domingo, 14 de outubro de 2012

DESIND_07_08_09_2012


05 05 12
DIA DAS MÃES: 
NOSSAS DICAS DE PRESENTES
O Dia das Mães se aproxima, e a redação de Casa Vogue elaborou uma lista com sugestões de presentes de décor, design e lifestyle que prometem agradar a todos os tipos de mãe, das intelectuais às esportivas, no próximo dia 13. Confira as imagens abaixo e inspire-se com nossas dicas!

Cerâmicas holandesas, design Piet Hein Eek, na Merci de Paris*
“Para este Dia das Mães, o presente ideal é a nova coleção de cerâmicas criadas pelo designer holandês Piet Hein Eek, que podem ser compradas na Merci de Paris. O desenho recortado das peças é sinônimo de easy chic.”
Taissa Buescu, diretora de redação


Nestrest, design Daniel Pouzet & Fred Frety, na Dedon*
“Minha mãe mora na praia e faz questão de curtir (e cultivar) seu jardim. Por isso, o Nestrest, design Daniel Pouzet & Fred Frety para a Dedon, é o presente perfeito para ela, que, assim, poderá relaxar com todo conforto em seu ‘ambiente’ preferido da casa.”
Winnie Bastian, editora


Porcelana Hybrid, design CRTLZAK, na Seletti*
“A minha mãe adora receber e cozinhar para amigos, além de ser excelente em vários tipos de culinária. Quero dar de presente a ela o jogo de porcelana Hybrid, da Seletti, design CRTLZAK. Neste jogo de jantar muito alegre e divertido, cada peça une desenhos clássicos orientais e ocidentais.”
Tammy Takenaka, designer

Viagem para Cocoa Island, nas Maldívias
“Para minha mãe que ama viajar, dou de presente dias de descanso em um paraíso particular. Cocoa Island é uma pequena ilha privada nas Maldivas, rodeada por magníficas praias, recifes de corais brilhantes e uma variedade de suítes luxuosas que lembram barcos de pesca sobre a água.”
Denis Santos, designer 

Jogo de chá Rings, design Gian Battista Vanozzi, na Richard Ginori 1735*
‘Minha sugestão de presente para o Dia das Mães é o jogo de chá da coleção Rings, da Richard Ginori 1735. O conjunto é elegante e tem linhas modernas, além de ser feito de bone china, um tipo de porcelana mais resistente. Os detalhes em metal nas bordas das peças também acrescentam delicadeza ao conjunto. Enfim, um presente charmoso que minha mãe adoraria!”
Jennifer Gonzales, editora-assistente
25 03 12
UM JARDIM PARA CHAMAR DE SEU

Quem nunca sonhou com um jardim para chamar de seu? Seja uma planta colocada sobre a mesa de centro ou vasinhos com temperos na cozinha, todos nós procuramos trazer um pouco do verde para dentro de casa. Esse toque de vida no campo sempre esteve presente na decoração contemporânea, mesmo que em pequenas doses e detalhes delicados. O interessante, porém, é notar como essa tendência vem evoluindo, e como designers conseguem contornar problemas como a falta de espaço com peças engenhosas e elegantes, que combinam design de ponta e ideias simples. A planta passa a ser componente do móvel, da luminária ou do acessório, transformando produtos de mercado em verdadeiras esculturas vivas. É ainda mais interessante acompanhar a evolução da peça, ou seja, como a planta – ao crescer – modifica o aspecto estético, fazendo com que a decoração seja mutante e imprevisível. (HELOÍSA RIGHETTO)
Giro Casa Vogue: Veja as dicas de decoração do arquiteto Sig Bergamin

Luminárias
Miriam Aust foi uma das primeiras designers a unir as funções de um vaso e de uma luminária de em um só objeto: a peça batizada de Vase & Leuchte foi lançada em 2010 e é feita de cilindros de vidro.


Móveis para escritório
Já está mais que provado que plantas no ambiente de trabalho estimulam a produtividade. Muitos fabricantes de móveis de escritório souberam explorar esse fato de maneira primorosa, como a sueca Offecct. A marca convocou diversos designers e lançou a missão: criar produtos que adaptassem plantas às regras rigorosas que permeiam essa categoria de produtos. O resultado é a linha Oasis, da qual fazem parte a divisória Green, assinada por Louise Hederström.

03 03 12
RODRIGO ALMEIDA FAZ 
HOMENAGEM À FRANÇA

A fabricante de móveis francesa Fateditions chamou o designer brasileiro Rodrigo Almeida para assinar uma nova linha de móveis. Respondendo à proposta, ele decidiu prestar uma homenagem ao pintor Jean-Baptiste Debret (1768-1848), que retratou o Brasil durante a Missão Artística Francesa empreendida no início do século 19.

A missão deu origem, na época, à Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro. E o tributo de Almeida, por sua vez, trouxe ao mundo a série Entre Nous, ou Entre Nós em português. O traço principal da linha é uma ilusão de movimento em objetos inanimados, além de um mix de cores e materiais que tão bem representa o design brasileiro contemporâneo.

A importância da França na formação da cultura brasileira é, aliás, o centro da inspiração de Almeida para esta coleção, que tem a colaboração de um dos grandes pilares do estilo francês: a Maison Christian Lacroix.

A série Entre Nous poderá ser conferida a partir do dia 24 de abril na Galerie Patricia Dorfmann, em Paris.




18 02 12
BERLIM VERÁ O MELHOR DO DESIGN BRASILEIRO
Cadeira de balanço Astúrias, 2002, de Carlos Motta 

As linhas curvas e a identidade tropical são características facilmente associadas à arquitetura brasileira no exterior. Agora é a vez do design nacional – e seu perfil igualmente singular – começar a ser reconhecido no cenário internacional.

E essa é a missão da exposição Brazilian Design: Modern And Contemporary Furniture, que será apresentada em Berlim a partir do dia 23 de março.

A mostra reúne cerca de 60 móveis e objetos emblemáticos da produção nacional dos últimos 80 anos.

Além das peças – a maioria proveniente de coleções particulares -, haverá a exibição de vídeos criados especialmente para a mostra sobre o Brasil e a história do design feito aqui.
  Cadeira, 1978, de Oscar Niemeyer 
  Mesa Água, 2008, de Domingos Tótora 
  Cadeira de três pés, 1946, Joaquim Tenreiro 

07 02 12
GRIFES DE CARROS, DESIGN DE MÓVEIS
Design automobilístico e design de móveis sempre caminharam próximos, seja pela influência das linhas automotivas no mobiliário, seja pelos interiores de veículos cada vez mais dotados, em suas cabines, de itens de conforto semelhantes aos de uma casa. Mas há um fênomeno recente, no universo do desenho industrial, que é o investimento de fabricantes de carros de alto luxo na criação de linhas – igualmente suntuosas – de móveis ou objetos para casa. De simples xícaras de café a sofás e divãs, o que vale é manter a identidade sempre exclusiva.

  
29 01 12
CLÁSSICOS DO DESIGN, 
AGORA REPAGINADOS
Não há quem não tenha uma quedinha por algum clássico do design. Especialmente quando falamos de belíssimas cadeiras, muitas delas criadas por nomes que mudaram o curso da história do mobiliário, como Verner Panton e Gerrit Rietveld. Peças que continuam atuais e são objetos do desejo, até hoje influenciam a indústria criativa e são sucesso comercial. Para homenagear os clássicos e seus criadores, alguns designers da atualidade criaram releituras a partir de novos materiais , conceitos ou processos produtivos. Vale reiterar que tais releituras não são cópias, e sim um reconhecimento do talento de profissionais – um belo agradecimento! (HELOÍSA RIGHETTO)
 
14 01 12
DESIGN MUSEUM ELEGE OS MELHORES DO ANO
O Design Museum de Londres anunciou nesta quarta-feira a lista dos finalistas do Designs of the Year 2012. Em sua 5ª edição, o prêmio busca celebrar o melhor do design mundial no último ano e contempla sete categorias: Arquitetura, Digital, Moda, Mobiliário, Gráfico, Produto e Transporte.

07 01 12
Designer cria sapatos motorizados
Equipamento é acionado por meio de controles que ficam nas mãos

Editora Globo

O designer de Los Angeles Peter Treadway resolveu agilizar o seu deslocamento na cidade de uma forma bem inusitada. Criou o SpnKix um sapato motorizado controlado pelas mãos. O equipamento pode atingir até 16 km/h e tem aparência de um par de patins. Veja mais
 
27 12 11
Madeira de demolição naval ganha novo uso em móveis na Paraíba

Móveis ainda têm a coloração original das embarcações.
Peças estão expostas no Salão de Artesanato até 22 de janeiro.
Mesa de centro foi feita com antigas portas do Teatro Santa Roza, em João Pessoa, que seriam descartadas (Foto: Krystine Carneiro/G1)

O que fazer com barcos e canoas que não têm mais utilidade e estão prestes a ser incinerados? O casal de designers de Santa Catarina, Nilson Luís e Ieda Maria, pensou em um bom destino para esta madeira. Eles a reutilizam e confeccionam móveis para venda. Com um stand no Salão de Artesanato da Paraíba, em João Pessoa, o casal compra as embarcações para fazer as peças.

Coloração dos móveis é original das embarcações (Foto: Krystine Carneiro/G1)
“É tudo ecologicamente correto. E o que dá o toque especial é a coloração original do barco”, explica Ieda. As peças variam de R$ 80 a R$ 1,8 mil.

Nilson e Ieda moram em João Pessoa há três anos, quando começaram a fazer móveis de madeira de demolição naval. Antes, em Santa Catarina, os designers usavam madeira de casas demolidas.
Aproveitando a experiência com a atividade anterior, já usaram até antigas portas do Teatro Santa Roza para fazer mesas. “As portas já tinham passado por três pessoas e estavam prestes a ser queimadas. No nosso show room, ainda temos as portas maiores, mas meu marido só teve coragem de usar uma delas”, ri a designer. Veja mais...
 
18 12 11
TÉCNICA ANCESTRAL, DESIGN CONTEMPORÂNEO

Está em cartaz na Triennale di Milano a exposição Tra martello e incudine (algo como Entre o martelo e a bigorna, em tradução livre), uma seleção de obras em metal criadas por Federico Angi, Carlo Contin, Dunja Weber e o estúdio 4P1B.
 
A ideia na base do projeto é contar a história do trabalho em metal e mostrar toda a maestria necessária para dar vida às obras feitas com ferro batido. O ofício exige alto nível de competência, precisão e profissionalismo.

 
As peças expostas, que reinterpretam de forma contemporânea este ofício ancestral, foram elaboradas e produzidas em uma oficina coordenada por Giulio Iacchetti para a empresa Sampietro 1927. O resultado são trabalhos que evidenciam um diálogo altamente estimulante e frutífero entre tradição e inovação, artesanato e design. (WINNIE BASTIAN)

03 03 12
GRAFITE DIVIDE QUARTO DE HOTEL 
AO MEIO


Todos os anos o pequeno hotel Au Vieux Panier, em Marselha, França, entrega cada um de seus cinco (!) quartos para artistas que os customizem com total liberdade. Em 2012, o primeiro projeto concluído é o do grafiteiro francês Tilt.

No espaço que chamou de Panic Room, o artista dividiu o quarto em duas partes exatamente iguais. Um dos lados, ele pintou inteiramente de branco – piso, parede, teto e todos os móveis e objetos. Na outra parte, abusou de suas coloridas assinaturas, sem deixar um espaço vazio sequer.
 
25 02 12
DESIGN PREENCHE CASA DE LINHAS MODERNAS

Parte de um condomínio fechado com seis residências, todas projetadas pelo estúdio Ábaton Arquitectos (autores do estábulo que virou chalé), a Casa del Bolo é um feliz exemplo de boa arquitetura associada a bom design.

Com 342 m² de área útil, ela se integra à paisagem, ao mesmo tempo em que reúne móveis e objetos de diferentes estilos em uma composição harmônica e confortável.

Externamente, a construção segue a linguagem das demais casas do residencial situado em Torrelodones, próximo a Madri – um conjunto de cubos brancos, de linhas modernas, em sintonia com o clima seco da região. Eles ocupam uma seqüência de degraus, definindo canteiros verdes e uma piscina, e reduzindo o impacto que a generosa área construída poderia ter sobre o ambiente.


 
18 01 12
Ferrari lança linha de fones de ouvido baseada em design de carros
Acessórios foram inspirados em carros de série e de F1 da companhia.
Coleção será vendida a partir de abril; preço não foi divulgado.

Fone da Ferrari (Foto: Divulgação)

Fone da Ferrari (Foto: Divulgação)
20 12 11
CONCRETO DÁ FORMA A MÓVEIS E ACESSÓRIOS

Falar em concreto é falar em construção civil, obra ou reforma, certo? Errado! Concreto é também sinônimo de design, inovação e criatividade, principalmente na decoração. Móveis e acessórios feitos em concreto estão pipocando nas feiras de design na Europa e também nas vitrines e catálogos de marcas badaladas, indicando uma tendência que vai deixando de ser conceitual para se tornar cada vez mais viável, de acordo com a realidade dos consumidores.

Claro que não estamos falando de algo absolutamente novo. Já há alguns anos existem peças, para a área externa principalmente, que empregam o material, como vasos e bancos. No entanto, só agora os designers estão percebendo o seu verdadeiro potencial e dando vida a móveis e acessórios com formatos inusitados, às vezes até esculturais.

Melhor ainda é ver que a inevitável robustez do concreto é balanceada com sacadas inteligentes, como um design lúdico, traços orgânicos, adição de cores em tons vibrantes e a mistura com materiais como aramado de aço, madeira e até mesmo fios usados em tapeçaria.

Selecionamos alguns produtos que exemplificam como o concreto pode tornar-se leve, chique e “cool”: escolha o seu favorito na galeria no topo da página! (HELOÍSA RIGHETTO) Veja Galeria com imagens; CV
 
06 dez 11
Cubículos de escritó


rio ganham nova versão
Modelo foi desenvolvido para estimular criatividade do funcionário
Editora Globo
O arquiteto David Ajasa-Adekunle, de Londres, inovou os cubículos de escritório para torná-los mais agradáveis. O espaço modular chamado “Tetra-Shed” foi projetado para ter várias utilizações como sala de aula, local para eventos corporativos, exposições e até para lazer. Veja mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário