos principais cargos políticos e estatais. A medida será aplicada paulatinamente e com a necessidade de uma emenda na Constituição.

'Uma vez definida e estipulada a política pelas instâncias pertinentes, poderemos iniciar a aplicação paulatina', declarou Raúl Castro em seu discurso de encerramento da 1ª Conferência Nacional do Partido Comunista de Cuba.

A limitação de mandatos políticos e estatais ao máximo de dois períodos consecutivos de cinco anos foi a principal medida que Raúl Castro anunciou no 4º Congresso do Partido Comunista de Cuba, em abril do ano passado. O assunto foi incluído como um dos temas a serem tratados na conferência comunista deste fim de semana. Leia mais

 

30 01 12
Afeganistão planeja reunião com líderes do Talibã
Fontes disseram à BBC que o presidente Hamid Karzai está negociando um encontro com os insurgentes.
Governo de Hamid Karzai (foto) está irritado com suposta negociação entre Talebã e EUA. (Foto: Getty Images / via BBC)
O governo do Afeganistão está planejando um encontro com integrantes do Talebã na Arábia Saudita, segundo informações obtidas pela BBC neste domingo.

O encontro acontecerá nas próximas semanas, antes da abertura do escritório do Talebã no Catar, segundo fontes oficiais ocidentais e do Afeganistão.

O Talebã não reconhece oficialmente o governo de Karzai, mas fontes em Cabul afirmam que o grupo aceitou participar de uma reunião.

A BBC entrou em contato com o grupo, mas o Talebã não quis comentar a informação.

Uma autoridade afegã disse à BBC: "Mesmo que o escritório do Talebã se estabeleça no Catar, nós vamos evidentemente perseguir outros esforços na região incluindo [negociações via] a Arábia Saudita e a Turquia." Leia Mais

29 01 12
Liga Árabe suspende missão de 
observadores na Síria
Liga Árabe suspende missão de observadores na Síria
A Liga Árabe quebra uso de seus observadores na Síria por causa da escalada da violência . Como foi relatado no sábado a partir de círculos diplomáticos, as delegações deixarão os pontos quentes em Damasco e aguardam novas instruções. Veja mais
 

29 01 12
'Planos de negociações com Taliban "O presidente afegão, Hamid Karzai
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
O governo afegão está planejando para atender aos Taliban na Arábia Saudita, numa tentativa de dar início as negociações de paz, a BBC tem aprendido. 
Presidente Hamid Karzai (27 de Janeiro)

A reunião histórica virá nas próximas semanas, antes do estabelecimento de um escritório de talibãs no Qatar, de acordo com funcionários ocidentais e afegãos.

Os Talibans se recusaram anteriormente a reconhecer o governo do presidente Hamid Karzai.

Altos funcionários em Cabul dizem que os Talibans concordaram com a reunião.

O grupo militante, contactado pela BBC, se recusou a comentar sobre o movimento.

O Taliban, até agora, insistiram que só falam para os EUA e outros aliados do governo de Cabul.

Um alto funcionário do governo afegão disse à BBC: "Mesmo se o escritório Taliban está estabelecida em Qatar, vamos, obviamente, prosseguir os esforços em outras  regiões, incluindo a Arábia Saudita e Turquia." Veja mais

 

28 01 12
Papa ao invés de se preocupar em limpar sua igreja dos abusos contra crianças usa o poder da igreja para política.
Vaticano critica Obama por apoio a contracepção e pílula do dia seguinte
Bento XVI fez alusões indiretas aos planos de reembolso às práticas.
Ele pediu que os católicos se mobilizem contra essa possibilidade
O presidente dos EUA, Barack Obama, discursa nesta sexta-feira (27) em Cambridge, Maryland (Foto: AP)

Em plena campanha eleitoral, nos Estados Unidos, o Papa Bento XVI atacou indiretamente os planos do presidente Barack Obama de reembolsar os custos com contracepção e a pílula do dia seguinte, como parte do plano americano de assistência à saúde, fazendo um apelo aos católicos a se mobilizarem contra essa possibilidade.

