sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

GIRO DE NOTÍCIAS_NOV


25 nov 11

Greve geral paralisa Portugal
Setor de transporte e aeroportos são afetados.
Portugueses param em protesto contra as medidas de austeridade.
Portugueses passam em frente a muro com apelo à greve nesta quinta-feira (24) em Lisboa (Foto: AP)
25 nov 11
Polícia do DF vai monitorar redes sociais para coibir festas em parque
Ideia é evitar encontros promovidos sem autorização no Parque da Cidade.
PM diz que há consumo de álcool e drogas em eventos não autorizados. Saiba mais...

20 nov 11
EUA se preparam para sair do Iraque
Últimos soldados americanos deixarão o Iraque em 31 de dezembro.
Tropas se ocupam em decidir o que levar e o que deixar no país. Leia mais...

13 nov 11

Jornalistas entram em usina de Fukushima pela 1ª vez desde tsunami
Fotógrafos registraram cenário de devastação com escombros intocados.
Maior acidente nuclear desde Chernobyl isolou área desde março.
As autoridades japonesas responsáveis pela administração da usina nuclear de Fukushima permitiram neste sábado (12), pela primeira vez desde o terremoto seguido de tsunami ocorrido em março, que jornalistas entrassem na planta nuclear. (Foto: David Guttenfelder/Reuters)

As autoridades japonesas responsáveis pela administração da usina nuclear de Fukushima permitiram neste sábado (12), pela primeira vez desde o terremoto seguido de tsunami ocorrido em março, que jornalistas entrassem na planta nuclear. (Foto: David Guttenfelder/Reuters)

Edifício abalado pelo tsunami é visto na planta de Fukushima Daiichi (Foto: David Guttenfelder/Reuters)
A estimativa é de que mais de 20 mil pessoas morreram por conta do desastre natural. O tsunami provocou uma crise nuclear no país, no pior desastre nuclear desde Chernobyl. (Foto: David Guttenfelder/Reuters) Veja mais...
08 nov 11

Bronzeamento é arma da pele para se proteger do sol, esclarece estudo
Aumento da produção de melanina é resposta natural do corpo.
Substância torna radiação ultravioleta menos nociva à pele.
A fórmula para deixar a pele bronzeada todo mundo conhece: basta tomar sol por um ou mais dias. Na visão dos cientistas, até agora, o processo estava ligado à exposição aos raios ultravioleta (UV) e só acontecia depois que o DNA das células da pele era danificado. Saiba mais...

07 nov 11

UM DICIONÁRIO QUE FALA SÓ DE DECORAÇÃO
Quem gosta de decoração e não é necessariamente um iniciado ou profissional da área vai apreciar o Dicionário de Artes Decorativas & Decoração de Interiores, que a editora Lexikon acaba de colocar no mercado brasileiro. Primeira publicação do gênero no país, segundo a editora, a obra contém 1.755 verbetes e 716 ilustrações, dando destaque a temas como peças de mobiliário, materiais e ornamentos. Há também dados das artes decorativas de Portugal, país que nos influenciou especialmente no período colonial. Veja mais...

08 nov 11
Cidade que se rebelou contra energia nuclear é modelo na Alemanha
Freiburg é considerada a 'capital da proteção do clima' no país.
Hoje, 10% da energia elétrica do município vem de fontes renováveis.
freiburg, Alemanha (Foto: Eduardo Carvalho/Globo Natureza)


Considerada a capital da proteção do clima na Alemanha, Freiburg, município com 220 mil habitantes do estado de Baden-Württemberg, é um dos símbolos da luta da população contra a implantação de usinas nucleares e de incentivo ao desenvolvimento de tecnologias limpas.

Na década de 1970, os moradores da cidade perceberam que a instalação de um complexo atômico poderia ser um risco à economia local, voltada principalmente para a agricultura.

“O governo justificava que se nada fosse feito, haveria o risco de ‘apagão’. Para que o projeto de instalação da usina não fosse adiante, estudantes e moradores acamparam durante três anos no terreno onde seria construído o complexo, enquanto especialistas e professores das universidades instaladas aqui buscaram argumentos científicos para contestar a instalação da usina”, conta Stefan Adler, gerente executivo do Centro de Energias Renováveis da Universidade de Freiburg.

Segundo Adler, foi provado que não havia necessidade da implantação da usina. Tal fato coincidiu com a instalação de institutos de pesquisas, como o Fraunhofer, que passou a desenvolver tecnologias de geração de energia limpa, com recursos como a luz solar, já que a região é uma das mais ensolaradas da Alemanha, com 1.800 horas de sol por ano. Saiba mais...
06 nov 11
Coalizão desmorona e deixa governo de Berlusconi na Itália por um fio
Premiê qualifica de traidores os deputados que romperam com a coalizão.
Mas ele nega que tenha perdido a maioria; economia é o motor da crise.
Silvio Berlusconi participa de coletiva de imprensa nesta sexta (4) em Cannes, onde ocorrem as reuniões do G20 (Foto: AP)


O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, recusou-se a renunciar ao cargo nesta sexta-feira (4), apesar da rebelião partidária que deixou sua coalizão por um fio em meio a uma crescente crise econômica.

Há a convicção generalizada de que Berlusconi perdeu a maioria parlamentar, mas ele não reconhece isso como um fato. "Temos uma maioria que eu continuo acreditando que seja sólida e vamos continuar governando", disse a jornalistas durante a cúpula do G20 na França.

Ele qualifica de traidores os deputados do seu partido, o PDL, que romperam com a coalizão, mas diz que vai conversar para atraí-los de volta.

Refletindo a incerteza, o ágio pago sobre os títulos italianos com vencimento em dez anos chegou nesta sexta-feira a 6,43%, maior valor na era do euro, e próximo dos níveis que levaram aos resgates financeiros para a Irlanda e Portugal. Saiba mais...

01 nov 11
Cada pessoa nova é um fardo para o planeta, diz movimento da extinção
Les U. Knight lidera o Movimento da Extinção Humana Voluntária.
Para ele, os seres humanos ameaçam a vida no planeta.
Símbolo do Movimento da extinção voluntária, VHEMT (Foto: Reprodução)
O relatório da ONU sobre o estado da população mundial -que, segundo as estimativas, chegou a 7 bilhões de pessoas- tem um tom que mistura celebração e preocupação. Apesar de ter um tom comemorativo, ele aponta os desafios para a qualidade de vida de todos que vivem no planeta e indica caminhos para atingir a sustentabilidade. Para um movimento fundado nos Estados Unidos, entretanto, não há caminho real para que os seres humanos vivam de forma equilibrada com o planeta, e a única forma de alcançar uma vida feliz para todos é o da extinção. Saiba mais...


Beber café reduz o risco de câncer de 


próstata, diz estudo


Café próstata 1 (Foto: AFP Photo)

Café pode prevenir depressão em mulheres
Estudo sobre consumo de café foi feito entre mais de 50 mil mulheres (Foto: BBC)
leia mais...
Pele humana à prova de balas

Projeto envolve alteração genética em cabra para produzir leite com proteína da teia da aranha

por Redação Galileu
Editora Globo
Prédio de descanso é sensação na Áustria

O edíficio, que fica de frente para uma praça, conta com redes em todos os cômodos e uma bela vista

por Redação Galileu
Editora Globo
A dupla de arquitetos Heri & Salli criou um espaço realmente relaxante em uma praça de Viena, capital da Áustria. Trata-se de um edifício vazado e comunitário. Nele, os cômodos contam apenas com redes, na qual se pode deitar e curtir a bela vista da capital austríaca. Veja se você também não gostaria de ficar um tempo nessas redes:

25 nov 11
Após manobras, Coreia do Norte ameaça o Sul com 'mar de fogo'
Sul-coreanos fizeram manobras na ilha de Pyongyang.
No ano passado, houve enfrentamento com quatro mortes na região.
Exercícios militares sul-coreanos na ilha de Yeonpyeong nesta quarta-feira (23) (Foto: AP)
25 nov 11
Sobe a 615 o número de mortos pelas inundações na Tailândia
Maior inundação em 50 anos no país já causa estragos há quatro meses.
Chuvas já afetaram mais de 5 milhões de pessoas em 17 províncias.

Homem conduz criança em bacia em meio a área inundada na província tailandesa de Narathiwat, nesta sexta (25)  (Foto: Madaree Tohlala / AFP)
25 nov 11
Falta de neve preocupa indústria do esqui nos alpes austríacos
Muitas regiões estão adiando a abertura das suas temporadas de inverno.
Falta de neve preocupa indústria do esqui nos alpes austríacos (Foto: BBC)
25 nov 11
Familiares de vítimas de desastres colocam 5 mil cruzes na Esplanada
Ato lembra situação dos atingidos por desastres nos últimos anos no país.
Ministro Aloizio Mercadante recebeu os manifestantes.
Ato público realizado nesta quinta-feira (24) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, lembra a situação dos atingidos por desastres nos últimos anos no país.  (Foto: Mariana Zoccoli/G1)
21 nov 11
Mulheres israelenses posam nuas em foto para apoiar blogueira egípcia
Aliaa Magda Elmahdy divulgou fotos dela própria nua na internet.
Foto traz frases 'Amor sem fronteiras' e 'mostre que você não tem medo'.
Mulheres israelenses nuas posam para foto em Tel Aviv, neste sábado (19) para demonstrar solidariedade com  a blogueira egípcia Aliaa Magda Elmahdy,  que divulgou fotos dela própria nua na internet, apoiar a liberdade de expressão e protestar contra o ext (Foto: Reuters)

Mulheres israelenses nuas posam para foto em Tel Aviv, neste sábado (19) para demonstrar solidariedade à blogueira egípcia Aliaa Magda Elmahdy, que divulgou fotos dela própria nua na internet.

As ações da blogueira atraíram a atenção da mídia em todo o mundo e causaram indignação no Egito, país muçulmano conservador onde a maioria das mulheres usa véu.

Políticos liberais temem que as atitudes de Aliaa possam atrapalhar suas chances nas eleições parlamentares da semana que vem.

A manifestação das israelenses pretende apoiar a liberdade de expressão e protestar contra o extremismo islâmico. A faixa diz: "Love With No Boundaries" (Amor sem fronteiras, em português) e "Show you are not afraid" (Mostre que você não tem medo). Veja mais...
20 nov 11
Terremoto de 5,1 graus atinge a costa do Japão
Informação é do Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, em inglês).
Epicentro do terremoto teve uma profundidade de 6 km. Saiba mais...
13 nov 11
Manifestantes pedem ação da Liga Árabe após forças sírias matarem 20
Multidão pediu que adesão síria na Liga Árabe seja suspensa.
ONU diz que 3.500 pessoas foram mortas pela repressão de Assad.

Cinegrafista amador flagrou guardas sírios arrastando um corpo após conflitos em Damasco nesta sexta (11) (Foto: AP/Sham News Network via APTN)

Forças de segurança sírias mataram 20 pessoas nesta sexta-feira (11) e os manifestantes apelaram à Liga Árabe para que suspenda a filiação da Síria, em resposta à violência contínua, disseram ativistas.

Ativistas locais em Homs, que sofreu o maior número de mortes de qualquer província síria desde o início do levante contra o presidente Bashar al-Assad, em março, relataram que as forças de segurança mataram nove civis e um soldado desertor.

As outras vítimas fatais estão em Hama, a cidade antiga de Busra al-Sham no sul de Hauran Plain e no norte da província de Idlib, disseram eles.

"O povo quer que a adesão (da Síria) seja suspensa", gritou a multidão em um comício no distrito de Deir Baalba, em Homs, apelando para que a Liga Árabe, formada por 22 membros países, aja contra Damasco quando se reunir no Cairo neste sábado (12).

08 nov 11
Tribunal lê veredicto e considera Conrad Murray culpado pela morte de Michael Jackson
O cardiologista Conrad Murray, 58 anos, foi considerado culpado pela morte não intencional do cantor Michael Jackson. O veredicto foi lido na noite desta segunda-feira (7).

Antes do anúncio da decisão do júri, uma multidão se reunia na entrada do tribunal com placas de apoio e condenação a Murray. Em uma delas, lia-se: "Murray, queime no inferno!"
Os jurados chegaram ao veredicto por volta das 17h desta segunda, após dois dias de deliberação. Saiba mais...

08 nov 11
Rodovia que corta o Pantanal de MS vai virar estrada ecológica, diz Ibama
Órgão quer sinalização diferenciada na BR-262, entre Anastácio e Corumbá.
Estudo do Ibama aponta 1.400 animais atropelados neste trecho em um ano.
Placa de sinalização alerta quanto ao perigo de animais atravessaram a pista da rodovia (Foto: Ronaldo Balla/TV Morena)

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) quer transformar a BR-262, no trecho de 284,2 quilômetros que corta o Pantanal de Mato Grosso do Sul, entre as cidades de Anastácio e Corumbá, na primeira rodovia ecológica do estado.

Tucano também foi vítima de atropelamento na rodovia Br-262, em Mato Grosso do Sul (Foto: Ronaldo Balla/TV Morena)
Segundo o órgão ambiental, um dos principais objetivos é adotar uma série de itens e programas já experimentados em outras rodovias brasileiras para tentar diminuir o número de atropelamentos de animais silvestres na estrada.
Estudo do Ibama e de uma universidade apontou 1.400 mortes de animais na BR-262 em um ano (Foto: Ronaldo Balla/TV Morena)
Um estudo do próprio Ibama realizado em parceria com uma universidade do Paraná no período de um ano, entre os meses de junho de 2010 a 2011, revelou que 1.400 animais foram atropelados na BR-262 neste trecho. Veja mais...
07 nov 11
Farc afirmam que luta continua após morte de chefe máximo na Colômbia
Agência de notícias publicou comunicado sobre a morte de Alfonso Cano.
Guerrilheiro foi morto em ação do Exército colombiano em Cauca.


A guerrilha colombiana das Farc assegurou que vai continuar com sua luta, apesar dos chamados à desmobilização feitos pelo governo após a morte de seu líder Alfonso Cano em uma operação militar na sexta-feira, segundo um comunicado divulgado na internet pela agência Anncol e datado de sábado.

"A paz na Colômbia não nascerá de nenhuma desmobilização guerrilheira, e sim da abolição definitiva das causas que dão origem ao levante. Há uma política definida e essa é a que continuará", disse o comunicado assinado pelo Secretariado (dirigência) do grupo insurgente, datado no sábado e que afirma que "morreu o camarada e comandante Alfonso Cano".
Reprodução do comunicado das Farc no site da agência Anncol (Foto: Reprodução)
06 nov 11
Diretora da Unesco nega 'crise' após corte de financiamento dos EUA
Segundo Angela Merkel, os países do continente "gastaram muito mais do que ganharam durante anos" e precisam de limite para assumir novos créditos

A presidente Dilma Rousseff, durante encontro com a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, em Paris. Foi o último compromisso oficial da viagem da presidente à França. Ela retorna ao Brasil na madrugada da segunda-feira (7). (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

A chanceler Alemanha, Angela Merkel, disse neste sábado que a Europa deve precisar de pelo menos dez anos para superar a crise da dívida que atinge o continente. Em sua tradicional mensagem em vídeo dos sábados, Merkel afirmou que a dívida acumulou-se durante décadas, o que significa que "não deixará de existir de um dia para o outro". Leia mais...

Lula é o presidente mais admirado por deputados e senadores
Pesquisa realizada pelo Instituto Análise também avaliou a opinião dos parlamentares sobre a imprensa e o poder judiciário
 Getty Images
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é mais admirado pelos congressistas brasileiros do que a atual governante, Dilma Rousseff, e do que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, segundo pesquisa realizada pelo portal "Congresso em Foco".

A nota média recebida por Lula dos deputados e senadores foi de 7,25, enquanto Dilma ficou com 6,81 e FHC com 6,1. O ex-sindicalista e FHC foram bem avaliados tanto pelos legisladores governistas como pela oposição. O estudo foi realizado pelo Instituto Análise.

"Esta é uma demonstração do momento altamente favorável do Lula e da Dilma", analisou o diretor do instituto, Alberto Almeida, ao interpretar os resultados da pesquisa.

O estudo foi feito com 125 deputados e 25 senadores, escolhidos proporcionalmente à representação se seus partidos no Congresso. Para o analista político Marcio Grijó, citado pelo "Congresso em Foco", o resultado comprova que os parlamentares seguem preferindo Lula à Dilma.

"Lula sempre soube negociar mais com o Congresso, enquanto Dilma tem perfil mais técnico", disse Grijó.


25 nov 11
Triplo atentado a bomba em mercado deixa ao menos 11 mortos no Iraque
Outras 72 pessoas ficaram feridas, segundo fontes da polícia em Basra.
Tropas dos EUA, que ajudam na segurança, deixam o pais até o fim do ano.
Policiais trabalham no local das explosões no mercado de Basra (Foto: Nabil al-Jurani/AP)
21 nov 11
Mais de 30 mil acompanham missa com Bento XVI em Benin
Papa pediu a africanos que não idolatrem poder e dinheiro.
Missa em estádio de Cotonou finaliza visita de Bento XVI ao país.
papa (Foto: AP)

Mais de 30 mil pessoas se reuniram na manhã deste domingo (20) em um estádio de Cotonou para uma missa oficial presidida pelo Papa Bento XVI no último dia de uma visita ao Benin. O pontífice foi aclamado no "Estádio da Amizade" ao segurar uma criança no colo.

Bento XVI pediu aos africanos que não idolatrem o poder e o dinheiro. Também solicitou que ajudem os marginalizados. "Sem dúvida isto pode parecer desconcertante: ainda hoje, como há 2 mil anos, acostumados a ver a realeza no êxito, o poder ou o dinheiro, nos custa aceitar um rei que se transforme no servidor dos mais humildes", afirmou. 
Veja mais...
20 nov 11
Quatro morrem em campo minado pelas Farc na Colômbia
Três vítimas eram indígenas e a outra era um militar.
Guerrilha é a mais antiga em atividade na América Latina.
14 nov 11
Bolívia é o maior abastecedor de droga na América do Sul, diz ONU
Representante da ONUDC fez afirmação em entrevista neste domingo (13).
Na produção, país fica atrás da Colômbia e do Peru.

Bolívia é o maior abastecedor do mercado sul-americano de cocaína, segundo o peruano César Guedes, representante das Nações Unidas contra as Drogas e o Crime (ONUDC), entrevistado no domingo (13) por um jornal local.

"Sobre a droga boliviana, sabe-se que apenas 1% que sai do país chega ao mercado americano. A Bolívia é o maior abastecedor do mercado sul-americano, a outra parte vai para a Europa", disse ao jornal Página Siete.

"A Bolívia é um país de passagem. Ela serve de ponte para a droga da Colômbia e do Peru para o mercado sul-americano emergente", apontou.

Segundo o funcionário "a maior parte da droga colombiana vai para os Estados Unidos, 20% para a Europa e outros locais. Do Peru, a metade vai para o mercado americano e a outra metade para Europa e América do Sul".

O negócio da cocaína move anualmente, só nos países andinos da região (Bolívia, Colômbia e Peru), cerca de US$ 85 bilhões, de acordo com estudos do organismo internacional.

Guedes parabenizou o recente acordo para normalizar as relações entre Bolívia e Estados Unidos e afirmou que "seria bom que fossem analisadas as novas propostas da DEA para trabalhar com a nova Bolívia". Recentemente a população interna do país recusou a retomada das ações da DEA. Saiba mais...

13 nov 11
Com triciclo lotado, motorista divide espaço com caminhão-cegonha
Cena foi registrada em cidade chinesa.
Imagem foi feita pelo fotógrafo Sean Yong.

Triciclo lotado com papel divide espaço com caminhão-cegonha. (Foto: Sean Yong/Reuters)
Um homem foi flagrado na última quarta-feira (9) andando com um triciclo superlotado de papel ao lado de caminhão-cegonha em uma avenida movimentada em Nanjing, na província chinesa de Jiangsu. Veja mais...
13 nov 11
SOBRE OUTRO OLHAR: 
a necessidade do Braille e a conquista digital; cegos vivenciam um mundo novo enquanto vivem esquecidos pelo novo mundo

Você já experimentou ficar por pelo menos 60 segundos com os olhos fechados e simultaneamente ter que realizar alguma atividade, como escrever, procurar uma roupa ou até mesmo caminhar por dentro de casa? No certo é uma situação incomoda. Mas, isso só acontece porque vivemos em um mundo onde tudo é feito para quem tem visão.

O fato é que, atualmente, os seres humanos estão em contato direto com inúmeras opções de informações que chegam até eles por meio de incontáveis ferramentas de comunicação que estão disponíveis apenas a olho nu.

Os quadros de aviso, por exemplo, localizados em instituições públicas e privadas são informativos e passam mensagens que são interpretadas apenas por quem podem ler. Além destes, também existem mensagens verbais e não verbais em folders, cartazes, panfletos, livros, revistas, jornais, TV e internet que, se não disponibilizados na versão em Braille (códigos em relevo), nunca chegarão sozinhas até um deficiente visual.

Assim como na vida real - em que a inadequação das cidades é um transtorno para os deficientes -, no mundo virtual também são necessários ajustes. Muitas páginas, bonitas e funcionais para quem pode enxergar, precisam de adaptações para se adequar aos cegos. De nada adianta, por exemplo, páginas coalhadas de desenhos se os ícones não forem acompanhados de palavras que possam ser decodificadas. Têm de estar escritas letra por letra para que possam ser lidas pelo programa que as transforma em som.


Mesmo diante dos problemas e dificuldades ainda enfrentados pelos portadores de deficiência visual, felizmente está havendo um movimento, quase que mundial, no sentido de prover formas de apresentação que são mais acessíveis, mas é claro que isso tudo vai acontecendo paulatinamente. Há pouco tempo atrás, a pessoa não tinha acesso a nada e de repente tem acesso a um mundo de coisas.

Na Paraíba, essa inovação tecnológica com a chamada inclusão digital só é possível graças à atuação do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha – o ICPAC, localizado em João Pessoa, Capital do Estado. A entidade está prestes a completar 70 anos de existência, porém, necessita, literalmente, de um olhar.

Desconhecida ou até mesmo ignorada pela maioria da população, a entidade, de cunho filantrópico, presta serviço nas áreas de educação, reabilitação e profissionalizante às pessoas portadoras de deficiência visual que desejam ampliar seus serviços e melhorar cada vez mais o atendimento à sua clientela, no entanto, ainda esbarra na questão financeira, pois sobrevive praticamente de doações.

13 nov 11
Manifestantes incendeiam carro de emissora de TV na Polônia
Protesto ocorre no Dia da Independência da Polônia.
Polícia enfrentou os manifestantes no centro de Varsóvia.
Manifestantes extremistas incendeiam o carro de uma emissora de TV durante um protesto violento no Dia da Independência da Polônia, em Varsóvia, nesta sexta-feira (11). (Foto: Czarek Sokolowski / AP)
Manifestantes extremistas incendeiam o carro de uma emissora de TV durante um protesto violento no Dia da Independência da Polônia, em Varsóvia, nesta sexta-feira (11). 
(Foto: Czarek Sokolowski / AP)

08 nov 11
Começa na França o julgamento do venezuelano 'Carlos, o chacal'
Ilich Ramírez Sánchez é réu por liderar ou participar de atos de terrorismo.
Na véspera, ele afirmou em entrevista que fez 'de 1.500 a 2.000' vítimas.
Ilustração feita durante julgamento desta segunda (7) mostra 'Carlos, o chacal' gesticulando durante a audiência (Foto: AFP)


Teve início na manhã desta segunda-feira (7) o julgamento do venezuelano Ilich Ramírez Sánchez, apelidado de "Carlos, o chacal", em um tribunal de Paris por quatro atentados cometidos na França, que deixaram 11 mortos. Esse poderá ser o último julgamento contra o venezuelano, máximo expoente do terrorismo na Europa dos anos 1970 que se tornou uma lenda da luta armada.

Depois de anunciar ao tribunal sua identidade, local de nascimento e idade, ao ser questionado sobre a profissão, "Carlos" se apresentou como "revolucionário de profissão".

Em uma entrevista publicada neste domingo (6) pelo jornal venezuelano "El Nacional", o venezuelano afirmou ter cometido mais de uma centena de ataques que deixaram de 1.500 a 2.000 mortos, apesar de não ter dado detalhes. 

EUA alcançaram número recorde de pobres em 2010, informa o Censo
No ano passado, o país registrou 49,1 milhões de pobres, o que representa 16% da população. A maioria dos pobres é de hispano-americanos
getty images

Os Estados Unidos registraram 49,1 milhões de pobres em 2010, um número recorde, que representa 16% da população, segundo informou nesta segunda-feira o Escritório do Censo, um número maior que os 46,2 milhões reportados inicialmente.

Em setembro, o Censo publicou os dados anuais sobre pobreza, que é calculado focando-se principalmente nas receitas da população, e contabilizou que um de cada seis americanos vive abaixo da linha de pobreza (46,2 milhões de pessoas), a maior número de pobres desde 1959.

No entanto, segundo um método mais minucioso para se ajustar à realidade, que incluiu fatores como os benefícios recebidos do Governo e as faturas a serem pagas, o número de pobres se elevou a 49,1 milhões.

De acordo com os novos dados, a pobreza afeta 14 milhões de hispano-americanos (28,2%); 9,9 milhões de afro-americanos (25,4%); 2,39 milhões de asiáticos (16,7%); e 34,7 milhões de brancos (14,3%). Veja mais...


08 nov 11
Jogos indígenas reúnem 38 etnias em competições no Tocantins
Edição acontece entre 5 e 12 de novembro no município de Porto Nacional.
Trinta ocas e arquibancadas foram construídas formando 'aldeia olímpica'.
Abertura dos Jogos dos Povos Indígenas no Tocantins (Foto: Edison Bueno/Funai)
A décima primeira edição dos Jogos dos Povos Indígenas teve início neste sábado (5), no Tocantins, reunindo 38 etnias no município de Porto Nacional, localizado cerca de 60 km da capital Palmas. Os jogos acontecem na Ilha de Porto Real.
Segundo a Funai, os jogos acontecem até o sábado (12) e são considerados o maior encontro esportivo indígena da América Latina. O objetivo é promover a cidadania indígena, a integração e os valores tradicionais.Abertura dos Jogos dos Povos Indígenas no Tocantins (Foto: Edison Bueno/Funai)
Na abertura, cerca de 1,5 mil indígenas de diversas regiões do país participaram do chamado cerimonial do fogo, em que é acesa a chama do fogo sagrado, na Ilha do Bananal. Semelhante à tocha olímpica, parte dos Jogos Olímpicos mundiais, o fogo sagrado significa a possibilidade de construir novos cenários de relacionamentos humanos.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, participou da abertura dos jogos e afirmou que pretende tornar o evento internacional. "Os jogos indígenas é uma forma de valorizar suas tradições culturais e celebrar a vida. O governo brasileiro irá se empenhar para transformar os jogos indígenas em um evento internacional", declarou. Veja mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário