quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

CIENCIAE TEC/DEZ/JAN


27 12 11 
Apple registra patente de baterias de hidrogênio para iPhone e iPad
Bateria é mais leve que as atuais e tem maior durabilidade.
Documento também sugere uso da tecnologia em notebooks.

Patente da Apple sugere uso de bateria de hidrogênio em aparelhos (Foto: Divulgação)
A Apple pode usar baterias de hidrogênio nas próximas versões de seus aparelhos móveis como o iPhone, o iPad e notebooks. Uma patente com a tecnologia foi registrada pela empresa no Patent and Trademark Office, escritório responsável pelos registros nos Estados Unidos, segundo reportagem do jornal "The Telegraph".

As patentes levam o nome de “Fuel Cell System to Power a Portable Computing Device” e “Fuel Cell System Coupled to a Portable Computing Device”

Segundo o jornal, a Apple procura deixar os aparelhos mais leves com a tecnologia de baterias de hidrogênio, além de fornecer mais tempo de uso dos aparelhos. A tecnologia converte oxigênio e hidrogênio em água e energia elétrica, podendo ser utilizada desde em pequenos dispositivos eletrônicos e até em carros.

No documento, a empresa afirma que problemas com combustíveis sólidos nos EUA trouxe uma atenção constante e um desejo de consumidores para usar fontes de energia renováveis. G1
22 12 11
IBM prevê para 2017 máquinas que lerão mentes e reconhecerão pessoas
Cientistas da IBM pesquisam formas de conectar cérebro a dispositivos.
Empresa diz que será possível telefonar apenas ao pensar na pessoa.

Cientistas da IBM pesquisam como conectar o cérebro do usuário aos seus aparelhos, como computador e smartphone (Foto: Reprodução/YouTube)

A IBM prevê um futuro próximo no qual as máquinas lerão a mente humana e reconhecerão com quem estão interagindo. As previsões "IBM 5 em 5", reveladas na segunda-feira (19) pela empresa com sede no estado de Nova York, se baseiam em tendências que, segundo a IBM, começarão a se concretizar em 2017.

“De Houdini a Skywalker, a X-Men, ler a mente foi meramente uma ilusão para os fãs de ficção científica durante décadas, mas seu desejo pode se tornar realidade em breve”, disse a IBM em sua avaliação anual sobre inovações futuras. “Os cientistas da IBM estão pesquisando formas de conectar o cérebro do usuário aos seus dispositivos, como computador e smartphone”, continuou. Como exemplo, a IBM diz que seria possível telefonar para alguém apenas ao pensar na pessoa, ou fazer o cursor de um computador se mover na tela apenas ao desejar isso. Saiba mais...
 
22 12 11
Astrônomos encontram dois planetas do tamanho da Terra
Astros orbitam estrela parecida com o Sol.
Um deles pode ter uma atmosfera com vapor d’água.
Ilustração compara os tamanhos dos planetas, na ordem: Kepler 20e, Vênus, Terra e Kepler 20f (Foto: NASA/JPL-Caltech/T. Pyle)

Astrônomos da sonda espacial Kepler anunciaram nesta terça-feira (20) a descoberta de mais dois planetas fora do Sistema Solar: “Kepler-20e” e “Kepler-20f”. Os dois são os primeiros dentre os descobertos a ter quase exatamente o mesmo tamanho que a Terra. Eles também orbitam uma mesma estrela parecida com nosso Sol.

O 20f tem praticamente o mesmo raio da Terra e o 20e é um pouquinho menor (mais ou menos do tamanho de Vênus). São os dois menores já descobertos fora da nossa vizinhança. Eles estão a 950 anos-luz de distância. Saiba mais...
 
20 12 11
Para IBM, leitura da mente será realidade em 5 anos
Empresa divulga cinco ferramentas futurísticas que deverão estar presentes em nosso cotidiano nas próximas décadas
Futurologia
Carros voadores, robôs, telas interativas, realidade aumentada. Esses são apenas alguns dos itens que sempre vemos nos filmes de ficção científica - e que em certos casos até já existem, pelo menos nas pranchetas dos cientistas. Diante disso, fazemos a seguinte pergunta: quando teremos o gostinho de experimentar coisas que hoje só são vistas no cinema? Ao que parece, o futuro já chegou, ou melhor: estará ainda mais completo daqui cinco anos.

Um projeto da IBM, chamado The Next in 5, foi criado para desenvolver uma previsão de como vamos viver nas próximas décadas. No fim de cada ano, a IBM analisa o mercado, a sociedade e as tendências mais esperadas para transformar nossas vidas, bem como as tecnologias emergentes de laboratórios globais da própria empresa. De acordo com a companhia, as inovações futuristas vão mudar nossa forma de trabalhar, viver e jogar. Acompanhe!
 
20 12 11
Sony cria bateria que extrai energia do papelão
A Sony desenvolveu uma técnica que extrai energia elétrica do papelão. A ideia foi apresentada em uma exibição em Tóquio nesta semana, e apresenta um pequeno ventilador em funcionamento a partir da energia proveniente de uma “pilha” criada com pedaços de papelão.

papelao
O princípio de funcionamento da bateria de papelão é bastante elegante. Os técnicos da Sony usam o material por conta da celulose, que é a substância que forma a membrana celular dos vegetais. O material é rico em glicose, um tipo de açúcar, que é quebrado por enzimas. A quebra das cadeias da glicose libera íons de hidrogênio e elétrons.

Os elétrons são a chave da energia, conforme você já entendeu. Eles fluem pelo fio que conecta a bateria ao dínamo que move o ventilador. Já os íons de hidrogênio reagem com o oxigênio do ar e formam água. A Sony acredita que uma evolução deste princípio pode ser utilizada para energizar players de música, por exemplo. O grande problema é que ainda não há uma forma de se recarregar uma bateria de celulose.

A técnica é bastante incipiente e ainda retorna quantidades bastante módicas de energia, suficientes, por exemplo, para acender uma pequena lâmpada, ou mover as hélices de um ventilador minúsculo. Mas o lado positivo do estudo é apontar para o fato de que a energia pode ser encontrada em compostos improváveis, como o papelão. A Sony trabalha no refinamento do sistema e ainda não prevê sua utilidade no mercado, ao menos no curto prazo. TT
 
16 12 11
Nasa cria rádio online com rock e ciência na programação
Objetivo é captar o interesse do público nas novas gerações.
Estação estará disponível para iPhone e Android.
14 12 11

Conheça games que querem transformar o mundo


Evento realizado em São Paulo mostra jogos com impacto social
por Guilherme Rosa
Editora Globo
Alguns games lançados recentemente tem a proposta de "mudar o mundo". Na feira Games For Change América Latina 2011, evento destinado a promover games que tenham algum impacto social positivo, foi discutida a ligação entre jogos digitais, aprendizagem e transformação social.

A Game For Change é uma organização fundada em 2004 nos Estados Unidos, que atua na América Latina em parceria com a Cidade do Conhecimento, da USP. Gilson Schwartz, curador do evento e professor da USP, diz que um dos objetivos do encontro foi ajudar educadores a se apropriarem dos games de modo transformador: “Essas são duas áreas que estão convergindo. O futuro da educação está nos games e o futuro dos games está na educação”. A seguir, conheça alguns dos jogos promovidos pela Game For Change que tentam aliar essas duas áreas. Saiba mais...

14 12 11
Cofundador da Microsoft lança projeto para viagens espaciais
Paul Allen fundou a empresa Stratolaunch Systems.
Plano é decolar em voo teste em 2016.

Projeto de avião para viagens espaciais da Stratolaunch (Foto: AFP/Stratolaunch Systems)

Paul Allen, um dos cofundadores da Microsoft, anunciou nesta terça-feira (13) que desenvolverá junto com o engenheiro e empresário Burt Rutan uma nave em forma de avião gigante com capacidade para realizar voos tripulados e de carga ao espaço.

A nave terá dimensões similares às de um campo de futebol. Os criadores estimam um voo de teste para 2016. Allen e Rutan são os pais da nave SpaceShipOne (SS1), primeiro avião espacial de uso privado e tripulado a alcançar o espaço.

"Sonhei durante muito tempo em dar o próximo passo nos voos espaciais privados após o êxito da SpaceShipOne, para oferecer um sistema de voo espacial orbital flexível", assinalou Allen em comunicado.

Para realizar seu projeto, Allen fundou a empresa Stratolaunch Systems, sediada em Huntsville (Alabama, EUA), que será dirigida por Gary Wentz, ex-chefe de engenheiros da Nasa. Saiba mais...
12 12 11
Escritório de luxo
Dotados de beleza e funcionalidade, esses gadgets são perfeitos para criar um ambiente de trabalho hi-tech
Editora Globo
Editora Globo
12 12 11
Tecnologia pode levar a carro à prova de mortes até 2020
Sistemas de segurança poderiam evitar colisões e proteger motoristas, mas ainda são polêmicos.

A detecção de pedestres pode reduzir os acidentes dentro das cidades (Foto: Cortesia Volvo/BBC)


Todos os anos, 1,3 milhão de pessoas são mortas e 50 milhões ficam feridas em rodovias de todo o mundo. Diante desse cenário, montadoras estão investindo na criação de um carro que nunca se envolva em acidentes.

Mas isso realmente pode ser concretizado? E será que os motoristas vão aceitar um computador que controle sua maneira de dirigir?

Há menos de 30 anos, colocar o cinto de segurança era o máximo da tecnologia de ponta no que dizia respeito à segurança em estradas. Desde então, foram criados dispositivos como air-bags e sistemas de freio ABS.

Agora, o lançamento de tecnologias para se evitar acidentes promete reduzir o número de vítimas em rodovias. Entre as novidades estão sistemas que podem alertar o motorista sobre perigos e até mesmo tomar providências para se evitar acidentes. Saiba mais...

05 dez 11
Cientistas descobrem os maiores buracos negros já conhecidos
Juntos, astros têm massa quase 10 bilhões de vezes maior que a do Sol.
Achado foi publicado pela revista científica 'Nature'.
Ilustração da movimentação de estrelas na região central de uma galáxia elíptica gigante (Foto: Gemini Observatory/AURA/Lynette Cook)
Um grupo de cientistas descobriu os dois maiores buracos negros conhecidos até o momento, com uma massa quase 10 bilhões de vezes superior à do Sol, informa um artigo publicado nesta segunda-feira (5) pela revista "Nature".

Esses buracos negros, localizados em duas enormes galáxias elípticas a cerca de 270 milhões de anos-luz da Terra, são muito maiores do que se previa por meio de deduções dos atributos das galáxias anfitriãs.

Segundo os especialistas, liderados por Chung-Pei Ma, professora da Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos, a descoberta sugere que os processos que influenciam no crescimento das galáxias grandes e seus buracos negros diferem dos que afetam as galáxias pequenas.

Os cientistas acreditam que todas as galáxias maciças com componente esferoidal abrigam em seus centros buracos negros gigantescos.

As oscilações de luminosidade e brilho identificadas nos quasares do universo sugerem ainda que alguns deles teriam sido alimentados por buracos negros com massas 10 bilhões de vezes superiores à do Sol.

No entanto, o maior buraco negro conhecido até então, situado na gigantesca galáxia elíptica Messier 87, tinha uma massa de apenas 6,3 bilhões de massas solares. Saiba mais...

04 dez 11
Astrônomos descobrem 18 novos planetas fora do Sistema Solar
Astros descobertos por equipe californiana têm massa similar a de Júpiter.
Cientistas mediram alterações no brilho de 300 estrelas durante o estudo.

Exoplaneta GJ 1214b 1 (Foto: L. Calçada / ESO)

Uma equipe de astrônomos do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos Estados Unidos, anunciou a descoberta 18 novos planetas fora do Sistema Solar. Segundo os pesquisadores, este é o maior número de exoplanetas encontrados de uma só vez percorrendo a órbita de estrelas com massas maiores que o Sol.

Apenas a sonda Kepler, lançada em 2009 pela Nasa somente com o objetivo de detectar exoplanetas que possam reunir condições para abrigar a vida, conseguiu encontrar um número superior: até agora foram mais de 1,2 mil possíveis novos planetas, que ainda precisam ser confirmados por novos estudos.

Já os cientistas californianos usaram telescópios do Observatório Keck, localizado no Havaí, e confirmaram os dados coletados com a ajuda dos observatórios McDonald, no Texas, e Fairborn, no Arizona.

Para encontrar novos planetas, os astrônomos buscam por estrelas com pertubações no brilho, que podem ser traços de astros que orbitem ao seu redor. No caso da pesquisa agora divulgada em uma publicação especial da revista "The Astrophysical Journal", todos os exoplanetas possuem uma massa parecida com a de Júpiter e orbitam a distâncias parecidas com a Terra em relação ao Sol. Ao todo, foram pesquisadas 300 estrelas.

Os autores do estudo acreditam que os novos planetas reforçam a ideia de que planetas podem ser gerados a partir de discos de poeira e gás ao redor das estrelas em formação. Eles ainda argumentam ser possível que o tamanho da estrela determine planetas maiores ou menores.

Outra interpretação seria o acúmulo de gás e poeira em grandes "bolas" que eventualmente se transformariam em planetas, tese que não condiz com as observações feitas pelo time californiano.

Atualmente, o número de exoplanetas conhecidos e confirmados já ultrapassou 600. Saiba mais...

16 12 11
Extinção de elefante fez surgir homem moderno no Oriente Médio, diz estudo
Descobertas de equipe israelense apontam que 'Homo sapiens' teria surgido apareceu há 400 mil anos na região.
Arqueólogo na caverna Qesem (Foto: Qesem Cave Project/BBC)

Arqueólogos da Universidade de Tel Aviv acabam de publicar um estudo que sugere que oHomo sapiens surgiu na região chamada de Levante, no Oriente Médio, 400 mil anos atrás, em decorrência do desaparecimento dos elefantes, que constituíam a principal fonte de alimentação para o Homo erectus.

Segundo o arqueólogo Ran Barkai, da Universidade de Tel Aviv, foi o desaparecimento dos elefantes da região geográfica do Levante -- onde hoje se encontram Síria, Líbano, Jordânia, Israel e os territórios palestinos -- que levou à evolução do Homo erectus ao Homo sapiens.

O Homo sapiens (homem sábio, em latim), tem um cérebro muito mais desenvolvido do que seu antecessor, o Homo erectus (homem ereto).

"Quando os elefantes desapareceram, o Homo erectus foi obrigado a buscar outros alimentos e teve que desenvolver uma agilidade mental e instrumentos que não tinha antes", disse Barkai à BBC Brasil. Saiba mais...
 
16 12 11
Cientistas encontram gene que garante clareza da visão
FoxC1 é essencial para manter a transparência da córnea, diz estudo.
Tecido não pode ter vasos sanguíneos, senão a luz é bloqueada.
15 12 11
Pesquisadores conseguem reverter esclerose múltipla
Editora Globo
Pesquisadores da University of Freiburg, na Alemanha, conseguiram reverter a esclerose múltipla em camundongos. Com uma técnica que “engana” o sistema imunológico os animais apresentaram melhoras em 48 horas.

A doença ocorre quando a gordura da bainha de mielina, estrutura que envolve as fibras nervosas para melhorar sua condutividade, começa a ser atacada pelo sistema imunológico. Os sintomas são fraqueza muscular, problemas de visão e paralisia. Saiba mais...
 
15 12 11
Buraco negro "come" nuvem de gás
É a primeira vez que o fenômeno é observado

Buraco negro

Astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) anunciaram nesta quarta-feira (14) a descoberta de uma nuvem de gás com mais massa do que a Terra avançando em direção a um buraco negro no centro da Via Láctea. É a primeira vez que o fenômeno de um buraco negro “engolindo” uma massa dessa proporção é observado. A nuvem avança a uma velocidade de 8 milhões de km/h. Os resultados dessa observação devem ser divulgados no dia 5 de janeiro de 2012 na revista Nature. R7
 
14 12 11
Estudo com peixe pode revelar como animais evoluíram da água para terra
Membros na região pélvica de espécie africana ajudam a erguer o corpo.
Evolução do caminhar pode ter origem diferente, defendem cientistas.

Peixe pulmonado africano é estudado em laboratório. (Foto: Yen-Chyi Liu / Universidade de Chicago)

Cientistas da Universidade de Chigado, nos Estados Unidos, revelaram que um peixe típico de águas africanas pode ser a chave para entender como seres aquáticos deram origem, pouco a pouco, a animais terrestres. Um estudo sobre o tema foi divulgado na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences" nesta terça-feira (13).

Conhecido como peixe pulmonado africano (Protopterus annectens), o animal foi analisado por meio de vídeos que mostraram como os pequenos membros na região pélvica são responsáveis tanto por erguer o animal como por impulsioná-lo à frente.

Peixes pulmonados são bastante usados em pesquisas em paleontologia por conta dos traços evolucionários únicos que possuem. Eles recebem esse nome por terem uma espécie de bexiga - diferente de um pulmão humano - que consegue fazê-los aproveitar o ar atmosférico para respirar. Veja mais...

14 12 11
Pesquisa mostra como o corpo humano combate o vírus da dengue
Proteína identifica o vírus e comanda ataque do sistema imunológico.
Hoje, não existe nem remédio nem vacina contra a doença.

dengue (Foto: Arte/G1)
Uma pesquisa publicada na edição online desta terça (13) da revista científica “mBio” traz uma novidade sobre como o corpo humano responde ao vírus da dengue. Uma proteína chamada lectina de aglutinação à manose (MBL, na sigla em inglês), é capaz de identificar o vírus para atacá-lo. Veja mais...
14 12 11
Cerca de 90% do álcool é absorvido na 1ª hora, e eliminação leva até 8h
Bebida produz série de reações químicas e metabólicas no organismo.
Saiba como evitar a ressaca e o que fazer em caso de coma alcoólico.
Info álcool (Foto: Arte/G1)

O consumo de bebida alcoólica produz, além dos efeitos físicos visíveis – como euforia, perda de reflexos, falta de coordenação ou sonolência, em alguns casos –, uma série de reações químicas e metabólicas no organismo.

Tudo começa no estômago, que recebe a bebida, absorve parte da água e manda o restante para o intestino. O álcool (etanol) vai para o fígado, que o transforma em outra substância (acetaldeído), enviada então para os rins. Estes, por sua vez, encaminham o produto do álcool para a bexiga, onde ele será excretado.

13 12 11
Cientistas anunciam avanço na busca por ‘partícula de Deus’ nesta terça
Anúncio será feito a partir de 11h por cientistas na Suíça.
Pesquisadores acreditam estar próximos de encontrar partícula.

Uma das instalações do Grande Colisor de Hádrons (LHC), megatúnel para colidir partículas (Foto: Andrew Strickland / cortesia Cern 7-8-2010)

Os cientistas do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern, na sigla em francês) apresentam em um seminário nesta terça-feira (13) os resultados atualizados da busca pela partícula conhecida como “bóson de Higgs” – apelidada de “partícula de Deus”.

A reunião começa às 11h, no horário de Brasília.

Dois grupos de pesquisa independentes que trabalham nessa busca – o Atlas e o CMS – vão apresentar seus dados.


De acordo com os pesquisadores, houve um avanço e há “consideravelmente mais dados” agora do que no momento da última conferência, há seis meses.

Os cientistas acreditam que estão próximos de encontrar a partícula, mas alertam que os resultados desta terça não serão conclusivos. “Não há o suficiente para se fazer qualquer afirmação conclusiva sobre a existência ou não-existência do Higgs”, diz a nota do Cern.

O “bóson de Higgs” é uma partícula hipotética que seria responsável pela existência de massa na maioria das demais partículas do Universo.

Modelo Padrão

Parece complicado? Pois é mesmo. Então, vamos por partes. Os físicos têm uma teoria para explicar as partículas elementares do Universo – aquelas minúsculas que formam tudo que existe. Essa teoria se chama “Modelo Padrão”.


O Modelo Padrão explica tudo que sabemos sobre o comportamento e o surgimento dessas partículas, menos uma coisa: por que a maioria delas tem massa? E essa é uma pergunta muito importante. O fato de as partículas terem massa é a razão pela qual qualquer coisa no mundo tem massa: o Sol, os planetas, eu e você.

É aí que entra o bóson de Higgs. Diversos físicos – entre eles um britânico chamado Peter Higgs – descobriram um mecanismo teórico que tornaria possível que as partículas tivessem massa. Esse mecanismo – batizado de “mecanismo de Higgs” – prevê a existência de um “campo” que interage com tudo que existe no Universo. Essa interação faz com que as partículas ganhem massa.

Para esse campo existir, é preciso também existir uma partícula especial e invisível. Os físicos pegaram essa proposta e aplicaram nos cálculos do Modelo Padrão e tudo fez sentido. A partícula invisível foi batizada em homenagem a Higgs.

De lá para cá, todas as outras partículas previstas pelo Modelo Padrão foram encontradas, menos essa. Encontrá-la é tão importante que os cientistas construíram na Europa um gigantesco colisor de partículas, conhecido como Grande Colisor de Hádrons, que é a maior máquina já feita pelo homem.

Se, em vez de encontrá-la, os pesquisadores provarem, no entanto, que ela não existe, toda a teoria atual sobre a formação da matéria do Universo vai precisar ser revista. G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário