sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

INFORMÁTICA_NOV


28 nov 11
Site permite conversa entre pessoas que falam idiomas diferentes
Aplicativo dá a chance de interagir com gente de outro país mesmo sem saber outra língua
Editora Globo
O site iBabel, desenvolvido por brasileiros, permite que pessoas que não falam o mesmo idioma conversem. A iniciativa é independente e surgiu da vontade de promover a comunicação entre gente de lugares diferentes, sem a barreira da língua. 

27 nov 11
Novo golpe no Facebook acusa usuários de violarem a política local e ameaça excluir suas contas
Logo do facebook (Foto: Divulgação)
Um novo golpe virtual ameaça a segurança dos membros do Facebook. O ataque acontece através de e-mails e acusa os usuários de insultar ou incomodar outros contatos da rede, violando, assim, a política de uso do serviço. Além disso, ameaça excluir as contas em até 24 horas.

Entre as instruções escritas nos e-mails estão as solicitações de dados dos nomes dos usuários e suas respectivas senhas, bem como dados de cartões de crédito válidos. Além disso, a mensagem ainda pede para o internauta clicar em um link malicioso, que registra as informações dos usuários.

A Sophos, empresa especializada em segurança na web, alerta que e-mails com essas características não estão sendo enviados pelo Facebook, e que sites de redes sociais não solicitam informações financeiras, nem dados de login por e-mail.

“Uma vez que o criminoso tiver acesso aos dados da conta da vítima, poderá bloquear a navegação do titular no Facebook, além de obter o controle da identidade financeira”, diz o comunicado da Sophos.
Saiba mais...
24 nov 11
Saiba como trocar a 'porta' do seu e-mail para bloquear o envio de spam
Acordo brasileiro deve bloquear o uso da porta 25 para reduzir spam.
Quem usa Outlook, Windows Mail e Thunderbird deve ficar atento.


O acordo “Gerência da Porta 25” foi firmado entre provedores para reduzir o número de mensagens indesejadas que são enviadas a partir da rede brasileira.

Os provedores irão reservar a chamada “porta 25” somente para comunicação entre os servidores de e-mail. Hoje, os próprios clientes podem usar essa porta – o que permite que um vírus mande mensagens diretamente para outros usuários, sem que o provedor possa rastreá-las. Com a medida, cada mensagem deve passar pelo servidor de e-mail do provedor, permitindo um maior controle e tornando muitos vírus inoperantes.

Por outro lado, quem não usa serviços de webmail e recebe as mensagens eletrônicas em softwares como Microsoft Office Outlook, Windows Mail, Thunderbird ou Outlook Express precisará modificar a configuração do programa para que seja compatível com a nova regra.

Cuidado: se o seu provedor ainda não adotou a nova porta de comunicação, a configuração não irá funcionar. Os provedores devem adotar a porta 587 ou a 465. Você pode tentar usar as duas configurações. Se nenhuma funcionar, entre em contato com o suporte técnico do seu provedor.
Leia mais...
17 nov 11
HP redesenha linha Envy e deixa os laptops com a cara do MacBook
Se há uma coisa com a qual a Apple consegue seduzir os consumidores é o design. Tanto que seus produtos costumam servir de influência até para os concorrentes, algumas vezes até gerando denúncias de plágio. Pois a HP não se preocupou muito com possíveis questões jurídicas ao apresentar a reformulação da linha de laptops Envy nesta quarta-feira (16): os aparelhos são a cara do MacBook.

Envy HP. (Foto: Reprodução/ Engadget)

Nomeados de acordo com os respectivos tamanho de tela, o Envy 15, o Envy 17 e o Envy 17 3D apresentam visual alumínio prateado, touchpad grande e teclado com botões no formatochiclet, com cantos arredondados. Claro, segundo a HP, o design antigo da linha era "muito masculino", mesmo com temas florais, enquanto o novo seria mais "neutro".
Envy HP. (Foto: Reprodução/ Engadget)

14 nov 11
Programa espião de tela pode ler textos e e-mails sem invadir o sistema
Em primeiro plano: Jan-Michael Frahm, um dos idealizadores do programa espião. (Foto: Reprodução)

Cuidado, você pode estar sendo vigiado! O que parece ser a chamada de um filme de suspense, na verdade é um alerta contra a espionagem de dados em dispositivos móveis. O programa iSpy, criado por dois pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, pode capturar textos digitados em uma touchscreen a até 60m de distância. Leia mais...
Perigo
08 nov 11
Hackers atacam roteadores e provedores para redirecionar sites
Ataque muda configurações de DNS nos roteadores domésticos.
Técnico foi preso acusado de redirecionar internautas para sites falsos.
Criminosos conseguem redirecionar internautas interferindo com a rede, antes mesmo de infectar o PC (Foto: Divulgação)

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.


Criminosos virtuais brasileiros estão tirando proveito de vulnerabilidades nas configurações de roteadores domésticos e no protocolo de internet conhecido como Domain Name System (DNS) para redirecionar internautas para páginas de banco clonadas e infectar usuários com pragas digitais. O ataque é difícil de ser percebido e sempre foi muito raro – mas os casos estão aumentando, e nem sempre a culpa é do usuário.

O DNS é como uma lista telefônica da internet. É ele o responsável por “traduzir” os “nomes” da internet – como "g1.com.br" – para os números de endereço IP que os computadores entendem. Controlando essa “lista”, o criminoso pode levar o internauta para outras páginas, que podem oferecer vírus ou roubar informações. O DNS é distribuído, ou seja, cada provedor opera seu próprio serviço, e o internauta pode decidir qual serviço de DNS usar.

É possível interferir com o DNS diretamente no serviço prestado no provedor e também alterando as configurações de conexões em roteadores para usar um DNS criminoso. Os dois tipos de ataques estão acontecendo no Brasil.

O G1, em colaboração com o site de segurança Linha Defensiva, apurou que usuários de dois provedores brasileiros foram atacados recentemente: GVT e Oi. É possível encontrarqueixas de internautas que usam essas operadoras, especialmente a respeito de páginas falsas do Facebook, Google, Gmail e YouTube, que oferecem arquivos maliciosos.

As operadoras foram consultadas e questionadas sobre o fato de ter conhecimento de algum ataque à infraestrutura de DNS ou aos roteadores domésticos de seus clientes. Elas também receberam links para relatos de internautas e foram questionadas se técnicos costumam usar uma senha igual na configuração de todos os roteadores dos clientes, o que abriria uma brecha para os ataques a esses equipamentos.

Até a publicação da coluna, a Oi ainda estava analisando as informações. A GVT também não conseguiu responder as questões sobre os roteadores de seus clientes, mas adiantou que “não há nenhum registro de ataque em massa ao DNS da empresa”. A operadora garantiu que irá analisar os casos informados pelo G1. Leia e saiba mais...


Paraibanos se destacam e recebem financiamento de US$ 40 mil do Chile
Programa vai promover interação de novas empresas com investidores.
Empresa paraibana desenvolve softwares para smartphones e tablets.
Erisvaldo Júnior é o diretor executivo e de tecnologia da empresa (Foto: Krystine Carneiro/G1)
Levar sua empresa que tem pouco mais de 4 meses para outro país e de quebra ainda ganhar apoio logístico e um financiamento de US$ 40 mil para levar o negócio a diante. É isso que o Start-Up Chile, programa de incubação de empresas recém criadas realizado pelo governo chileno, vai proporcionar ao diretor executivo e de tecnologia Erisvaldo Júnior, de 24 anos, e ao diretor de arte Marcus Vinícius, de 31 anos, ambos sócios da Yupi Studios.

A intenção do programa é promover a interação de novas empresas com o grande mercado e, com isso, transformar o Chile em um pólo de tecnologia. E Erisvaldo e Marcus têm muito a contribuir para esse avanço. No dia 16 de janeiro, os dois rapazes vão para o Chile para aplicar o trabalho da empresa de desenvolver softwares para smartphones, tablets e smart TVs durante seis meses. Saiba mais...


Cidades do futuro vão ter sistema operacional próprio

Sistema coletará dados de sensores espalhados por toda a cidade e ajudará governantes a tomarem decisões mais inteligentes

por Redação Galileu
Editora Globo



Wi-FI pode prejudicar crescimento das árvores

Estudo aponta que radiação da internet sem fio pode casusar morte de folhas

por Redação Galileu
Um estudo da Universidade de Wageningen, Holanda, iniciado há 5 anos, sugere que a radiação do sinal de Wi-Fi, que traz a internet sem fio, pode causar estranhas anomalias em árvores.
Editora Globo
No experimento, 20 freixos (árvore de casca fina) foram expostos a diversas fontes de radiação pelo período de três meses. As árvores que estavam mais próximas do gerador de sinal Wi-Fi demonstraram um brilho cor de chumbo nas folhas, causado pela morte de suas epidermes superior e inferior. 
O estudo também viu que a radiação Wi-Fi inibe o crescimento de sabugos de milho. Além disso, a pesquisa revelou que 70% das árvores em áreas urbanas da Holanda apresentavam a anomalia, contra apenas 10% há 5 anos.
Apesar das primeiras conclusões, os cientistas alertam que os resultados são apenas iniciais e pediram que novos estudos sejam feitos para determinar os efeitos do Wi-Fi nas pessoas e na natureza. Segundo a PC World, estudos anteriores demonstram que o sinal de internet sem fio é totalmente inofensivo.

HP lança webcam HD5210, com qualidade HD de resolução


Webcam HP HD 5210 (Foto: Divulgação)

Eduardo MoreiraPara o TechTudo
HP apresentou a sua nova webcam, a HD 5120, capaz enviar imagens por streaming em alta definição.
HD 5120 permite o streaming de vídeos em 720p (HD) e gravação em 1080p (Full HD). Nas duas funções, o dispositivos é perfeito, uma vez que oferece alta qualidade para serviços como o Skype e o YouTube. O periférico vem com uma lente com foco e exposição de luz automáticos, o TrueVision da HP, que otimiza a gravação em ambientes com baixa iluminação.
Fantástico
Pesquisadores transformam qualquer superfície em uma tela de toque
Para o TechTudo

Sensor transforma qualquer superfície em uma tela de toque. (Foto: Divulgação)

Em pouco tempo, você vai poder transformar sua mão, uma parede ou até o braço, em uma simpática e prática tela de toque para realizar uma ligação ou ler um e-mail que acabou de chegar.

Pesquisadores do Instituto de Interação entre Computador e Homem Carnegie Mellon, em parceria com a Microsoft, conseguiram criar um protótipo de interface, projetado por um pequenino projetor portátil e acompanhado por sensores de profundidade, que consegue transformar qualquer superfície em uma tela sensível ao toque e a mais de um dedo ao mesmo dedo.

No experimento mostrado no vídeo, a tela foi projetada na mão do usuário. E até mesmo uma divisão de duas telas pode ser projetada, sendo que uma na parede e a outra, com outras funções, na mão. A tela no corpo humano é visível somente quando o membro está na frente do sensor tridimensional. Uma vez projetada na mão ou em um caderno, a imagem acompanha o movimento da "tela" e se ajusta a sua inclinação ou orientação.

O projeto tem o nome de OmniTouch e utiliza um sensor similar ao que existe no Kinect, só que com um projetor acoplado ao equipamento. O usuário ainda consegue criar outra tela apenas por desenhar seu formato em qualquer superfície visível pelo sensor. Mágico, não?

23 out 11

Asus Eee Pad Transformer 2 ganha teaser em vídeo
Para o TechTudo
Asus Eee Pad Transformer 2 (Foto: Divulgação)
A Asus lançou um novo teaser para mostrar seu dispositivo de nova geração, o Eee Pad Transformer 2, a esperada sequência do Transformer. Em apenas 22 segundos de vídeo, o comercial mostra uma espécie de estrutura metálica, que coloca o produto em um pedestal, para depois demonstrar em pequenos cortes algumas funções do Transformer 2. É possível ver a câmera externa dele, além da fina espessura e a possibilidade de destacar a tela do teclado, seu principal chamariz.
O teclado do Eee Pad Transformer 2 tem um design renovado e continua com uma conexão USB presente. Não dá para ver pelo vídeo, no entanto, presume-se que eles também tenham mantido o leitor de cartões de memória e uma bateria acoplada ao teclado.
O novo dispositivo chegará com o sistema Android 4.0 Ice Cream Sandwich.
O Eee Pad Transformer 2 não tem uma data definida para chegar ao mercado. O que sabemos até agora é o preço: Jerry Shen, o CEO da Asus, disse que o tablet-notebook será lançado por US$ 499. Veja mais...

Atualização do Google Maps para Android traz suporte para tecnologia NFC
Eduardo MoreiraPara o TechTudo
Novo Google Maps no Android (Foto: Divulgação)
O Google atualizou seu aplicativo do Google Maps para smartphones Android antes mesmo do lançamento da nova versão do sistema operacional móvel, o Ice Cream Sandwich. A principal novidade dessa atualização é o suporte a conectividade NFC (Near Field Communication).
Saiba muito mais...


Como deixar o windows 7 c0m o visual do Windows 8



Nível: Básico
Aplicativos necessários: 
Rainmeter 2.1 e Omnimo UI 4.1
Número de passos: 9

Uma das maiores novidades do Windows 8 é a interface Metro. Simples, bonito e funcional, o formato inovador muda toda a lógica do que temos usualmente como área de trabalho. Há quem tenha baixado a Windows 8 Developer Preview só para testar o seu funcionamento. Para os que acham complicado ou simplesmente não querem instalar a nova versão, mas adorariam ter o Metro, que tal um tema que deixa o Windows 7 com a cara do seu sucessor?
Você vai precisar do Rainmeter 2.1, uma ferramenta que permite personalizar e acrescentar mil e uma funcionalidades à sua área de trabalho, e do Omnimo UI 4.1, um tema desenolvido especialmente para ela. Em poucos minutos, você poderá testar a sua própria versão da interface Metro e ainda escolher os aplicativos de sua preferência, trocar a cor e a aparência das janelas e organizá-las do jeito que achar melhor. E tudo em português!
Windows 8 com o Omnimo (Foto: Reprodução)
Passo 1. Faça o download do Rainmeter 2.1;

Passo 2. Siga as instruções e instale o programa;
Passo 3. Agora, baixe o Omnimo UI 4.1;
Passo 4. Inicialize o Setup do programa para instalá-lo. Um lembrete: os arquivos de instalação do Omnimo 4.1 vem compactados em formato .rar. Neste caso, você precisará de um programa como o WinRar para abri-los;
Passo 5. Na primeira janela, mantenha marcadas as opções "Apply theme (Omnimo)" ("Aplicar tema", em português) e a "Launch Rainmeter after install" ("Iniciar Rainmeter após a instalação"). Clique em "Install" ("Instalar");
Passo 6. Aguarde a instalação terminar. Uma última janela será aberta. Nela, você poderá selecionar se prefere um relógio de 24 horas, em vez do formato AM/PM; se a temperatura do ambiente deve ser medida em Fahrenheit (com a opção desmarcada, os aplicativos automaticamente apresentarão a medição em Celsius); e se você quer que os ícones da sua área de trabalho apareçam. Nesta última, para obter um visual semelhante ao Metro, o melhor é deixar em "OFF". Caso você apenas queria sobrepor a nova interface ao desktop convencial, opte por "ON". Mas não de preocupe: mesmo escondendo os ícones, você poderá ter acesso a eles depois clicando no ícone do Rainmeter na sua barra de ferramentas do Windows 7;
Passo 7. Uma nova caixa pedirá que você escolha o idioma do tema. Selecione "Português";
Passo 8. No Omnimo 4.1 existem três opções de temas para modificar a sua área de trabalho. Neste caso, escolheremos a segunda, a mais parecida com o que a Microsoft apresentou como a interface Metro;
Passo 9. Escolha a resolução de tela ideal para o seu computador. Caso você não saiba qual melhor se adapta, uma dica é acessar o painel "Resolução de Tela" clicando com o botão direito do mouse em um espaço vazio da sua área de trabalho.
Pronto. Você pode aproveitar o visual do Windows 8 no seu Windos 7! Agora, personalize a nova interface do jeito que preferir. São diversas as opções de aplicativos pré-instalados, e ainda é possível fazer o download de tantos outros para complentar o seu tema.

Banco do Brasil vai doar 60 mil computadores para inclusão digital


:: Luiz Queiroz
:: Convergência Digital
O Banco do Brasil vai doar mais 60 mil computadores para programas de inclusão digital através de convênios mantidos com diversas entidades e por projetos próprios. A instituição financeira possui, hoje, 1.582 espaços comunitários ativos; 1.248 telecentros, 334 salas montadas em locais como presídios, para ajudar condenados a se profissionalizarem e reduzirem o tempo de pena.
Ao todo são 1,5 milhões de usuários /mês distribuídos em 867 municípios brasileiros, segundo informou José Doralvino Sena, coordenador do Programa de Inclusão Digital do Banco do Brasil, ao proferir palestra sobre o tema no Fórum Brasil TI, promovido pela Netwaork Eventos, em Brasília.Leia e assista o vídeo...



Nenhum comentário:

Postar um comentário