O papa vem falando sobre "as práticas intrinsicamente más" impostas à sociedade e os "perigos" que pesam sobre "o dom de Deus à vida", durante as tradicionais visitas "ad limina", durante o mês de janeiro, dos bispos americanos a Roma, que representam cerca de 70 milhões de fiéis.

Bento XVI faz alusão, sem mencioná-los diretamente, aos planos de cobertura médica nosEstados Unidos que, num futuro próximo, permitirão às mulheres ter acesso a todas as formas de contracepção aprovadas pela FDA (Food and Drug Administration).

Assim, a partir de 1º de agosto de 2012, todos os contratos relacionados ao seguro-doença deverão compreender esses serviços. Os empregadores que alegarem crenças religiosas para não fornecerem a cobertura para a contracepção terão até o dia 1º de agosto de 2013 para se conformar às novas regras. Leia mais

 

28 01 12
Tempo esquenta entre Romney e Gingrich em debate na Flórida
Romney reagiu a Gingrich, que o havia chamado de 'anti-imigrantes'.
Republicanos disputam voto hispânico na importante prévia no estado.
Os pré-candidatos News Gingrich (à esquerda) e Mitt Romney durante o debate desta quinta-feira (26) em Jacksonville, na Flórida (Foto: AP)

27 01 12
Cansada.
Hillary Clinton espera para sair.
Pesquisa: Verônica Silva - direto da Alemanha
Hillary Clinton im Dezember 2011.
Por 20 anos, se mistura com a política neste mundo grande. Ela era um advogada, professora de Direito, primeira-dama, senadora, candidata presidencial desde 2009 e U. S. secretária de Estado Hillary Clinton. Agora, ela aponta para a sua aposentadoria da política, e, aparentemente, esperando apenas pelo fato de que não há um sucessor para ela. Veja mais
27 01 12
Romney e Obama estão empatados na Flórida, diz pesquisa nos EUA
Rivais teriam 45% cada no importante estado, diz Universidade Quinnipiac.
Republicano afirma que é quem mais tem chance de bater atual presidente.

O pré-candidato republicano Mitt Romney faz campanha em Miami nesta quarta-feira (25) (Foto: AP) 
Apesar de enfrentar uma inesperada e dura concorrência por parte de seus colegas republicanos aspirantes à Casa Branca, Mitt Romney está empatado com o presidenteBarack Obama no importante estado da Flórida, mostrou nesta quinta-feira (26) uma pesquisa.

A sondagem realizada pela Universidade Quinnipiac revelou que o ex-governador de Massachusetts empata com Obama com 45% das intenções de voto para a eleição presidencial de novembro.

Embora as primeiras pesquisas tenham colocado Romney claramente à frente de Obama, suas mais recentes iniciativas foram mais bem avaliadas do que a do seu rival republicano,Newt Gingrich, que foi visto como um claro perdedor em um duelo com Obama, com 39% contra 50% do atual presidente americano.

A pesquisa dará a Romney outra oportunidade de usar o argumento de que ele é o único republicano que pode vencer Obama em novembro. Vja Mais

 

27 01 12
Crise europeia domina debates no Fórum Econômico em Davos
Para primeiro-ministro britânico, Banco Central Europeu precisa "fazer mais" para enfrentar a crise. A chanceler alemã Angela Merkel defendeu maior integração europeia
O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, discursa no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça (Foto: Michel Euler/AP)
A forte crise econômica que afeta os países da União Europeia (UE) está sendo, até o momento, o principal assunto do Fórum Econômico Mundial, reunião de líderes políticos e econômicos na cidade de Davos, Suíça. A Europa enfrenta a sua pior crise desde a Segunda Guerra Mundial, e deve entrar em recessão econômica em 2012.

Nesta quinta-feira (26), o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, discursou em Davos defendendo maior atuação do Banco Central Europeu (BCE) para enfrentar a crise. "O BCE poderia fazer mais", disse. Em seu discurso no Fórum Econômico Mundial, Cameron disse que é necessário adotar medidas a curto prazo para restaurar a confiança e o investimento na zona do euro. Cameron lembrou que o BCE adotou várias medidas extraordinárias para enfrentar a crise financeira e econômica, assim como a crise de endividamento soberano, mas indicou que "poderia fazer mais", principalmente no setor bancário e no plano de resgate da Grécia. Mais
27 01 12
PC de Cuba terá inédita Conferência para se modernizar
Entre propostas, está limitar para 10 anos tempo para cargos do governo.
Plano inclui acabar com discriminação racial, religiosa e a homossexuais.


O Partido Comunista de Cuba debaterá no sábado (28), em uma inédita Conferência Nacional, uma centena de propostas para se modernizar, limitar o tempo para cargos do governo, acabar com a discriminação a homossexuais e incentivar as reformas do presidente Raúl Castro.

Mil delegados debaterão um conjunto de medidas para separar a ação do partido daquela do governo, já que "o Partido se envolveu em tarefas que não lhe cabiam", causando um "enfraquecimento" de seu trabalho e para proibir "métodos burocráticos" e "atitudes negativas, em ocasiões corruptas".

"Ou retificamos ou nos afundamos junto com o esforço de gerações inteiras", disse Raúl Castro em agosto, ao alertar que o Partido criado por seu irmão Fidel, em 1965, deve mudar sua "mentalidade" e abandonar "dogmas e critérios obsoletos" para preservar o socialismo.

"A Conferência (...) tem a responsabilidade de avaliar com objetividade e senso crítico o trabalho da organização, assim como determinar com vontade renovadora as transformações necessárias para situá-lo à altura das circunstâncias atuais", diz a convocação.

O Congresso é a máxima instância partidária e, em teoria, acontece a cada cinco anos (passaram 13 anos entre o V e o VI), elege dirigentes e aprova a linha política. Entre um Congresso e outro, o Comitê Central pode convocar uma Conferência Nacional "para tratar de assuntos importantes da vida do Partido", segundo os estatutos partidários.

O conclave segue o VI Congresso do Partido que aprovou mais de 300 diretrizes para atualizar o esgotado modelo econômico de viés soviético, imposto depois do triunfo da revolução de 1959, e foi marcado simbolicamente para dia 28 de janeiro, dia do nascimento do herói José Martí.

Esta Conferência, a primeira em meio século, foi convocada porque o VI Congresso, em abril de 2011, foi monopolizado pela agenda econômica. Raúl ampliou a atuação da iniciativa privada e suspendeu a proibição da compra e venda de casas e automóveis, entre outras reformas.

O conclave, que deve terminar no próprio sábado, abordará diversas propostas, entre elas acabar com toda discriminação - racial, religiosa ou de orientação sexual-, e limitar a 10 anos o tempo para ocupar um cargo, incluindo os que exerce Raúl, atual presidente de Cuba e primeiro secretário do Partido Comunista.

Limitar o tempo em um cargo implica uma pequena revolução na ilha, onde os dirigentes se eternizam em seus postos: o general Abelardo Colomé é ministro do Interior há 22 anos.

O próprio Raúl, de 80 anos, foi ministro das Forças Armadas por quase meio século, o mesmo período em que o Partido e o Estado estiveram dirigidos por Fidel, de 85 anos, que entregou o posto em 2006 por problemas de saúde.

O fim da discriminação abrirá as portas do governo, do Partido e das Forças Armadas aos homossexuais, que foram internados em campos de trabalho nos anos 60 e marginalizados nos 70.

O Partido Comunista, o único permitido na ilha, tem 800 mil militantes, em um país de 11,2 milhões de habitantes, e sua cúpula é dominada pela velha guarda. Dos 15 membros do seleto Burô Político eleitos no VI Congresso, apenas três têm menos de 65 anos.

Raúl alertou no dia 12 de janeiro que "se pode ter tantas ilusões" com a Conferência, enquanto que seis intelectuais concordaram, em um fórum da revista católica 'Espacio Laical', que esta reunião é a última oportunidade de a geração histórica da revolução democratizar a ilha.

A "democratização interna do Partido (...) é o grande tema pendente da agenda do presidente Raúl Castro. E nisso pode estar a raiz do êxito de seu mandato", afirmou Lenier González, coeditor da revista.

Segundo a Constituição, "o Partido Comunista de Cuba, martiniano e marxista-leninista, vanguarda organizada da nação cubana, é a força diretora superior da sociedade e do Estado, que organiza e orienta os esforços comuns às altas finalidades da construção do socialismo". Mas a dissidência tem outra opinião.

"O Partido Comunista foi o mecanismo para negar os direitos a todos os cidadãos, incluindo seus próprios membros", disse o dissidente Oswaldo Payá, Prêmio Sakharov do Parlamento Europeu, enquanto o economista e ex-preso político Oscar Espinosa propôs "terminar com o monopólio político do Partido".

Se isso acontecesse, o Partido inclusive poderia "cooperar com outras correntes políticas, como as de origem cristã (...), como aconteceu no Chile durante anos de aliança entre socialistas e democratas cristãos (que governaram de 1990 a 2010), com resultados muito favoráveis para seu povo", afirmou Espinosa. Vja mais
 

23 01 12
Regime sírio rejeita plano de entrega de poder proposto pela Liga Árabe
Governo avaliou iniciativa como 'ingerência em seus assuntos internos'.
Missão árabe deve continuar na Síria.
Ministros árabes em reunião da Liga na sede, no Cairo (Foto: Suhaib Salem/Reuters)

O governo sírio rejeitou nesta segunda-feira (23) o novo plano da Liga Árabe para uma solução da crise no país, classificando-o de "grosseira ingerência em seus assuntos internos", segundo uma autoridade citada pela televisão oficial síria.

"A Síria rejeita as decisões tomadas contra ela e fora do plano de trabalho árabe, e considera que afetam a soberania nacional e (constituem) uma flagrante interferência em seus assuntos internos", disse o funcionário citado pela televisão.

Os chefes da diplomacia da Liga Árabe aprovaram no domingo no Cairo uma nova iniciativa para uma solução na Síria, que prevê que o presidente Bashar al-Assad transfira o poder à vice-presidência e a formação de um governo de unidade nacional "em dois meses", um plano que será apresentado perante as Nações Unidas para sua aprovação.

Segundo o governo sírio, este plano é uma "violação flagrante" da Carta da Liga Árabe. "O Conselho de Ministros (da Liga Árabe) deveria ter assumido suas responsabilidades, detendo o financiamento e o fornecimento de armas aos terroristas", disse o funcionário, citado pela televisão.

"A decisão do Conselho de Ministros, que vai contra os interesses do povo, não impedirá que a Síria avance em sua política de reformas e que leve a segurança e a estabilidade ao seu povo, que demonstrou durante a crise seu compromisso com a unidade nacional e sua adesão ao presidente Assad", afirmou a fonte. Mais G1


 

23 01 12
Diplomatas da UE chegam a acordo para embargo a petróleo do Irã
Medidas devem ser implementadas em 1º de julho.
Pelo acordo, governos da UE estarão impedidos de firmar novos contratos.
Iranianos cmpram no Tajrish Bazaar em Teerã, nesta segunda (Foto: Atta Kenare/AFP)

Diplomatas da União Europeia concordaram nesta segunda-feira (23) em impor um embargo às importações de petróleo do Irã, mas decidiram adiar para 1º de julho a implementação plena das medidas, disse um embaixador europeu. O objetivo é frear o financiamento de seu programa nuclear.

O acordo foi o passo final antes da reunião dos ministros de Relações Exteriores da UE que formaliza a aprovação ao embargo.

Pelo acordo, os governos da UE estarão impedidos de firmar novos contratos com o Irã a partir do momento em que o embargo entrar em vigor - provavelmente ainda nesta semana -, mas poderão cumprir os atuais contratos até 1º de julho. Mais G1



21 01 12
"Enlouqueceu": UE toma medidas legais e Abre Processo contra a Hungria
Durante semanas as pessoas em Budapeste para protestar contra a reestruturação de longo alcance político da Hungria pelo governo Orbán.  Foto: DPA

A UE disse ser grave e é contra o Primeiro-Ministro Húngaro Viktor Orban e sua reforma constitucional radical. Depois de semanas de manobras, a Comissão abriu na terça-feira três casos contra Budapeste. Para o controle do Banco Central, a interferência com o sistema Judiciário e do contingenciamento de privacidade ver o Tratado da União Europeia, o guardião das regras Europeias foram violados. Veja mais
 

17 01 12
Huntsman deixa campanha e apoia Romney para a presidência dos EUA
Pré-candidato era rejeitado pelos republicanos mais conservadores.
Próxima prévia do partido acontece no sábado na Carolina do Sul.

O republicano Jon Huntsman anuncia nesta segunda-feira (16) em Myrtle Beach, na Carolina do Sul, o fim de sua pré-candidatura (Foto: AP)

O pré-candidato republicano à presidência dos EUA Jon Huntsman suspendeu nesta segunda-feira (16) sua campanha pela indicação do partido e declarou apoio ao candidato favorito, Mitt Romney.

O anúncio foi feito em Myrtle Beach, na Carolina do Sul. Huntsman defendeu a união do Partido Republicano em torno de um nome que tenha chances de vencer o presidente Barack Obama, democrata, nas urnas em novembro. Ele disse acreditar que esse nome é Romney.

"Apesar de nossos pontos de vista divergentes em relação a determinados temas, acho que o candidato ideal é o governador Mitt Romney", acrescentou.

A candidatura de Huntsman nunca conseguiu deslanchar, já que os republicanos mais conservadores não confiam nele por ter trabalhado na gestão de Obama, como embaixador dos Estados Unidos na China.

No sábado, vai ser realizada na Carolina do Sul a próxima primária dos republicanos, como parte do processo de escolha do candidato do partido para tentar evitar a reeleição de Obama. Saiba mais

 

15 01 12

Notas sem Gaddafi 
Pesquisa: Verônica Silva - Direto da Alemanha
A Líbia imprime dinheiro novo
O tempo do ditador acabou. A Líbia também está nas contas não será mais visto Gaddafi. Primeiro, as notas de 50 dinares são retiradas de circulação.
Gaddafi estava em todo lugar, até mesmo sobre o dinheiro.
Na nova Líbia ninguém deve lembrar de nada mais do antigo governante Muammar al-Gaddafi é por isso que as notas com a imagem do ditador deposto são agora, gradualmente retiradas de circulação. Como o Banco Central da Líbia anunciou que as primeiras notas de 50 dinares são trocadas, onde o ex-ditador em traje tradicional e óculos de sol é mostrado. Veja mais
 

12 01 12

Novo jornal de Berlim
Alemanha The Eye Judeu
Pesquisa: Verônica Silva - Direto da Alemanha

Editor de Seligmann quer definir caracteres.
11 01 12
Irã luta pela justiça mundial, diz Ahmadinejad
"Estou muito contente por estar na terra da Revolução", disse iraniano.
Teerã tem sido alvo de novas sanções dos EUA por seu programa nuclear.
O presidente iraniano faz o v da vitória ao chegar a aeroporto de Manágua, na Noruega, nesta terça (10) (Foto: AFP)

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, em plena crise com o Ocidente por causa do programa nuclear do seu país, afirmou nesta terça-feira (10), na Nicarágua, que o Irã "luta por estabelecer a solidariedade e a justiça" no mundo.

O chefe de Estado iraniano, que faz um giro pela América Latina, iniciado na Venezuela, assistirá nesta terça-feira, na Nicarágua, à posse a um novo mandato presidencial do ex-guerrilheiro sandinista Daniel Ortega, e viajará na quarta-feira a Cuba, onde se reunirá com o presidente cubano, Raúl Castro.



"Estou muito contente por estar na terra da Revolução", disse em farsi Ahmadinejad, que saudou também, por intermédio de um tradutor, seu "irmão revolucionário, (Daniel) Ortega".

"Dou graças a Deus, todo-poderoso, porque estes dois povos (o nicaraguense e o iraniano), em pontos diferentes da Terra, estão em luta para estabelecer a solidariedade e a justiça", disse.

O giro coincide com um novo recrudescimento da crise entre o Irã e as potências ocidentais.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) confirmou, nesta segunda-feira, que o Irã havia começado a enriquecer urânio na nova usina de Fordo (a sudoeste de Teerã), um fato que os Estados Unidos e a Alemanha tacharam como uma "escalada" e a Grã-Bretanha como "provocação".

De Caracas, o presidente iraniano havia repudiado as suspeitas dos ocidentais de que seu programa nuclear vise a desenvolver a bomba atômica.

"Não sabem o que está ocorrendo. Todos sabem que isto é algo para se rir, para se ironizar", disse Ahmadinejad.

Já o venezuelano Hugo Chávez expressou sua "solidaridade" com o Irã. "Sabemos que um dos objetivos que o império ianque tem na mira há muito tempo é o Irã. Assim, (expressamos) nossa solidariedade", afirmou. Veja mais
 

10 01 11
Um dos maiores escândalos da Europa em que até o genro do Rei Juan Carlos esta envolvido
Pesquisa: Verônica  Silva-  Direto da Alemanha
Distância necessária: Rei Juan Carlos e sua filha Cristina e Iñaki Urdangarin filho.
10 01 12
Obama substitui chefe de gabinete da Casa Branca
Bill Daley, empresário de profissão, entregou renúncia na semana passada.
Ele foi substituído pelo diretor de orçamento, Jack Lew.
Bill Daley conversa com Obama em foto de dezembro. À direita, seu substituto, Jack Lew, em setembro do ano passado (Foto: AFP)

O presidente dos Estados UnidosBarack Obama, que tentará a reeleição nas eleições deste ano, substituiu nesta segunda-feira o chefe de gabinete da Casa Branca, Bill Daley, pelo diretor de orçamento Jack Lew.
Daley, de 63 anos e empresário de profissão, apresentou sua renúncia na semana passada para retornar a Chicago, sua cidade de origem e onde tem seus negócios. Leia mais

 

06 01 12
Acusação pede pena de morte por enforcamento para Mubarak no Egito
Sentença também foi pedida para seus dois filhos e ex-ministro do Interior. 
Mubarak é acusado de ordenar a morte de manifestantes em protestos.

Manifestantes anti-Mubarak protestam do lado de fora do tribunal em que ex-ditador está sendo julgado, nesta quinta (5) (Foto: Khalil Hamra / AP) 
A acusação no processo contra Hosni Mubarak exigiu nesta quinta-feira (5) a sentença de morte para o ex-ditador egípcio e outros réus incluindo seus dois filhos e do ex-ministro do Interior. Mubarak é acusado de ordenar a morte de manifestantes durante os protestos que o tirou do poder em fevereiro passado. O juiz adiou o julgamento até 09 de janeiro.

"A promotoria exige a pena máxima contra Mubarak resto dos acusados ​​que é a morte por enforcamento," disse Mustafa Khater, um membro da equipe de acusação durante uma sessão de tribunal.


"A lei prevê a pena de morte para o assassinato premeditado", declarou Khater ao fim de sua exposição nesta quinta-feira no tribunal do Cairo onde o ex-chefe de Estado é julgado.

"O presidente da República é responsável pela proteção do povo. A questão não é apenas se ele ordenou a morte dos manifestantes, mas saber por que ele não atuou para interromper a violência", afirmou em seguida o chefe da promotoria, Mustafa Suleiman. Leia mais
 

06 01 12
Papademos faz alerta sobre risco de Grécia dar calote em credores internacionais

Lucas Papademos recebe membros de sindicatos em seu gabinete. Ele usou a possibilidade do calote como ferramenta para convencer os líderes dos trabalhadores a aceitar salários menores

O ano começou difícil para o governo grego. O primeiro-ministro, Lucas Papademos, tem a urgente tarefa de aprovar medidas de arroxo previstas no plano de austeridade proposto ao credores internacionais e a tarefa parece cada vez mais difícil. Na noite de quarta-feira (4) Papademos se reuniu com os principais sindicatos de trabalhadores e pediu que as entidades aceitem os cortes de salários, condição prevista pelos credores para a aprovação do pacote de ajuda econômica. Se o governo não conseguir o apoio da população grega, poderá perder o empréstimo da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), e assim, dar calote na dívida em março, o que poderia provocar um colapso na economia grega e também na zona do euro. Neste momento, a dívida da Grécia está acima de 150% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Segundo a agência de notícias Bloomberg, Papademos fez um apelo à população nesta quarta-feira (4):
“Temos que dar um pouco para não perder muito”, disse Papademos. (…) Sem este acordo com a troika e o subsequente financiamento, a Grécia enfrenta em março o risco imediato de um calote desordenado”.

Na proposta do plano de austeridade apresentado aos credores internacionais em dezembro também estavam previstos reajustes de impostos e tarifas, cortes nas despesas públicas, incluindo redução de funcionários. As medidas geraram reações negativas na sociedade grega. De acordo com a Bloomberg, Papademos negociará no final do mês com inspetores da chamada troika, grupo formado pelo FMI, UE e Banco Central Europeu (BCE). Na reunião, eles irão discutir um plano econômico para 2012 a 2015. Saiba mais
 

05 01 12
Youssou N’Dour, o cantor que quer ser presidente do Senegal

O cantor senegalês Youssou N’Dour, famoso por sua parceria com Neneh Cherry na canção “7 Seconds” (confira o vídeo no fim do post), anunciou nesta semana que vai disputar a eleição presidencial do Senegal, em fevereiro. Antigo aliado do presidente Abdoulaye Wade, que está há 11 anos no poder e tentará se reeleger novamente, N’Dour rompeu relações com o governo na metade da década de 2000, quando tentou abrir um canal de TV e teve que esperar dois anos para conseguir a licença. Em 2010, ele conseguiu e, nesta semana, N’Dour usou o canal para fazer o anúncio da candidatura, como conta o jornal The Guardian.
“Eu viajei pelo mundo e vi pessoas de todo o mundo e acho que tenho a habilidade de governar o Senegal. Eu sou a alternativa”, anunciou N’Dour (…). Ele disse que vai anunciar em breve suas políticas para tentar derrotar o presidente. “Por um longo tempo, homens e mulheres demonstraram seu otimismo, sonhando por um novo Senegal. De várias formas, eles pediram minha candidatura… eu ouvi”, acrescentou.

O jornal The York Times nota que, nos últimos anos, N’Dour fez diversas críticas a Abdoulaye Wade, que chegou democraticamente ao poder, mas que sofre inúmeras acusações de corrupção, nepotismo, de tentar tolhir a liberdade de imprensa e de tentar se perpetuar no poder, o que gerou inúmeros protestos em 2011. O jornal nota, entretanto, que diante de um rol diversificado de opositores, é difícil que N’Dour consiga um bom resultado.
“Por conta de seu sucesso, ele é o artista mais popular em toda a história do Senegal”, disse Mamadou Diouf, senegalês diretor do Instituto de Estudos Africanos da Escola de Assuntos Públicos e Internacionais da Universidade Columbia. “Mas será difícil que ele chegue mesmo ao segundo turno porque não tem experiência política ou organização”. Saiba mais
 

05 01 12
Presidente da Coreia do Sul vai visitar a China
Visita a Pequim ocorre em meio à sucessão na Coreia do Norte.
China é a principal aliada do principal rival dos sul-coreanos.
O presidente da Coreia do Sul, Lee Myung bak, discursa nesta segunda-feira (2) (Foto: AP)


O presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, visitará Pequim na próxima semana para uma reunião com o colega chinês, Hu Jintao, poucos dias depois da proclamação de Kim Jong-un como novo líder da Coreia do Norte, país que tem a China como único aliado de peso.

Durante a visita a China, de 9 a 11 de janeiro, Lee Myung-bak também se reunirá com o primeiro-ministro Wen Jiabao e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Wu Bangguo.

"Os dois dirigentes discutirão o futuro desenvolvimento da associação estratégica bilateral e o fortalecimento da cooperação bilateral para a paz e a estabilidade na península coreana", afirma um comunicado da presidência sul-coreana.

A visita, a segunda a China de Lee Myung-bak como presidente, acontecerá poucos dias depois da morte de Kim Jong-il e da proclamação como líder da Coreia do Norte de seu filho mais novo, Kim Jong-un. G1

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário