segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

CULTURA_DEZ


Arquivo Pessoal
Daniel Filho diz que se arrepende de briga com a atriz Dina Sfat
No currículo, Daniel Filho tem 60 novelas, 19 seriados e 50 filmes. Ele é carioca e conta o que viu da vida.
Daniel Filho está no ar em “O Astro”, como uma das vítimas mais famosas da televisão brasileira: "quem matou Salomão Ayala?". Mas ele é um velho conhecido de quem gosta de uma boa novela: Vale Tudo, Que Rei Sou Eu, Páginas da Vida, Dancing Days, a lista é enorme. E seu sucesso invadiu as telas do cinema, seus filmes estão entre os mais vistos da história do cinema. São 60 novelas, 19 seriados e 50 filmes. Veja mais...

Tom zé & Jarbas Mariz 
detonando no 
Rock In Rio
Jarbas e Tom 
Mandando ver com "É trapaça, Balcão de negócios" todos de máscaras de meia e muita irreverencia.
Veja as Fotos:
Assista o Vídeo:

Projetos da Estação Cabo Branco incentivam estudos sobre astronomia

No dia 2 de dezembro comemora-se o Dia Nacional da Astronomia, uma das primeiras ciências descobertas pelo homem. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de projetos desenvolvidos na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, incentiva os estudos e a prática dessa ciência através de atividades no Planetário e no Laboratório de Astronomia, com vivências, aulas sobre instrumentação e observação dos planetas, astros, cometas, asteróides, entre outros elementos. Os locais são abertos ao público e também recebem, de forma agendada, estudantes de todas as idades.

Segundo o astrônomo Marcos Jerônimo, coordenador do Laboratório de Astronomia, um povo que conhece bem sobre essa ciência é considerado bastante evoluído, a exemplo das antigas civilizações maia, asteca e inca. “A astronomia deu origem as outras ciências como a biologia, a física e a química. A primeira atitude do homem pré-histórico ao sair das cavernas foi observar o céu, as estações do ano, as fases da lua e muitas outras coisas”, relatou.

Diariamente a Estação Cabo Branco desenvolve projetos ligados ao tema. As terças e quintas-feiras, por exemplo, são reservadas para escolas que desejam mostrar curiosidades sobre este universo aos alunos. No laboratório são realizadas aulas sobre instrumentação de telescópios, lunetas e projetores de observação, que podem ser utilizados para observação da lua e de planetas, além da vivência no planetário.

De acordo com Wertevan Fernandes, coordenador de Gestão Educacional, nas sextas-feiras o projeto é desenvolvido em comunidades da Capital, com o ‘Estação vai à comunidade’. “Já estivemos em 25 comunidades levando o planetário e atividades lúdicas, teatro, recreação e exibição de documentários sobre astronomia”, revelou.

Nos outros dias da semana, os serviços são abertos para o público em geral. “A prática e vivência desses conhecimentos proporcionam aos estudantes e a todas as outras pessoas adquirir informações e curiosidades que nunca foram vistas antes”, disse.

O estudante Yuri Emanuel visitou o planetário junto com os colegas de escola. “Foi a primeira vez que participei de uma atividade assim e pude aprender informações importantes sobre a lua e outros planetas, que jamais esquecerei”, frisou. Virgínia Priscila, também estudante, ressaltou a importância de poder relacionar o conteúdo visto durante a passagem do filme “Viagem Intergalática pelos Planetas”, no planetário, com assuntos do seu cotidiano em sala de aula.
Saiba mais...

PMJP apresenta plano para áreas verdes na Câmara Municipal
13 out 11



A Prefeitura de João Pessoa apresentou nesta quinta-feira (13), em audiência pública na Câmara de Vereadores, as políticas públicas ambientais para a cidade. Com base no Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, a secretária de Meio Ambiente, Lígia Tavares, apresentou os parques e áreas verdes de João Pessoa e falou sobre as ações desenvolvidas.

A audiência também abordou temas como os serviços ambientais prestados pela natureza e a necessidade de preservá-los, já que são imprescindíveis para a qualidade de vida dos moradores de João Pessoa.

Também foram citados projetos como Pequenas Áreas Verdes, que são áreas onde existem equipamentos públicos, como praças, e que foram solicitadas pela população, o projeto de requalificação do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, as ações de educação ambiental, como o Projeto Pequenos Condutores Ambientais, o Caminho Livre Arborizado na Avenida Epitácio Pessoa, que prevê a introdução de espécies da Mata Atlântica no local e ainda as ações de preservação do Parque Municipal Natural do Cuiá.

O Parque Cuiá, área remanescente da Mata Atlântica, deverá beneficiar, de forma direta, aproximadamente 65 mil pessoas de bairros e comunidades da Capital, como Grotão, Conjunto dos Radialistas, Ernesto Geisel, José Américo, Valentina de Figueiredo I e II, Colinas do Sul, Planalto Boa Esperança, Água Fria, Loteamento Nova Mangabeira, Condomínio Amizade, Mangabeira, comunidades de Santa Bárbara, Nossa Senhora das Neves e Frei Damião. Leia mais...
Centro histórico de roupa Nova
Igreja São Frei Pedro Gonçalves novinha!
A primeira igreja da cidade, São Frei Pedro Gonçalves esta linda, limpinha, pronta para ser fotografada pelos turistas que enchem a cidade.
O Centro Histórico ganhou cara nova,  prontinho para estrelar em rede nacional na telinha da Globo.
A equipe de Cabedelo Notícias esteve no local e aproveitou o momento para além de ver as gravações, capturar umas imagens do local que ainda esta sendo pintado.
É sempre muito bom ver a nossa história ser preservada, cuidada, relembrada em seus mínimos detalhes por uma administração que conhece a importância da Arte e da preservação dos nossos vínculos culturais do passado.
O interior do Hotel Globo com peças que resgatam a historia do hotel e nos leva no tempo para uma época em que os coronéis, usineiros e viajantes alí ficavam e podiam ver a paisagem e o belo por do sol.
Lindas peças de Arte popular também dividem o espaço com as do hotel. 
As curvas do Rio Sanhauá com o mangue verdinho... 
A ladeira que vai dar na linha do trem e no Porto do Capim onde residem a comunidade ribeirinha.
Vejam as imagens da gravação da novela e do centro histórico:
Direção e fotografia: Fred William

Nenhum comentário:

Postar um comentário