sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

POLITICA_CABEDELO_NOV


25 nov 11
PT de Cabedelo consolida apoio a Luceninha
Em reunião realizada na manhã desta quarta (23) na sede do SINDMAR/CABEDELO – SINDICATO NACIONAL DOS OFICIAIS DA MARINHA MERCANTE, os pré-candidatos a vereador do PT consolidaram apoio a candidatura de Luceninha a Prefeito de Cabedelo. Visando sepultar as especulações geradas em torno de possíveis apoios a outras candidaturas, o encontro selou definitivamente o compromisso dos candidatos do PT de seguirem firme na construção da unidade partidária em favor Luceninha e de um projeto político-administrativo único para o Município.

O PT, que ostenta uma das maiores densidade eleitoral no município, soma-se à construção do Plano de Governo de Luceninha, com um projeto de vanguarda que conta com a experiência das ações públicas já implementadas pelo Governo LULA e DILMA.

Os pré-candidatos firmaram o entendimento de buscar a aproximação de Luceninha com as lideranças estaduais do partido, a exemplo do Presidente estadual da legenda Rodrigo Soares e dos deputados Anísio Maia, Frei Anastácio e Luciano Cartaxo, já que todos foram votados em Cabedelo.

Visando evitar especulações infundadas, os participantes do encontro decidiram desautorizar qualquer posição política divulgada de forma isolada por dirigente ou filiado do PT que fale em nome do partido, sem que haja a deliberação dos membros da legenda.

Participaram da reunião os pré-candidatos Zé Mário, Rogério, Alexandre, George, Fábio Prata, Fábio Professor, David Monteiro, Rosivando, Pastor Paulino, Luizito, Rei e Ricardo Félix.

Igo Viana

com Assessoria

25 nov 11
IPOP divulga pesquisa realizada em Cabedelo e lista os 38 pré-candidatos a vereadores que pontuaram
O Instituto de Pesquisa de Opinião Publica conforme havia anunciado divulgou a lista dos pré candidatos ao Legislativo de Cabedelo que pontuaram na ultima pesquisa realizada em outubro deste ano, a pesquisa faz parte de um estudo sobre o comportamento do eleitor que esta sendo realizado com base no período que compreende as eleições de 2010 e 2012.

O Instituto de Pesquisa de Opinião Publica realizou a sua 5ª pesquisa quantitativa no Município de Cabedelo, ou seja, a terceira das quatro previstas para este ano e a 7ª das 11 pesquisas quantitativas previstas no plano inicial do trabalho (2010 a 2012) que ainda prevê duas pesquisas qualitativas. A consulta foi realizada nos dias 16 e 17 de outubro, em 23 localidades e foram entrevistadas 416 pessoas, ou seja, 1,54% do eleitorado que tem como base dados do TRE (31.071 eleitores).

Segundo o professor Carneiro, diretor do IPOP, a pesquisa de codinome: “Tempestade a Beira Mar” denominada por ter sido aplicada após vôo rasante de Trocolly Junior sobre Cabedelo deixando os pré candidatos Leto e Luceninha sem seus respectivos partidos, inclusive, sem os seus slogans (sou o candidato do Governo e Luceninha é 10)*, estava prevista só para dezembro com o codinome Papai Noel, no entanto, o fato político eleitoral mencionado determinou que fosse antecipada, “o que não quer dizer que Papai Noel não possa vir a Cabedelo ou que não tenhamos Festa de Reis”. Frisou o professor bem humorado se referindo a próxima pesquisa prevista.

O professor ressaltou que em nível de eleições proporcionais foi observado algumas mudanças e que as mesmas estão sendo provocadas pelas presenças dos novos pré candidatos e suas influencias, agora mais confiantes com as suas regularizações junto aos seus respectivos partidos e como exemplo cita o números de pré candidatos que surgiram que eram de 21 entre eles aparecia e passou para 38, ou seja de abril par outubro praticamente dobraram o número de candidatos que pontuaram. Outro exemplo citado pelo professor Carneiro foi quanto a redução da pontuação dos candidatos que pontuaram em abril, “vejamos Jonas Pequeno era o campeão com praticamente 5,0% das intenções de votos, nesta pesquisa alcançou apenas 2,0% e existem novas lideres como Eudes e Carlos do Caminhão, ambos com 3,0% das intenções.

Encerrando o professor Carneiro destacou que os dados referentes a as eleições majoritárias, assim como outros dados, como rejeição, combinações de possíveis chapas e até mesmo, a fidelidade do voto serão também facilitados após conclusão da 1ª etapa do trabalho que será divulgado por completo em janeiro de 2012 e incluirão informações do período de observação qeu compreende junho de 2010 a dezembro de 2011.

Alex 1,2%    Beninha - 1,5%   Benone 0,5%  Betinho 0,7%  Binha 1,2%  Carlos 2,88% D. Lima 1,44%  Daniele - 1,5%  Diego 1,7%  Eudes 0, 95%  Eder 0,5%  Eudes 0, 95% Fatima 0,72%  Fabrício 2,4% Fernado 0,5%  Ilma - 0,5%  Jaqueline 0,95%  Jonas 1,7%  Lucio 0,5%  Lucas – 1,2%  Fabrício 2,4%  Evilásio 0,5%  Rogério 0,95% Severino 0,70%  Zé Claudino 0,72%  Socorro 1,2 %  Zé Gols 1,25  Shirley 0,5% David 0,5% Outros 4,6% 
Indecisos 62,0% Nulos 5,76%
25 nov 11
Cabedelo conquista vaga na delegação da juventude paraibana que irá a Brasília debater Plano Nacional de Políticas Publicas
Por: Jaêmio Carneiro
Em Nota Oficial a Rede SOS Juventude de Cabedelo, agradeceu o apoio da população e afirmou que a delegação de Cabedelo surpreendeu todas as previsões, e não só a apresentou a única moção da Conferencia Estadual de Políticas Públicas, como ainda elegeu um delegado, num processo eleitoral que oferecia apenas 12 vagas para a sociedade civil de todos os Municípios do Estado presentes ao evento mais importantes realizado para os jovens brasileiros, paraibanos e particularmente cabedelenses.


Em nota oficial a Rede SOS Cabedelo agradeceu o apoio da sociedade cabedelense e as ONGs que em parceria realizaram a 1ª Conferencia Municipal de Políticas Publicas de Cabedelo, como etapa preparatória para as Conferencias Estadual e Federal, instrumentos importantíssimo de participação democrática e de ampliação dos direitos sociais consagrada na Constituição Federal de 1988 e complementada pela Emenda Constitucional nº 65/2010 que inclui a importância de expressão da juventude e a necessidade da aprovação do Plano e do Estatuto da Juventude.

A Nota Oficial divulgada pela Rede Solidaria SOS Cabedelo compara a realidade de conquista da delegação cabedelense com estória da carochinha. Vejamos parte da nota:

“Parece uma estória da carochinha”, afirma a nota. Quem imaginaria que no apagar das luzes a sociedade civil realizaria a Conferencia Municipal de Juventude de Cabedelo e reverteria o quadro, resgatando o direito de expressão da juventude cabedelense garantida na emenda constitucional nº 65/2010 que inclui a importância de expressão da juventude e a necessidade da aprovação do Plano e do Estatuto da Juventude. – “ E o mais incrível”, continua a nota: “ ainda elegeria um delegado, das 12 vagas existentes, para a conferência nacional que será realizada em Brasília com todas as despesas custeadas pelo Governo Federal e, apresentaria a única moção do evento que contou com mais de 70 assinaturas de delegados e que objetivava”:

1) Colocar em cheque os gestores que impediram a juventude de se expressar indo de encontro a constituição e o processo de democratização do Brasil;

2) Demonstrar a equivoca a estratégia adotada pela articulação que foi responsável pela realização da conferencia, quando priorizou os Poder Executivos Municipais, e não, a sociedade civil organizada, principal responsável pelos avanços sócios - econômicos e políticos do Brasil, como parceiro.

De fato foi incrível”, continua a nota, “em um processo eleitoral com a participação de quase 100 candidatos de dezenas de municípios paraibanos para 24 vagas, sendo apenas 12 para sociedade civil, único segmento em que os delegados cabedelenses poderiam disputar, já que, a conferencia municipal não teve a participação do Poder Publico por sua própria opção; a delegação de Cabedelo foi destaque não só no que se refere a participação com propostas e documentos, mais, sobre tudo pela articulação que culminou com a eleição do delegado Wanderson conhecido como Buda pelos jovens cabedelenses, resgatando a tradição de luta e a auto estima da juventude cabedelense” concluiu a nota.

Segundo o delegado eleito Buda, o resultado foi fruto de um trabalho realizado pela Rede SOS juventude de Cabedelo, pela União Municipal dos Estudantes Secundarista, pela União Cabedelense das Associações e do Movimento Comunitários, pela Intersindical e principalmente pela Rede Solidaria SOS Cabedelo que disponibilizou o professor carneiro que contribui de forma significativa para nossa vitória.

Já a porta Voz da Rede Juventude, Shirley Neves o Grupo de Trabalho (GT) leito para elaboração de um Plano Municipal de Políticas Publicas para o Município de Cabedelo, que teve com o apoio de técnicos da Agencia de Desenvolvimento sustentável da Paraíba – ADESPB esta pronto e deverá ser submetido a apreciação do coletivo na próxima semana possivelmente, já na sede da Casa da União.

O baixo a Moção de Repúdio apresentada pela delegação de Cabedelo e sub escrita por mais de 70 delegados:

MOÇÃO DE REPÚDIO 

Os Delegados da 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, reunidos em Plenária Estadual no dia 30 de agosto de 2011, em João Pessoa – PB, CONSIDERANDO:

1. que as Conferencias Municipais são instrumentos importantíssimo de participação democrática e de ampliação dos direitos sociais consagrados na Constituição Federal de 1988;

2. que a realização das etapas da 2ª Conferência Nacional de Políticas Publicas de Juventude é de fundamental importância na construção de um Plano Nacional de Políticas Publicas para os jovens da Paraíba e do Brasil;

3. que 2ª Conferência Nacional de Políticas Publicas de Juventude deverá contribuir de forma significativa para a consolidação do Estatuto da Criança e do Adolescente;

4. que a existe demanda de políticas publicas para juventude nos municípios brasileiros, nordestinos e principalmente nas unidades federativas pertencentes ao Estado da Paraíba;

5. que os recursos que por ventura possa ser investidos em uma conferencia municipal são irrisórios, não só, diante da importância do evento, mais, no sentido financeiro dos seus respectivos custos, inclusive, podendo ser financiado pela iniciativa privada em forma de patrocínios;

6. que todos os municípios paraibanos foram informados pela comissão organizadora, e por mais de uma vez, inclusive em muitos casos oralmente.

Considerando, então, que a 2ª Conferência Nacional de Políticas Publicas de Juventude é o instrumento principal no momento histórico da emenda constitucional nº 65/2010 que inclui a importância de expressão da juventude e a necessidade da aprovação do Plano de Juventude e do Estatuto da Juventude, ambos tramitando no congresso nacional; os Delegados da 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, reunidos em Plenária Estadual no dia 30 de agosto de 2011, em João Pessoa, repudiam a atitude dos gestores municipais que não realizaram as etapas preparatórias municipais por entenderem que assim não procedendo foi de encontro ao fortalecimento da democracia, da expressão e da juventude.

João Pessoa (PB), 30 de outubro de 2011 
2ª Conferência Estadual de Políticas Publicas de Juventude

25 nov 11
RESUMO POLÍTICO DA SEMANA
Por: Jaêmio Carneiro
Prefeitávéis lançam rede para pescarem os vermelhos que se multiplicaram e se tornaram cardume. Será que o mar esta para peixe?
Os pré candidatos a prefeito Trocolli Junior, Sebastião Quintãs e É Brito, lançaram suas redes no mar e iniciaram nas últimas duas semanas dialogo objetivando cooptarem o Partido Comunista do Brasil, porém, até presente momento, segundo seu presidente Ricardo Taboza, o PC do B tem candidatura própria, mas não descarta coligações.
Três Inicio de semana, três lances de rede no mar em buscas das ciobas que se multiplicam em forma de cardume, três pescadores e três reuniões aconteceram de cooptações, todas nas últimas três semanas, trazendo muita agitação a executiva do PCdoB de Cabedelo e aos vermelhos militantes que de certa forma comemoram o assédio dos independentes e do grupo ligado ao Governo Estado. 

O Movimento de cooptação teve inicio, a três semanas atrás, com uma “reunião secreta” entre um dos principais candidatos do Governo do Estado, o deputado Trocolli Junior e o bloco hoje dos camaradas liderado pelo vice- prefeito Sebastião Plácido em um hotel localizado na beira mar em Cabedelo, abrindo diálogo com o PCdoB, via os novos, que detém hoje cerca de 6 a 8% das intenções de votos e que somados as de Taboza deverão ultrapassar 10 % das intenções de votos do eleitorado cabedelense (Pesquisa/IPOP), isto sem falar da militância que é de excelente qualidade e que ao contrário de outras contribuem com as ações do partido. 

Na semana seguinte, na sede comunista, outra reunião, desta vez, com o prefeitavel conhecido no meio político como o azarão (PSC), o engenheiro Sebastião Quintãs, considerados por muitos como o candidato doce e que goza da simpatia do vice presidente da executiva do PCdoB, Gilberto Miranda. 

Nesta inicio de semana foi à vez do também, candidato governista É Brito que visitou a tesoureira do partidão e vice-presidente do SOS VERDE TERRA, Claudia Rute Braga. Ouvida pelo Site Cabedelo Noticias, Claudia informou que foi apenas uma visita cordial do candidato do PSB e que nada decide: “o que quero dizer é que, nossa Conferencia Municipal decidiu por candidatura própria e o meu candidato é Taboza “, no entanto farei a ponte e deveremos marcar ainda esta semana um almoço político eleitoral entre o presidente e o prefeitável W. Brito. Resumiu. 

O fato é que foram três lances, três inicio de semanas, três reuniões e apenas uma duvida. Será que o mar esta para peixe? Vamos esperar afinal, os números mostram que é hora de somar e, quando se trata de peixe, a cioba ainda é a melhor opção para uma boa peixada cabedelense.
PERGUNTA DO LEITOR DA SEMANA: 
Como o professor acha que se encontra o PCdoB atualmente, quais as suas chances e qual a melhor estratégia eleitoral a ser adotada nas eleições de 2012?
O presidente do PCdoB, Ricardo Taboza tem razão de esta feliz, o partido é disparado o mais organizado de Cabedelo é possuidor da melhor militância, inclusive auto financiável, pois rateiam as despesas, como é feito nas blitz da campanha de filiação do partido. 

A competência e organização da militância dos comunistas são percebíveis a olho nu, principalmente, nos movimentos sociais, seja no movimento estudantil a exemplo da JS, Juventude Socialista, grande responsável pela criação da UMES – União Municipal dos Estudantes Secundaristas do Município de Cabedelo, seja no movimento sindical e de rua, quem não se lembra da grande onda vermelha de reivindicação dos trabalhadores que percorreram em plena chuva mais de cinco quilômetros para ocupar praticamente todos os lugares do Teatro de Santa Catarina onde se realizava uma Sessão Especial da Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba para debater o porto, sob o comando do próprio Ricardo Taboza. È isto ai, o PCdoB, também vai bem como partido, possivelmente é o único, com sede funcionando, diretório municipal eleito e jornalzinho circulando. 

Falar sobre as chances eleitorais do PCdoB requer antes de qualquer afirmativa conhecer a estratégia e suas consequentes táticas eleitorais que serão adotadas. Primeiro é preciso definir se foco será a eleição proporcional ou majoritária, e assim dispor seus quadros, em ambos os casos, o nome de Sebastião Plácido se tornou uma opção tática de muita valia. 

Na eleição para o executivo, segundo o IPOP Sebastião Plácido oscilou nos últimos meses entre 6 e 8% das intenções de votos. Já Taboza saiu de 1 para a 2%. Acredito que com apoio da comunidade portuária e com a onda vermelha na rua com certeza estes números crescerão e se consolidará como uma força eleitoral expressiva, mas, dificilmente seria capaz de ganhar de articulações como as ligadas a Zé Maranhão (Luceninha), ou ainda, as forças unidas do Governo do Estado ( W. Brito, Trocoly Junior e Marcus Patrício). Esta leitura não significa insucesso eleitoral, pode ser considerado também, como poder de barganha de uma vice, e ou, a presidência da Câmara Municipal em coligação mais ampla. 

Para a eleição proporcional o PCdoB possuem quadros que podem ser candidatos a vereadores como, Betinho Miranda com candidato confirmada pela Juventude Socialista, os radialistas Junior Nery e Dado Belo, o jornalista W. Costa, o professor Ernetino figura de muito respeito junto a sociedade cabedelense e mais 25 outros nomes se optar por uma coligação, em fim, a articulação onda vermelha poderá somar mais de 3.000 votos e eleger até 2 vereadores. 

Sua ultima pergunta foi sobre a melhor estratégia a ser adotada pelo PCdoB, ao meu ver será focar as eleição proporcionais, e taticamente lançar para vereador o atual vice prefeito, Sebastião Plácido como puxador de votos a exemplo do ex-governador Wilson Braga em João Pessoa, ou ainda, recentemente Tasso Ribeiro Jereissati em Fortaleza, os comunistas e coligados poderão eleger de 3 a 4 vereadores tornando-se um bloco de partidos capitaneado pelo PCdoB fundamental na governabilidade do município e portanto apta a barganhar a chefia do Poder Legislativo, além, é claro da participação na administração de Cabedelo.

27 nov 11
Maranhão responsabiliza PMDB de Cabedelo por não aceitar Trócolli Jr.: “Se dependesse dele, o deputado seria o candidato do partido”
A saída do deputado Trócolli Junior dos quadros do PMDB parece que deixou um vazio para alguns setores da legenda. Pelo menos é esse o sentimento transmitido pelo ex-governador José Maranhão ao comentar o episódio que culminou na desfiliação do parlamentar da sigla.

Ao revelar bastidores da negociação que resultou na saída do parlamentar, Maranhão revelou que chegou a fazer reuniões com a cúpula municipal do partido em Cabedelo para tentar sensibilizar os integrantes da municipal a apoiar o nome de Junior.



“Nós tentamos um acordo e assumimos o compromisso de levar até a célula municipal a candidatura de Trocolli, mas infelizmente a executiva de Cabedelo já tinha tomad0 a decisão de lançar o nome de Leto ou de Luceninha”, falou.

Maranhão ainda lamentou o fato de Trocolli Junior não ter participado de duas reuniões realizadas para tentar solucionar o impasse.

“Eu tentei, mas as duas vezes que fizemos reuniões Trocolli Junior não compareceu”, falou. Saiba mais...
25 nov 11
Imprensa paraibana aponta Wellington Brito candidato a prefeito pelo PSB, enquanto Trócolli Júnior (PSD) aguarda apoio do governador

Depois de conquistar o governo da Paraíba, o PSB paraibano trabalha na perspectiva de se tornar uma das legendas mais fortes ampliando as bases do partido nas eleições municipais no Estado.

O partido quer sair das eleições de 2012 muito maior do que saiu em 2008, quando conquistou onze prefeituras.

Pensando nisso, a direção estadual do PSB, sob a condução de Edvaldo Rosas, vem consolidando as articulações e costuras políticas de olho nas eleições do próximo ano.

O blog teve acesso a lista de 18 cidades paraibanas onde o PSB já definiu suas candidaturas a prefeito. A legenda tem candidatos em toda Grande João Pessoa.

Com exclusividade, você checa os nomes já confirmados pelo próprio partido, a começar por João Pessoa com o prefeito Luciano Agra. Em duas das cidades citadas abaixo, há ainda duas opções.

Em Santa Rita, o PSB definirá entre o apresentador Samuka Duarte ou Emerson Panta e em Barra de Santa Rosa entre Divaldo ou Fabinho do Posto.

Nos demais, os nomes são dados como os escolhidos.

As supresas ficam por conta de alguns municípios em que aliados do PSB no governo esperam o apoio do governador Ricardo Coutinho.

Em Cabedelo, por exemplo, conforme a lista, o PSB anuncia Wellington Brito, enquanto o deputado Trócolli Júnior, do PSD, aguarda apoio do governador. Saiba mais...

20 nov 11
Luceninha dá resposta a Anísio Maia; PT-Cabedelo ratifica o apoio ao Peemedebista.

Em resposta às declarações do deputado estadual Aníso Maia (PT), o pré-candidato a prefeito de Cabedelo, José Maria de Lucena Filho – Luceninha (PMDB) afirmou que respeita as opiniões contrárias, mesmo que estas desconheçam a verdade. E ainda ressaltou que a soberania partidária deve ser respeitada e quem deve se manifestar sobre a opinião dos seus filiados são seus dirigentes.

“Acredito que as opiniões de cada filiado podem surgir a qualquer momento, mas em relação a uma decisão partidária, ela só vem a público no momento adequado. Mantenho um bom relacionamento com o PT (que está em questão). Respeitaremos todo e qualquer direcionamento, acreditando que as opiniões e as decisões institucionais passam por seus representantes estaduais e, sem sombra de dúvida, municipais“, disse Luceninha.

Em relação ao comentário do deputado, afirmando que sua candidatura representa o atraso e o continuísmo, Luceninha deixou nas entrelinhas que o deputado precisa conhecer melhor o povo de Cabedelo.

” Os nossos projetos são construídos com base na vontade e nos anseios do nosso povo. Que eu conheço bem de perto, pois tenho acompanhado cada luta pessoal e coletiva. E isso não acontece da noite pro dia. Mas sim, durante toda minha trajetória política, pois tenho vivido as dificuldades e as conquistas, diariamente. Quem não conhece nossa história precisa entender o que seria atraso ou continuísmo“, completou o pré-candidato.

Procurado pela redação do SV, Joca Peixoto, Secretário Geral do PT-Cabedelo, que na ausência do seu Presidente, afirmou que embora respeite a opinião de seus filiados, não quer dizer que elas condizem com o pensamento do partido.


14 nov 11
Trocolli nega aliança com vereador Wellington Brito e reafirma pré-candidatura a prefeito de Cabedelo

O deputado estadual Trocolli Júnior (PSD) negou na manhã desta terça-feira (18) que tenha fechado aliança com o vereador Wellington Brito (PSB) com vistas à disputa pela Prefeitura de Cabedelo nas eleições do próximo ano.
De acordo com o parlamentar, o que existe são conversações com diversas lideranças do município em prol do desenvolvimento da cidade.

“Não há chapa de prefeito e vice fechada. Em nenhum momento discuti sobre isso com o vereador Wellington, pois nós dois somos pré-candidatos a prefeito. O que nós temos em comum é o mesmo desejo de lutar pelo crescimento da cidade”, falou.
Trocolli adiantou que já foi procurado por cinco partidos da cidade para discutir os projetos que tem para Cabedelo. “Nós temos o interesse de mostrar nossa visão de desenvolvimento para a cidade, mas temos até 30 de junho de 2012 para fechar alianças políticas, portanto, quem tem tempo, não tem pressa”.

O deputado ainda falou que Cabedelo precisa de transformações necessárias na área de esporte, turismo, pesca e recuperação de dependentes químicos.

Clique aqui e ouça a entrevista

Fonte: PSB de Cabedelo
05 nov 11
Tiro no Pé 2 
Associação do Renascer rebate Trócolli e o chama de mentiroso quando afirma ser o articulador da construção da passarela daquela comunidade.
Na ânsia de se firmar como candidato a prefeito da cidade portuária, Trócolli Jr. não dá uma dentro que agrade ao povo de Cabedelo. Depois de atropelar as candidaturas de seus principais adversários nas eleições de 2012 quando se filiou ao PSD e, por tabela, atingiu Leto e Luceninha, despertando na sociedade cabedelense o repúdio contra os forasteiros, Trócolli tenta agora, atrair a simpatia dos moradores do Distrito Renascer, insinuando que é o protagonista do pedido da construção da passarela que o governo estadual vai construir naquela comunidade.


A associação local se apressou em desmentir o deputado e afirma que a obra é fruto da luta comunitária e do compromisso firmado com o então candidato a governador Ricardo Coutinho. Segundo Galan, presidente da associação local, várias manifestações foram feitas na BR 230, inclusive, com interrupção do transito, visando a construção da referida passarela. “Estas manifestações nunca contou com a adesão do Deputado Trócolli que agora se apresenta como pai da obra”. Disse o presidente revoltado.

Segundo Galan, o primeiro ato da campanha Ricardo governador foi feito na Associação de Moradores do Renascer II, onde o candidato se comprometeu com a população que, se eleito, assumiria o compromisso de construir a passarela reivindicada pela comunidade. “Participei ativamente dessa condução e presenciei a assinatura do ato pelo governador e posso garantir que não teve envolvimento algum do agora candidato Trócolli Júnior. Ele descaradamente está mentindo a população”. Disparou o presidente.


Trócolli afirma que foi bem votado em Cabedelo e por isso é candidato a prefeito na cidade. O Renascer em Notícia consultou a votação do deputado na última eleição e constatou que o mesmo teve 834 votos na cidade. Porem, se o critério é a votação obtida, o candidato do PSD deveria se candidatar nas cidades de Salgado de São Felix onde obteve 2.714 votos, Itabaiana onde obteve 2.452 votos, Cruz do Espirito santo onde obteve 2.373, Santa Rita que lhe deu 1.998 votos, Cuité de Mamanguape com 1.668, Barra de São Miguel agraciado com 1.546 sufrágios, Sapé com 1.526, ou ainda, Mamanguape que lhe ofertou 1.489 votos na eleição passada. Como vimos o critério de melhor votação não lhe traria para Cabedelo. Saiba mais...


27 out 11
IPOP apresentará Estudo de pesquisa sobre evolução Eleitoral de Cabedelo

O Instituto de Pesquisa de Opinião Publica deverá entregar na primeira semana de novembro um estudo eleitoral realizado com base em quatro pesquisas quantitativas e uma qualitativa realizada no período de setembro de 2010 a outubro de 2011 no Município de Cabedelo denominado de “A dança dos números e as estratégias e táticas eleitoras adotadas na luta pelo Poder”.


Segundo informações do diretor presidente do Instituto de Pesquisa de Opinião Publica - IPOP, o professor carneiro, o instituto deverá entregar na primeira semana de novembro aos membros do consorcio Cabedelo: Ponto e Virgula, a primeira parte de um estudo que vem sendo realizado pelos técnicos do instituto denominado de “A dança dos números e as estratégias e táticas eleitoras adotadas na luta pelo Poder”, no caso especifico do Executivo e Legislativo do Município de Cabedelo. O estudo em questão faz parte de um documento guarda chuva que abrange o cariri e a região metropolitana de João Pessoa. 

O trabalho denominado de “A dança dos números e as estratégias e táticas eleitoras adotadas na luta pelo Poder”, no caso especifico do Executivo e Legislativo do Município de Cabedelo tem como base cinco pesquisas realizadas pelo IPOP no período de outubro/2010 a outubro/2011 mostrando a evolução eleitoral das diversas forças políticas eleitorais, bem como, as estratégias e táticas eleitorais adotadas, principalmente, as mais recentes que defiram novos contornos no mapa partidário do município portuário.

O atual diretor presidente do IPOP, professor Carneiro como é conhecido no mundo da política eleitoral, ressaltou que o estudo deverá gerar muita polemica, até porque, associado às pesquisas publicadas e a análise de conjuntura, o estudo ainda apresente tendências, e possíveis mudanças de táticas, entre elas, diversas alternativas nas composições das chapas eleitorais ou coligações que irão disputar as eleições de 2012, inclusive, com combinações de candidaturas (prefeito e vice) que serão consideradas absurdas, a exemplo do que aconteceu num passado bem próximo e hoje bem atual que é composição Luceninha e Leto (um vermelho e o outro laranja). “Estes arranjos efetivados nos questionários da ultima pesquisa realizada pelo nosso instituto poderão apimentar o debate sobre as eleições municipais de Cabedelo” afirmou o professor “e o mais interessante” atirou: “poderá tornar a luta pelo melhor para o município e seu povo, numa questão de analise combinatória, ou seja, numa simples questão aritmética, mais precisamente de adição e subtração”. Conclui Carneiro.

23 out 11
Revista Politika: Luceninha lidera pesquisa com mais de 50% das intenções de voto em Cabedelo

A revista POLITIKA publicou nesta sexta (21), a segunda grande rodada de pesquisa eleitoral revelando as intenções de votos nas cidade de Cabedelo.

Em Cabedelo, o ex-vereador “Luceninha” (recém-filiado ao PMDB), mantém-se na 1ª colocação, crescendo 3,8%. Enquanto seu companheiro de partido, o vereador Leto Viana surge agora com 11,2% das intenções de votos, embora não tenha sequer sido citado na pesquisa anterior.

O deputado estadual Trócolli Júnior (PSD) permanece em 3º lugar, evidenciando um crescimento de 3,2%. E overeador Wellington Brito, aparece em quarto com 4,5%.

A Revista Politika garante ainda que o grau de segurança e confiabilidade nos resultados é em torno de 95%. Fazem parte do Conselho Ediorial da revista, os jornlaistas paraibanos Fabiano Gomes, Giovanni Meireles, Adelson Barbosa e Heron Cid.

Igo Viana com Revista Politika

20 nov 11
Anísio Maia chama Luceninha de representante do atraso e do continuísmo

O deputado Anísio Maia (PT) reafirmou na tarde deste sábado (19), a sua condição de pré- candidato a prefeito do município de Cabedelo, na disputa eleitoral do ano que vem.

Em entrevista ao ClickPB, ele revelou seu vínculo com a cidade e que continua conversando com as comunidades, ouvindo propostas e acatando sugestões para elaborar seu programa de governo”, destacou.

O parlamentar descartar qualquer possibilidade de abrir mão de sua postulação para apoiar outra candidatura, principalmente do PMDB.

De acordo com Anísio Maia, o ex-vereador Luceninha, pré-candidato do PMDB, representa o atraso e o continuísmo. “Não posso abdicar de minha candidatura para um modelo e um legítimo representante do atraso”, disse ao rebater insinuações de que poderia se aliar ao peemedebista no processo eleitoral de 2012.

“Admito até declinar em nome de um candidato que tenha propostas e projetos que tirem Cabedelo do atraso a que foi submetido; que tenha um passado limpo longe do política atual da cidade”,

Fernando Rodrigues

Com informações do ClickPB



15 out 11
Nilda Gondim vai instalar PMDB Mulher 
para fortalecer candidatura do partido em Cabedelo

A presidente da direção executiva regional do PMDB Mulher da Paraíba, deputada federal Nilda Gondim, anunciou, na manhã desta terça-feira (11), que ainda neste mês de outubro vai instalar o segmento feminino peemedebista no município de Cabedelo, onde o PMDB terá candidatura própria ao cargo de prefeito nas eleições de 2012.

Para disputar a sucessão municipal na cidade, o partido, segundo Nilda Gondim, dispõe de nomes fortes, íntegros e comprometidos com os interesses da população, dentre eles Wellington Viana de França (Leto) e José Maria Lucena Filho (Luceninha), que tiveram suas filiações ao PMDB apresentadas à imprensa paraibana em reunião realizada na manhã de segunda-feira (10), na sede do Diretório Regional do PMDB, em João Pessoa.

Na oportunidade, o ex-governador José Maranhão e os deputados federais Manoel Júnior e Nilda Gondim, além dos dois novos filiados, concordaram com a possibilidade de realização de pesquisa de opinião pública para definir o nome que vai encabeçar a chapa majoritária e o que disputará a vice-prefeitura. Leia mais...


PMDB Confirma Luceninha e Leto
para eleições de 2012

A confirmação veio na manha desta segunda-feira (10) no auditório do PMDB estadual em João Pessoa. O evento contou com muitos represetantes politicos da cidade de Cabedelo e com muitos candidatos a vereador além da presença dos Deputados Federais Manoel Junior e Nilda Godim mãe de Vitalzinho. Após a abertura da fala, que teve inicio com o presidente do PMDB estadual, o ex governador José Maranhão falou da importancia desta união na cidade e já confirmou a presença na cidade como sempre vem fazendo durante a campanha para o pleito de 2012. Aguardamos agora a definição da chapa que segundo o ex governado José Maranhão será definida após uma pesquisa na cidade e quem tiver a frente das pesquisas encabeçará a chapa como Pré-candidato a prefeito da cidade portuária.
Da redação - Soltando o Verbo

Mesmo enfrentando resistência, 
deputado confirma candidatura a prefeito de Cabedelo pelo PT


O nome do deputado Anísio Maia (PT) já está confirmado para disputar as eleições de 2012 para prefeito de Cabedelo. O petista disse que continua dialogando com o partido, mas que já está recebendo o apoio dos colegas.

“Meu nome está “confirmadíssimo”, e com o apoio dos meus companheiros de partido vamos hegar a um bom termo e seguramente minha candidatura será consolidada”, frisou o deputado.

Anísio disse ainda que não fez a escolha do vice e que vai estar na disputa junto a ele. “Vice é para somar e só vamos escolher na véspera da convenção, pois é muito cedo ainda”.


Após tentativa de “golpe político” 
de Trócolli, PMDB se fortalece em Cabedelo


Lideranças políticas ligadas ao PMDB, definem a manobra política do deputado estadual, Trócolli Jr., como “tentativa de golpe”. Há quem diga que a pré-candidatura do deputado começou turbulenta, quando no início do ano (2011), sem consultar as lideranças locais, lançou-se pré-candidato pelo PMDB e lá não teria recebido o apoio que esperava. Desde o episódio, o deputado estadual vem sacudindo a política cabedelense. Leia mais...

Amigo pessoal de Freire, 
ex-vereador de Olinda assume PPS de Cabedelo e diz que partido vai brigar na majoritária
Publicado em 08 out 2011. 


O PPS de Cabedelo tem novo comando. Recém-filiado à legenda, o ex-vereador de Olinda e empresário, Ronaldo Guerra, assumiu a presidência do partido na cidade portuária com o objetivo de organizar a legenda para as eleições de 2012.
Aliado ao projeto do PSB do governador Ricardo Coutinho, Guerra disse que o PPS vai aguardar a definição do candidato a ser indicado pelo grupo a fim de iniciar a briga pela vaga de vice-prefeito na chapa majoritária.
Amigo pessoal do presidente nacional do PPS, Roberto Freire, com quem já fez política em Pernambuco, Ronaldo Guerra espera fazer do partido uma legenda forte. De ontem pra hoje já filiou mais de 80 pessoas.
E promete trazer Freire para Cabedelo em dezembro, quando realizará convenção municipal.

Sem Trócolli, PMDB avança 
com Luceninha pra entrar na briga por Cabedelo
A saída de Trócolli Júnior do PMDB mexeu com o tabuleiro do xadrez político em Cabedelo, onde o deputado mira a eleição pra prefeito em 2012.
Um dos candidatos mais fortes da disputa, o ex-vereador Luceninha, viu o cenário livre no PMDB com a saída de Trócolli e já abriu canal de conversação com o partido. Hoje a tarde (06) uma reunião deverá oficializar a filiação de Luceninha no PMDB.
Ele deixa o PRB do Pastor Jutaí, que andou titubeando em relação à candidatura do ex-vereador a prefeito. Leia mais...



Sebastião Plácido dispensa o PSB 
e filia-se no PCdoB
Cinco dias depois de ser indicado para compor a Comissão Provisória do PSB, Sebastião Plácido rejeita a indicação e filia-se ao PCdoB. “Estupefato e surpreso fiquei ao tomar conhecimento da inclusão de meu nome na Comissão Provisória do PSB. Não fui consultado! Pior, ainda não estava filiado!”. Disse Plácido acrescentando que encaminhou expediente ao diretório estadual do PSB e a justiça eleitoral, requerendo a retirada de seu nome da referida comissão provisória.
 “No PSB jamais poderia ser candidato, pois sempre seria vencido pelo voto. Biazon, o filho, a esposa e Evilásio ficarão sempre com Wellington Brito. Sobraríamos eu e Paulo Sergio! Iriamos fazer o que num grupo assim?”. Perguntou ele.

Sebastião leva para o PCdoB um grupo de amigos, a exemplo do Radialista Junior Nery que será candidato a vereador nas eleições de 2012. Sobre sua candidatura, informou que o partido dispõe de um nome indicado na Conferencia do partido, Ricardo Taboza, porém, uma pesquisa será feita para a escolha do melhor nome para a disputa. “Se o companheiro Taboza for o indicado o apoiaremos, se meu nome estiver melhor nas pesquisas, ele me apoiará.” Concluiu. Leia mais... 

PT de Cabedelo se reúne em confraternização com pré-candidatos a vereador
A reunião ocorreu na noite desta quinta-feira (13) no restaurante Sal e Brasa o jantar promovido pelo Diretório Municipal de Cabedelo teve como objetivo se familiarizar com os pré-candidatos a vereador para as eleições de 2012 como uma forma de confraternização e fortalecimento de união entre os demais. Ainda no jantar se discutiram as próximas atividades do diretório municipal dentre elas fazer uma mobilização para identificar os problemas da cidade, criar uma agenda própria de atividades em prol da conscientização do eleitorado e ainda o fortalecimento do partido na cidade. O PT de Cabedelo está com 21 pré-candidatos a vereador para o ano de 2012 estes mesmo oriundos de diferentes áreas como Movimento Sindical, passando pela Pesca, categoria dos Marítimos e Portuários e o segmento Feminino. E como primeiro passo está marcado uma reunião na próxima terça-feira (18) com o pré-candidato a prefeito Luceninha o qual o partido já fechou apoio para 2012. Ainda esteve presente Leidaci, Mariza, Damião e Guto todos integrantes do Diretório Municipal e que puderam prestigiar o evento. Leia mais...



Vídeo “Fora Forasteiro” 
repercute na web



Logo após os episódios que definiram as filiações partidárias, notadamente, uma corrente política se manifestou na cidade de Cabedelo: o grupo dos que não aceitam a candidatura de políticos que não tem história política ligada ao Município ou que nem mesmo tem residência fixa na cidade. Estes políticos são apelidados de “forasteiros”.

O termo forasteiro era bastante utilizado nos filmes de faroeste e atualmente, na política, relembra uma condição que nenhum político gosta de ser associado: a de ser de fora! Na prática, o termo implica que o candidato está “metendo o bedelho onde não é chamado”!

Bastou isso pra esquentar de vez o clima na cidade! Eleitores já se manifestam através de adesivos, camisas e o assunto tomou grande proporção nas rodas de bate-papo. O criativo internauta Manoel Fernandes Neto não perdeu tempo e postou nas redes sociais um vídeo intitulado “Fora Forasteiros” que reproduz entrevistas gravadas com cabedelenses que repudiam as tais candidaturas. O vídeo anda repercutindo muito entre os internautas e também já foi postado em outros blogs e redes sociais.

Confira o vídeo do internauta, abaixo.

Foraforasteiro

Igo Viana com Blog Renascer em Notícia

Wellington Brito ganha apoio do PRB e poderá compor com o PPS
12 out 11
Por: Jaêmio Carneiro
Foto ilustrativa: da web

Quem pensava que o pré-candidato Wellington Brito estava rendido, após bombardeio de Trocolli Junior e já estaria conformado, a exemplo dos seus pares legislativos Leto Viana e Ricardo Felix, o primeiro, mesmo que não admita, subjugado a pré candidatura de vice de Luceninha, que a meu ver ainda não tem sua candidatura definitivamente garantida, tendo em vista uma possível composição onde o deputado Anísio Maia(PT)possa estar; e o segundo que retirou-se do cenário eleitoral por achar que o PT já tinha a vice, o que levou Wellington Brito a ocupar o espaço deixado, estava muito enganado. Segundo É Brito como vem sendo chamado pelos amigos, afirmou o presidente do PRB cabedelense, pastor Jutaí Meneses, declarou apoio a sua candidatura para as eleições municipais de 2012. E o PPS que estava sobre o comando de Leto e presidido por sua esposa Jaqueline Viana, é aliado natural do PSB e poderá compor com o partido depois da debandada provocada pela mudança de postura de Leto. Se isto de fato acontecer foi uma boa articulação e poderá somar muito na reta final. Parece que enquanto Trocolli gira por fora de Cabedelo em contato com empresário e políticos, Brito faz a volta por dentro. È uma boa tática.
ia
19 out 11

Trocolly Junior e Wellington Brito selam acordo
Por: Cabedelo Notícia

Em reunião realizada em um hotel de João Pessoa, a qual teve como mediador o deputado Genival Matias (PTdoB),

 o deputado Trocolly Junior, e o vereador Welignton Brito,


ambos pré candidato a prefeito de Cabedelo, e governistas, colocaram “os pontos nos ís” e se acertaram: ambos irão disputar o cargo majoritário, ou pelos menos, de inicio, já que, jamais o Governador Ricardo Coutinho admitiria uma divisão de forças na luta pela conquista do Municipio mais importante para desenvolvimento da Paraíba, até porque a eleição será de um turno só.

Procurada para esclarecer sobre o evento e a posição do PTdoB de Cabedelo, o presidente municipal, indicou como porta voz da agremiação partidaria, Shirle Neves que também é membro da comissão provisória e responsavel pela convocação do partido para construção do Diretório Municipal de Cabedelo. Segundo ela a espectativa é de compor com os partidos de base do governo, até porque, somos base, partido de sustenção na Assembléia Legislativa do Estado e isto seria o correto, no entanto, não deveremos colocar a carrugem na frente dos cavalos”. Ressaltou Shylei. A porta voz ainda ressaltou que o deputado Genival Matias, presidente estadual do PTdoB na Paraiba, foi o mais votado de Cabedelo e contou com a apoio do vereador, Ricardo Felix até pouco pré candidato a vice na chapa de Luceninha e do vereador Welignton Brito, pré candidato a prefeito, ambos, mesmo em frentes diferentes gozam do respeito e da admiração do deputado Genival Matias. 


E ressaltou: “ no entanto, caberá ao presidente municipal do nosso partido, com todo nosso apoio, o professor Carneiro, fazer a articulação necesária com força politica que achar que mais somará para o PTdoB, e tenho certeza pelo que, o conheço, que a decisão será emcaminhada ao coletivo”. Afirmou Shylei.


14 out 11
Rede SOS Mulher elogia ações governamentais anunciadas durante a realização da 3ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres

“A assinatura do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, a entrega da Casa abrigo, e a linha de financiamento do Empreender para mulheres, anunciadas na 3ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres pelo Governo Federal e Estadual foram possivelmente, às conquistas mais importantes dos últimos para a mulher paraibana, após, a Lei Maria da Penha e os Juizados Especiais para atender as mulheres vítimas da violência”. Afirmou Shirley Neves da Rede SOS Mulheres de Cabedelo e da Agência de Desenvolvimento Sustentável da Paraíba.

Segundo a porta voz da Rede SOS Mulher, organização que se encontra representada na 3ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, a ambientalista Shirley Neves, o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, que foi renovado por 39 municípios e teve agora a inclusão de mais 22 municípios na Paraíba; a entregue simbólica pelo Governo do Estado da Casa Abrigo Aryane Thais, um novo espaço destinado à proteção da mulher vítima de violência na Paraíba; criação de uma linha específica de financiamento para as mulheres no programa Empreender PB, cujo edital será lançado no dia 25 deste mês; e principalmente, o documento final resultante desta conferencia; podem serem vistos como termômetros do crescimento do movimento no Estado. A Secretária da Estadual da Mulher e da Diversidade Humana, o Movimento 8 de Março, o coletivo Cuiã, entre outras, organizações não governamentais que vêem desenvolvendo um trabalho magnânimo estão de parabéns, falta muito sabemos, mais a cada dia estamos mais perto.
A porta voz da Rede SOS Mulheres registrou que a Agencia de Desenvolvimento sustentável da Paraíba, secretária executiva da Rede Solidaria SOS Cabedelo deverá lançar durante evento a ser realizado no Município de Cabedelo um Caderno de Estudos e Debates da Mulher, onde estará conteúdos como a retrospectiva históricos de lutas e de conquistas, até as propostas de políticas para as mulheres. 


Ambientalista: Shirley Neves
Finalizando a entrevista ao Site Cabedelo Noticias, Shirley destacou a presença da ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres que anunciou a liberação de cerca de R$ 400 mil ainda neste ano para serem utilizados em ações de enfrentamento à violência contra mulher na Paraíba, como um importante sinal do comprometimento do Governo Federal com a 3ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres que poderá vir a ser mais um novo marco para mulher brasileira, paraibana e em especial para as mulheres cabedelenses. Concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário