sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

CIDADE_NOV


24 nov 11

Cabedelenses estão indignados com falta de estrutura do município
A falta de infraestrutura em Cabedelo, voltou a ser destaque nos meios de comunicação da Paraíba nesta quarta-feira (23). Segundo uma reportagem feita pelo Correio da Paraíba, os cabedelenses estão indignados com a falta de infraestrutura do município, comprovando o que o Soltando O Verbo vem divulgando há muito tempo e devido a tais denúncias, recebendo constantes processos por parte do prefeito da cidade.

A decepção dos cabedelenses para com a administração municipal não é mais nenhuma novidade. No último dia 26 de outubro, uma pesquisa feita com nas oito maiores cidades do Estado para saber o que o povo achava do prefeito, o resultado, especificamene de Cabedeo, foi uma DESAPROVAÇÃO de 80,27%. Os que ainda aprovam a administração Zé Régis não chegou a 16% .


Veja na íntegra, a matéria veiculada no Portal Correio da Paraíba:
Moradores: ‘pouca chuva, mas muita lama em Cabedelo’

Pouca chuva, mas muita lama. Os moradores da cidade de Cabedelo, na Grande João Pessoa, estão indignados com a falta de estrutura do município. Mesmo registrando baixo índice pluviométrico nos últimos dias, as ruas estão alagadas pela falta de calçamento na localidade.

De acordo com os motoristas que transitam pela cidade, os buracos são constantes e quando chove, a situação complica ainda mais.

‘ Não temos saída, por onde a gente anda tem lama e buraco’, disse o morador Antônio Pimenta.

Ele continuou: ‘Além disso, ainda temos prejuízos com os carros, que mesmo quando são novos quebram constantemente por causa da buraqueira’.

De acordo com a moradora Marília Silveira, do bairro do Renascer I, ela reside no município há 10 anos, e nunca observou projetos para o calçamento das ruas.

‘ Não muda nada aqui, entra ano, sai ano e nós continuamos na lama’.

A equipe do Portal Correio tentou entrar em contato com a Secretaria de Obras Públicas de Cabedelo, mas não obteve êxito.

Da Wellington Costa/ Portal da Correio com foto


24 nov 11
CAIU DO CÉU A PALAVRA "INDIGNADO"

Caiu do céu a palavra INDIGNADO no dicionário do jornalista WC - vê matéria .
Não vi, não sei porque a reportagem da Correio está tão indignada (WC), pois a foto mostra a estrada paralela a BR-230, usada por motoristas apressados, que não gostam de fila. No entanto, a tal estrada ou caminho forçado, está dentro dos limites do DENIT. A Prefeitura quiz fazer uma terraplanagem, mas foi detida pela PRF - Polícia Rodoviária Federal. Esta é a verdade.
Agora onde estão os buracos do Renascer? A foto como já disse, basta olhar atentamente para a foto, que do lado esquerdo, visualizamos a BR-230, com diversos carros parados e na estrada viscinal formada por apressados, choveu e formou-se uma poça d"água.
O PDT através do seu Presidente, irá fazer chegar a todos, que leiem a verdade, sempre a pura verdade! Fonte: Blog do PDT

19 nov 11

Talento precoce: 
Cabedelense se destaca nacionalmente como desenhista mirim

“Mais coisas sobre nos mesmos nos ensina a Terra que todos os livros. Porque nos ensina resistência”. São com estas sábias palavras do escritor frances Antoine de Saint-exupery, que abrimos esta matéria cujo teor revela o talento de um pequeno grande artista, morador de Cabedelo. Estamos falando de Ivan Costa Dativo Filho (Ivanzinho), filho do casal Yara Carmem e de Ivan Costa Dativo e, não por acaso, sobrinho do professor e artista plástico Sérgio Britto.

Ivanzinho, como é carinhosamente chamado pela família, é uma criança de apenas nove anos de idade mas, com um a vocação que já o destaca como precoce talento cabedelense, cuja história nos serve de lição de vida.


O que deveria ser apenas uma entrevista com o pequeno desenhista ao jornalista Wellington Costa, acabou se transformando em uma lição, em uma aula de entusiasmo e confiança de que quando se tem ótimos pais, dedicados educadores e acima de tudo estrutura familiar e espiritual, ainda é possível construir cidadãos que enchem de orgulho não só a família, mas uma cidade inteira. O resultado desta entrevista, você acompanha agora. Veja mais -Soltando o Verbo


16 nov 11

ANPV reitera que Cabedelo foi escolhida através do seu gestor para o prêmio ANPV 2011
A Associação Nacional de Prefeitos E Vice-Prefeitos do Brasil – ANPV reiterou em correspondência, o convite para que o prefeito de Cabedelo José Francisco Régis se faça presente na premiação à que faz jus, por Cabedelo ter sido escolhida entre mais de 05 mil municípios Brasileiros, como um dos representantes das 100 Cidades Mais Sustentáveis do Brasil.

Com a presença da Presidente da República Dilma Rousseff, o prêmio ANPV 2011 vai acontecer no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, onde também acontecerá o II encontro da ANPV e FREMAPREV – Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Municípios e aos Prefeitos e vice – Prefeitos do Brasil. O prefeito de Cabedelo será agraciado com a placa “Premium Ouro” que versa sobre o tema, motivo da premiação.

A cerimônia será dia 17 de novembro de 2011 e os participantes posarão para uma foto exclusiva com a Presidente da República no dia 16/11/2011, segundo a organização do evento. – Mais uma vez nos sentimos honrados em receber esta grande honraria, frisou o prefeito de Cabedelo, que como sempre faz, dedica ao Povo de Cabedelo. O documento está assinado pelo diretor executivo da ANPV, Walter Lima.
Fonte: site oficial da prefeitura de Cabedelo com foto de Daniell Mendes

13 nov 11

Abertura de verão de Cabedelo 2012
Sol, praia, mar, gente bonita, muito som, segurança.
Tempero completo para abertura de verão
Uma grande estrutura foi montada para realização da abertura de verão, com a Guarda Municipal, STRANS, Polícia militar, Bombeiros, Ambulâncias, Banheiros químicos e tudo o que é necessário para um grande evento.


O Público não foi o esperado, no momento em que a nossa reportagem esteve presente umas duzentas pessoas circulavam pelo local.


A banda Samba da Elite exibiu seu repertório alegrando o publico presente
que dançava com o conteúdo de triplo sentido.


Independente do gosto de muitas pessoas, a seleção cultural é importante para que se possa, não apenas mostrar grupos musicais, mas o conteúdo do que se canta deve trazer algo mais do que sambas que induzem a praticas abusivas.

É muito importante zelar pelo conteúdo cultural, as pessoas necessitam de eventos que possam trazer não apenas musica, mas que o sentido seja nobre.
Estamos lidando com mentes e costumes, e não podemos ser instrumento de praticas nocivas a nossa juventude.


Certos grupos musicais, devem se apresentar em casas noturnas privadas, pois o seu repertorio é misturado a musicas que, em seu conteúdo, são nocivas para jovens pois, a proposta é explicitamente sexual e sem escrúpulo.

Não estamos aqui querendo ser a palmatória do mundo e conservadores, muito pelo contrário, a liberdade de expressão é fundamental, porém para tudo existe o momento e o lugar certo. 
A banda é muito boa e tem seus méritos, mas não houve por parte dela um critério ético para um evento que tem todos os tipos de pessoas de todas as faixas de idade. 
Em certos momentos chega a ser abusivamente imoral.


Temos centenas de grupos e bandas apropriadas para eventos como esse, 
somos um infinito celeiro cultural que não precisa importar "tendencias" musicais de outras bandas do país, podemos fazer a diferença e de quebra, aproveitar o momento para de forma lúdica, educar com a musica e com o significado de suas letras.

Não é de bom tom produzir eventos onde os critérios culturais não são levados em consideração, ou dados a importância que merecem .

Tirando a gafe imperdoável de algumas musicas do repertório, 
que  não dizem nada que se aproveite, 
toda a estrutura e a festa em si, deveria ter sido prestigiada por mais pessoas.

Cabedelo necessita de um programa cultural verdadeiro, onde as diversas expressões artísticas possam se manifestar e conduzir a nossa população jovem por caminhos mais dignos do que as bandas Clichê do Clichê da Fotocópia mal tirada de um lugar muito, muito distante.

Podemos e temos a obrigação de fazer diferente, somos formadores de opinião e gestores públicos que nos beneficiamos com as vantagens de nossa posição e cargos.
Temos um compromisso ético em elevar o conceito de nossa arte e melhorar o nível de entendimento das pessoas por vias diversas que incluem a arte e a cultura, não podemos de forma alguma contribuir com o embrutecimento e com a vulgaridade promovida por uma corrente pseudocultural que extrai verbas que deveriam ser direcionadas para a verdadeira cultura e poluem o cenário de nossos eventos com coreografias gestuais imorais e letras abusivas, castrando o direito das pessoas e dos artistas em absorver e transmitir educação por meio das raízes de nossa musica e com a profundidade das letras de nossos compositores. 
Mas tudo isso pode ser apenas um devaneio de um artista que sonha em ver uma sociedade mais digna e elevada, não a vontade da maioria das pessoas,  no final quem deve estar errado sou Eu.

Opinião:Fred William

13 nov 11

Cabedelo é contemplado com um Polo da Academia da Saúde
Secretaria de Saúde 

A Secretaria Municipal de Saúde tem a honra de informar a população Cabedelense a aprovação do Projeto Academia da Saúde, onde nosso município foi contemplado com uma unidade.

O Programa Academia da Saúde, criado pela Portaria nº 719, de 07 de abril de 2011, tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis.

Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato) e organização do planejamento das ações do Programa em conjunto com a equipe de APS e usuários.


As atividades serão desenvolvidas por profissionais de saúde da atenção primária em saúde, especialmente dos Núcleos de Saúde da Família (NASF), podendo ser agregados profissionais de outras áreas do setor público.


08 nov 11

Cabedelo é divulgada na Avianca Brasil em Revista
Nanete Correia - Setur Cabedelo


Mais de dez páginas de divulgação do destino Paraíba na revista de bordo e na versão on-line da Avianca Brasil.
Nossos principais atrativos turísticos e sugestões de visitação para os visitantes com belas imagens. Veja aqui...
08 nov 11
João Pessoa é a 5ª capital do país com maior crescimento no índice de desenvolvimento
A cidade de João Pessoa foi a quinta capital brasileira com o maior crescimento no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), criado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro para acompanhar a evolução dos municípios brasileiros e os resultados da gestão das prefeituras.

A capital paraibana passou da 22ª posição, em 2008, para a 17ª, em 2009, ano de referência do estudo e se destacou na geração de emprego e renda.

O crescimento registrado para João Pessoa em 2009 foi de 5,8% sobre o ano anterior, passando de uma média de 0,7433 para 0,7862. No Nordeste, João Pessoa foi a capital que registrou maior crescimento.

Em seguida vem Fortaleza, com índice de 3,9% e pontuação de 0,7841. No Brasil, o melhor resultado ficou com Boa Vista, que teve acréscimo de 8,4% na pontuação.

A média brasileira do IFDM foi de 0,7603 pontos, 0,6% menor que a observada em 2008. De acordo com a Firjan, os dados retratam o impacto da crise mundial no desenvolvimento dos municípios brasileiros.

O IFDM considera indicadores de Saúde, Educação e Emprego & Renda, e varia numa escala de 0 (pior) a 1 (melhor) para classificar o desenvolvimento.

João Pessoa melhorou sua pontuação pelo destaque obtido na categoria Emprego & Renda, que teve um aumento de 13,1%, de 2008 a 2009, o quarto maior crescimento entre as capitais.

A pontuação passou de 0,7511 para 0,8494. Enquanto a capital paraibana teve um grande impulso no índice, outras 14 capitais obtiveram resultados negativos sobre 2008.

Na categoria Educação, João Pessoa ocupou a 15ª posição em crescimento, com índice de 3%, passando de 0,6664 para 0,6865. Já no que se refere à Saúde, a cidade ocupou o sétimo resultado em melhorias. O crescimento foi de 1,3%, passando de 0,8126 para 0,8227.

Os critérios de análise do IFDM estabelecem quatro categorias de pontuação: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento.

Desta forma, João Pessoa teve um desenvolvimento moderado em sua média total (0,7862), mas teve classificação alta nas categorias Emprego & Renda e Educação que, em 2008, já tinha esta classificação.

Paraíba – O Estado da Paraíba tem 44 cidades com desenvolvimento moderado e subiu da 22ª posição para a 21ª no ranking nacional. O IFDM médio ficou em 0,6351 pontos. Atrás de João Pessoa, o ranking das três cidades com melhores resultados inclui Campina Grande (0,7393) e Cabedelo (0,7251).
Secom

07 nov 11

Mar avança e derruba parte de calçada em praia de João Pessoa
Comerciantes locais afirmaram que avanço do mar ocorreu há poucos dias.
Defesa Civil Municipal não soube informar se já tem conhecimento do caso.

Mar avança e derruba calçada em praia de João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo)

Parte de uma calçada ficou destruída após o avanço do mar na praia da Ponta do Seixas, em João Pessoa. Segundo os comerciantes locais, o avanço ocorreu há poucos dias. A reportagem entrou em contato com a Defesa Civil Municipal, porém a plantonista não soube informar se a população já ligou para o orgão informando sobre o caso. A área fica próxima a alguns estabelecimentos comerciais.(Foto: Walter Paparazzo)

06 nov 11

Em novembro: Municípios da PB devem receber mais de R$ 141,2 milhões do Fundo de Participação
EM NOVEMBRO: Municípios da PB devem receber mais de R$ 141,2 milhões do Fundo de Participação

As 223 cidades paraibanas devem receber R$ R$ 141.231.964,55 milhões do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) neste mês de novembro. Essa é a estimativa da Associação Transparência Municipal. Além de João Pessoa que ficará com R$ 18.426.610,37 milhões e Campina Grande com R$ 4.780.713,71, uma cidade receberá mais de R$ 2 milhões e 13 receberão mais de um milhão.

Santa Rita deve receber R$ 2.166.759,06 milhões. Receberão mais de um milhão, conforme a previsão da Associação Transparência Brasil, as cidades de Bayeux, Cabedelo, Cajazeiras, Esperança, Guarabira, Mamanguape, Monteiro, Patos, Pombal, Queimadas, São Bento, Sapé e Sousa.


24 nov 11
Conselho Municipal de Saúde  
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O site SOLTANDO O VERBO, no dia 19 de novembro do ano em curso, NOVAMENTE, por reiterada má fé, trouxe ilações quanto à supostas irregularidades na composição do Conselho Municipal de Saúde. Em foco no referido site, mais uma vez, o presidente da ACICA, senhor Ernesto Batista, faltou com a verdade: -... Que o Secretario de Saúde do Município tinha recebido oficio de nº 231/2011 do Ministério Publico Estadual, na pessoa do Senhor Valério Bronzeado, no dia 23/09/2011.

À bem da Verdade o citado documento só foi recebido no dia 27/10/2011 às 14: 25 do dia em tela(27), conforme o ofício SESCAB 03429/2011GAB/SS (Provando mais uma vez que o presidente da ACICA, senhor Ernesto Batista se mostra totalmente desinformado ou reitera a sua má fé), conforme constam em nossos arquivos, abertos à quem interessar conhecer a VERDADE e, não o queixume de alguém, que se propõe a ser ‘líder’, calcando suas bases na MENTIRA, ou seja: O senhor Ernesto Batista, MENTIU.

De igual forma, a editoria do referido site deveria basear-se no principio do Bom Jornalismo de ouvir as duas partes da mesma noticia e só então fazer publicar, abstendo-se de passar atestado de ‘mero repassador’ de mentiras, de um lado só. No sentindo de atender a demanda do MP, o próprio secretario da Saúde, como Presidente eleito do Conselho, pela Livre Vontade e Soberana da maioria dos Conselheiros, buscou junto ao senhor promotor, informar ao mesmo como foi arquivado a solicitação da ACICA. Infelizmente, tempestivamente, o digníssimo Promotor encontrava-se de férias. Saiba mais...

22 nov 11
Destaque Nacional: 
Top Prefeitos 2011 contempla Cabedelo mais uma vez em Gestão Pública de Qualidade
O Conselho Diretor do Instituto Ambiental Biosfera novamente, à exemplo de anos passados, contemplou após, análise apuradas (que medem a ação de programas municipais voltados para a melhoria da qualidade vida da população), Cabedelo como Destaque Nacional no seguimento de Municípios de Qualidade em Administração Pública.

- “... Por reconhecimento, as conquistas consolidadas pela sua administração através de criteriosa analise... ressaltamos os avanços ambiental, social, econômico e cultural...” registra o documento enviado ao prefeito de Cabedelo, José Francisco Régis, pelo Instituto Ambiental Biosfera.

A premiação é de caráter Nacional e, somente 50 prefeituras e seus gestores recebem o prêmio TOP PREFEITOS (2011), o Diploma e a Medalha de Destaque Nacional em Gestão Pública Municipal que este ano ocorrerá no Rio de Janeiro, no Centro de Convenções RB1, Av. Rio Branco, Praça Mauá, dia 09 de dezembro próximo.

A sessão Solene da premiação tem como convidados, o deputado da PB Manoel Júnior, Eduardo Paes (prefeito do RJ), Mário Negromonte (ministro das Cidades do Gov. Federal), Fernando Bezerra Coelho (Ministro da Integração Nacional) Eduardo Suplicy e Francisco Dorneles (senadores), dentre outras autoridades.

Marcos Matias com assessoria / Instituto Biosfera
Fonte: GAPRE/Instituto Biosfera

19 nov 11

Ação educativa e missa marcarão atividades do Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito
Uma ação educativa, no cruzamento das Avenidas Epitácio Pessoa com Navegantes, a partir das 8h deste domingo (20) abrirá, em João Pessoa, as atividades do Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito.Ação educativa e missa marcarão atividades do Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito
A mobilização promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) contará com a participação do Batalhão de Policiamento de Trânsito, STTrans, Samu, Polícia Militar, Guarda Municipal, Proativa Cursos, MovPaz e Rotary Club, além de familiares de vítimas do trânsito.

O objetivo do evento é lembrar as vítimas da violência no trânsito com um pedido de paz e justiça, conscientizando a sociedade da necessidade de que cada um faça a sua parte na construção de um trânsito melhor e mais humano.

Adesivos e bonecos – No local da panfletagem também serão distribuídos adesivos com bonecos simbolizando a família, confeccionados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e fitas brancas pedindo a paz no trânsito serão colocadas no retrovisor externo dos veículos que passarem pelo local. Também será celebrada uma missa às 17h, na Igreja Menino Jesus de Praga, no Conjunto dos Bancários.

Segundo o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, um trabalho conjunto das Divisões de Policiamento e Educação para o Trânsito vem adotando ações de fiscalização e conscientização visando a redução do número de acidentes.

O Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito foi estabelecido em outubro de 2005, durante uma Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas que decidiu que a data seria lembrada sempre no terceiro domingo do mês de novembro.

Em 2 de março de 2010, a Assembléia Geral da ONU proclamou oficialmente o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito a fim de estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito no planeta e incluiu o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito no calendário das atividades. Fonte: PB Agora

18 nov 11

Agra conhece exemplos de sistemas de transporte durante Feira Internacional


O prefeito Luciano Agra encerra nesta sexta-feira (18) sua participação na ‘V Feira Internacional de Transporte Massivo, realizada desde o último dia 16, em Bogotá, na Colômbia. O evento reúne profissionais, gestores públicos, acadêmicos e empresários do setor de vários países do mundo que têm a oportunidade de conhecer como funciona o sistema de transporte público daquela cidade, considerado um dos melhores entre as nações em desenvolvimento. Durante a feira, o prefeito esteve acompanhado do superintendente de Transportes e Trânsito de João Pessoa, Nilton Pereira.

“Tivemos a oportunidade de conhecer de perto como funciona esse sistema de transportes reconhecido mundialmente e que tem tecnologia brasileira com inspirações no modelo adotado em Curitiba. Além disso, pudemos trocar várias idéias e aprender um pouco mais sobre a experiência do BRT (Bus Rapid Transit) levando propostas que possam vir a ser utilizadas no nosso projeto de intervenções na mobilidade urbana de João Pessoa”, ressaltou Luciano Agra. Saiba mais...

17 nov 11

Conselheiro tutelar faz treinamento para implantar sistema informatizado em Cabedelo
Nestes dias 16 e 17 de novembro, ocorre mais um treinamento para implantação do SIPIA CT-WEB(Sistema de Informação para Infância e Adolescência) na Escola de Conselhos em João Pessoa-PB, promovido pelo CEDCA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O SIPIA CT-WEB é um sistema informatizado (online) de registro e tratamento de informações que permite que os conselheiros tutelares registrem, acompanhem e encaminhem medidas apropriadas para os casos de direitos violados de forma ágil e sistemática, sob a garantia dos direitos fundamentais preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente(Lei Federal 8.069/1990).

Os dois Conselhos Tutelares de Cabedelo foram representados pelo conselheiro Igo Viana, que, juntamente com os conselheiros de Sapé (Marcos Felipe), Sobrado (Josineide Barbosa) e Bonito de Santa Fé (Maria do Socorro) estiveram sob a coordenação da técnica Maria Julianna. Eles serão os responsáveis diretos pela capacitação dos demais conselheiros tutelares de suas cidades.

O conselheiro Igo Viana ressalta a importância da informatização. Leia mais...



17 nov 11

PISO SALARIAL DOS PROFESSORES NA PB

FOLHA DE SÃO PAULO APONTA PARAÍBA COMO MAIOR PISO SALARIAL PARA PROFESSORES…

A Paraíba é o Estado nordestino que paga o maior piso salarial aos professores da educação básica da rede estadual de ensino. Além disso, os docentes paraibanos, juntamente com os de Sergipe, são os únicos que têm garantia de tempo mínimo de 33% da carga horária de trabalho, destinado a atividades extraclasse.

As informações foram divulgadas em reportagem publicada na edição desta quarta-feira (16) do jornal Folha de S. Paulo. Conforme apresentado na matéria, o piso recebido pelos professores na Paraíba é de R$ 1.235 para uma carga horária de 40 horas semanais. O valor corresponde a uma projeção, já que no Estado é adotada a jornada de 30 horas de trabalho por semana, com vencimento inicial base de R$ 926,17.

Proporcionalmente, o salário paraibano é 29,8% superior ao determinado pelo piso salarial nacional previsto em legislação a professores da educação básica, que é de R$ 1.187, para uma jornada de 40 horas semanais.

Além disso, somado ao piso inicial, o professor em sala de aula, na Paraíba, recebe um acréscimo de R$ 230, referente a uma bolsa-desempenho, oferecida pelo Governo do Estado. Extraclasse – A lei também assegura que os docentes passem ao menos 33% da carga horária de trabalho desenvolvendo atividades extraclasses. O tempo fora das salas de aula deve ser destinado ao atendimento de estudantes e preparação de aulas.

A matéria da Folha de São Paulo mostrou que, no País, apenas nove estados cumprem a determinação, entre eles a Paraíba. Inclusive, no Nordeste, os professores paraibanos e os sergipanos são os únicos que possuem o tempo mínimo de jornada extraclasse garantido. Os vencimentos dos professores da rede pública estadual na Paraíba ainda podem ser acrescidos por gratificações, que variam de acordo com o tempo de serviço e certificações de qualificação profissional, como cursos de pós-graduação.

O piso com o máximo de gratificações pode chegar, para uma jornada de 30 horas semanais, a R$ 1.625,42, fora o acréscimo de R$ 230, da bolsa-desempenho.

Formação continuada – Atualmente, a Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), oferece a cerca de 13 mil professores da rede estadual a primeira etapa da Formação Continuada.

Trata-se de uma capacitação dos profissionais, que acontece de forma presencial e semipresencial, com carga horária de 180 horas, distribuídas nos sábados, totalizando 60 horas de curso presenciais e 120 horas não presenciais. A Formação Continuada ocorre em etapas e, quando o professor chegar a 400 horas de capacitação, ganha certificação correspondente a uma especialização.

Secom-PB
Fonte: Paraíba Hoje

16 nov 11

Veja 24 horas em Dubai
Gerald Donovan posicionou sua câmera fotográfica enquadrando o que os moradores de Dubai chamam de “O Centro do Agora”. Ele programou o equipamento para capturar uma nova foto a cada 30 segundos. Ao todo foram 2880 imagens em 24 horas. Depois colocou as fotografias em ordem e fez o vídeo abaixo.

A técnica cinematográfica usada por Donovan é conhecida como timelapse, geralmente usada em filmes para mostrar a passagem do tempo. Ele começou seu trabalho às 4 horas da manhã em 11/11/2011. Fonte: revista Galileu


13 nov 11


Terror na BR-230: 
ônibus é sequestrado em rodovia da Paraíba; mulher é baleada durante ação

Um ônibus da viação Rio Tinto foi sequestrado na manhã deste domingo (13) em uma rodovia estadual da Paraíba.


sequestro a onibus
Uma mulher foi baleada durante a ação do criminoso e foi socorrida pelo Samu ao Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na Capital.

Segundo o motorista, no veículo, havia entre 8 e 9 pessoas.

sequestro onibus

Sequestro
Houve um assalto a um mercadinho na cidade de Rio Tinto, no litoral norte da Paraíba. Três adolescentes entraram no estabelecimento e fugiram levando uma quantia em dinheiro ainda não informada. Um dos acusados foi detido na própria cidade. Outro conseguiu fugir.

sequestro a onibus
Já o adolescente de 17 anos - estudante e natural de Bayeux - fez uma mulher refém na parada de ônibus e entrou no veículo, que seguia de Rio Tinto com destino a João Pessoa.


sequestro onibus

Dentro dele, o criminoso rendeu o motorista e os passageiros com um revólver calibre .38. A todo momento, ele pedia para o motorista seguir por caminhos diferentes o ameaçando de morte.

Na rodovia próxima a Santa Rita, o motorista se deparou com o primeiro bloqueio policial. Ele não parou o veículo e chegou a bater na viatura da PRF, que rodou na pista. Saiba mais...

11 de 11 de 11

Índice de Desenvolvimento em Cabedelo Supera João Pessoa e Campina Grande no item Saúde


A classificação de desenvolvimento foi feita numa escala entre 0 e 1 com dados analisados com base em 2009. Entre as capitais do país, João Pessoa foi a 5ª com a maior média de crescimento em saúde, educação e geração de emprego e renda, de acordo com o IFDM. No Nordeste, João Pessoa foi a capital que registrou maior crescimento, seguida por Fortaleza.

No Brasil, o IFDM revelou que 62,9% das cidades têm desenvolvimento de moderado a alto e o Norte e Nordeste vão demorar, respectivamente, 20 e 10 anos para chegar à condição das regiões mais desenvolvidas. A expectativa é que só em 2037 os municípios do país garantam à população brasileira atendimento básico de saúde, ensino fundamental de qualidade e maior inserção no mercado formal de trabalho.

No índice de saúde, Cabedelo supera João Pessoa e Campina Grande. A Cidade Portuária atingiu 0,8235 pontos, enquanto que João Pessoa ficou com 0,8227 e Campina Grande com 0,7798 pontos. Confira o ranking do desenvolvimento de saúde, educação e geração de emprego e renda das dez primeiras cidades da Paraíba:

1º João Pessoa: IFDM: 0,7862; Emprego e Renda: 0,8494; Educação: 0,6865 e Saúde: 0,8227.

2º Campina Grande: IFDM: 0,7393; Emprego e Renda: 0,7620; Educação: 0,6762 e Saúde: 0,7798.

3º Cabedelo: IFDM: 0,7251; Emprego e Renda: 0,7215; Educação: 0,6302 e Saúde: 0,8235.

4º Várzea: IFDM: 0,7008; Emprego e Renda: 0,3630; Educação: 0,8796 e Saúde: 0,8597.

5º Guarabira: IFDM: 0,6662; Emprego e Renda: 0,4973; Educação: 0,6593 e Saúde: 0,8419.

6º Mataraca: IFDM: 0,6609; Emprego e Renda: 0,5896; Educação: 0,6809 e Saúde: 0,7122.

7º Sumé: IFDM: 0,6568; Emprego e Renda: 0,5012; Educação: 0,6693 e Saúde: 0,7998.

8º Montadas: IFDM: 0,6554; Emprego e Renda: 0,4532; Educação: 0,6858 e Saúde: 0,8272.

9º São José do Sabugi: IFDM: 0,6549; Emprego e Renda: 0,3195; Educação: 0,7629 e Saúde: 0,8822.

10º Pedra Lavrada: IFDM: 0,6544; Emprego e Renda: 0,2778; Educação: 0,7731 e Saúde: 0,9122.

Independentemente dos índices alcançados, o desenvolvimento da cidade de Cabedelo vem crescendo paulatinamente, seja na saúde, educação, emprego e renda ou em qualquer outra área, Cabedelo segue firme no caminho do progresso, sempre obedecendo ao seu lema, “URBS NESCIA VINCI”, (A cidade que não sabe ser vencida).

Fonte: Cabedelo na WEB com Jornal Correio da Paraíba
(circulação em 08/11/2011).



Nenhum comentário:

Postar um comentário