segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

INFORMÁTICA_DEZ


29 nov 11
Hacker cria monitor contra bisbilhoteiros
Monitor contra bisbilhoteiros. (Foto: Reprodução)


Com um monitor velho, um óculos 3D e alguma habilidade, você pode construir um monitor cujo conteúdo da tela só pode ser visto por você. O sistema foi desenvolvido para usuários que querem privacidade máxima ao trabalhar no computador, e se destaca por ser um sistema "caseiro" e de baixo custo.

O site Instructables publicou o passo-a-passo da montagem do sistema, incluindo um arquivo em PDF, para incentivar aqueles que querem arriscar a construir um modelo semelhante em casa. O monitor é uma criação do modder dimovi, um engenheiro elétrico que resolveu criar o inusitado produto pelo simples fato que não queria que seus colegas de trabalho tivessem acesso ao conteúdo do seu computador. E como proteções de senha não surtiam mais efeito, ele adotou uma decisão "radical".

Para chegar ao resultado desejado, dimovi utilizou um velho monitor LCD, óculos 3D que são utilizados em cinemas (ou velhos óculos de sol modificados), um diluente (acetona, terebintina, acetato de metila ou acetato de etila), uma máquina de corte a laser (segundo o próprio modder, esse item é dispensável; basta ter uma mão firme e uma boa faca na hora de cortar), uma chave de fenda, uma broca, toalhas de papel e supercola. Ou seja, todos os itens podem ser encontrados com certa facilidade por qualquer pessoa.

O resultado é, no mínimo, muito interessante. Para qualquer pessoa que não está usando o óculos 3D, o monitor exibe uma tela em cinza, como se fosse uma tela inativa, ou desconectada do computador. Porém, para o usuário que estiver com o óculos 3D, todas as informações são exibidas claramente. O resultado é possível basicamente por causa da ação do solvente na tela do monitor, que torna tudo cinza aos olhos dos outros, e da polarização dos óculos 3D com a frequência de exibição do monitor. Confira o vídeo que mostra o projeto em funcionamento.

Via Instructables


26 nov 11
Suecos tentarão quebrar recorde de conexão mais rápida de internet neste fim de semana
Qual sua velocidade de download mesmo? (Foto: Reprodução)

Uma parceria entre a fabricante de roteadores Cisco e a provedora de acessos Telia pretende entregar aos presentes no evento sueco Dreamhack, equivalente à nossa Campus Party, uma conexão de incríveis 120Gb/s, ainda neste final de semana.

O Dreamhack é tão grande em dimensões que entrou para o Guinness Book como “A maior Lan Party do mundo”. Por isso, nada seria mais bem-vindo e pertinente à reunião que uma conexão dessa magnitude.

Para efeitos de comparação, a Telefônica, maior patrocinadora da Campus Party Brasil, conectou seus membros a 20Gb/s de velocidade.

As empresas tentarão pôr em funcionamento de forma ampliada ainda este ano uma conexão de 300Km com cabos entre Jönköping e Estocolmo. O objetivo é fornecer a mesma velocidade que os 20.000 aguardados visitantes da Dreamhack desfrutarão neste final de semana a 750 mil moradores que habitam essas cidades.

Este projeto vem sendo uma das grandes preocupações da Cisco e Telia desde o meio do ano. A rede em fibra é desenvolvida pela Telia, e a Cisco ficou responsável pela seção de hardwares, que inclui um par de roteadores CSR-3 capazes de suportar até 322 Tb/s de tráfego de dados.

Com o projeto plenamente funcional, as empresas baterão o novo recorde de uso de conexão mundial. Com tamanho volume de tráfego, o projeto seria capaz de, por exemplo, fazer com que todos os 750 mil conectados entre as duas cidades pudessem ouvir músicas em streaming simultaneamente. Ou baixar um filme em 0.47 segundos.

Via Engadget.

27 nov 11

Ciberespiões políticos usam iTunes para invadir computadores e obter informações pessoais
Ciberespiões estão tirando partido de falhas de segurança de versões anteriores do iTunespara roubar dados de usuários e vendê-los. Os hackers instalam spywares através do referido programa e conseguem desta forma monitorar toda a atividade social da vítima na internet e depois vendem as informações a governos. É o FinFisher, praga virtual vendida por uma empresa inglesa, a Gamma International, e que pode ter roubado informações de milhões de pessoas ao redor do mundo.
itunes (Foto: techtudo)


O spyware se instala na máquina da vítima a partir de um falso aviso de atualização do iTunes. Ao aceitar o update, o usuário é levado a uma página de internet falsa que o alerta sobre a necessidade de se atualizar o Adobe Flash. Ao fazê-lo, o usuário está consentindo em instalar o spyware que passa a ter acesso aos dados de navegação do computador e até mesmo a conversas de Skype, Facebook e MSN.

A Gamma International foi pega tentando vender a ferramenta para o regime egípcio deposto antes da chamada Primavera Árabe, que por meio de protestos e ações populares organizadas via internet, derrubou uma porção de governos. Além do Egito, governos de Malásia e Indonésia tiveram reuniões com a Gamma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário