quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Cidades


Detran e Funesc usarão arte para educar na Semana Nacional do Trânsito

O espetáculo teatral “Cordel do Carro Encantado” abrirá, às 18h deste domingo (18), na Praça José Américo, em Areia, a programação da Semana Nacional do Trânsito na Paraíba, que este ano será realizada numa parceria entre Detran e Fundação Espaço Cultural (Funesc).
Vasta, a programação seguirá até o dia 25 deste mês e vai usar diversas manifestações artísticas para promover a educação no trânsito. Ao longo da semana serão apresentados espetáculos de dança, teatro e música, e haverá exibição de filmes no Espaço Cine Digital, na Funesc. O ponto alto da programação artística será os shows musicais da dupla Paulo Sérgio e Daniel (no sábado, 24) e da banda Paralamas do Sucesso (domingo, 25), às 20h, na Praça do Povo, em João Pessoa.
O enfoque dessas atividades será a prevenção de acidentes, importância dos equipamentos de segurança e as boas atitudes no trânsito.

Polêmica
Reunião define metas para melhoria do Transporte de Petcok


05 de Setembro 2011

Em reunião realizada nessa segunda feira no Porto de Cabedelo, programada para se colocar na mesa as reivindicações da sociedade organizada com relação ao que deve e pode ser feito em caráter de urgência e médio prazo pelo porto, empresas de transporte, empresa que armazena o Petcoke e o poder Público ficaram bem definidas algumas ações que devem ter efeito positivo para todas as partes envolvidas na questão.
Com uma representação bastante responsável, a reunião recebeu participantes legítimos da sociedade, do Poder Público Municipal, de representantes da Câmara dos Vereadores, das Associações Comunitárias, das Ong's, da Igreja Católica, do Sindicato dos Trabalhadores Portuários entre outros.
A reunião foi pautada por momentos de reflexão e apresentação dos problemas, das possíveis soluções e do que verdadeiramente deve ser feito por todas as partes. Ficou acertado que vai ser elaborado um documento, onde todos devem ter sua cota de responsabilidade no tratamento de resíduos que venham a causar transtorno em seu manuseio e transporte, tratando-se de resolver os problemas em sua origem e não apenas tratar os efeitos posteriores, que dá margem para toda forma de distorção e de aproveitamento por parte de pessoas que buscam formas de atacar e fazer palanque político em cima de coisas que podem e devem ser resolvidas na mesa como pessoas civilizadas.

Equipamento já foi comprado para sugar e molhar o produto para evitar emissão do pó, 
entrará em fase de teste para avaliar seu aproveitamento

Algumas soluções já estão sendo tomadas por parte dos transportadores na compra de equipamentos que vão otimizar o serviço e diminuir bastante a emissão de resíduos para a área em que é recebido o produto (porto) e no tratamento com a limpeza dos caminhões que ao transportar derramam o produto advindo dos resíduos que ficam na carroceria, para lamas, etc e que no trajeto espalham o pó pelas ruas e residencias causando mal estar nas donas de casa que querem manter limpos os seus lares, com todo o direito.
Os Trabalhadores portuários que se sentem dependentes do ganho advindo com o transporte do Petcoke, em pronunciamento feito por seu Presidente falou que se alguém fizer com que o Petcoke seja proibido isso irá causar um enorme prejuízo aos profissionais que lidam com esse serviço, e que irá responsabilizar a quem de direito pois existem milhares de pessoas que dependem desse produto para sobreviver. 

Darlosa Braga, Jaemio Carneiro representando SOS CABEDELO, ao lado representante do Poder Publico Municipal e o Presidente dos Trabalhadores Portuários.
Analisando essa fala é bom que se diga que nenhum produto deve causar dependência financeira a nenhum trabalhador se for nocivo a sociedade independente da quantidade de pessoas que se beneficiem dele, vai ser proibido, isso aconteceu com o a bebida nos EUA no tempo da lei seca e acontece com diversos produtos que geram prejuízos a saúde publica, que não vem a ser o caso do Petcoke. Seu dano até agora comprovado é de sujeira pelo vazamento no transporte. Nada até agora segundo pesquisas pode comprovar que o produto seja Toxico, claro que tudo em excesso prejudica.

Muitas soluções foram apresentadas por todos os representantes das transportadoras e do Porto e que já estão sendo providenciadas, mas também foi dito que existem outros problemas que devem ser observados e também outros responsáveis diretos devem ser chamados à responsabilidade para dividir investimentos junto aos que estão diretamente envolvidos e o poder Público Municipal e também Estadual que tem interesse direto no desenvolvimento do Porto e não vai se esquivar em oferecer os recursos que forem possíveis e necessários para o entendimento entre sociedade organizada, empresas, porto e as duas esferas de governo.

CCPC define ações de combate à 
poluição em Cabedelo

O recém-criado Comitê Contra a Poluição de Cabedelo em reunião realizada nesta ultima segunda feira (5/09/2011), da qual participaram representantes da direção do Porto de Cabedelo, dos Poderes Executivo e Legislativo do Município, das empresas operadoras, e dos movimentos sociais (sindical, comunitário, ecológico e religioso) estabeleceu uma serie de medidas de combate à poluição a curto e médio prazo com inicio de ações previstas ainda para este mês. 

A 2ª reunião do Comitê Contra a Poluição de Cabedelo teve inicio as 10h00 e foi até pouco mais das 13h00 e contou com aparticipação de 21 organizações governamentais, não governamentais e empresárias. A reunião foi coordenada pelo presidente do Sindicato dos Transportes de Carga da Paraíba, José Arlan Silva R Junior, passada posteriormente, para o professor Carneiro da ADESPB e para Wilber Jacome, Presidente da Cia Docas/PB).

Ao final da reunião que reconhecida unanimemente como bastante produtiva foi apresentado pelos membros do CCPC as seguintes ações de combate a poluição:


1-Diminuição das cargas (altura) – O pet cokeserá depositado nos caminhões esticando o bico da moega , o que evitará a corcunda do camelo;

2- Trabalhar com frota própria – Assim se terá um controle maior dos veículos de carga podendo ser monitorados de forma mais apropriada;

3 - Implantação de telas – As telas terão como objetivo principal  impedir que partículas do pet coke seja levado pelo vento em forma de poeira;

4 – Implantação de Sistema de aspenção(borrifa mento) – Com esse sistema a massa do pet coke será constantemente aguada impedindo assim de ser levado pelas correntes de ar;

5 – Já foi adquirida uma varredeira por sucção – O que não só evitará a poeira que sobe quando da varredura normal, como ainda,  contribuirá para retirada do acúmulo de lixo nas vias públicas próximo a área do porto,  que entope bueiros e bocas-de-lobo, obstruindo o escoamento das águas pluviais e contribuindo para o alagamento de ruas, avenidas e demais áreas urbanas;

6 - Aquisições de 40 lonas com logo da empresa e tipo de carga – assim a comunidade saberá qual produto é transportado e qual a empresa o está transportando, possibilitando direcionar qualquer reclamação e ou, sugestão;

7 - Aquisição de um lava pneus para o porto – Com este equipamento haverá uma redução significativa da poluição do ar provocada pela liberação da sujeira dos pinéus dos caminhões que fazem o transporte;
8 – Implantação de um programa de controle e monitoramento da qualidade do ar – Com esse programa será possível acompanhar a situação do ar nas dependências e imediações do Porto de Cabedelo;
Ao termino da reunião o presidente do Sindicato dos Transportes de Carga da Paraíba)José Arlan Silva Junior, propôs a criação de gruposde trabalho para em caminhar as  decisões do CCPC, afim de garantir o cumprimento das mesmas. Já Betinho Miranda da ACPSE propôs uma visita de todos os presentes as instalações do pet coke, bem como, aos porões dos navios onde o mesmo é transportado para observar as condições em que é feito dos trabalhos. Ambas as propostos foram aceitas, ficando marcado, inclusive para o dia 12 do mês em curso.

Participaram da reunião: Darloza Braga (ADESPB), Ilma Viana (Rede Solidaria SOS Cabedelo), Jaêmio Carneiro (SOS Verde), Manoel Francisco(Transportes Cabedelo), Wilber Jacome- ( Presidente da Cia Docas/PB), Jonatan Oliveira(SETCE/PB), José Arlan Silva R Junior- Sindicato dos Transportes de Carga da Paraíba),  Marcio Madruga (Comitê de Defesa do Porto), Gilberto Henrique Miranda( ACAPSE), Joao Manuel Lima( TECOP), Carlos AlbertoSind. Estiva), Fred Wiliam- CAPP/  Cabedelo Notícia), Ernestino (ACICA), FransciscoNoberto- (Paroquia Camboinha), Ricardo Taboza( Intersindical Portuária), Marcos Patricio (Cabedelo), Everaldo Viana- União Cabedelense das Associaçãoes e do Movimento Comunitário, RosivandoVaiana (CONTTMAF), Walber Farias- Prefeitura Municipal de cabedelo / Sec. Meio Ambiente), Vereadoor Fabio Oliveira e Vereador Wellington Brito (Câmara Municipal).

Cia. Docas/PB implantará Programa 
de Controle e Monitoramento 
da qualidade do ar e projeto Porto Verde

O presidente do Porto de Cabedelo, Wilber Jacome incorporou, entre as ações do Projeto Porto Verde a ser desenvolvido pela Cia Docas/PB 
proposta da Rede SOS Ecologia de implantar um programa de controle e monitoramento da qualidade do ar.

O presidente da Companhia Docas da Paraíba anunciou ao termino da 
reunião do CCPC que incorporará entre as ações do 
Projeto Porto Verde a ser desenvolvido pela Cia Docas/PB, a proposta 
da Rede SOS Ecologia de implantar um programa de controle e 
monitoramento da qualidade do ar.


Baixem o arquivo do resumo da reunião
Vejam no rodapé da página o link para Download




Vejam as fotos da reunião entre outras de fatos diversos:



Sempre Alerta
Operação Cava... Desculpe! Tapa Buracos 
recomeça em Intermares
06 set 11
Tudo de novo! cava aqui, bota placa ali, escavunca aculá, desvia o transito, conserta e como já foi mostrado, em pouco tempo tudo fica do mesmo jeito, esburacado, o que deve estar acontecendo, alguém deve responder essa pergunta que parece ser inexplicável, vejam maréria anterior em: Dia a Dia - Clique Aqui.
Depois de ler fique alerta, vejam a data: 05/09/11 e contem quanto tempo vai durar o conserto desses buracos.
É uma coisa sem sentido o que se passa em Intermares, as obras são feitas por que não duram!? qual o motivo, falta de material de boa qualidade, falta de orientação técnica especializada para um concerto tão "complicado"? bem o tempo vai nos dar essa resposta espero que nas urnas.


Descaso
Urubu fica paralisado em Cerca elétrica.
Por pouco Sr. Urubu não vira churrasco! 
05 set 11

Em um edifício situado na rua paralela a da praia um urubu deve ter pousado e de deparado com a cerca elétrica do prédio ficando atordoado.
O que nos surpreende é que segundo um morador essa ave, protegida pelos Órgãos da defesa animal em todo o mundo, alí esta ha mais de 48 horas sem que o sindico, ou o zelador tomem uma providencia de retirar o animal dali para evitar complicações por descaso e negligencia com incapaz.


O Urubu deve ter tomado um choque e para sobreviver aos cães que o aguardam na parte interna, tenta sair desesperado para fora do prédio sem conseguir atordoado e com trauma pelo possível choque que levou.
ao passar pelo local a modelo Márcia Dutra, que vinha da academia, percebeu o fato e avisou ao nossa Revista que imediatamente foi até o local e tentou de todas as formas chamar alguém do prédio, mas nada, ninguém apareceu, até que um jovem que ia passando ao ser indagado se morava do prédio informou que não mas conhecia alguém de lá e ligou avisando sobre o fato.


O que nos estarrece é justamente a informação passada por ele de que todos já tinham conhecimento do caso e que ha quase dois dias o animal sofre ali nesse local. Estamos aqui denunciando o fato para que fique registrado caso algo aconteça com a ave. Agradecemos aqui a cidadã Márcia Dutra que cumpriu com a sua responsabilidade social em atender a uma criatura indefesa e carente de nossa atenção e proteção.

Atenção

Cultura

Circuito das Praças
Relação de 268 propostas selecionadas.


O projeto Circuito Cultural das Praças, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), divulgou na tarde desta sexta-feira (2) a lista das propostas culturais selecionadas para compor a próxima edição do projeto. O calendário do evento acontece de setembro deste ano até o mês de fevereiro de 2012.

Foram selecionadas 268 propostas das áreas de Música; Cultura Popular; Artesanato; Audiovisual; Literatura; Artes Integradas; Teatro e Circo; e Dança. Nessa nova temporada, que tem início na sexta-feira (16), acontecem 432 apresentações em diferentes praças, podendo ser ampliado com a inauguração de novos espaços públicos.

O Circuito Cultural das Praças foi sendo ampliado a cada ano, acompanhando o processo de construção e revitalização das praças. O evento se constituiu como uma importante política de cultura com o objetivo de valorizar a produção local e dar acesso às populações dos bairros ao que de melhor vem sendo feito na cidade. Esta iniciativa é reconhecida pelo público e pelos artistas como uma das mais importantes políticas públicas de cultura já realizadas em João Pessoa.

História - Em maio de 2006, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) inaugurou o anfiteatro Lúcio Lins, na Praça da Paz, nos Bancários. Em seguida, mais seis praças foram construídas ou revitalizadas e, ao mesmo tempo, a Fundação Cultural (Funjope) vem mantendo uma programação permanente baseada na diversidade, na defesa do princípio da democratização do acesso e da circulação dos bens culturais. O projeto foi denominado de Circuito Cultural das Praças.


O circuito das praças em João Pessoa é um exemplo de como se faz para promover a Arte e Cultura entre os Bairros da cidade e como levar o povo para as praças para participar de um movimento cultural plural e diversificado.


Levando cultura as comunidades de toda capital o projeto movimenta a produção artística e facilita a formação de público para novos talentos e consolida o público de artistas consagrados pela proximidade constante.


Projeto iniciado quando Ricardo Coutinho ainda era governador e que foi mantido pelo atual prefeito Luciano Agra.


O Circuito das Praças cria vínculos culturais e estimula crianças e adolescentes a praticar atividades artísticas pela frequência em que acontece o projeto. 


Bandas de renome nacional podem ser vistas de forma gratuita todos os dias em diversos locais da cidade.
Hoje pode-se dizer que João Pessoa tem um movimento cultural fundamentado e plural que leva a todos os recantos o que temos de melhor.
Bom mesmo quando esse movimento poder percorrer todo o Estado em um circuito das cidades onde os artistas de cada município vão poder se apresentar ao lado de nomes consagrados no Estado e no País, circulando com eles em outras cidades, fazendo assim que os talentos que muitas vezes não tem como se deslocar possam se apresentar por todo o Estado.
aí teremos atinjido a maturidade cultural e haverá uma integração maior da Arte e da cultura paraibana pode daí nascer um movimento forte e integrado.

Baixe o Arquivo do Circuito das Praças no Rodapé desta Página.

Por: Fred William


Luciano Agra prestigia desfile cívico de 7 de setembro
07 set 11


Uma festa de cores, música, emoção e demonstrações de civismo. Foi assim o desfile cívico de 7 de setembro realizado nesta quarta-feira, em João Pessoa. As escolas e as tropas militares fizeram um show à parte e receberam muitos aplausos do público que foi até a Avenida Duarte da Silveira. O prefeito Luciano Agra prestigiou o evento ao lado do governador do Estado Ricardo Coutinho, autoridades militares, secretários e auxiliares dos dois governos. Após a revista da tropa pelo governador, os dois gestores do Executivo abriram oficialmente o desfile com o hasteamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional, executado pela Banda Municipal 5 de Agosto.

desfile 7 de setembro (3)
“O Brasil está avançando e conquistando seu lugar no mundo internacional; o Nordeste está crescendo e o nosso Estado e Capital também estão acompanhando esse crescimento. Tenho muito orgulho em representar o governo municipal de João Pessoa em um dia como este. O desfile simboliza essas conquistas ao longo dos anos e, para muitos dos nossos pessoenses, é o evento que marca o nosso 7 de setembro”, destacou o prefeito Luciano Agra.
Já o governador Ricardo Coutinho falou da emoção em prestigiar o desfile pela primeira vez como governador do Estado. “É importante que nos lembremos dos nossos símbolos nacionais não só hoje como em outros dias. Como governo e como cidadão tenho a maior honra de participar desse evento, e desta vez de uma forma mais especial”, disse o gestor.
Escolas – As escolas das redes públicas e privadas foram as primeiras a passar pela avenida nessa quarta-feira, logo após a participação de representantes da Fundação de Apoio ao Deficiente (Funad). Neste ano, 10 escolas da Prefeitura de João Pessoa participaram do desfile, em meio a aplausos do público, principalmente após a apresentação das bandas marciais.  Os estudantes trouxerem faixas e cartazes lembrando alguns dos temas e programas pedagógicos discutidos este ano, a exemplo do respeito à natureza e a prevenção ao bullying.
O prefeito Luciano Agra ressaltou que o estímulo ao conhecimento dos símbolos nacionais faz parte da rotina nas unidades de educação da rede municipal e o projeto de incentivo à criação das bandas marciais vem atraindo dezenas de jovens para o aprendizado da música instrumental. “Hoje, a grande maioria das nossas escolas possuem uma banda marcial própria. O nosso orgulho enquanto gestão é vê-los em momentos como estes, felizes por poderem apresentar o que aprenderam e exercitaram durante todo este ano”, disse o prefeito.
Aplausos – Servidores da Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) também participaram do desfile, levando ao público demonstrações das oficinas e projetos culturais. O som do grupo Baticumlata e o pedido de paz feito pelos funcionários soltando bolas brancas no ar atraíram a atenção do público e resultaram em vários aplausos.
A Guarda Municipal de João Pessoa este ano percorreu a Duarte da Silveira com um efetivo de cerca de 150 agentes, acompanhados pela Banda Municipal 5 de Agosto. O desfile contou ainda com as apresentações de equipes da STTrans e do Serviço Móvel de Urgência (Samu).
Quem foi à Avenida também pôde assistir ao desfile de órgãos gerenciados pelo Estado, como o Hemocentro, além de empresas integrantes do ‘Sistema S’, Escoteiros do Brasil, Maçonaria, Legião da Boa Vontade, Casa da Criança com Câncer, Grupo de Teatro, Dança e Animação Creusa Pires, Grupos indígenas, entre outras entidades civis. Integrantes do Exército, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, do grupo de Bombeiros civis, e do Corpo de Bombeiros também desfilaram em frente ao palanque oficial.
O final da parada cívica deste dia 7 foi marcado por um desfile marcante de homens e mulheres da Polícia Militar do Estado. A Cavalaria encerrou o desfile em meio aos aplausos do público expectador. “Gosto muito de ver os policiais e este ano o desfile ficou bonito”, comentou a pensionista Djanira Félix de Araújo, que todos os anos vai assistir o desfile comemorativo do dia 7 da Capital.
Estrutura – Para o desfile do Dia da Independência, a Prefeitura Municipal de João Pessoa disponibilizou como serviço de apoio o trabalho de mais de 115 servidores da STTrans, entre agentes de trânsito, fiscais de transportes e equipes de apoio a organização do tráfego.
O Samu participou do evento com a instalação de três pontos de apoio para atendimento ao público. Duas ambulâncias de suporte básico ficaram instaladas no Parque Solon de Lucena e Maximiniano Figueiredo. Uma outra de suporte avançado foi instalada no estacionamento do Departamento de Estradas de Rodagem.
Várias secretarias da PMJP também participaram dos trabalhos preparativos para o desfile desta quarta, com a limpeza das ruas e manutenção de praças e de áreas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário