sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

DESIGN_NOV


13 nov 11
HOTEL DE MARILYN MONROE 
REVIVE EM LA
Los Angeles é uma cidade cheia de surpresas, principalmente quando os assuntos são arquitetura modernista, Hollywood e glamour. O novo talk of the town é o recém-restaurado Avalon Hotel, em Beverly Hills. Um lugar no mínimo mítico, pois foi lá que a atriz Marilyn Monroe (1926-1962) morou na sua ascensão ao estrelato, no início da década de 1950.
É possível sentir essa atmosfera mágica com uma pequena olhada na piscina do hotel, projetado no final dos anos 1940 pelo arquiteto Sam Reisbord, na época chamado Beverly Carlton Hotel. Um dos apartamentos foi a “casa” de miss Monroe por mais de três anos. Outras atrizes também viveram ali, como Mae West e Lucille Ball. Um dos prédios mais especiais em Beverly Hills, o hotel ficou esquecido nos anos 1970 e 1980, iniciou um lento processo de restauração na década de 1990 e hoje é o lugar preferido das novas estrelas.

O antigo Beverly Carlton nasceu quando Los Angeles ainda servia de playground para os arquitetos modernistas, que, com suas ideias arrojadas, vislumbravam uma Hollywood cheia de swing e possibilidades para materiais como a madeira e o vidro, além de muitas atividades outdoor. Com proporções fantásticas, um lobby digno de filme de Peter Sellers e quartos que ainda têm o cheiro do grupo Rat Pack, de Frank Sinatra, o edifício, além de moderno para os nossos dias, carrega a história do 
cinema em seu DNA.


A piscina em forma de ameba, tal como eram as piscinas nos anos 1950, foi mantida, além de gazebos charmosos onde se pode jantar com privacidade e ao mesmo tempo fazer parte do cenário ao redor. Recém-renovado, o restaurante Oliverio, com seu bar cozy e despojado, é também destino favorito na cidade, tanto para almoços quanto jantares. O Avalon não deixa nada a dever a importantes hotéis locais, como o Chateau Marmont e o Roosevelt, outros landmarks de LA.


Este ícone foi restaurado pela norte-americana Kelly Wearstler, designer visionária que resgatou seu old glamour. Uma propriedade com 83 quartos divididos em Junior Suites, One Bedroom Suites e uma penthouse, o lugar continuou fiel às suas origens, mas ganhou novo layout e novas cores: uma paleta de verde, verde-água, azul-marinho e branco, misturados à madeira envelhecida e ao mármore. ”Meu objetivo foi ser fiel à estrutura modernista e nostálgica do Avalon e revelar o jeito californiano e despojado de ser”, afirma Kelly, que notadamente utiliza influências da moda, arte, história e tecnologia em seus projetos.




Designers criam tapetes com inspirações inusitadas

Profissionais de países como Espanha, Estados Unidos, México e Itália têm ideias a partir de ovos, curativos e pantufas

Da Redação

Editora Globo

Conhecido por desenhar pares de sapatos diferenciados, o espanhol Emilio Alarcon apostou em um tapete mais que inusitado. Trata-se de uma balança disfarçada de tapete, capaz de surpreender as visitas, que serão pesadas assim que colocarem o pé dentro de casa. Conheça mais...
 Christian Haas:
Da mesa ao resto da casa


Desde os tempos de faculdade, na Ludwig-Maximilians-Universität, de Munique, o alemãoChristian Haas já sabia que seus rumos seriam diferentes de seus colegas. “Eles sonhavam em projetar automóveis, e eu não tinha o menor interesse nisso. 

Não sinto conexão com carros ou eletrônicos”, revela o designer cujo trabalho é cada vez mais associado, em todo o mundo, aotableware. “Sou fascinado por acessórios de mesa desde muito jovem. Gosto da ideia de criar belos objetos para o dia a dia”, conta.
Seu primeiro trabalho foi desenvolvido ainda na universidade, no final dos anos 1990, quando um amigo convidou-o a criar uma coleção de mesa para a fabricante sueca de roupas Marc O’Polo. “Grifes de moda começaram a lançar suas home collections. Fiz cerca de 15 peças, como porta-velas e copos. A série foi um sucesso, e disso surgiram outros trabalhos.” Entre os clientes de Haas, estão nada menos do que a Nachtmann, a Villeroy & Boch, e a Theresienthal, para quem ele criou uma linha de porcelanas para hotel, a Contour, que representou o maior pedido feito à empresa em mais de 200 anos de sua história.
Um dos temas que mais atraem o designer são os materiais usados nos acessórios. “Vejo uma inocência na porcelana que me atrai muito, pois o processo de feitura com esse material é calmo, quieto. Já o vidro lida com fogo, que remete às nossas raízes milenares”, acredita Christian, que acaba de fechar contrato com a portuguesa Vista Alegre. Aos 37 anos, ele mantém estúdios em Paris, onde mora, e Munique. Veja mais...

16 nov 11
MALAS ANTIGAS VIRAM CÔMODA VINTAGE
Como aproveitar aquelas antigas malas de viagem rígidas, cheias de estilo, mas pouco (ou nada) práticas? A dupla de designers britânicos Hannah Plumb e James Russell, mais conhecidos como Jamesplumb, saíram-se com uma inusitada resposta para esta questão.


Eles criaram uma espécie de cômoda, em diferentes tamanhos e modelos, onde as malas são encaixadas, uma sobre a outra, criando uma colorida composição. Antes disso, cada peça é transformada em uma gaveta, que vai servir de abrigo para objetos, roupas, acessórios ou papéis.

A estrutura externa é feita de madeira e metal, e recebe acabamento envelhecido, enfatizando o aspecto vintage do conjunto. Todas as peças são únicas, uma vez que a composição é pensada conforme a combinação de cores das malas e o padrão dado à madeira.

O resultado, disponível para compra, é uma cômoda vintage que, além de funcionalidade e beleza, esbanja identidade.


16 nov 11
ARTISTA RETORCE MÓVEIS, OBJETOS E UTENSÍLIOS

Questionar o comodismo do homem diante de objetos cotidianos. Eis o exercício que a designer francesa Suzy Lelièvre propõe com essa série de obras de arte, cada vez mais presente no cenário de exposições internacionais.

Mesas que parecem colidir, copos que se fundem com garrafas, garfos que se conectam ao prato de fetuccine – são vários os exemplos, em seu trabalho, que exploram as potencialidades de diferentes materiais e estabelecem novos limites para os utensílios domésticos.

O cerveau éponge (cérebro-esponja, em português) é um exemplo do caráter provocativo do trabalho da designer, que mantém seu ateliê em Paris. Feito com um material – a esponja – associado a atividades mecânicas e rotineiras como lavar a louça, a obra de arte nos lembra o quanto o cérebro humano pode absorver informação.

A partir da manipulação dos utensílios domésticos, Suzy Lelièvre exibe sua frugalidade, além de dar vida a eles. Veja as imagens...

MARIA IGNEZ BARBOSA FALA DE DÉCOR E DESIGN

A jornalista carioca Maria Ignez Barbosa lança seu terceiro livro, Histórias de Estilo e Décor, na Livraria da Vila, em São Paulo, no dia 18 de outubro. Colaboradora de Casa Vogue, ela selecionou 60 textos dentre os 144 escritos durante quase seis anos, entre 2004 e 2010, na coluna Ícones, do caderno Casa do O Estado de S. Paulo.

Ilustrados com desenhos originais de Julia Bjo, os textos foram reunidos e publicados com nova edição, pela Metalivros. Todos foram atualizados, revisados, e as personalidades e os nomes citados, quase 800, estão relacionados em um índice onomástico. Veja mais...

GALERIAS DE FOTOS / QUARTO
Antiga ferraria vira Loft atual em Madri
INTERIORES     POR REDAÇÃO - 03/10/2011


Bem no centro de Madri, fica um loft que prova ser possível preservar características originais de um edifício antigo e combiná-las com um mobiliário moderno e despojado.
A origem do prédio foi o que definiu o design de interiores. Onde atualmente está a residência, funcionava uma antiga ferraria, voltada para a rua, mas com pátios internos e um telhado com duas águas. Este espírito industrial, o projeto de Rocío Galatas, proprietária da casa e autora do décor, procurou manter. Ela entrou em contato com a arquiteta Rocío Monasterio, especializada em remodelar edifícios antigos.

As treliças e os pilares foram mantidos aparentes, solução que combinou com o piso de cimento queimado e a pintura branca das paredes. Mas o elemento mais notável do conjunto é a abundante luz natural, que entra tanto pelas aberturas laterais quanto pelo teto, dispensando a necessidade de vistas que sigam além do jardim interno e do céu que se vê pelas claraboias.
Para completar, o décor é uma mistura de móveis feitos sob medida, objetos do século 20 angariados em antiquários e obras de arte. Veja mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário