sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

MUNDO GAY_NOV



13 nov 11
Parada Gay em Curitiba é realizada neste domingo
14ª edição do evento começou nesta tarde.
Estimativa era de 150 mil pessoas no evento.
A 14ª edição da Parada LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) acontece na tarde deste domingo (13) nas ruas de Curitiba, no Paraná. (Foto: Joka Madruga / Agência Estado)
A 14ª edição da Parada LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) acontece na tarde deste domingo (13) nas ruas de Curitiba, no Paraná. (Foto: Joka Madruga / Agência Estado)
A estimativa inicial para o público do evento era de 150 mil pessoas. Na foto, casal se beija nas ruas da capital paranaense. (Foto: Joka Madruga / Agência Estado)
A estimativa inicial para o público do evento era de 150 mil pessoas. Na foto, casal se beija nas ruas da capital paranaense. (Foto: Joka Madruga / Agência Estado) Saiba mais...

13 nov 11
Mais de 2 mil chineses participam de parada gay em Hong Kong
Apoiadores da comunidade LGBT foram às ruas da cidade.
Faixas pediam criminalização da discriminação contra homossexuais.

Mais de 2 mil apoiadores da comunidade lésbica, gay, bissexual e transgênero foram às ruas de Hong Kong neste sábado (12) para participar de uma parada do orgulho gay. (Foto: Dale de la Rey/AFP)

A parada em uma das principais regiões administrativas da China contou com música, danças e faixas pedindo leis que criminalizem a descriminação sexual. (Foto: Dale de la Rey/AFP)
Mais de 2 mil apoiadores da comunidade lésbica, gay, bissexual e transgênero foram às ruas de Hong Kong neste sábado (12) para participar de uma parada do orgulho gay. (Foto: Dale de la Rey/AFP)
01 nov 11
Mercado Gay
Valéria e Janete, do 'Zorra Total', 
viram bonecos
Valéria e Janete do 'Zorra Total' (Foto: Divulgação)
Os personagens Valéria e Janete, interpretados respectivamente por Rodrigo Sant'Anna e Thalita Carauta no humorístico "Zorra Total", viraram bonecos nas mãos de Marcus Baby. O artista plástico contou ao EGO que demorou 40 dias para confeccionar os bonecos, tamanha riqueza de informação visual dos personagens,  como texturas, materiais e acessórios diferentes. Veja na fonte...

Revoltante
Cerca de dois homossexuais são mortos na Paraíba por mês
19 out 11
Dados foram divulgados nesta terça-feira (18) pelo grupo MEL da capital
Paraíba ocupa o segundo lugar no ranking nacional com 19 crimes do tipo.
José de Arimatéia, assassinado no domingo em Sousa (PB) (Foto: Reprodução/TV Paraíba)

Cerca de dois homossexuais são assassinados por mês na Paraíba. É o que mostra o levantamento divulgado nesta terça-feira (18) pelo ONG Movimento do Espírito Lilás (MEL). Em dez meses, 18 pessoas foram mortas no estado. O presidente do MEL, Renan Palmeira, informou que o número pode ser muito maior porque os dados são referentes a apenas oito dos 223 municípios da Paraíba.

O caso mais recente aconteceu no último domingo (16) no município de Patos, no Sertão da Paraíba. O travesti José de Arimatéia da Silva, de 27 anos, foi morto a tiros por trás da estação ferroviária da cidade. Até às 21h desta terça-feira os suspeitos do crime não haviam sido capturados. Saiba mais...
Crimes Homofobicos: Paraíba com 18 crimes em 2011 ocupa o 1º lugar nacional
19 out 11

A Paraíba registra em outubro deste ano, 18 assassinatos de homossexuais em oito cidades do Estado. O levantamento feito pelo Movimento Espírito Lilás (MEL) aponta que o número de crimes motivados por homofóbia em 2011 no estado da Paraíba e maior percentual nacional de assassinatos por um estado da federação.

-De acordo com o presidente da entidade, Renan Palmeira, estes números comprovam uma realidade cruel na Paraíba. “O preconceito e a discriminação por identidade de gênero ou por orientação sexual diferenciada da heterossexualidade, produz para a comunidade LGBT diversas repressões culminando com assassinatos brutais”, disse Renan. Ele ainda diz que o estado da Paraíba tem que criar políticas públicas de combate a homofobia no estado da Paraíba, e até esse momento o governo estadual pouco tem feito para coibir o preconceito homofobico no estado.
Saiba mais...
Para não perder o habito
Casal gay é agredido na região da Av. Paulista
Homossexuais levaram socos na madrugada deste sábado.
Uma das vítimas teve a perna quebrada.
agressão gay (Foto: Roney Domingos/G1)

Um casal de homossexuais afirma ter sido agredido em frente a um restaurante da Rua Fernando de Albuquerque, na região da Avenida Paulista, em São Paulo. A agressão ocorreu na madrugada deste sábado (1º) quando o casal saía de um bar na Rua Bela Cintra. As vítimas registraram  boletim de ocorrência no 78º Distrito Policial - Jardins e foram orientadas a fazer exame de corpo delito no Instituto Médico Legal. O caso foi registrado como lesão corporal e  será investigado pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). Saiba mais...


Homossexuais sofrem com onda de 'estupros corretivos' na Africa do Sul
Cresce número de agressões cometidas por homens que querem mudar orientação sexual das vítimas; poucos casos são punidos.
Ativistas protestam contra estupros contra homossexuais na África do Sul (Foto: AFP)

Uma onda de casos de estupro e assassinatos cometidos por homens contra mulheres homossexuais, aparentemente com o objetivo de 'corrigir' suas orientações sexuais, está assustando a África do Sul.
Segundo estimativas, pelo menos 31 mulheres já morreram no país vítimas desse tipo de ataque nos últimos dez anos.
Mais de dez homossexuais mulheres são estupradas - por indivíduos ou coletivamente - por semana apenas na Cidade do Cabo (sul do país), segundo a Luleki Sizwe, uma organização de apoio a vítimas de violência sexual.
Muitos outros casos não são relatados ou porque as vítimas têm medo que a polícia as ridicularize ou que seus agressores voltem a procurá-las, explicou Ndumie Funda, fundadora da Luleki Sizwe.
'Os casos reportados pela imprensa não são nem a ponta do iceberg. Lésbicas têm sido atacadas em municípios sul-africanos diariamente', disse.
Vítimas
Noxolo Nkosana, 23, da Cidade do Cabo, foi vítima recentemente desse tipo de agressão.
Certa noite, quando retornava para casa com sua namorada, ela foi esfaqueada por dois homens - um deles morador da mesma comunidade que ela.
'Eles estavam andando atrás de nós. Começaram a me xingar e a gritar: 'Ei, sua lésbica, vamos te mostrar'', relatou Nkosana à BBC. Leia mais...
ONU reconhece oficialmente grupo global gay
ROBERT EVANS - REUTERS
A principal entidade global de representação dos homossexuais, ILGA, foi formalmente reconhecida pela Organização das Nações Unidas, apesar da forte oposição de países africanos e islâmicos, segundo um relatório divulgado nesta terça-feira pela ONU.
Ativistas disseram que a decisão do Conselho Econômico e Social da ONU marca um importante avanço para as minorias sexuais, num momento em que elas estão sob crescente pressão em alguns países em desenvolvimento.
A ILGA (Associação Internacional de Gays e Lésbicas, na sigla em inglês) pleiteava há mais de uma década seu reconhecimento como membro consultivo da ONU, o que implica o direito em participar de reuniões da ONU, se pronunciar e fornecer informações a agências globais acerca do tratamento dado aos homossexuais.
A entidade, que diz ter 670 organizações afiliadas em 110 países, também poderá participar de reuniões do Conselho de Direitos Humanos da ONU, onde há um forte sentimento homofóbico -- embora essa instância tenha aprovado no mês passado, por estreita margem, a primeira resolução na história da ONU condenando a violência contra homossexuais.
Na sessão de segunda-feira do Conselho Econômico e Social, 29 países votaram a favor do reconhecimento da ILGA - principalmente europeus e latino-americanos, mas também Índia, Coreia do Sul, Japão e Mongólia. Outros 14 -- países africanos e islâmicos, mas também Rússia e China -- votaram contra. Houve 5 abstenções.
O resultado reverteu o parecer de uma comissão da ONU contra o reconhecimento do grupo.
A sessão de segunda-feira da Ecosoc também resultou no reconhecimento do status consultivo de duas outras entidades -- uma ONG de questões trabalhistas, que atua principalmente na América Latina, e uma entidade síria de direitos humanos com sede em Paris.
Os EUA elogiaram o voto favorável à ILGA, dizendo que essa ONG está "comprometida com o respeito aos direitos humanos e liberdades universais". Já o Egito argumentou que a entidade não esclareceu suspeitas de que alguns de seus membros estariam ligados à pedofilia.
Falando em nome da União Europeia, a Polônia queixou-se de que alguns dos 19 integrantes da comissão que avalia as ONGs -- e que atualmente inclui Cuba, Paquistão, Rússia e China -- se opõem ao reconhecimento de entidades que criticam a situação dos direitos humanos nessas nações, ou por causa das causas que elas defendem. 
Em defesa do Kit Anti-Homofobia Já!

O MEC está sendo inundado com e-mails orquestrados pelos conservadores e fundamentalistas religiosos que se posicionam contrariamente ao KIT ANTi-HOMOFOBIA que foi elaborado por aquele Ministério e que está em vias de ser analisado pelo Comitê de Publicação, para que seja disponibilizado para as escolas públicas que o desejarem.

É DE SUMA IMPORTÂNCIA que a gente – nós, LGBT, mas também todas e todos aqueles que lutam por um Brasil verdadeiramente justo e democrático – se manifeste dando apoio a este material que nada mais faz do que propor a cultura de paz e a convivência com as formas de amar e vivenciar a sexualidade que não se encaixam no modelo heterossexual hegemônico.

ENVIEM E-MAILS PARA O ENDEREÇO:   acsgabinete@mec.gov.br   !

No campo do “assunto”, coloquem bem explícito: A FAVOR DO KIT ANTI-HOMOFOBIA ou então A FAVOR DO KIT ESCOLA SEM HOMOFOBIA

Na mensagem, não é preciso se alongar muito, apenas dizer que se trata de uma iniciativa valiosa do MEC que beneficiará a TODAS E TODOS OS ESTUDANTES, pois terá como efeito jovens cidadã/os que saberão respeitar pessoas que tem uma orientação sexual e uma identidade de gênero diferente da sua própria.

Se quiser, fale também que o próprio Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que as uniões homoafetivas têm o mesmo valor, a mesma dignidade e portanto os mesmos direitos e deveres que as uniões estáveis heterossexuais. E que a Constituição Federal proíbe toda e qualquer forma de discriminação.

POR FAVOR, REPASSEM A TODA A SUA LISTA DE CONTATOS, POSTE NAS REDES SOCIAIS, ESCREVA NO SEU BLOG, COLOQUE BANNERS NO SEU SITE.

Assine também a PETIÇÃO A FAVOR DO KIT >> http://www.peticaopublica.com.br/?pi=kitsim

Semana do orgulho LGBT em Montes Claros

quarta-feira, 21 de setembro de 2011 | 19:31 


A maior cidade do Norte de Minas receberá uma série de eventos que incentivam o respeito à diversidade e à orientação sexual de cada um com a realização, entre os dias 3 e 8 de outubro, da VI Semana do Orgulho LGBT de Montes Claros, que terá como tema: Sem homofobia, mais cidadania. Somos todos iguais.Organizada pelo Movimento Gay dos Gerais, a semana, que chama a atenção para a temática de respeito à livre expressão de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais terá abertura oficial na sala Geraldo Freire (anexo da Câmara Municipal), no dia 3 de outubro, às 19 horas. No dia seguinte acontecerá uma Ação de Cidadania na Praça Doutor Carlos, a partir das 9 horas, oferecendo à população diversos serviços de saúde, lazer e entretenimento.A legislação municipal (PL 4007/08), que dispõe sobre o combate às práticas discriminatórias em razão da orientação sexual será discutida em uma mesa de debates, no dia 5, às 19 horas, na Sala Geraldo Freire. No dia 6, a discussão será a respeito do crescimento da incidência das DST’s, HIV/AIDS e hepatites virais; no dia 7, a Sala Geraldo Freire receberá uma mesa redonda sobre a união homoafetiva sob o enfoque dos direitos humanos.No encerramento da VI Semana do Orgulho LGBT, a Avenida Deputado Esteves Rodrigues (Avenida Sanitária) será palco da VIII Parada do Orgulho LGBT, sendo que a concentração será a partir das 16 horas com termino previsto para as 22 horas. Durante a parada estão previstas as apresentações de dee jay’s, trios e performances.A maior cidade do Norte de Minas receberá uma série de eventos que incentivam o respeito à diversidade e à orientação sexual de cada um com a realização, entre os dias 3 e 8 de outubro, da VI Semana do Orgulho LGBT de Montes Claros, que terá como tema: Sem homofobia, mais cidadania. Somos todos iguais.Organizada pelo Movimento Gay dos Gerais, a semana, que chama a atenção para a temática de respeito à livre expressão de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais terá abertura oficial na sala Geraldo Freire (anexo da Câmara Municipal), no dia 3 de outubro, às 19 horas. No dia seguinte acontecerá uma Ação de Cidadania na Praça Doutor Carlos, a partir das 9 horas, oferecendo à população diversos serviços de saúde, lazer e entretenimento.A legislação municipal (PL 4007/08), que dispõe sobre o combate às práticas discriminatórias em razão da orientação sexual será discutida em uma mesa de debates, no dia 5, às 19 horas, na Sala Geraldo Freire. No dia 6, a discussão será a respeito do crescimento da incidência das DST’s, HIV/AIDS e hepatites virais; no dia 7, a Sala Geraldo Freire receberá uma mesa redonda sobre a união homoafetiva sob o enfoque dos direitos humanos.No encerramento da VI Semana do Orgulho LGBT, a Avenida Deputado Esteves Rodrigues (Avenida Sanitária) será palco da VIII Parada do Orgulho LGBT, sendo que a concentração será a partir das 16 horas com termino previsto para as 22 horas. Durante a parada estão previstas as apresentações de dee jay’s, trios e performances.


Rio prepara-se para ser capital mundial do turismo gay

Jornal britânico relata inciativas recentes da prefeitura do Rio de Janeiro para promover a diversidade sexual.


Uma série de iniciativas da prefeitura do Rio de Janeiro para promover a diversidade sexual ajuda a preparar a cidade para se transformar na capital mundial do turismo gay, segundo afirma reportagem publicada nesta terça-feira pelo diário britânico The Guardian.
O jornal relata a festa de lançamento da semana da diversidade, "uma celebração das diferenças culturais e étnicas da cidade e uma tentativa de posicioná-la como a capital global do turismo gay".
O jornal relata ainda que nos últimos meses houve "uma avalanche de iniciativas amigáveis à comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) no Rio: cursos vocacionais para travestis, projetos contra intimidação de estudantes gays e lésbicas e uma nova lei proibindo a discriminação nos clubes noturnos da cidade".

A reportagem observa ainda que em fevereiro o prefeito da cidade anunciou a criação de uma secretaria especial para a diversidade, chefiada pelo estilista Carlos Tufvesson, para quem o Rio não é apenas "o destino mais sexy da Terra", mas também um lugar onde a tolerância é natural.
'Fonte de renda'
Para o Guardian, as iniciativas são "uma potencial fonte de renda" para a cidade. Segundo o jornal, 25% dos turistas que chegaram a cidade no ano passado, ou 880 mil pessoas, eram gays.
"O escritório de turismo da cidade espera elevar esse número ainda mais e publicou folhetos brilhantes com as cores do arco-íris, cheios de fotos de homens musculosos e slogans convidando os turistas a 'viver a sensação do Rio'", diz a reportagem.

15 nov 11
Crime de homofobia: além de espancado, homossexual é atirado em fogueira

Três jovens acusados de agredir um homossexual durante uma festa de halloween responderão a processo no estado do Texas, nos Estados Unidos. O caso chamou a atenção na cidade de Reno pela violência do ataque: Burke Burnett, de 26 anos, levou socos e chutes, teve as costas e os braços feridos por uma garrafa de cerveja quebrada, antes de ser atirado em uma fogueira.
Saiba mais...
13 nov 11
Agenda: evento reúne programação sobre diversidade sexual
Aconteceu em São Paulo, o 19º Festival Mix Brasil de Cinema da Diversidade Sexual, com programação especial no tema Diversidade para Todos

Foto:    Divulgação

Começou (10/11), em São Paulo, o 19º Festival Mix Brasil de Cinema da Diversidade Sexualcom o tema Diversidade para Todos. O evento, que acontece até dia 20 de novembro na capital paulista e segue para o Rio de Janeiro entre os dias 24 de novembro e 1º de dezembro, traz uma programação especial no Centro Cultural São Paulo, além das salas do Cinesesc Augusta, Cine Olido, Espaço Unibanco, MIS e sessão ao ar livre no Largo do Arouche.

O festival reúne longas premiados como o francês Tomboy, de Céline Sciamma, além de peças, documentários, música e uma exposição em homenagem à multiartista e ativista Claudia Wonder. Veja a programação completa e os locais das exibições no site do evento e agende-se!

Serviço
19° Festival Mix Brasil de Cinema da Diversidade Sexual - www.mixbrasil.org.br São Paulo, de 10 a 20 de novembro
Rio de Janeiro, de 24 de novembro a 1º de dezembro

06 nov 11
Parada do Orgulho LGBT pede o fim da homofobia, em João Pessoa
Evento acontece neste domingo (6) na Orla de João Pessoa.
Em 2011, 18 mortes por motivação homofóbica foram registradas na PB.

X Parada do Orgulho LGBT em João Pessoa (Foto: Rammom Monte/G1)
“Esse número é lamentável, nós do MEL estamos há 20 anos nesta luta para diminuir esse número. Eu acredito que o poder público tem sua parcela de culpa, porque não cria políticas contra a homofobia. E também tem a parte do preconceito, da cultura paraibana. É uma tristeza”, disse Renan Palmeira, vice-presidente do MEL.
A transexual Louise Monteaux, estudante do curso de Relações Públicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), também comentou sobre o preconceito na universidade . “Existe sim o preconceito dentro da universidade. Mas eu estou lá para mostrar que o homossexual é tão inteligente quanto o heterossexual, e em determinadas vezes, é até mais. Não é porque sou uma transexual que minha capacidade é menor”, afirmou.

Ela ainda comentou sobre o alto índice de mortes relacionadas a homofobia. “Isso é um caos, nós vivemos numa cidade e em um estado muito retrógrados. Na Paraíba existem muitos homossexuais e esses crimes não podem continuar assim, isso tem que acabar”, comentou Louise.

Segundo Renan, o evento conta com sete trios elétricos e DJs que animaram o público na concentração. Em seguida, os participantes seguem em caminhada até um palco montado no Busto de Tamandaré, onde haverá performances de drag queens, transformistas e shows da bandas Brasis, Osorno, Diana Miranda e Malu Morena. De acordo com o vice-presidente do MEL, o evento está previsto para terminar às 22h, após os shows que serão realizados no Busto de Tamandaré. Fonte G1

01 nov 11
'Homem grávido' diz ter fechado a 'fábrica'
Thomas Beatie, que ficou conhecido como o "primeiro homem grávido", disse ter "fechado a fábrica", informou o "Sun". Nascido mulher - Tracy Lagondino -, ele se tornou legalmente homem em 2002. Thomas não teve os órgãos reprodutivos removidos.

Com a esposa, Nancy, Thomas ficou "grávido" em 2007 de Susan. Depois, vieram mais dois filhos, Austin e Jensen. Nancy, que já tinha dois filhos crescidos de outro relacionamento, não podia mais ter filhos após ser submetida a histerectomia.

Agora, Thomas e Nancy estão satisfeitos com três filhos e decidiram parar por aí. Eles vivem no Arizona (EUA). Saiba mais...
Conquista histórica
O Conselho de Ministros aprova hoje a proposta de lei que torna legal o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O documento segue para a Assembleia da República onde também deverá ser aprovado, com os votos a favor do PS, BE e PCP.



A adopção fica para já de fora, já que o PS não tem "mandato democrático" para avançar com essa medida e essa questão "deve ser encarada de maneira diferente, com argumentos diferentes e outro debate", justificou o socialista João Tiago Silveira.

Turismo Gay
Shutterstock
Madri se transformará na capital do turismo gay em 2014

A cidade foi escolhida para ser sede da convenção mundial da International Gay & Lesbian Travel Association

Agência EFE

A cidade espanhola de Madri foi escolhida para ser sede da convenção mundial da International Gay & Lesbian Travel Association (Iglta), que será realizada em 2014.

Segundo a entidade, a capital foi eleita por sua personalidade aberta e integradora. A cidade venceu Estocolmo, Zurique e Cannes, que eram candidatas a sede do encontro. O apoio da prefeitura de Madrid e os atrativos turísticos da metrópole foram essenciais para a escolha do local.

O delegado de Economia, Emprego e Participação Cidadã de Madri, Miguel Ángel Villanueva, mostrou-se satisfeito pela convenção, a primeira desse tipo a ser realizada na Espanha. "O encontro vai contribuir para a consolidação de Madri entre os principais destinos do mundo para o segmento LGTB".

A candidatura madrilenha contou também com a colaboração de associações de defesa dos direitos dos homossexuais, ONGs, câmaras de comércio, empresários, escolas de negócios e empresas privadas.

O anúncio da escolha de Madri como sede da 31ª convenção mundial da International Gay & Lesbian Travel Association foi feito há alguns dias em Florianópolis, em Santa Catarina, durante sua reunião anual.

O secretário-geral de Turismo e Comércio Interior, Joan Mesquida ressaltou a importância que a convenção terá para Madri. Mesquida indicou que a Espanha é "um país único no mundo" por ter seis destinos LGBT: Madri, Barcelona, Ibiza, Sitges, Grande Canária e Torremolinos, que têm grande peso no setor, já que representam 10 % do turismo que recebe o país.

Madri é uma das referencias mundiais da comunidade. A cidade tem até um bairro gay, Chueca, e uma das principais paradas LGTB do mundo. A prefeitura da cidade destaca também sua oferta hoteleira, seus atrativos culturais e suas opções de lazer e gastronomia.

A Iglta conta com mais de cinco mil empresas e instituições associadas em 160 países e é a única entidade gay do mundo que pertence a Organização Mundial do Comércio (OMT).EFE

21 out 11
Maioria vota a favor de casamento gay, mas julgamento no STJ é adiado
Priscilla MendesDo G1, em Brasília
Quatro de cinco ministros da quarta turma votaram a favor de duas mulheres.
Ministro Marco Aurélio Buzzi pediu vista do processo e adiou decisão final.


Quatro dos cinco ministros da quarta turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) votaram, em julgamento nesta quinta-feira (20), a favor do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

O julgamento, porém, foi interrompido por um pedido de vista do ministro Marco Aurélio Buzzi, o último a votar. Ainda não há data para a retomada do julgamento. Enquanto o julgamento não terminar, os ministros ainda podem mudar seus votos.

A ação para validar o casamento é movida por um casal de gaúchas, que vivem juntas há cinco anos e desejam mudar o estado civil. A identidade de ambas não pode ser revelada porque o processo tramita em segredo de Justiça. Saiba mais...

Providencias
Maria do Rosário quer empenho dos estados na luta contra homofobia
17 out 11
País teve, em 2011, 2,4 mil denúncias de violência contra homossexuais.
Ministra dos Direitos Humanos se reuniu com secretarias de segurança.

A ministra Maria do Rosário durante reunião nesta segunda-feira (18) (Foto: Agência Brasil)

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Repúlica, Maria do Rosário, se reuniu nesta segunda-feira (17) com representantes das Secretarias de Segurança Pública de diversos estados para discutir o atendimento dos homossexuais nas delegacias do país. Ela pediu empenho dos estados para que sejam realizadas "investigações rigorosas".

"“A condição de sexualidade não dá a alguém um lugar menos importante na sociedade. A homossexualidade não transforma alguém em subcidadão. Portanto, quando existe a violência, é preciso que ela seja investigada rigorosamente e essa é a nossa meta hoje"”, disse a ministra durante o evento.

De acordo com a ministra, o país já obteve muitos avanços no combate aos crimes homofóbicos, como, por exemplo, a implantação do disque-denúncias.“Leia mais...

Suspeito de assassinato na praia do Jacaré é morto em João Pessoa
Crime aconteceu na madrugada desta sexta-feira no bairro de Mangabeira.

Vìtima era principal suspeito de matar Marx Nunes Xavier, em agosto.

Do G1 PB


Max morre em defesa da liberdade de expressão

Foi assassinado na madrugada desta sexta-feira (30), em João Pessoa, o estudante Aluízio Henrique Silva Cordeiro de Lucena, de 20 anos. O jovem era o principal suspeito de matar Marx Nunes Xavier, de 25 anos, no dia 8 de agosto na praia do Jacaré, em Cabedelo. De acordo com a Polícia Civil, Marx tentava defender um homossexual de uma agressão supostamente praticada por Aluízio.
De acordo com a Polícia Militar, um homem invadiu a casa onde Aluízio estava, no bairro de Mangabeira, e disparou várias vezes contra ele, que acabou morrendo no local. Dois outros homens de 19 e 29 anos de idade que também estavam na residência foram atingidos. Eles foram socorridos e levados para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Os dois chegaram à unidade por volta das 2h14 e continuam internados. De acordo com a assessoria de imprensa, o estado de saúde de ambos é regular.
Caso Marx
Marx Nunes Xavier, de 25 anos, foi atingido na altura do pescoço quando tentava evitar que Aluízio e um outro rapaz agredissem um homossexual que dançava próximo a um bar na praia de Jacaré, em Cabedelo. Os funcionários do estabelecimento disseram que já haviam proibido a entrada do rapaz no bar por conta das confusões que ele provocava. Marx Nunes morreu no local do crime.

Hospital revela que 68% dos paciantes com HIV são heterossexuais

Levantamento é do Hospital Emílio Ribas, que tem 80% de seus atendimentos voltados a portadores do vírus da AIDS

por Redação Galileu



Um levantamento feito pela equipe do Hospital Emílio Ribas, da Secretaria de Saúde de São Paulo, revela que 68% dos portadores do vírus da AIDS atendidos se declararam heterossexuais. E apenas 25% dos atendidos eram mulheres. A maioria dos pacientes têm entre 30 e 40 anos. A instituição, especializada em doenças infecto-contagiosas, tem 80% de seus atendimentos voltados a pessoas com HIV. 

A compilação de dados também mostrou que 20% dos atendidos estavam em uma união estável. Sobre o nível de escolaridade, 42% contavam com ensino fundamental concluído e só 0,9% possuíam ensino superior completo.
Segundo informou o médico infectologista David Uip, diretor do hospital, à assessoria de imprensa da Secretaria, o principal problema ainda é a conscientização. “Houve muitos avanços na medicina no que se diz respeito ao tratamento da Aids da década de 80 para cá, mas não adianta a medicina evoluir se toda a população não estiver consciente dos riscos da doença e de como preveni-la”. 

Os números foram obtidos durante 15 dias e com acompanhamento de mais de 100 pacientes internados no Emílio Ribas, que fica na capital paulista. 
Recife tem primeiro casamento 
homoafetivo direto do norte/nordeste
Nenhum casamento passa em branco. Ainda mais quando se trata do primeiro casamento homoafetivo que acontece no Recife desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a união homoafetiva, em maio. Nesta segunda-feira (26), a estudante Ana Carina da Silva Costa, 28 anos, e a assessora comercial Poliana Karla Costa da Silva, 26 anos, foram o primeiro casal pernambucano e do Norte-Nordeste a ter um casamento direto no civil, como acontecia apenas com casais heterossexuais. Embora o casal já tivesse união estável há quase um ano, hoje elas oficializaram o casamento no civil na 1ª Vara da Família e Registro Civil do Recife, no Fórum Rodolfo Aureliano.

De acordo com o juiz Clicério Bezerra e Silva, que realizou a cerimônia, já houve conversões de união estável para o casamento. "Já realizei cerca de cinco conversões, mas hoje foi o primeiro casamento homoafetivo com proclamas. Não sei como é o entendimento dos juízes responsáveis por outros cartórios, mas acredito que a resistência ao casamento homoafetivo tende a diminuir, até porque o casal que tiver o pedido de casamento negado poderá recorrer na Justiça", argumenta.
 Veja mais...
Casal homossexual adota cinco crianças em 
São Paulo
JOSÉ MARIA TOMAZELA - Agência Estado
Depois de três anos de espera, um casal homossexual de Itapetininga (SP) conseguiu na Justiça adotar de uma vez cinco irmãos com idade entre quatro e dez anos. As crianças, abandonadas pelos pais, viviam em um 
abrigo público municipal de Sumidouro (RJ). São duas meninas, com 4 e 10 anos de idade, e três meninos, com idades de 7, 8 e 9 anos. O casal Leandro e Miguel - os sobrenomes não são divulgados para preservar a identidade das crianças - está junto há mais de dez anos.
Desde que decidiu ter filhos adotivos, o casal passou a fazer contato com conselhos tutelares de várias cidades. Assim chegaram aos irmãos de Sumidouro. Quando houve o primeiro contato, há três anos, a quinta criança ainda não estava no abrigo. A diretora do Departamento de Proteção à Criança e ao Adolescente do município, Gilniceia da Silva Ramos, conta que os pais biológicos são vivos, mas têm problemas de alcoolismo e dependência química. Os três filhos mais velhos foram encaminhados ao abrigo pelo Conselho Tutelar, em 2002. "Fizemos quatro tentativas de reinserção na família, sem sucesso", disse.
Além da vulnerabilidade social, as crianças passaram a sofrer risco de violência física. Nas últimas duas vezes, os menores retornaram para o abrigo acompanhados dos irmãos mais novos. O quarto filho, por exemplo, foi internado com sete meses de idade. O processo de adoção correu no Fórum de Sumidouro. A Justiça local trocou informações com a de Itapetininga para avaliar se o casal tinha condições de manter as crianças. Leandro e Miguel foram considerados aptos para a adoção. Na audiência final, eles ficaram frente a frente com os pais biológicos, que abriram mão da guarda das crianças. No novo lar, os irmãos estão recebendo acompanhamento psicológico. Eles ganharam novos documentos com os sobrenomes dos pais adotivos.
Pela lei brasileira, o estado civil e a preferência sexual não são relevantes para autorizar ou não a adoção. Os pretendentes devem ter mais de 18 anos, ser pelo menos 16 anos mais velho que o adotado e comprovar a idoneidade moral. Também devem comprovar que possuem condição material de prover o sustento das crianças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário