segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

MEIO AMBIENTE_DEZ


04 dez 11
Petróleo fará do Brasil 3º maior poluidor do mundo, diz Greenpeace
Com a exploração do pré-sal, Brasil só ficaria atrás de Estados Unidos e China, segundo a ONG
  Divulgação

A enorme riqueza petrolífera que o Brasil descobriu em águas profundas do Oceano Atlântico vai transformar o país no "terceiro maior contaminador do mundo", segundo estudo do Greenpeace publicado neste domingo (04/12) pelo jornal "O Globo".

"Brasil, que está na sexta posição, passará para o terceiro do ranking dos grandes contaminadores do mundo, atrás dos Estados Unidos e da China", sustenta o grupo ecologista, que justifica sua previsão a partir das emissões que a exploração do petróleo nas áreas submarinas do pré-sal irá gerar.

Pelos cálculos do Greenpeace, as operações nesse novo horizonte petrolífero em águas do Atlântico lançarão na atmosfera 955,82 milhões de toneladas de gás carbônico e podem ter "consequências desastrosas" para o meio ambiente.

"Em um momento em que existe um esforço global para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, o Brasil vê em suas reservas de petróleo o atalho mais rápido para o desenvolvimento econômico e social", declara ao "O Globo" o porta-voz do Greenpeace no país, Sérgio Leitão. Saiba mais...


04 dez 11
Ambientalistas protestam na Bélgica com roupas de soldados do Star Wars
Greenpeace quer chamar atenção da Volkswagen para a mudança do clima.
Manifestação ocorreu durante encontro da indústria automobilística.
Ativistas do Greenpeace vestidos de soldados imperiais, personagens da série Star Wars, protestam nesta sexta-feira (2) contra o posicionamento contrário da Volkswagen às leis do clima (Foto: Virginia Mayo/AP)

Membros da organização ambiental Greenpeace aproveitaram o encontro anual de presidentes da indústria automobilística da União Europeia, que acontece nesta sexta-feira (2) em Bruxelas, na Bélgica, para chamar a atenção do empresariado para a mudança climática.

Fantasiados de soldados imperiais (stormtroopers) da série "Star Wars", de George Lucas, os ativistas aproveitavam a entrada dos carros e mostraram placas dizendo “Volkswagen, pare de fazer lobby contra as leis do clima”. Saiba mais...
30 nov 11
OMM aponta 2011 como ano mais quente com ocorrência de La Niña
Mesmo com fenômeno que resfria, ano está entre os de maior temperatura.
Chuva no RJ está entre eventos climáticos mais letais, comenta secretário.

Enchentes Missouri 2 (Foto: Lane Hickenbottom / Reuters)

O ano de 2011 será o mais quente com a ocorrência do fenômeno La Niña já registrado, aponta relatório preliminar lançado nesta terça-feira (29) pela Organização Meteorológica Mundial (OMM, na sigla em inglês), ligada à ONU.

O documento foi apresentado na Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP 17), em Durban, na África do Sul.

“ La Niña tem um efeito de resfriamento. Ainda assim, 2011 aparece como o 10º ano mais quente já registrado “, explicou o vice-secretário-geral do organismo, Jerry Lengoasa. La Niña é um evento climático cíclico em que as temperaturas superficiais do Oceano Pacífico caem. A temperatura do ar na altura da superfície do solo e do mar, nos primeiros dez meses de 2011, ficou 0,41 grau acima da média registrada no planeta entre 1961-1990. Saiba mais...

29 nov 11
Crise não deve impedir ação pelo clima, diz negociador do Brasil
Europa defende caminho de negociação com vista a 2020 na COP 17.
EUA falam de negociação de longo prazo e compromisso de emergentes.

Corrêa do Lago fala a jornalistas na COP 17. (Foto: Dennis Barbosa/G1)

O negociador-chefe do Brasil na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 17), embaixador André Corrêa do Lago, disse nesta segunda-feira (28), em Durban, na África do Sul, que a crise econômica vivida por países desenvolvidos não deve ser desculpa para que as negociações climáticas não avancem.

A redução das emissões de gases-estufa é vista como associada ao desaquecimento econômico. Por isso, na atual conjuntura, discute-se que haja ainda menos ambiente para os países ricos buscarem um compromisso climático.
04 dez 11
Emissão de gases estufa cresceu 49% desde 1990, afirma estudo
Média anual de emissões aumentou 3,1% entre 2000 e 2010, diz artigo.
Estudo foi publicado neste domingo na revista 'Nature Climate Change'.

Redução de emissões, causada pela crise econômica, ficou abaixo do que se esperava (Foto: reprodução)

As emissões globais de dióxido de carbono provenientes da queima de combustíveis fósseis cresceram 49% nas últimas duas décadas, de acordo com dados mais recentes de uma equipe internacional que inclui pesquisadores do Centro Tyndall de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas, da Universidade de East Anglia (UEA), de Londres.

O estudo, publicado neste domingo (4) no jornal “Nature Climate Change”, aponta que as emissões provenientes de combustíveis fósseis aumentaram ainda 5,9% em 2010, por conta da recuperação da economia mundial, afetada entre 2008 e 2009 pela crise financeira. Saiba mais...

04 dez 11
China aceitaria acordo de clima de cumprimento obrigatório, diz agência
Mas compromisso ‘depende de negociações’, disse diplomata de Pequim.
Conferência climática da ONU entra na fase de ‘alto nível’ nesta segunda (5).

COP 17 (Foto: Dennis Barbosa/G1)

A China, maior emissor de gases causadores de efeito estufa no mundo, sinalizou estar disposta a entrar num acordo de redução de emissões de gases causadores de efeito estufa em que esteja obrigada a cumprir metas, segundo informou a agência Reuters.

“Não eliminamos a possibilidade do legalmente vinculante. É possível para nós, mas depende das negociações”, disse o negociador chefe Su Wei à Reuters, na sexta-feira (3), em Durban, onde acontece a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas. Saiba mais...

30 nov 11
Confira imagens da COP 17, em Durban
30 nov 11
Amazônia perde em outubro área igual a 240 'Ibirapueras', diz Inpe
Degradação da floresta em relação a setembro de 2011 aumentou 52%.
Pela primeira vez no ano, Rondônia foi o estado que mais desmatou bioma.

Desmatamento e queimada registrados em setembro de 2010 na região de Lábrea, no Sul do estado do Amazonas. Sistema de medição do Inpe detectou devastação de 7 mil km² em 2010 (Foto: Divulgação/Greenpeace/Marizilda Cruppe/EVE )

O desmatamento na Amazônia Legal aumentou 52% no mês de outubro em relação a setembro deste ano, segundo dados divulgados nesta terça-feira (29) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), sediado em São José dos Campos (SP).

De acordo com levantamento, realizado pelo sistema de detecção do desmatamento em tempo real, o Deter, que utiliza imagens de satélite para visualizar a perda de vegetação no bioma, em outubro deste ano uma área de 385,56 km² de floresta foi derrubada, equivalente a 240 vezes o tamanho do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Em setembro, perdeu-se 253,8 km² de floresta.

Comparado ao mesmo período do ano passado, o ritmo de degradação na Amazônia praticamente não se alterou, registrando uma leve queda. Segundo o Deter, no mesmo mês de 2010 o desmate foi de 388,86 km². Saiba mais...
29 nov 11
Começa a Conferência do Clima da ONU em Durban, na África do Sul
Presidente anfitrião lembra do prejuízo das mudanças climáticas à agricultura.
Renovação do Protocolo de Kyoto é um dos temas centrais da COP 17.

Jacob Zuma fala aos delegados da COP 17. (Foto: Dennis Barbosa/G1)

Com discurso do presidente da África do Sul, Jacob Zuma, foi declarada aberta a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 17) em Durban. Delegados de mais de 190 países terão até o dia 9 de dezembro para avançar os acordos da última reunião, em Cancún.

Zuma destacou os dois principais pontos a serem definidos: o funcionamento do “fundo verde”, por meio do qual os países ricos deverão ajudar os pobres a enfrentarem o aquecimento global, e um segundo período do Protocolo de Kyoto, acordo pelo qual países desenvolvidos se comprometem a reduzir suas emissões de gases-estufa, que expira em 2012.

“Com uma liderança competente, nada é impossível aqui em Durban”, disse o presidente sul-africano. Apesar do tom moderado, o líder lembrou a todos as consequências desastrosas das mudanças climáticas previstas para muitos países em desenvolvimento. “A agricultura em vários países africanos pode cair até 50% até 2050, o que pode causar sérios problemas de fome”, disse. Leia mais...

29 nov 11
Pode faltar alimento para abastecer população mundial até 2050, diz ONU
Degradação do solo e de recursos hídricos ameaçam agricultura no planeta.
Relatório afirma que produção de alimentos tem que crescer rapidamente.

Seca no Rio Negro, em 2010, um dos principais afluentes do Rio Amazonas (Foto: Euzivaldo Queiroz/A Crítica/Reuters)

A rápida expansão populacional, a mudança climática e a degradação dos recursos hídricos e fundiários devem tornar o mundo mais vulnerável à insegurança alimentar, com o risco de não ser possível alimentar toda a população até 2050, disse a FAO (agência daONU para alimentação e agricultura) nesta segunda-feira (28).

Nas próximas quatro décadas a população mundial deve saltar de 7 para 9 bilhões de pessoas, e para alimentá-las seria preciso uma produção adicional de 1 bilhão de toneladas de cereais e 200 milhões de toneladas de carne por ano.

A introdução da agricultura intensiva nas últimas décadas ajudou a alimentar milhões de famintos, mas muitas vezes levou à degradação da terra e dos produtos hídricos, segundo a FAO.

"Esses sistemas em risco podem simplesmente não ser capazes de contribuir conforme o esperado para atender às demandas humanas até 2050", disse o diretor-geral da FAO, Jacques Diouf. "As consequências em termos de fome e pobreza são inaceitáveis. Ações paliativas precisam ser tomadas agora." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário