segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

CIENCIA E TECNOLOGIA_DEZ


04 nov 11
Robô aprende a se reconhecer no espelho
Conheça o QBO, um robô que aprendeu a se reconhecer no espelho, através da inteligência artificial. O robô foi treinado para que, a cada vez que se deparar com um espelho, possa ver o próprio reflexo, dando a resposta previamente programada, confirmando assim a sua identificação visual.

O robô QBO é capaz de se reconhecer no espelho. (Foto: Reprodução)
O Robô Qbo, criado pela empresa de robótica Corpora, aprendeu a reconhecer a si próprio ao olhar para o espelho. Com ajuda de engenheiros, a máquina aprendeu como é sua imagem.

Poucas espécies, segundo os criadores do robô, conseguem se reconhecer. Entre elas, estão os humanos, golfinhos e alguns macacos. O próximo passo é fazer com que o Qbo consiga se reconhecer de maneira autônoma, sem a ajuda das pessoas que desenvolvem o projeto. Veja o vídeo

28 nov 11
Poeta de Brasília usa olhos para escrever
Alessandro Uccello tem enfermidade degenerativa e perdeu movimentos.
Computador com câmeras capta movimento das íris e permite comunicação.

Paulista radicado em Brasília desde 1960, o escritor Alessandro Uccello escreveu e editou seu livro mais recente, lançado em outubro, com os olhos. Uccello, de 51 anos, tem esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença degenerativa que afeta as células do sistema nervoso central que controlam o movimento dos músculos – a mesma enfermidade do físico britânico Stephen Hawking.

Um computador com quatro câmeras registra o movimento das íris de Uccello e permite que ele se comunique, trabalhe, faça piadas e poesias (veja vídeo abaixo).

A máquina pertence ao Banco Central e foi emprestada a Uccello em fevereiro para que ele continuasse a trabalhar para a instituição. Formado em economia e em engenharia agronômica, ele era coordenador do programa de educação financeira do banco antes da doença se manifestar. Atualmente, elabora e revisa textos para publicações do BC.

Os primeiros sintomas da ELA apareceram em 2006, mas o diagnóstico só veio em março de 2007. Em dezembro do ano passado, Ucello passou por uma traqueostomia. Respirando com auxílio de aparelhos, ele não diminuiu o ritmo de produção. “Eu deitado, estou sempre escrevendo. Tenho seis projetos em andamento”, conta. Saiba mais...
28 nov 11
Tecnologia 3D ajuda a recuperar os profetas de Mestre Aleijadinho
O scanner captura imagens em mais de 200 ângulos e em três dimensões. É um equipamento da indústria automobilística a serviço da arte.

Imagens em terceira dimensão, geradas por um robô, vão ajudar a preservar um patrimônio que é de todos: os profetas do gênio do barroco brasileiro, o mestre Aleijadinho.

O robô trabalha à noite. Sem a luz do sol, a qualidade das imagens é melhor. Aos poucos, os profetas esculpidos em pedra-sabão há mais de dois séculos são fotografados. É difícil chegar a algumas peças. O profeta Abdias, por exemplo, está a quase sete metros de altura. Só com a máquina foi possível registrar os detalhes.

“A gente tem um controle remoto. A gente eleva o robô na altura que e o robotista, com o controle na mão, consegue fazer as posições que a gente precisa para digitalizar o processo”, explica o engenheiro Paulo Nascimento. Saiba mais...
27 nov 11
Milhares lotam ruas na Indonésia para comprar BlackBerry Bold 9790
Primeiros mil compradores terão 50% de desconto no aparelho.
Filas começaram a se formar na noite de quinta-feira (24).
Milhares de pessoas lotaram um shopping na Indonésia para adquirir um BlackBerry Bold 9790 nesta sexta-feira (26). Eles estão sendo vendidos com 50% de desconto, por US$ 540, para os primeiros mil compradores. As filas começaram a ser formadas na noite de quinta-feira (23) e no início desta sexta alguns compradores impacientes começaram a gritar em direção aos portões. (Foto: Tatan Syuflana/Associated Press)
21 nov 11
8 tecnologias atuais que vão moldar o nosso futuro
Smartphone (Foto: Divulgação)
As tecnologias dos dias atuais cada vez mais fazem parte das nossas tarefas diárias. Por essa razão, o site Mashable decidiu listar as 8 tecnologias que vão ajudar a moldar o futuro da humanidade.

De acordo com Rick Chin, diretor de inovação de produto da SolidWorks, a tecnologia atingirá um grande nível de personalização em apenas 20 anos. E, será nesse momento que a vida das pessoas vai mudar e melhorar a todo momento.
Eye-Tracking e Voice Commands (Foto: Divulgação)
“Nós vamos estar fisicamente mais confortáveis com os móveis que vamos sentar e os produtos que temos, além disso apenas as informações mais relevantes de amigos e familiares nos alcançará. Nosso movimento no mundo digital estará perto de ser telepático”, confirmou Chin.
Microcell 3G da AT & T (Foto: Divulgação)
O diretor de inovação de produtos da SolidWorks considera ainda que várias tecnologias atuais são relevantes para essa visão do futuro. Para ele, elas vão evoluir e se tornarão não só mais poderosas, como também se integrarão às outras tecnologias. 


Os Robos mais modernos do mundo
Correspondente: Verônica Silva, direto da Alemanha
O robô "RoboThespian", gravado em 23/02/2010 no Wolfsburg na oficina do Museu fenotípica Foto: dpa

O triunfo dos robôs

O que é há alguns anos atrás era um romance de ficção científica, hoje é uma realidade em muitos lugares: construir robôs que mergulham soldam, ajudam,  dão assistência, chutam - tudo isso já é realidade. A Engenharia Mecânica têm o seu lugar na indústria e comércio, bem como na medicina e enfermagem.Como eles são desenvolvidos e que a pesquisa emprega atualmente? 
A ARD.de especial sobre robótica. 

Veja muito mais:

Roboter klettert
Ein Geige spielender Roboter aus Japan. (Bild: AP)
Ein Mann hält einen humanoiden Roboter auf dem Arm. (Rechte: AFP)

05 dez 11
Planeta similar à Terra é achado ao redor de estrela parecida com o Sol
Astro pode conter água líquida em sua superfície.
Nasa anunciou novos dados da sonda Kepler nesta segunda-feira (5).
Ilustração mostra como seria o planeta Kepler 22b. (Foto: Ames / JPL-Caltech / Nasa)

A agência espacial norte-americana (Nasa) anunciou nesta segunda-feira (5) a descoberta do primeiro planeta com tamanho parecido com o da Terra e que gira ao redor de uma estrela parecida com o Sol. O planeta fica a 600 anos-luz de distância e foi detectado pela sonda Kepler, lançada em 2009 com o objetivo de descobrir novas "Terras" pelo espaço.


Outra característica do astro é que ele se encontra a uma distância da estrela que pode permitir o desenvolvimento de água líquida e atmosfera, condições ideais para o surgimento da vida como a conhecemos. Quando um planeta se encontra nessas condições, diz-se que ele está em uma "zona habitável" (em inglês também é comum o termo "goldilocks").

O planeta recebeu o nome de Kepler 22b. Sua descoberta será relatada na revista "The Astrophysical Journal", uma das principais publicações científicas sobre astronomia.

Em fevereiro, os astrônomos da Nasa haviam anunciado uma lista com 54 astros que poderiam ser habitáveis. Desses, apenas Kepler 22b foi confirmado como planeta. O astro possui um raio 2,4 vezes maior que o da Terra e gira ao redor de sua estrela em 290 dias. Os cientistas ainda não sabem dizer o planeta é rochoso ou gasoso. Saiba mais...

04 dez 11
Neutrinos superam novamente a velocidade da luz
Neutrinos superam novamente a velocidade da luz

Neutrinos teimosos

Cientistas do experimento OPERA repetiram seus testes sobreneutrinos que viajam acima da velocidade da luz e viram os resultados se confirmarem.

Os neutrinos chegaram ao destino viajando mais rapidamente do que velocidade da luz.

As novas medições foram feitas depois que o grupo analisou inúmeros artigos com críticas e observações ao experimento original.

Segundo eles, a maioria das recomendações foi observada.

Pulsos mais curtos

A principal delas foi a diminuição da duração do pulso de energia que é disparado do laboratório CERN, na Suíça, rumo ao laboratório Gran Sasso, na Itália, a 730 km de distância.

No experimento original, os pulsos duravam 10,5 microssegundos, separados um do outro por 50 milissegundos.

Os críticos afirmaram que um pulso tão largo poderia introduzir um erro sistemático na medição do tempo de voo do neutrino - não haveria como saber se cada neutrino individual estaria no início ou fim do pulso, e a duração do pulso era maior do que a diferença de velocidade observada.

O grupo então encurtou os pulsos para 3 nanossegundos, e emitiu cada um com um intervalo de 524 nanossegundos.

Isso representa um incremento superior a 3.000 vezes.

Neutrinos superluminais

A precisão agora obtida é tamanha que se tornou possível medir cada emissão individual - o experimento passou a detectar neutrinos individuais, e não grupos deles.

E eles detectaram 20 neutrinos que chegaram à Itália 60 nanossegundos mais rápido do que a luz o faria, com uma margem de erro de 10 nanossegundos para mais ou para menos.

Embora no primeiro experimento eles tenham detectado 16.000 neutrinos, os pesquisadores afirmam que esses 20 detectados nessas novas condições representam evidências "muito poderosas".

Mas isto ainda não foi suficiente para unir o grupo: cerca de 15 cientistas que ajudaram no experimento não quiseram assinar o artigo descrevendo o novo teste; cerca de 180 assinaram o documento, que agora foi submetido à publicação noJournal of High Energy Physics.
19 nov 11
Nasa cria mais preciso mapa já feito da superfície da Lua
Com imagem, é possível determinar os graus de inclinação de todos os principais terrenos geológicos da Lua em alta resolução, além de planejar melhor futuras missões ao satélite.
Mapa foi montado com informações da sonda LRO, lançada em junho de 2009 ao espaço. (Foto: Nasa / via BBC)
A Nasa (agência espacial norte-americana) divulgou o mais preciso mapa da superfície da Lua já feito. O mapa foi produzido usando informações enviadas pela nave Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO, ou Orbitador de Reconhecimento Lunar, em português), lançada em junho de 2009.
As imagens revelam depressões e elevações em quase toda a Lua. Um pixel no mapa representa uma área praticamente igual a dois campos de futebol. "Nossa nova visão topográfica da Lua fornece os dados que os cientistas lunares esperavam desde a era das missões Apollo", disse Mark Robinson, cientista-chefe da câmera da LRO.

Com o mapa, segundo Robinson, é possível determinar os graus de inclinação de todos os principais terrenos geológicos da Lua em uma escala de 100 m, além de determinar como a crosta lunar foi deformada, entender melhor a mecânica das crateras geradas por impactos e planejar melhor futuras missões à Lua, tripuladas ou não. Veja mais...
15 nov 11
Anvisa proíbe bebidas e alimentos à base de aloe vera
Planta é popularmente conhecida como babosa.
Uso em cosméticos e produtos de limpeza continua liberado.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta segunda-feira (14) o uso da aloe vera, planta popularmente conhecida como babosa, na produção de alimentos e bebidas. A proibição vale para importação, fabricação, distribuição e comercialização desses produtos.

A planta é usada também como aromatizante em cosméticos e produtos de limpeza, e esse tipo de uso continua liberado.

A Anvisa optou pela proibição por falta de estudos científicos que comprovem a segurança da babosa, ou seja, falta garantia de que ela não seja prejudicial à saúde.

Existem sucos à base da planta, e seus revendedores costumam falar sobre possíveis efeitos benéficos, como a redução dos níveis de glicose no sangue. G1

15 nov 11
Pobreza ou riqueza na infância podem determinar DNA, diz estudo
Pesquisa usou um método conhecido como metilação de DNA.
Ainda não se sabe se as alterações genéticas fazem bem ou mal.

A diferença entre uma infância rica ou pobre pode alterar a carga genética do indivíduo para o resto da vida, segundo um estudo publicado em outubro pela revista científica “International Journal of Epidemiology”.

A pobreza aguda na infância deixa marcas na saúde para o resto da vida, mesmo se houver melhora nas condições socioeconômicas ao longo dos anos. Para tentar entender a causa disso, pesquisadores da Universidade Mc Gill, em Montreal, da Universidade da Colúmbia Britânica, em Vancouver (ambas no Canadá) e da University College de Londres (Reino Unido) recorreram à genética. Conheça mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário