sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

CULTURA


Escritor Iverson e sua filha Manaíra Carneiro,

 uma das diretoras da série 

5 X FAVELA AGORA POR NÓS MESMOS

fazem palestra e noite de autógrafos no Teatro

 Lima Penante


Imperdível para os amantes do cinema


Parceira,


Escritor Iverson Carneiro chega a João Pessoa nesta segunda, dia 9, juntamente com sua filha, a cineasta Manaíra Carneiro, para uma série de atividades. 
Ela irá ministrar um workshop sobre roteiro cinematográfico e fazer uma palestra sobre a experiência dela com cinema na periferia do Rio de Janeiro. 
Iverson Carneiro estará autografando seu livro no Lima Penante no próximo dia 17. 
Manaíra Carneiro dirigiu um dos episódios do filme 5XFAVELA, AGORA POR NÓS MESMOS, que fez suceso nos festivais de Canes e Havana, em 2010. 
As apresentações tem o apoio da FUNJOPE e da Prefeitura de João Pessoa.

Iverson Carneiro


Poeta, Teatrólogo, dirigiu diversas peças trabalhou como ator, escreveu e publicou diversos livros e participou do Movimento dos Escritores Independentes da Paraíba juntamente com Chico Cesar, Pedro Osmar, Paulo Ró, Volta a João Pessoa depois de vinte anos para o lançamento de seu livro MOLEQUE VELHO.

Esse lançamento acontecerá no dia 17 a partir das 19:00 no Teatro Lima Penante, que fica ao lado da Igreja de Lourdes na rua das trincheiras com av. João Machado no centro da cidade (João Pessoa/Pb). O poeta convida a todos para esse momento de reencontro com os laços do passado e com as oportunidades do presente que promete ser bastante promissor. 

De volta ao Rio de Janeiro o Poeta Iverson pretende lançar outro livro que se chama o Vadio de Casaca e espera voltar à Paraíba com mais esse produto literário.

Cabedelo Notícia Pergunta: Por que no Teatro Lima Penante? 

“No início dos anos 80, tivemos aqui em Jampa o MEI - Movimento dos Escritores Independentes que foi um dos frutos do Movimento do Jaguaribe Carne, idealizado por Pedro Osmar um Guerrilheiro Cultural, responsável direto por imensas transformações no universo cultural paraibano com influencias por todo o Brasil, que tinha como uma de suas bases o Teatro Lima Penante, então a escolha do Teatro Lima Penante como local de lançamento para um o meu livro tem a ver com o resgate dessa “base” do nosso movimento, que ano que vem completa 30 anos, e com a necessidade que eu penso, desde que eu cheguei a João Pessoa as pessoas falam, inserir o Teatro no contexto cultural da cidade que esta assim muito movimentada nesse setor e o Lima Penante precisa ser inserido nesse mapa cultural, daí a gente escolher o Teatro como local de lançamento do meu livro com essas motivações. Além de que, eu gosto muito, acho um teatro agradável, pequenininho, gostoso aconchegante, econômico, enfim é um teatro muito agradável para se fazer certas coisas, eu gosto muito de lá." Afirmou o Poeta.  

Sobre Manaíra Carneiro e seu Workshop: 


Manaíra Carneiro, Veio do Rio de Janeiro para João Pessoa, ministrar um Workshop de dois dias (sexta e sábado – dias 13 e 14), no Instituto de Educação da Paraíba. Nascida em João Pessoa, é paraibana, sendo levada por seus pais para o Rio de Janeiro aos oito meses de idade. 

Manaíra recebeu esse nome por motivos óbvios, e é uma linda jovem com um currículo bastante diversificado e inúmeras experiências no exterior.

Com um jeito meio tímido de ser, característico dos virginianos da gema, tem traços fortes de uma personalidade marcante e um carisma contagiante o que é uma receita bastante interessante para quem faz cinema e tem que lidar com situações diversas em muitos momentos.

Manaíra foi uma grata surpresa que nos foi trazida pelo poeta Iverson Carneiro que pode considerar a sua mais linda poesia, literalmente uma poesia viva, cheia de vida, carregada de emoção e pulsante de todas as coisas belas que aos poucos se desnudam a cada instante em que como um lindo desabrochar de uma flor ela se revela, no Rio, em Jampa ou na Favela, Manaíra, seja a praia seja ela, é simplesmente Bela. Bem vindos meus amigos, que sejam poucos, que sejam loucos, mas que sejam verdadeiros. Nossa terra lhes recebe com todo o amor e carinho que sempre lhes teve e o respeito por esses representantes de nossa rica cultura, espalhados pelo planeta e pela genética humana de nossos viajantes e desbravadores de terras além mar. 


“É um grande prazer estar aqui pela primeira vez e espero que o Workshop de roteiro cinematográfico seja bastante proveitoso. 
Na segunda feira (16) estaremos discutindo também sobre cinema e periferia no teatro Lima Penante. 
Há dois anos estou fazendo esse trabalho no Rio, ministrando oficinas de áudio visual no Complexo da Maré onde a gente, no fim de cada oficina, produz um vídeo coletivo referente ao que foi combinado com os participantes fazer durante a oficina e trabalho com cinema desde 2002. Meu ultimo trabalho foi no filme 5XFavela, agora por nós mesmos, onde dirigi o primeiro episódio chamado: Fonte de Renda. Além disso tenho dirigido inúmeros curtas durante todo o período em que trabalho com direção de cinema. Conto com a participação de todos os amantes das artes de João Pessoa.” Conluio Manaíra.

Prefeitura promove workshop para mulheres

 de comunidades carentes

workshop_manaira_foto_ericwagner_04
O workshop é direcionado a mulheres acima dos 18 anos, oriundas de comunidades carentes da Capital, e objetiva profissionalizá-las nas técnicas de formatação de roteiros para cinema e televisão. Foram disponibilizadas 25 vagas para o movimento de mulheres, Central Única das Favelas (Cufa), Projovem e Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

“A ideia é dar oportunidade às mulheres, principalmente às jovens da periferia que gostam de cinema, mas que não têm condições de custear um curso. Queremos fortalecer a entrada das mulheres nesse universo do cinema, com a proposta de valorizar e estimular a produção de audiovisual feminina na nossa cidade”, explicou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Nézia Gomes.

As participantes desenvolverão teoricamente métodos de escrita, abordagem de gêneros, sinopse, argumento e diálogo. Como exercício final do workshop, será desenvolvida uma história, que, segundo a coordenadora de Trabalho e Enfrentamento à Pobreza das Mulheres, Lúcia Silva, poderá ser transformada em vídeo.

“Através deste workshop, acredito que vamos revelar novos talentos e potencializar a capacidade criativa de cada uma destas mulheres, que não tiveram condições de participar de um curso de cinema, e agora, por meio da Secretaria de Mulheres, encontram esta oportunidade de poder entrar neste mercado de cinema e televisão”, disse Lúcia Silva.

Cinema e periferia – Na segunda-feira (16), Manaíra Carneiro vai ministrar a palestra ‘Cinema na Periferia’, às 19h, no Teatro Lima Penante, com entrada aberta ao público e participação da videasta paraibana Ana Bárbara Ramos. Manaíra vai contar sua trajetória no cinema brasileiro e a experiência de ter roteirizado e dirigido o episódio ‘Fonte de renda’, no longametragem ‘5xFavela – Agora por nós mesmos’, lançado em 2010.

Manaíra, que nasceu na Paraíba e atualmente mora no Rio de Janeiro, vem desenvolvendo oficinas de produção audiovisual no Complexo da Maré, conjunto formado por 13 comunidades cariocas, buscando desfazer os estereótipos criados pela mídia comercial e o próprio cinema em relação a quem mora nas favelas brasileiras. “Esta é uma missão que tenho como obrigatória. Por meio deste trabalho, estas pessoas se empoderam e podem falar sobre a sua realidade, com o olhar verdadeiro de quem mora nestas comunidades”, ressaltou.
Exclusivo para redação de Cabedelo Notícia
Matéria, pesquisa e fotografia: Fred William

Nenhum comentário:

Postar um comentário